segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Chapecoense deve R$ 120 milhões e está perto de novo rebaixamento!

Segunda feira, 1º de novembro de 2021.

O rebaixamento não está confirmado, mas a Chapecoense já jogou a toalha. Com apenas 13 pontos em 28 rodadas, a probabilidade de queda para a Série B é de 99%. 

"Neste ano ainda há alguma chance, mas é bem remota. A gente tem de ser realista", afirma o presidente Gibson Sbeghen. 

Em campo ou fora dele, o clube ainda não se recuperou da queda do avião que levava o time para a final da Copa Sul-Americana de 2016, nos arredores de Medellín, na Colômbia. Foram 71 mortos, entre eles, 19 jogadores, 14 integrantes da comissão técnica e nove dirigentes. 

A tragédia completará cinco anos no próximo dia 28. 

A Chapecoense estava em ascensão no futebol brasileiro e chegava à primeira final continental de sua história. Depois disso, os problemas se acumularam. A agremiação não tinha um centavo de dívidas em 2016. Hoje, está no vermelho em R$ 120 milhões. 

A equipe foi rebaixada para a Série B em 2019. No ano seguinte, chegou a correr risco de queda da primeira divisão do Campeonato Catarinense. Conseguiu voltar à elite nacional na temporada passada, mas uma queda agora é iminente. 

A campanha na atual Série A é uma das piores do torneio na era dos pontos corridos, iniciada em 2003. Os 13 pontos conquistados representam 15,4% de aproveitamento. É pouco superior ao América-RN do Brasileiro de 2007, dono do pior percentual, com 15%. 

Nesta segunda-feira, 1º, a Chapecoense visita o Corinthians às 21h30, na Neo Química Arena. 

"A volta para a Série A em 2020 foi uma surpresa. Nossa prioridade era não cair para a Série C. Subir foi algo inesperado", define Sbeghen. 

O presidente reconhece que os problemas da Chapecoense não foram causados apenas pela tragédia, embora seja um fator relevante. O clube perdeu, na queda do avião, quase todo o seu elenco profissional e a diretoria responsável por administrar o projeto que colocara o time no mapa do futebol sul-americano. 

Técnicos e jogadores que passaram pela equipe nos últimos cinco anos disseram à Folha que a mudança aconteceu também no modelo de administração e na filosofia de contratações. A tentativa de recapturar os resultados do passado fizeram diretorias darem passos maiores do que as pernas.

Nenhum comentário: