quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Marcelo Sant’Ana: "Futebol do RN tem que recuperar seu protagonismo”!


Quarta feira, 28 de agosto de 2019.
Marcelo Sant'Ana concedeu entrevista na FNF. Foto: Vanessa Florêncio.

O ex-presidente do Bahia, e gestor e consultor de futebol, Marcelo Sant’Ana esteve em Natal nesta quarta-feira (28/08) a convite do presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol, José Vanildo. Pela manhã visitou a Arena América e o Complexo Vicente Farache, do ABC e no período da tarde, concedeu entrevista coletiva na sede da FNF.
Diagnóstico
”O primeiro diagnóstico é em torno da  gente entender a realidade dos clubes, principalmente na parte da  infraestrutura, a gente que já está habituado dentro do futebol, na hora que você vê o centro de treinamento, o tipo de grama que é usado, o campo, academia, a área de saúde você consegue ter uma  dimensão do que o clube está oferecendo para sua  equipe de funcionários, mas a parte de administração depende de tempo. Você conseguir conversar com as pessoas adequadas  de cada departamento para saber qual o tipo de programa é utilizado, qual o tipo de investimento que é disponibilizado, qual o  número de pessoas e a qualificação dessas pessoas para os cargos, então é nessa situação que você precisa ter muita tranquilidade e equilíbrio nesse diagnóstico. Se você comete um equívoco nessa fase inicial o seu caminho não vai ser o adequado”.

O momento do futebol do RN.
”O futebol do  Rio Grande do Norte está tendo uma dificuldade agora, mas é um futebol que no Nordeste sempre foi tradicional. Bahia e Pernambuco talvez sejam os dois estados aqui da região com uma tradição um pouco mais forte na Série A do Campeonato Brasileiro e em torneios internacionais, mas o Rio Grande do Norte sempre esteve próximo do futebol do Ceará que hoje tem dois clubes na Série A. Bahia e Alagoas tem um na A e um na B, e o Rio Grande do Norte tem que buscar recuperar seu protagonismo seja  através de uma federação ( FNF ) que tem sido pro-ativa para tentar mudar práticas, rever as questões de governança, como principalmente pelos clubes que são as células de vida do futebol. O torcedor, o sócio, a imprensa, acompanham os seus clubes, então os clubes tem que assumir essa responsabilidade” 


Visita aos clubes.
Algumas pessoas ligadas ao ABC me procuraram na semana passado quando vazou aqui na imprensa a possibilidade de eu vir aqui na federação, estive pela manhã na Areninha do América com o presidente Eduardo Rocha conheci um pouco a realidade, mantive contato  também o ABC  com o presidente Fernando Suassuna, almoçamos juntos e existe uma  tentativa de entendimento sobre como a gente poderia ajudar o ABC nessa parte de consultoria indicando caminhos a serem percorridos, estratégias, de repente situações de organograma, posicionamento em termos de comunicação mas antes de tudo a gente tem que entender o sentimento do clube, o que as lideranças do clube na pessoa do presidente Suassuna pretendem para que a gente possa depois, desenvolver o nosso trabalho.

Fonte: Blog do Marcos Lopes

Atleta Currais-novense, Francimário Jerônimo Feitosa, foi o campeão geral na CORRIDA DA 3ª MARAVILHA DO RN 2019.


Quarta feira, 28 de agosto de 2019.
Atleta Francimário Jerônimo vence Corrida da
3ª Maravilha, em Acarí/RN.
O atleta Currais-novense, Francimário Jerônimo Feitosa, do Grupo de Corredores de Rua “Guerreiros do Sertão”, que tem o comando do professor Francisco Hipólito, foi o campeão na CORRIDA DA 3ª MARAVILHA DO RN 2019, realizada na cidade do Acari-RN, na tarde deste domingo (25/08). O percurso foi de 5 km, largando do Açude Gargalheiras até aquela cidade.
Em uma rede social o atleta Francimário escreveu:
“Primeiramente agradecer a Deus, a minha família e a todos que torcem por mim. obrigado a todos”.
Fonte: 99.5 FM, de Currais Novos.

Mais duas escolas Currais-novenses garantem vaga na semifinal dos JUVERNS!


Quarta feira, 28 de agosto de 2019.
As equipes de Handebol Mirim Masculino do LOGOS e Trindade Campelo, ambas da cidade de Currais Novos/RN, garantiram vaga na Semifinal nos Jogos da Juventude. A classificação aconteceu na manhã de ontem terça-feira, 27/08, em Natal/RN. Por Cesário Junior (Garrincha).
Equipe de Handebol Mirim da Escola LOGOS.
Equipe de Handebol Mirim da Escola Trindade Campelo.

Futebol amador do RN: Com a participação de oito equipes começa neste final de semana o Seridosão 2019!


Quarta feira, 28 de agosto de 2019.
Com a participação de oito equipes, começa neste sábado dia 31/08, o Seridosão de Futebol.

Confira os municípios e seus representantes:
Caicó – Barbosa e Palma F.C
Jardim de Piranhas – Independente e CAP.
Currais Novos – CNEC.
Santana do Seridó – Londrina F.C.
São João do Sabugi – Cachos E.C.
Carnaúba dos Dantas – Seleção Carnaubense.

Na primeira fase a competição será dividida em dois grupos:
No Grupo A
Independente de Jardim de Piranhas
Londrina de Santa do Seridó
Cachos de São João do Sabugi
Seleção de Carnaúba dos Dantas
No Grupo B
CAP de Jardim de Piranhas
Palma de Caicó
Barbosa de Caicó
Currais Novos E. C. (CNEC) de Currais Novos.
 
Currais Novos E.C - CNEC de Currais Novos.
Centenário de Parelhas.
CAP - Clube Atlético Piranhas.
Barbosa F.C de Caicó.
Crédito das fotos: Toscano Neto.

Confira os jogos da primeira rodada:

Sábado 31/08.
Grupo B:
16h30 - Em Jardim de Piranhas: CAP x Barbosa de Caicó.

Domingo 1º/09.
Grupo A:
15h30 - No Estádio Luciano de Souza Barreto, em Santana do Seridó: Londrina x Cachos de São João do Sabugi.
16h00 – Em Jardim de Piranhas: Independente x Seleção de Carnaúba dos Dantas.
Grupo B:
16h00 - Estádio Marizão, em Caicó: Palma x Currais Novos E. C.

Detalhe: O Seridosão deste ano tem menos representantes (oito), em relação ao certame de 2018, que contou com a participação de 12 equipes.  
Por Escrete de Ouro.

Seis equipes disputarão a 2ª Divisão do Campeonato Potiguar 2019; Três de Natal, duas de Parnamirim e uma de Parelhas!


Quarta feira, 28 de agosto de 2019.
José Vanildo, presidente da FNF.
Foto: Iuri Seabra / FNF.
A Federação Norte-Riograndense de Futebol definiu na tarde desta terça-feira (27/08), os participantes da Segunda Divisão do Campeonato Potiguar. Alecrim, Atlético Potengi, Força e Luz, os três de Natal; Parnamirim Sport Club e Visão Celeste, os dois de Parnamirim; e o Centenário de Parelhas, disputarão o certame que concede vaga à Primeira Divisão do Estadual 2020.  A definição aconteceu após realização do Conselho Técnico na sede da entidade, em Natal.  
O Fluminense e Macau, que buscavam a regularização administrativa e financeira junto à FNF, não conseguiram a liberação e estão fora da disputa. Cruzeiro de Macaíba e Atlético Potiguar abdicaram da participação no certame.
Centenário de Parelhas.
Formato.
O formato da competição seguirá o mesmo modelo de 2018, com a disputa em dois grupos, com jogos de ida e volta, com três clubes em cada.

No Grupo A: Alecrim, Parnamirim e Centenário.
No Grupo B: Atlético Potengi, Força e Luz e Visão Celeste.

Os dois melhores colocados de cada grupo avançam às semifinais e fazem confrontos diretos, também em jogos de ida e volta. A final será disputada em jogo único, na Arena das Dunas, em Natal.
A tabela detalhada e o regulamento da competição devem ser publicados até a próxima sexta-feira (30/08).
Fonte: FNF - Adaptação Escrete de Ouro.

Quatro semifinais em cinco Libertadores. Renato Gaúcho!


Quarta feira, 28 de agosto de 2019.
Renato Gaúcho não teve medo de atacar o milionário Palmeiras
Renato Gaúcho não teve medo de atacar o milionário Palmeiras.
Foto: Produção do Grêmio F.C


O técnico do Grêmio se impôs, sem dificuldade, a Felipão. Ele teve a coragem de fazer seu time atacar no Pacaembu. Sem medo. E está na semifinal da Libertadores.

"Foi uma partida épica, de raça. "O Grêmio gosta de ganhar, gosta da bola, de agredir. Tem, sim, o melhor futebol do Brasil, com resultado. Não ganhou em dois anos e meio seis títulos à toa. "A gente respeita todo mundo. Agora, futebol bonito o Grêmio tem, sim. E o aproveitamento é sensacional...".

Sem um pingo de modéstia, mas coberto de razão, Renato Gaúcho comemorou com a classificação gremista para a semifinal da Libertadores.

Das cinco vezes que disputou o torneio, o treinador chegou às semifinais em quatro.

"Eu gosto muito de disputar a Libertadores. Sei da importância dos confrontos dos clubes mais fortes da América do Sul. É preciso jogá-la com inteligência, mas sem abrir mão das suas características. "Faço questão que meu time não se intimide, ataque dentro e, principalmente, fora de casa."

Essa foi a principal arma gremista no Pacaembu. "Havia falado ainda no outro jogo. O Grêmio tem a maneira dele de jogar, busca a vitória em qualquer competição, em qualquer lugar. "Não vou mudar minha equipe a cada partida porque o resultado não veio. Temos um esquema que dura praticamente três anos e tem dado certo.

"Confio no meu grupo. "Digo para eles que isso aqui é Grêmio." O treinador venceu a Libertadores de 2017. E foi vice com o Fluminense, em 2008.


Depois de eliminar o Palmeiras, o Grêmio enfrentará o classificado de Flamengo e Internacional, o jogo é nesta quarta feira (28/08) a partir das 21h30 na Arena Beira Rio, em Porto Alegre.


Por COSME RÍMOLI - Do R7.com

Libertadores: Palmeiras 1x2 Grêmio - Felipão, de 'Senhor Mata-Mata' a rei dos esquemas mesquinhos!





Quarta feira, 28 de agosto de 2019. 

Felipão não ajudou taticamente e ainda atrapalhou com substituições equivocadas
Felipão não ajudou taticamente e ainda atrapalhou com
substituições equivocadas. Foto: Lance.net
Com um futebol feio e sem alternativas, Palmeiras é eliminado pela quinta vez desde a volta do técnico. Uma mudança de ares faria bem às duas partes.

Vitória do Grêmio por 2 a 1 sobre o Palmeiras no Pacaembu. Classificação do time gaúcho para as semifinais da Copa Libertadores da América.
Quinta eliminação do técnico Felipão em sua quinta disputa de torneio mata-mata desde a volta ao comando do Palmeiras. Terceira eliminação consecutiva em casa na Libertadores. Todas as saídas em 2019 foram em fases anteriores às de 2018.

Em meio à inexplicável apatia que toma conta da equipe palmeirense em todos os momentos decisivos de torneiros eliminatórios, soa cada vez mais estranho qualificar esse grupo de superelenco, apesar do custo e da badalação. Apesar da boa colocação no Brasileiro, em linhas gerais o proveito é muito distante e incompatível com a fama.

O português Jorge Jesus, do Flamengo, tem mostrado capacidade de fazer o que é bom ficar ainda melhor. Felipão é o contrário, o extremo oposto. Previsível, ‘encaixotado’, submete uma coleção de jogadores valorizados a esquemas ultrapassados, que geram atuações burocráticas, quase sempre neutralizadas por técnicos e adversários com posturas e propostas um pouco mais refinadas em jogos horrorosos de assistir. Como se todo o exposto não bastasse, ainda destrói o espetáculo e mata de tédio quem gosta de futebol de verdade.
No caso do jogo desta terça-feira (27), se considerarmos o fato de o Palmeiras atuar diante de seus seguidores, a rudeza habitual da equipe somou-se a um comportamento que muitos qualificariam até mesmo de covarde.
O time paulista, ao contrário do que sua torcida pedia e todos esperavam, não espremeu o Grêmio desde o início. Ao contrário, manteve-se recuado e tomou pressão nos primeiros minutos. Apesar disso, abriu o placar, mas, apático e amarrado por um Grêmio infinitamente mais compromissado com a partida, tomou a virada em escassos quatro minutos.
Felipão não ajudou taticamente e atrapalhou tecnicamente. No intervalo, tirou Willian, um dos melhores do time até então, e colocou o confuso, destemperado e irregular Deyverson, que se mostrou uma nulidade completa, rigorosa e absoluta em campo.
Completamente mapeado e neutralizado pelo esquema gremista, com destaque para as ótimas atuações da dupla de defesa Kannemann e Geromel, restou ao Palmeiras insistir, de modo primitivo e sempre previsível, nas bolas aéreas.
Felipão faz parte da história do Palmeiras, é inegável. Mas atualmente parece estar novamente envolto nas nuvens negras dos 7 a 1 e dos 3 a 0. Passa nitidamente a sensação de que enfrenta dificuldades para fazer o elenco, outrora produtivo em suas mãos, entregar o mínimo que se deve esperar dele pelo que tem de custo e badalo. 
Ao final, a falta de personalidade em campo foi reproduzida na fuga de todos os jogadores do Palmeiras das entrevistas. Atitude lamentável que, espera-se, seja reprimida pela diretoria – ou ao menos por quem, dentro do clube, vai contra a maré dos que acham correto passar a mão na cabeça de jogador.
O Palmeiras, nos períodos de escassez de dinheiro no futebol, ganhou merecidamente o apelido de Academia de Futebol por sempre buscar o jogo bonito. Por ironia suprema, Felipão consegue instaurar a monotonia, a apatia e a falta de beleza do futebol gerado por esquemas mesquinhos justamente no momento em que o clube tem as maiores condições históricas de reunir, como reuniu, um grupo de atletas capazes de jogar bonito e dar espetáculo. Triste.
Uma mudança de ares de Felipão talvez fosse a melhor saída. Para as duas partes.
Por Eduardo Marini, do R7.com