terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Gramado da Arena das Dunas passa por recuperação para a temporada 2019!


Terça feira, 25 de dezembro de 2018.
Arena multiuso toma os cuidados necessários com o objetivo de deixar o campo de jogo apto para a bola rolar no Campeonato Potiguar. Cobertura com areia branca chama atenção.
 Gramado da Arena das Dunas passa por recuperação para a temporada 2019
Foto: George Fernandes.
A menos de três semanas do início do Campeonato Potiguar 2019, o gramado da Arena das Dunas, considerado um dos melhores do Brasil, passa por um processo natural de recuperação para receber os jogos de Força e Luz, América-RN e Santa Cruz de Natal. A primeira partida do estadual no estádio será no dia 10 de janeiro, entre Santa Cruz de Natal e América-RN, com mando de campo do Tricolor. No dia 13, o estádio deve receber uma rodada dupla: Força e Luz x Santa Cruz e América-RN x Potiguar de Mossoró.

Com o andamento do processo de recuperação, iniciado há uma semana, até o fim deste ano o gramado já vai estar com o verde natural, em condições de jogo, segundo informou o coordenador de projetos da Arena das Dunas, Mateus Cunha.

- Depois de 10 dias, já podemos notar o gramado ficando verde. Em 15 dias, já deverá estar bem verde - ratifica Mateus.
Arena das Dunas vista de cima: gramado ficou coberto de areia — Foto: Diego Simonetti/Blog do Major 
Arena das Dunas vista de cima: gramado ficou coberto de areia.

Foto: Diego Simonetti/Blog do Major

Quem visitou a Arena das Dunas durante esta penúltima semana de 2018 encontrou uma camada branca de areia cobrindo o campo.

- Fizemos um corte vertical, depois a aeração e, em seguida, a cobertura com areia. Após todos os serviços necessários iniciais, o campo fica coberto totalmente com areia, por isso, fica branco - esclareceu Mateus.

Esta cobertura com areia branca é conhecida como "topdressing", necessária para ajudar a manter o nivelamento do campo de jogo e diminuir a concentração de matéria orgânica na camada superior do solo, segundo informou Mateus.
 Manutenção do gramado da Arena das Dunas é feito anualmente — Foto: George Fernandes
Manutenção do gramado da Arena das Dunas é feito anualmente.

Foto: George Fernandes

Desde sua inauguração, em 2014, ano em que sediou os jogos da Copa do Mundo, a Arena das Dunas mantém o mesmo tipo de grama: Tifway Bermuda Grass 419, própria para a prática esportiva pela alta qualidade genética.

- A grama foi cultivada em Touros (a 80 km de Natal). O gramado ainda é o mesmo da implantação, que é renovado todo ano com essas atividades que estão sendo executadas - revelou Mateus.

Corte vertical
Os serviços que estão sendo realizados servem para manter o gramado sempre na condição ideal e para prolongar a vida útil. A grama é cortada de três a quatros vezes por semana. Uma máquina específica, com lâminas verticais, é a responsável pelo corte vertical da grama, que tem o objetivo de eliminar o excesso de matéria orgânica acumulada durante o ano.

Durante o ano, funcionários da arena, responsáveis pela manutenção do gramado, fazem uma fiscalização diária para verificar a presença de doenças, insetos nocivos ou plantas daninhas. E a cada 15 dias ainda é feito um processo para manter o terreno o menos "duro" possível, através da perfuração de alguns pontos do solo, que ajuda na compactação do terreno e melhora as condições de fertilidade da grama.
Funcionários cuidam do gramado da Arena das Dunas: muitos jogos a partir de janeiro — Foto: George Fernandes 
Funcionários cuidam do gramado da Arena das Dunas:

muitos jogos a partir de janeiro — Foto: George Fernandes

Só no primeiro turno do estadual, durante um mês, de 10 de janeiro a 10 de fevereiro, o gramado da Arena das Dunas deve receber 10 jogos, com mandos de campo do América-RN, Santa Cruz de Natal e Força e Luz. Entre fevereiro e março, ainda tem os jogos do segundo turno do estadual e um jogo pela Copa do Brasil: Santa Cruz x Tupi-MG.

De acordo com Mateus Cunha, "o ideal seria permitir apenas um jogo por semana para o campo não se deteriorar". Mas, pelo calendário de jogos, a arena receberá, no mínimo, duas partidas por semana, o que exigirá um pouco mais da equipe de manutenção.

- Depende muito da época do ano e da condição do gramado - atesta Mateus.
Por GE/Natal.

Futebol do RN: Ranielle Ribeiro e a pré-temporada do ABC!


Terça feira, 25 de dezembro de 2018.
Marcos Lopes
por Marcos Lopes
O ABC vai realizar um jogo-treino no próximo sábado (29) e o treinador Ranielle Ribeiro falou sobre o trabalho: “Confesso que não sou muito adepto do amistoso, ao jogo propriamente dito, vejo que alguns treinos nossos tem o poder de ter uma qualidade muito maior do que o jogo propriamente dito, tanto que os atletas que vão vivenciar esse jogo-treino de sábado vão trabalhar apenas 45 minutos, depois entra outro grupo, justamente para que não extrapole as cargas, não ultrapasse aquilo que a gente tem como controle, mas visando sim um enraizamento, uma reação de situações que só o jogo propriamente dito pode nos dar, mas é como eu falei, alguns trabalhos que são realizados aqui dentro tem um poder, uma qualidade bem maior e que nos dá condição de não fazer jogos-treinos antes do Campeonato Estadual e que o início do Estadual sirva como preparação”.

Calendário: “Você pensando com o calendário que o ABC tem, com a quantidade de jogos que temos em janeiro, são muitos jogos em pouco tempo, então a gente tem que colocar na nossa preparação esses jogos do Estadual como forma preparatória. Se corre um perigo, mas a periodização, o cálculo das cargas, todo o planejamento que é feito aqui dentro, a gente tem que levar isso em consideração para que a gente não perca algum atleta no início da temporada”.

De Carnaúba dos Dantas para o Fluminense/RJ e agora no Spartak Moscou!


Terça feira, 25 de dezembro de 2018.
Ayrton Lucas chega com moral ao Spartak Moscou — Foto: Reprodução
O lateral-esquerdo Ayrton Lucas, 21 anos, foi apresentado oficialmente pelo Spartak Moscou, da Rússia. O clube postou nesta sexta-feira, 21/12, um vídeo de boas-vindas (veja abaixo), no qual o jogador potiguar veste a camisa 6 e conhece o museu e o estádio do Spartak. - Eu sabia que este é o maior clube da Rússia, o mais conhecido e popular. E agora estou convencido disso - disse em entrevista ao site oficial do Spartak. Negociado pelo Fluminense/RJ por 7 milhões de euros - cerca de R$ 31 milhões -, Ayrton disse que não terá problema para se acostumar com o frio russo, embora tenha tocado pela primeira vez na neve ao desembarcar no país. O jogador potiguar, natural de Carnaúba dos Dantas - a 234 km de Natal -, destacou que todos da família e da cidade estão felizes com o acerto com o Spartak. - Eu sou um cara do sertão brasileiro, do estado do Rio Grande do Norte. Nem todo mundo lá tem a chance de se destacar. Os familiares no começo nem sequer acreditaram que isso estava acontecendo comigo. Todo mundo está muito feliz por mim - falou. Ayrton se casou poucos dias antes da viagem para Moscou. A esposa está grávida e só seguirá para a Rússia posteriormente. No Spartak, o lateral-esquerdo encontrará o atacante Pedro Rocha, ex-Grêmio. - É ótimo que haja brasileiros na equipe. Isso me permitirá ficar mais confortável com mais rapidez - contou. 
Fonte: Globoesporte.com/RN

Futebol do RN: ASSU vence amistoso contra Triunfo Potiguar, Fabinho foi o destaque!


Terça feira, 25 de dezembro de 2018.
Fabinho (ao lado de Batistinha) deve ser o titular em 2019
O ASSU enfrentou na noite de sábado (22/12) no Estádio Edgarzão, em Assu, a excelente equipe de Triunfo Potiguar/RN, Campeã da Copa Oeste 2018, e venceu pelo placar de 3 a 1 com gols de Danúbio para Triunfo; Jânio, Adham e Hailtinho para o ASSU. E para mostrar que não veio para brincar o atual Campeão da Copa Oeste abriu o marcador logo aos 5 minutos do primeiro tempo com uma jogada de penetração do atacante Danúbio que recebeu a bola em posição duvidosa do meia Breno, e que com muita liberdade entrou na cara do gol desviando de Fabinho que nada pode fazer. O gol de Triunfo deixou os jogadores do Camaleão nervosos e todos cometeram muitos erros de passe, e o primeiro tempo terminou mesmo 1 a 0 para Triunfo.
Segundo tempo!
No segundo tempo a equipe do ASSU voltou mais acessa e foi para cima do adversário em busca do gol de empate, que veio de um pênalti sofrido pelo volante Kaio, que em uma jogada individual foi derrubado dentro da área aos 3 minutos do segundo tempo. O atacante Jânio, que já havia marcado contra o Cruzeiro de Morada Nova no meio de semana, cobrou muito bem e empatou o jogo. Mesmo com empate do Camaleão o time de Triunfo não se intimidou e continuou dando muito trabalho a zaga do ASSU, principalmente ao goleiro Fabinho (Foto) que fez grandes defesas e foi considerado o melhor da partida. O Camaleão do Vale só veio fazer os outros dois gols e consolidar a sua vitória do final da partida com Adham e Hailtinho. O Técnico do ASSU, Júlio Terceiro avaliou como positivo o amistoso e elogiou muito a qualidade do Selecionado de Triunfo Potiguar. "Enfrentamos um adversário muito qualificado e com certeza deu para fazer uma boa análise de todo o grupo, e à partir daí corrigir os erros até dia da estreia contra o Força e Luz no dia 09". Finalizou o treinador alviverde.

Ficha Técnica
Jogo amistoso: ASSU 3 x 1 Triunfo Potiguar
Local: Edgarzão, em Assu/RN.
Arbitro: Eliábio Buriti (LAD)
Auxiliares: Antonio Marcos(LAD) e Francisco Edson(LAD)
Público e Renda: Não divulgados.
Gols: Danúbio, aos 5’1ºT (Triunfo Potiguar); Jânio, de pênalti, aos 3” do 2ºT; Adham e Hamiltinho (ASSU).
Equipes:
ASSU: Fabinho (Ewerton), Glaubinho, Paulo Junior (Mael), Luan (Weder) e Marcílio (Bob); Carlos (Gustavo), Kaio (Jr. Apodi), Deda (Hailtinho) e Tininho (Adham); Jânio (Deivid) e Reginaldo Bala (Guedes). Técnico: Júlio Terceiro
Triunfo Potiguar: Dhiago, Pará, Françuelho, Nildo e Buraco (Bié); Luiz Henrique (Max), Isaac, Danúbio (Anderson) e Breno (Hipólito); Rafa(Ivan) e Wilson.
Técnico: Márcio Cardoso
Por: L. Filho

Futebol do RN: No CT de Parnamirim, América perde amistoso para o Botafogo de João Pessoa!

Terça feira, 25 de dezembro de 2018.
CT do América - (Foto: Nádya Araújo / Botafogo-PB)
O América de Natal recebeu o Botafogo, de João Pessoa/PB, no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim, para um jogo-treino na tarde deste domingo, 23/12. E, apesar de se tratar apenas de um teste de pré-temporada, a partida foi pegada. Tanto que cada time teve um jogador expulso no jogo. E, no resultado, melhor para o time paraibano, que venceu por 2 a 1 e segue com 100% de aproveitamento nesse período de preparação para a temporada 2019.
PRIMEIRO TEMPO
Nada de futebol vistoso. Nem de um lado, nem de outro. Apenas a busca pelo melhor encaixe. E, nesse quesito, quem se sobressaiu foi o Botafogo-PB, que, pelo menos, conseguiu balançar as redes duas vezes, ambas no primeiro tempo. O time paraibano abriu o placar logo aos 8 minutos, na primeira jogada perigosa da partida. Clayton cobrou falta na área do América-RN, Nando desviou para o gol e o goleiro Gledson faz excelente defesa; mas, no rebote, Walber se jogou na bola e mandou para as redes. O jogo seguiu morno até os 21, quando o Mecão empatou. Vinicius cobrou lateral mandando na área, Max desviou de cabeça para trás e Hiltinho apareceu livre, apenas para escorar para as redes e deixar tudo igual. Mas aí, 8 minutos mais tarde, o Belo voltou a ficar à frente no placar. Adalgiso Pitbull recebeu o passe por cima, percebeu a saída de Gledson e tocou com estilo, encobrindo o arqueiro rival. Era o 2 a 1, placar que não mudaria até o fim da partida. Mas, ainda antes do fim do primeiro tempo, Fabinho Alves foi expulso no América-Rn por conta de uma entrada dura. Por se tratar de um amistoso, ele pôde ser substituído, e Leandro entrou em campo.
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa não teve gol. Mas sobraram substituições. E teve mais uma expulsão, desta vez no Botafogo-PB. Mas, antes, os times buscaram, de forma mais desorganizada, mexer no placar. Tentaram o gol, mas falharam. O Belo fez nove substituições, enquanto que o América-RN mexeu quatro vezes na equipe. E as chances de gol foram bem poucas. Quase nenhuma. Tanto que o lance de maior destaque aconteceu já aos 42 minutos. Foi quando um dos assistentes avisou ao árbitro que o zagueiro botafoguense Donato havia agredido Leandro, do Mecão. Aí acontecue a segunda expusão do jogo. Assim como aconteceu com o time da casa, o Botafogo-PB também pôde substituir o seu jogador expulso. O curioso é que quem entrou no lugar de Donato foi o também zagueiro Lula, que já havia jogado toda a primeira etapa e sido substituído no intervalo.
Ficha técnica:
Jogo amistoso: AMÉRICA/RN 1x2 BOTAFOGO/PB
Local: CT Abílio Medeiros, do América, em Parnamirim/RN.
Gols: Walber, aos 8’ 1º T e Adalgiso Pitbull, aos 29’ 1ºT (Campinense); Hiltinho, aos 21’ do 1ºT para o América.
OS TIMES
AMÉRICA-RN; Gledson, Vinícius, Matheus Machado(Anthony), Jadson e Breno; Galiardo, Hiltinho(Renan) e Adenilson(Adílio); Adriano Pardal, Fabinho Alves(Leandro) e Max
Téc.: Luizinho Lopes
BOTAFOGO-PB: Saulo, Israel (Roniery), Lula (William Goiano), Walber (Donato) (Lula) e Charles; Rogério, Carlão (Juninho), Ronaldo Viana (Marcos Vinicius); Clayton (Dico), Adalgiso Pitbull (Rafael Ibiapino) e Nando (Paulo Renê). Téc.: Evaristo Piza
Por: Globoesporte.com - João Pessoa/PB.

Futebol do RN: Santa Cruz de Natal perde amistoso em Campina Grande!


Terça feira, 25 de dezembro de 2018.
Estádio Amigão de Campina Grande - (Foto: Phillipy Costa/CBN)
Na tarde deste sábado, 22/12, o Estádio Amigão de Campina Grande/PB recebeu Campinense local e Santa Cruz de Natal para os seus segundos testes de pré-temporada. E logo com 3 minutos de partida, a Raposa já vencia por 2 a 0, um de Lopeu e outro de João Paulo. A pegada agressiva do Rubro-Negro persistiu por toda a primeira etapa, que ainda viu João Paulo ampliar. No segundo tempo, o jogo ficou feio, com muitas mudanças e pouco futebol. Porém, ainda deu tempo do Santa descontar com Edson Kapa. No fim das contas, o 3 a 1 ficou de bom tamanho e as equipes retornam para as suas preparações para 2019.
Os times
CAMPINENSE. Wagner Coradin (Diego Neto), Neilson (Gustavo), Henrique Mattos (Jean), Richardson (Matheus) e James (Alemão); Cleber (Odair), Warlei e Dedé (Romeu); Lopeu (Dênis), João Paulo (Alex Mineiro) e Afonso Júnior (Gabriel). Técnico: Francisco Diá.
SANTA CRUZ-RN; Alex (Pedro), Dênis (Breno), Willian Thuram (Josias), Weverton e Alisson (André);Paulinho (Valdir),Júlio Brasília (Ítalo) e Ray (Antônio); Mateus Guerreiro (Diógenes), Aguilar (Edson Kapa) e Marquinhos (João Vitor). Técnico: Fernando Tonet.
Fonte: Fonte: Globoesporte.com/Campina Grande


Chuva de 56 mm deixa alegria e forte ventania causa pânico na cidade de Currais Novos!

Terça feira, 25 de dezembro de 2018. 
O que deveria ser motivo de alegria, se transformou numa tarde de pânico para os curraisnovenses. Pois bem, por volta das 16h00 deste domingo, 23/12, uma chuva (fato não muito comum nesta época na região) molhava a Princesa do Seridó, até aí só tinha motivo de comemoração. No entanto, a chuva veio acompanhada de uma forte ventania que destruiu telhados, arrancou árvores, derrubou muros, outdoors… e de brinde ainda deixou parte da cidade sem energia.
Com a forte ventania jamais vista na cidade, teve prédio que todo o telhado foi destruído: um deles foi numa Marmoraria, que teve toda sua estrutura metálica arrancada. O telhado foi arremessado para longe do prédio e ficou preso nos fios de alta tensão.
Outros prédios tiveram praticamente metade do telhado, e até muros, destruídos: a Du Rei Casa Show e Siena Água Potável foram alguns deles. Quase metade do telhado metálico da Du Rei desabou. A Siena teve grande parte do telhado levado pelo vento.

Fonte: Blog do Jean Sousa 
Alguns registros de chuvas deste domingo, 23/12, na cidade de Currais Novos:
Bairro Paizinho Maria: 40 mm
Bairro Gilberto Pinheiro: 45 mm
Bairro Antônio Rafael: 55 mm
Parque das Pedras: 56 mm
Bairro Silvio Bezerra: 53 mm
Bairro Manoel Salustino: 51 mm.

Futebol amador do RN: USB é campeão do Municipal de Currais Novos!

Terça feira, 25 de dezembro de 2018.
Com a participação e sete equipes e duração de três meses, terminou na noite da última sexta feira, 21/12, o tradicional Campeonato Municipal de Currais Novos, uma realização da Liga Desportiva Curraisnovense – LDC, apoio da Prefeitura local e da FNF. A grande final reuniu duas equipes de idades opostas: o USB, do Bairro Sílvio Bezerra, e o Vila Nova, do Bairro Paizinho Maria. O USB tem apenas um ano, e o Vila Nova, mais de 40 anos.  Placar final: 2x1 para o Vila Nova. Os dois gols do Vila foram marcados por Ozivânio e o tento do USB assinalado por intermédio de Liel. Por ter feito melhor campanha ao longo da competição, o USB jogava por dois resultados iguais, ou na soma dos placares. Na primeira partida da decisão, o USB venceu por 1x0. Placar agregado: 2x2. USB campeão.

Ficha Técnica da partida:
Jogo: VILA NOVA 2x1 USB.
Local: Estádio Municipal Coronel José Bezerra, em Currais Novos.
Árbitro: João Evangelista (Nino).
Assistentes: Isaac Gomes e Émerson Jackson, todos com um bom trabalho.
Renda: R$ 1.474,00.
Público Pagante: 295. Não Pagantes: 43 - Público presente: 338
Gols: Ozivânio (2) para o Vila Nova; Liel, para o USB.
As equipes atuaram da seguinte maneira:
USB - Julião, Amado Batista, Liel, Narinho e André; Marcos, Voquinha, Teínha (Emanuel) e Juninho Max; Juninho (Daivid) e Mamé (Felipe). Técnico: João da Singer.
Vila Nova: Edinho, Marcelo (Osmar Silva), Gordo, Jordão e Everaldo (Klisma). Pequeno, Flavinho, Léo e Amarelo (Kaká). Ozivânio e Leleu (Tefinho). Técnico: Rafael.
 
Foto: Mário Sérgio, Toscano Neto e Jarbas Fonseca.
A Rádio Ouro Branco 99.5 FM transmitiu ao vivo, com narração de Jarbas Fonseca, reportagens de Toscano Neto e no plantão esportivo Cesário Júnior (Garrincha).
USB, campeão. 
VILA NOVA - Vice-campeão.
Arbitragem: Isaac Gomes, João Evangelista e Emerson Jackson
Crédito das fotos: Toscano Neto.

Os números do campeonato:

Equipes participantes: 07
Jogos realizados: 25
Gols assinalados: 82
Média de gol por partida: 3,3
Melhor ataque: Vila Nova, com 17 gols.
Melhor defesa: USB, sofreu 03 gols.
Principais artilheiros:
1° - Ozivânio, (Vila Nova), com 09 gols.
2° - Miôlo (Poker), com 07 gols.
Melhor goleiro: Julião, do USB, sofreu apenas 3 gols.
Por Luiz Sátiro - Escrete de Ouro.