sábado, 4 de abril de 2020

Anvisa autoriza experimento com sangue de curados do coronavírus!


Sábado, 04 de abril de 2020.
Segundo uma nota técnica emitida pelo órgão, o soro convalescente humano pode ser uma opção para o tratamento de pacientes graves.

SAÚDE Chris Lemos, da Record TV

Terapia em teste usa sangue de curados para tratar doentes graves da covid-19
Terapia em teste usa sangue de curados para tratar doenças graves da
covid-19. Foto: Yan Zheng / EFE-EPA


A Anvisa definiu regras para a testagem de uma terapia experimental com plasma, técnica que utiliza o sangue de pacientes curados do novo coronavírus para tratar pessoas que tenham sido infectadas pela doença e estejam em estado grave de saúde.
Segundo o órgão, o soro convalescente humano apresenta o potencial de ser uma opção para o tratamento da covid-19, já que os anticorpos (imunoglobulinas) presentes no plasma convalescente são proteínas que poderiam ajudar a combater a infecção.


O plasma convalescente é a parte líquida do sangue coletada de pacientes que se recuperaram de uma infecção e sua administração passiva é um meio que pode fornecer imunidade imediata a pessoas suscetíveis. No caso da covid-19, trata-se de um produto que pode estar rapidamente acessível, à medida que exista um número suficiente de pessoas que se recuperaram da doença e que possam doar o plasma contendo imunoglobinas que reajam contra o vírus.
O procedimento - já posto em prática com sucesso para o tratamento da SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e nas epidemias de ebola e H1N1 - foi adotado pelo Hospital Policlínico de Pavia, na Lombardia, região situada no norte da Itália. A primeira doação recebida pelo centro médico foi de um casal de médicos, de acordo com relatos da mídia italiana.
A nota técnica emitida pela Anvisa ressalta que o método deverá ter a sua eficácia aprovada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e Ministério da Saúde, mas pode ser utilizado em caráter experimental, mediante a adesão às normas previstas para a realização de pesquisa em seres humanos no Brasil.

veja também

Outra abertura para o uso do tratamento é durante situações especiais, considerando a emergência de saúde pública, a gravidade da doença e a condição de risco iminente à vida do paciente.
A  decisão por utilizar o plasma convalescente para a covid-19 poderá ser tomada sob responsabilidade do profissional médico, esclarecendo-se o caráter experimental e os riscos envolvidos, mediante consentimento dos pacientes ou seus familiares, além de conformidade com as regras de produção e qualidade aplicados em serviços de hemoterapia, serviços assistenciais de saúde e os requisitos para segurança daquele que receberá o tratamento.

Uso nos EUA
A FDA (Food and Drug Administration, na sigla em inglês), a agência reguladora dos Estados Unidos, foi a primeira a publicar orientações para o uso do plasma convalescente, enfatizando o empenho do órgão em fazer todo o possível para possibilitar respostas oportunas à pandemia de covid-19, além de facilitar o acesso aos produtos investigacionais para pacientes graves da doença ou com risco de morte iminente.
Segundo a FDA, o plasma convalescente está sendo investigado para o tratamento da covid-19 porque não há tratamento aprovado para esta doença e há estudos que sugerem o potencial do uso deste material.

Série D dos últimos dez anos teve dois 'Botafogo' conquistando o título!


Sábado, 04 de abril de 2020.

O time da Paraíba foi campeão em 2013, o paulista em 2015.

A Série D do Brasileiro teve dez campeões diferentes nos últimos anos. O curioso é que dois 'Botafogo' levantaram o caneco, o de São Paulo e o da Paraíba. O atual campeão é o Brusque/SC.

Confira a lista abaixo:

2010 - Guarany, da cidade de Sobral/CE
O Guarany avançou em primeiro no equilibrado Grupo A3, que contava também com Sampaio Corrêa, JV Liberal e Flamengo-PI. Na sequênca, eliminou Vila Aurora, Araguaína e América-AM, este com uma goleada por 4 a 1 no jogo do título.

2011 – Tupi de Juiz de Fora/MG
O Tupi surpreendeu ao terminar com o título da Série D. O clube mineiro liderou o Grupo A5, com 12 pontos, avançando junto ao Anapolina. No mata-mata, passou por Volta Redonda, o mesmo Anapolina, Oeste e o Santa Cruz, calando mais de 40 mil torcedores que compareceram no Arruda.

2012 - Sampaio Corrêa, de São Luís/MA
O Sampaio Corrêa foi campeão invicto da Série D. Com oito vitórias, a Bolívia fez sonoros 24 pontos no Grupo A2 da primeira fase. Eliminou no mata-mata: Vilhena, Mixto, este por gols fora, Baraúnas e CRAC, na final.

2013 - Botafogo, de João Pessoa/PB
Após liderar o Grupo A4, o Botafogo enfrentou uma pedreira nas quartas. Passou pelo Central apenas nos pênaltis. Depois, derrotou Tiradentes, Salgueiro e Juventude. Contra o clube gaúcho, perdeu por 2 a 1, fora de casa, e venceu por 2 a 0, em João Pessoa, para ser campeão.

2014 - Tombense, da cidade de Tombos/MG
O Tombense avançou na liderança do Grupo A6, eliminou o Metropolitano, nas oitavas, o Moto Clube, nas quartas, o Confiança, na semifinal, e o Brasil de Pelotas, na decisão. Após empate sem gols nos dois jogos, a decisão acabou nos pênaltis.

2015 - Botafogo, da cidade de Ribeirão Preto/SP
O campeão de 2015 foi o Botafogo-SP. O time de Ribeirão Preto ficou em segundo no Grupo A6, atrás do CRAC, quem enfrentou nas oitavas. Depois, eliminou o São Caetano, o Remo e o River, na decisão.

2016 - Volta Redonda, da cidade de Volta Redonda/RJ
O Volta Redonda foi campeão invicto da Série D. Foi o primeiro do Grupo A12, venceu o URT, na fase seguinte, o Anápolis, e, depois, Fluminense de Feira, Moto Club e CSA, este com uma goleada, no jogo de volta, por 4 a 0.

2017 - Operário, da cidade de Ponta Grossa/PR
O Operário ficou em primeiro do Grupo A15, derrotou a Desportiva Ferroviária, na segunda fase, passou pelo Espírito Santo, nos pênaltis. e eliminou Maranhão, Atlético Acreano e Globo, na decisão. Contra o time potiguar, fez 5 a 0 no jogo de ida e pôde perder por 1 a 0 na volta, para ser campeão.

2018 - Ferroviário, de Fortaleza/CE
Com dez pontos, o Ferroviário foi o líder do Grupo A4. O time cearense venceu o Cordino por 4 a 3, o Altos, por 5 a 3, e o Campinense, nas quartas de final, nos pênaltis. O drama seguiu frente ao São José, ao vencer por 3 a 1 e perder por 2 a 1. O título foi mais tranquilo. Após vencer por 3 a 0 no jogo de ida, perdeu por 1 a 0 na volta, nada que impedisse à conquista.

2019 - Brusque, da cidade de Brusque/SC
Com 15 pontos, o Brusque terminou a primeira fase na liderança do Grupo A15. Depois, fez 2 a 0 no Hercílio Luz, 4 a 1 no Boavista, e ainda passou por Juazeirense, Ituano, nos pênaltis, e o Manaus, na final, também nas penalidades.
Fonte: AFI

Região nordeste domina Série C na última década, veja os campeões!

Sábado, 04 de abril de 2020.

O ABC Futebol Clube, de Natal, foi o primeiro campeão, em 2010, o Náutico o último, em 2019.

A Série C do Campeonato Brasileiro teve nos últimos dez anos o Nordeste como maior vencedor, foram quatro conquistas (ABC/RN, Santa Cruz/PE, CSA/AL e Náutico/PE). A região sudeste teve três (Oeste/SP, Vila Nova/GO e Boa Esporte/MG), a sul, dois (Joinville/SC e Operário-PR) e norte, um: Paysandu/PA.


Confira a lista abaixo:

2010 – ABC/RN
Após liderar a primeira fase, o ABC encontrou o Águia de Marabá/PA nas quartas de final, venceu facilmente, também não teve grandes dificuldades diante do Salgueiro/PE. Pegou, na decisão, o Ituiutaba/MG. Venceu por 1 a 0 na ida e segurou o 0 a 0 para ser campeão.
oPapoAlvinegro
2011 – Joinville/SC
O Joinville classificou em segundo no Grupo D, com 15 pontos, atrás da Chapecoense/SC, com 16. Na sequência, em nova divisão por grupos, ficou na liderança, com 16, eliminando Ipatinga/MG, Chapecoense e Brasiliense/DF. Na decisão, fez 3 a 1 e 4 a 0 no CRB/AL.

2012 – Oeste/SP
O Oeste foi quem levantou o troféu em 2012. O time paulista ficou em quarto na primeira fase, mas cresceu na sequência. Passou depois por Fortaleza, segurando um empate por 1 a 1 no Castelão lotado, e depois vencendo em casa por 3 a 1. Bateu também Chapecoense e Icasa/CE, na decisão.

2013 - Santa Cruz/PE
O tão sonhado acesso do Santa Cruz saiu com o título em 2013. O Coral fez 34 pontos na primeira fase, que o fez pegar o Betim/MG nas quartas. Depois, passou por Luverdense/MT e Sampaio Corrêa/MA. O título veio com 2 a 1, no Arruda.

2014 – Paysandu/PA
O Macaé/RJ foi crescendo ao longo da competição. Após ficar em quarto do Grupo B, teve que passar pelo Fortaleza, em pleno Castelão, pelo CRB/AL, com goleada por 4 a 0, em casa, e Paysandu, no Mangueirão. O título veio nos gols fora de casa, após empate por 1 a 1 e 3 a 3.

2015 - Vila Nova-GO
O Vila Nova fez a terceira campanha da primeira fase, atrás de Fortaleza e ASA/AL. O time goiano cresceu no mata-mata, bateu a Portuguesa/SP, eliminou o Brasil de Pelotas/RS, nos pênaltis, e levantou o título contra o Londrina/PR, com um triunfo por 4 a 1.

2016 - Boa Esporte/MG
O Boa Esporte fez a segunda melhor campanha do Grupo B, apenas atrás do Guarani. O time mineiro eliminou no mata-mata Botafogo-PB, Juventude-RS e Guarani. A decisão foi épica. Após empate por 1 a 1, no Brinco, o time de Varginha levantou a taça com um triunfo por 3 a 0.

2017 – CSA/AL
O CSA começou o torneio de forma discreta, mas foi aos poucos ganhando força. Ficou em segundo no Grupo A, com os mesmos 32 pontos do Sampaio. No mata-mata, derrotou Tombense, São Bento, nos pênaltis, e levantou o caneco frente ao Fortaleza, vencendo em pleno Castelão.

2018 - Operário-PR
Assim como ocorreu na Série D, o Operário levantou a taça da Série C, no ano seguinte. Ficou em segundo no Grupo B, com 35 pontos. Depois, venceu Santa Cruz, Bragantino e Cuiabá para levantar o caneco.

2019 - Náutico
O Náutico ficou em primeiro do Grupo A, com 33 pontos. O Timbu ainda eliminou o Paysandu e Juventude, nos pênaltis, e o Sampaio Corrêa, na decisão.
Náutico foi campeão da Série C em 2019
Náutico, campeão de Série C em 2019.
Fonte: AFI.

Após Patric, dupla de ataque também pode estar de saída do Atlético-MG!


Sábado, 04 de abril de 2020.
Apesar de não confirmar os nomes, Alexandre Mattos deixou claro que jogadores sairão e que será buscado um acordo.
Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG
Atacante Ricardo Oliveira está na lista de dispensa.
Foto: Bruno Cantini / Agência Atlético/MG.
Mesmo com a paralisação por conta da pandemia de coronavírus, o recém-chegado Alexandre Mattos, diretor de futebol do Atlético-MG, busca traçar planos para montar um elenco forte.

DUPLA DE ATAQUE DE SAÍDA?
Nesta semana, a primeira mudança já aconteceu com a saída do lateral-direito Patric, que rescindiu contrato e depois acertou com o Sport Recife. Outros nomes, porém, estão na lista, como os atacantes Ricardo Oliveira e Di Santo.
Apesar de não confirmar os nomes, Alexandre Mattos deixou claro que jogadores sairão e que será buscado um acordo tendo em vista a situação do futebol mundial.
Com isso, o ataque atleticano ficaria com Diego Tardelli e Bruno Silva, forçando o Galo a ir para o mercado.

OPÇÕES NA LATERAL
Já na lateral a situação é mais confortável, pois o técnico Jorge Sampaoli tem duas opções: Guga e Maílton.
Fonte: AFI

Gustavo Henrique fala sobre adaptação no Flamengo: “Quero ser campeão mundial”.


Sábado, 04 de abril de 2020.
"Gostei muito da forma como fui acolhido no Flamengo. Todo mundo tentando se aproximar. É um grupo fantástico", disse.

Rio de Janeiro, RJ, 04 (AFI) - Em rápida entrevista no canal oficial do Flamengo no YouTube, o FLA TV, o zagueiro Gustavo Henrique comentou um pouco como tem sido sua rotina durante a paralisação do futebol e também sobre sua adaptação no clube carioca.
 
 Zagueiro Gustavo Henrique.
BEM RECEBIDO NO FLA
"Gostei muito da forma como fui acolhido no Flamengo. Todo mundo tentando se aproximar. É um grupo fantástico. Mesmo ganhando tudo, mantém a humildade. Fiquei muito feliz pelo interesse do Flamengo. Precisava de novos ares e estou muito motivado tanto pelo elenco do clube quanto pela torcida que tem", disse o zagueiro.

QUER GANHAR O MUNDO
Ao comentar como tem sido os treinos, Gustavo exaltou a chance de treinar com grandes jogadores e elogiou a forma como o técnico Jorge Jesus conduz o grupo.

Ele também revelou qual é seu objetivo.

"O Jorge Jesus cobra muito mesmo a parte defensiva e isso dá resultado. Sou novo no grupo, mas aos poucos vou entrosando bem e colocando em prática o que o treinador quer.

Quero ser campeão mundial pelo Flamengo, é o meu sonho. Ano passado não foi só um sonho para o grupo, foi um objetivo, mas não alcançado. Vamos trabalhar para conquistar isso", acrescentou.

Confira os times que seriam campeões estaduais 2020 se essas competições terminassem hoje, 04 de abril!

Sábado, 04 de abril de 2020.
O Portal Futebol Interior fez a lista incluindo todos os Estados. Vale lembrar que alguns podem terminar sem campeão.

Campinas, SP, 04 (AFI) - O futuro do futebol brasileiro ainda está indefinido. As entidades estudam como adaptar o calendário, ainda sem saber do que será do país com a 'passagem' do coronavírus. O Campeonato Amazonense foi o único a tomar uma iniciativa e encerrou o torneio sem um campeão.

Ainda no aguardado das outras federações, o Portal Futebol Interior resolveu fazer uma lista dos times que seriam campeões se os campeonatos terminassem hoje e se houvesse um campeão. O Amazonense, inclusive, foi acrescentado na lista.
Alguns times conquistariam o título nos critérios de desempate, outros seriam campeões por terem conquistado o primeiro turno e alguns seriam zebra, caso de Santo André, no Paulistão, e Caxias, do Rio Grande do Sul.
Caxias seria o campeão do Gauchão
O Caxias, de Caxias do Sul, seria o campeão Gauchão.
O ABC F. C de Natal, seria o campeão Potiguar.

Veja a lista abaixo!

CENTRO-OESTE

Distrito Federal: Gama.

Goiás: Atlético.

Mato Grosso: Cuiabá.

Mato Grosso do Sul: Aquidauanense.

NORTE

Acre: Galvez.

Amazonas: Manaus.

Amapá: Santos.

Pará: Paysandu.

Rondônia: Porto Velho.

Roraima: GAS.

Tocantins: Palmas.

NORDESTE

Alagoas: Murici.

Bahia: Bahia.

Ceará: Ferroviário.

Maranhão: Moto Club.

Paraíba: Atlético

Pernambuco: Santa Cruz.

Piauí: Altos.

Rio Grande do Norte: ABC.

Sergipe: Confiança.

REGIÃO SUL

Paraná: Coritiba

Rio Grande do Sul: Caxias.

Santa Catarina: Avaí.

SUDESTE

Espírito Santo: Vitória.

Minas Gerais: América.

Rio de Janeiro: Flamengo.

São Paulo: Santo André.

Jogadores da Premier League alertam para perdas de 200 milhões de libras com cortes de salários!


Sábado, 04 de abril de 2020. 
A Associação de Jogadores Profissionais ingleses (PFA) alertou neste sábado (04/4) que uma eventual redução dos salários dos jogadores da Premier League, como medida de combate à crise do coronavírus, significaria um prejuízo de até 200 milhões de libras para os cofres públicos.
Clubes e jogadores dialogam por uma redução ou um adiamento dos pagamentos de cerca de 30% dos salários anuais, embora nenhum acordo tenha sido alcançado até agora.
Foto: Premier League. 
“Todos os jogadores da Premier League querem -e o farão- assumir sua parte fazendo uma contribuição financeira sem precedentes”, declarou a PFA em comunicado, afirmando, porém, que é simplista demais criticar os jogadores pela demora para se chegar a um acordo.
“A redução proposta de 30% em um período de 12 meses equivale a cerca de 500 milhões de libras em salários não pagos e perdas em contribuições fiscais para o governo de cerca de 200 milhões de libras”, alertou o sindicato.
“Que efeito estas perdas teriam para o governo no Serviço Nacional de Saúde”, questiona a PFA.
Na Espanha, por exemplo, os jogadores de Barcelona e Atlético de Madrid aceitaram reduzir seus salários em 70% enquanto o futebol estiver suspenso. Na Itália, os jogadores da Juventus aceitaram a redução de seus salários pelos próximos quatro meses.
Fonte: Gazeta Press 

Confira as novidades do mercado da bola deste sábado, 04 de abril!

Sábado, 04 de abril de 2020.
 De acordo com o jornal catalão Mundo Deportivo, o Barcelona firmou um acordo com Neymar para impedir a contratação do brasileiro pelo Real Madrid. Ainda segundo a publicação, o Barça contrataria o camisa 10 da Seleção em agosto ou na janela do mercado de verão (Foto: Sascha Schurmann/AFP)
De acordo com o jornal catalão Mundo Deportivo, o Barcelona firmou um acordo com Neymar para impedir a contratação do brasileiro pelo Real Madrid. Ainda segundo a publicação, o Barça contrataria o camisa 10 da Seleção em agosto ou na janela do mercado de verão (Foto: Sascha Schurmann/AFP)
Emprestado ao Bayern, o brasileiro Philippe Coutinho é um dos ativos valiosos pertencentes ao Barcelona. De acordo com o Evening Standard, o Barça estipulou o valor de 80 milhões de euros (cerca de R$ 460 milhões) para negociar o jogador. (Foto: Divulgação)
Emprestado ao Bayern, o brasileiro Philippe Coutinho é um dos ativos valiosos pertencentes ao Barcelona. De acordo com o Evening Standard, o Barça estipulou o valor de 80 milhões de euros (cerca de R$ 460 milhões) para negociar o jogador. (Foto: Divulgação)
Depois do Botafogo fechar a contratação do japonês Keisuke Honda e tentar Yayá Touré, crescem as especulações de que o nigeriano Obi Mikel é o próximo astro na mira do Fogão. (Foto Olga Maltseva/AFP)
Depois do Botafogo/RJ fechar a contratação do japonês Keisuke Honda e tentar Yayá Touré, crescem as especulações de que o nigeriano Obi Mikel é o próximo astro na mira do Fogão. (Foto Olga Maltseva/AFP)
De olho em reforçar o seu ataque, a Juventus quer a contratação de Gabriel Jesus, segundo o jornal italiano Calciomercato (Foto: Paul Ellis/AFP)
De olho em reforçar o seu ataque, a Juventus quer a contratação de Gabriel Jesus, segundo o jornal italiano Calciomercato (Foto: Paul Ellis/AFP)
Para contar com Jesus, a Juve estaria disposta a envolver o também brasileiro Douglas Costa (Foto: Reprodução)

Para contar com Jesus, a Juve estaria disposta a envolver o também brasileiro Douglas Costa (Foto: Reprodução)
O contrato de Kurzawa com o Paris Saint-Germain se encerra ao fim desta temporada. Com isso, de acordo com o jornal Sport, o Barcelona está de olho na contratação do lateral-esquerdo francês (Foto: Franck Fife/AFP
O contrato de Kurzawa com o Paris Saint-Germain se encerra ao fim desta temporada. Com isso, de acordo com o jornal Sport, o Barcelona está de olho na contratação do lateral-esquerdo francês (Foto: Franck Fife/AFP

Pato fala sobre saída do Corinthians: “Não fui bem visto por alguns do grupo”!


Sábado, 04 de abril de 2020.
Alexandre Pato, atacante do São Paulo, construiu uma carreira de se admirar. Além de vestir a camisa do Tricolor Paulista, o atleta também atuou por clubes como o InternacionalMilanChelsea, Villarreal e Corinthians. Acontece que o Alvinegro foi o clube que o jogador deixou menos saudades.
Em 2013, Pato foi contratado por cerca de R$ 40,5 milhões para ser o grande nome do ataque do Timão, que havia acabado de conquistar o Mundial de Clubes. O desempenho, no entanto, não foi o esperado e o jogador de 30 anos é um dos nomes mais desagradáveis ao ouvido corintiano. Em entrevista à Espn, o antigo camisa 7 da equipe do Parque São Jorge falou sobre sua saída do clube.
Alexandre Pato, 17 gols em 62 jogos pelo o Corinthians.
Foto: Agência Corinthians.
“Na minha ida para o Corinthians, eu tinha acabado de chegar em um grupo já feito. Eles tinham acabado de ser campeões da Libertadores, campeões mundiais. E eu cheguei na boa fé, vou lá, vou me esforçar, mas acho que não fui bem visto por alguns do grupo que tinham muita força naquela época. Eu sempre trabalhei muito, fui muito dedicado e até então eu sempre fui indo. Só que era aquele momento tipo “no primeiro deslize que ele der a gente vai tirar ele”. E foi o que aconteceu. No jogo contra o Grêmio eu bati o pênalti que não deveria ter batido, afirmou.
A partida considerada como a gota d’água para a torcida corinthiana foi o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, o Timão empatou sem gols com o Grêmio em Porto Alegre, e o resultado levou o confronto para os pênaltis. Pato foi o encarregado da quinta e decisiva cobrança, mas parou na defesa do goleiro Dida após uma fraca cavadinha no meio da baliza. O atacante explicou a razão de ter batido a penalidade máxima daquela forma.

“Eu trabalhei com o Dida no Milan e eu sei que ele pula muito rápido, ele é grande mas ele pula e chega no canto muito rápido. Pensei ‘vou bater ali no meio’. Só que eu vim a errar e aconteceu tudo aquilo”, disse.

Após a eliminação na Copa do Brasil, o Corinthians e Alexandre Pato sofreram com protestos e invasões da torcida. Após a cobrança de pênalti desperdiçada, o jogador afirma que não tinha entendido a importância do acontecimento.
“Naquele momento eu não percebi a importância daquilo. Eu fui entender aquele erro depois. Então logo em seguida aconteceram todos os casos, as pessoas entraram no clube, aquela invasão e ai ficou insustentável”, relatou.
Após 17 gols em 62 jogos com a camisa do Corinthians, Alexandre Pato foi emprestado ao São Paulo por dois anos. Depois outro empréstimo, dessa vez para o Chelsea, e passagens pelo Villarreal e Tianjing Tianhai, da China, o atacante retornou ao clube do Morumbi em 2019. Na atual temporada, marcou quatro gols e é titular na equipe de Fernando Diniz.
Fonte: Gazeta Esportiva.

"Lamento, mas acredito que não haverá continuidade dos estaduais", diz técnico do América-RN!

Sábado, 04 de abril de 2020.
Com suspensão provocada pela pandemia do novo coronavírus, Roberto Fernandes reforça que clubes que não disputam o Brasileirão não têm condições de manter elencos.
Roberto Fernandes comenta paralisação do calendário do futebol brasileiro — Foto: Reprodução
Técnico R. Fernandes comenta paralisação do calendário
 do futebol brasileiro. Foto: Reprodução.
O América-RN está há duas semanas sem atividades. Com a paralisação de todas as competições devido à pandemia do novo coronavírus, funcionários e jogadores do clube cumprem o isolamento social recomendado pelos órgãos de saúde. O Alvirrubro estava envolvido na disputa do Campeonato Potiguar, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, na qual enfrentaria o Juventude/RS pela terceira fase, justamente na semana em que a CBF suspendeu os jogos pelo país por tempo indeterminado.
O técnico Roberto Fernandes afirma que a paralisação é péssima para o futebol e lembra que "o calendário brasileiro já é muito apertado". Destaca que é um "momento de muita incerteza" e que o fato de não haver uma previsão para o retorno dos jogos "atrapalha muito". O comandante rubro frisa que vê "o caso dos campeonatos estaduais quase como uma situação irreversível de serem anulados".

- Eu, particularmente, lamento muito, mas acredito que esse ano não haverá continuidade dos estaduais. Nem no Rio Grande do Norte, nem em canto nenhum. Por uma questão prática e simples: aquelas equipes que não têm calendário após os estaduais não têm condições de manter elenco e o clube funcionando. Eu acredito, inclusive, que muitas das equipes já, praticamente, se desfizeram dos seus elencos - declarou.

Quanto ao Campeonato Brasileiro, RF aponta que, mesmo com as datas reduzidas, seja possível uma adaptação da tabela da Série D para a realização da disputa.
- Para a Série D, onde os clubes do Rio Grande do Norte estão inseridos, mesmo que se comece, na pior das hipóteses, em julho, tem datas suficientes no segundo semestre para que o campeonato possa ocorrer normalmente, incluindo também os jogos da Copa do Brasil - falou.
O treinador também comentou que o "futebol não fica alheio ao restante da sociedade" e que só deverá retomar os jogos a partir do momento que haja autorização dos órgãos competentes, de forma segura.
- É uma coisa meio sem lógica o futebol voltar agora se tudo está proibido, restrito. Não dá para pensar o futebol nesse momento desassociado do restante da sociedade. O futebol está no mesmo barco de segmentos que atraem público, como shows, teatro, cinema - completou. Fonte: GE/Natal.

Sem jogos, sindicato pede ajuda financeira da federação para os árbitros do RN!


Sábado, 04 de abril de 2020.
Sindicato pede ajuda financeira para árbitros do RN — Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com
Sindicado pede ajuda financeira para árbitros do RN. Foto: Augusto Gomes.
Presidente do Sindafern diz que prejuízo para os profissionais do estado é de aproximadamente R$ 35 mil durante paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus
O Sindicato de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Norte vai formalizar à Federação Norte-rio-grandense de Futebol um pedido de ajuda financeira para os árbitros. O objetivo é minimizar as perdas dos profissionais devido à suspensão de todas as competições, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus.
O presidente do Sindafern, João Henrique Queiroz, disse que, antes de procurar a FNF, esperou o desdobramento sobre o apoio concedido pela Confederação Brasileira de Futebol aos árbitros do quadro nacional, anunciado na quarta-feira.
Por GloboEsporte.com — Natal

Meia Maratona do Sol integra campanha para valorizar corridas de rua pelo Brasil!


Sábado, 04 de abril de 2020. 
Movimento é apoiado por 150 organizadores de eventos esportivos do país e visa minimizar impacto ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.
 Meia Maratona do Sol integra campanha para valorizar corridas de rua pelo Brasil
Foto: Divulgação.
Organizadores de eventos esportivos de todas as regiões do Brasil estão unidos para minimizar os efeitos do distanciamento social nas competições marcadas para este ano. A Meia Maratona do Sol faz parte do movimento #JuntosPeloEsporte, que visa incentivar que os atletas continuem efetivando suas inscrições nas provas que foram adiadas por conta da pandemia do novo coronavírus ou aquelas que estão programadas para próximos meses e, por isso, ainda não foram afetadas, como é o caso da Meia do Sol, que permanece marcada para o dia 19 de setembro, em Natal.

- Nosso mercado é um dos que mais sofre com esta terrível pandemia. Tanto nas competições, quanto nas arquibancadas, há contato entre as pessoas. Com isso, muitos eventos foram adiados. O intuito da campanha é evitar que o setor entre em crise com a desistência dos inscritos e a ausência de novas inscrições comprometa o trabalho de milhares de famílias que vivem em torno das competições - explicou o empresário Gabriel Negreiros, diretor de comunicação da HC Sports, que promove a Meia do Sol.
Mais de 150 organizadores se uniram e levantaram a campanha #JuntosPeloEsporte. Dos eventos que utilizam o site para inscrições e venda de ingressos, cerca de 90% foram adiados para o segundo semestre. O manifesto pode ser conferido na íntegra pela internet.
- É um pedido para aqueles que amam o esporte e querem ver o setor continuar crescendo e oferecendo as melhores provas, que fortaleçam as competições e não desistam, pois a mesma garra de sempre continuará sendo investida para oferecer experiências únicas - acrescentou Gabriel Negreiros.
Outro ponto positivo é que os patrocinadores da Meia do Sol continuam prestando total apoio à competição que, até o momento, permanece agendada para o dia 19 de setembro, com largada na Arena das Dunas. Ao mesmo tempo, a organização não descarta a possível necessidade de um adiamento, ainda para este ano, dependendo de como estiver a situação da pandemia.
- Mesmo nesse momento de crise, todos seguem alinhados e confiantes, com o pensamento de fazer um grande evento. Estamos planejando ativações online, lives com personalidades do esporte no perfil da Meia do Sol e conteúdos que ressaltem o evento como uma ação de saúde, que é o que mais precisamos no momento - destacou Nivaldo Pereira, diretor da HC Sports. 
Por GloboEsporte.com — Natal

Árbitros terão ajuda de custo da CBF!


Sábado, 04 de abril de 2020.
Leonardo Gaciba, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, anunciou em vídeo enviado através de grupo de WhatsApp  de árbitros, que a CBF vai pagar uma ajuda de custo para os integrantes do Quadro Nacional e que estão sem atuar por causa da pandemia de Coronavírus que paralisou o futebol no Brasil. 
Salmo Valentim, presidente da ANAF. Foto: Divulgação.
Salmo Valentim, que é presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, (ANAF), através do twitter complementou a informação com os valores que serão pagos a cada árbitro, a partir desta quarta-feira (01/04). Os árbitros da FIFA/CBF receberão 6 mil reais. Os que atuam nas Séries A e B, 3 mil reais, e os que atuam nas Séries C e D, 1 mil e 500 reais de ajuda de custo. Os valores serão descontados das taxas assim que as atividades sejam retomadas. Valentim também encaminhou ofício ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre a o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para que os árbitros sejam contemplados com o “corona voucher“, uma vez que são profissionais que trabalham sem CTPS, a categoria não é profissionalizada.
Fonte: Blog do Marcos Lopes via 98FM