sábado, 26 de abril de 2008

26 DE ABRIL, DIA DO GOLEIRO


26/04/2008
No Dia do Goleiro, a homenagem a um Craque do Brasil com a camisa 1 Castilho, maior ídolo do Fluminense, foi bicampeão do mundo pela Seleção Brasileira.

Ele foi mais do que um grande goleiro - Castilho foi um verdadeiro craque da camisa 1, o melhor de todos que vestiram a camisa do Fluminense,
clube em que jogou durante 18 anos.

O carioca Carlos José Castilho começou a jogar futebol no juvenil do Olaria, fora do gol, treinando como ponta-esquerda.

Mas logo vestiu a camisa que o tornaria, para os tricolores que o viram jogar, o maior ídolo do clube, um goleiro que entrou para a história do Maracanã com suas defesas salvadoras, inclusive em cobrança de pênaltis, dono de um estilo que o consagrou para estabelecer o recorde de jogos pelo Fluminense: entrou em campo 696 vezes.

O maior goleiro do Fluminense, e um dos melhores do Brasil, se transformava em muitos jogos em uma barreira intransponível, tarefa para a qual contava algumas vezes com a ajuda da sorte, traduzida nas muitas bolas que teimavam em não entrar, parando na trave. Por isso, era chamado de "Leiteria" pelas torcidas adversárias, um jargão da época para explicar o que consideravam a sua incrível sorte.

Não importa. Para os tricolores, ele era o São Castilho. Em um tempo em que os jogadores davam seguidas demonstrações de devoção à camisa que vestiam, Castilho provou seu amor pelo Fluminense ao se recusar a ficar dois meses longe dos gramados devido à quinta contusão no dedo mínimo esquerdo - ele optou pela amputação parcial para poder voltar a jogar em duas semanas.

Os tricolores, agradecidos, eternizaram o reconhecimento do clube ao seu grande ídolo ao erguer um busto de Castilho na entrada da sede social das Laranjeiras. Castilho está lá, para sempre, São Castilho.

Na Seleção Brasileira, participou de quatro Copas do Mundo (1950, 1954, 1958, 1962), tendo sido titular em 1954 e bicampeão do mundo na Suécia e no Chile, como reserva de Gilmar.

Encerrada a carreira, como campeão paraense de 1965 pelo Paysandu, foi técnico de vários clubes do Brasil, com destaque para o Santos campeão paulista de 1984, para o Vitória da Bahia, onde até 2006 é o técnico que mais dirigiu e mais conquistou vitórias no Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão (1973/1974), e para o Operário de Mato Grosso do Sul, clube que levou às semifinais do Campeonato Brasileiro de 1978.

No dia 26 de abril, o Dia do Goleiro, o CBF homenageia todos na figura emblemática de Castilho.

Castilho nasceu no dia 27/11/1927, no Rio de Janeiro, e morreu no dia 02/02/1987.

HISTÓRICO NA SELEÇÃO BRASILEIRA
Jogos pela Seleção Brasileira:
29 jogos: 18 vitórias, 5 empates, 6 derrotas, 30 gols sofridos.

TÍTULOS
Copa do Mundo (1958 e 1962); Taça Oswaldo Cruz (1950 e 1962); Campeonato Pan-Americano (1952); Taça Bernardo O'Higgins (1955).

COPAS DISPUTADAS
1950, 1954, 1958, 1962.

CBF REGULARIZA ATLETAS DOS CLUBES PIAUIENSES, INCLUINDO O ATACANTE QUIRINO EX-POTYGUAR DE CURRAIS NOVOS/RN

FOTO: ESCRETE DE OURO
25/04/2008 ás 20h21m
A Confederação Brasileira de Futebol - CBF -, regularizou nesta sexta-feira (25),
14 atletas dos clubes que disputam o Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de 2008.
Das oito equipes, apenas 4 de Julho e Caiçara não tiveram jogadores regularizados.
O time do Comercial foi o que mais inscreveu jogador, num total de quatro: Maureny, Maxwell, Alexsandro e José Martins Filho.
O Barras regularizou o meia Cipó e o atacante Quirino (FOTO), faltando Róbson.
Depois do Comercial, o time azulino conseguiu registrar três atletas, Wesclei, Zandonnayde e Marco Túlio.
O River já pode contar com o atacante Rondinelle.
O Picos com Alan e Ednaldo.
O time do Piauí Esportes Clube também conseguiu regularizar Valmir e Victor.
TJD CONCEDE AO BARRAS LIMINAR SUSPENDENDO 8ª RODADA DO PIAUIENSE
24/04/2008 ás 19h35m
O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Piauí - TJD -, João José Barbosa, concedeu no início da noite desta quinta-feira (24), liminar suspendendo a 8ª rodada do Campeonato Piauense de Futebol da Primeira Divisão de 2008.
O despacho atendeu solicitação do Barras Futebol Clube, que recorreu depois de não conseguir regularizar três atletas (Cipó, Róbson e Quirino) junto a Confederação Brasileira de Futebol - CBF -.
O regulamento do Campeonato Piauiense diz em seu Artigo 5º que os clubes teriam até 72 horas antes do ínicio da 8ª rodada para inscrever novos atletas, e que os nomes deveriam constar no Boletim Informativo da CBF - BID.
Só que nos últimos três dias a CBF fechou as portas devido os feriados de 21 - Dia de Tiradentes e 23 - Dia de São Jorge, padroeiro do Rio de Janeiro. Só nesta quinta-feira, a CBF reabriu as portas, sem tempo para os clubes piauienses regularizarem os atletas para disputar o Estadual.
Das oito equipes que disputam o campeonato, apenas o 4 de Julho não endosou o documento do Barras protocolado no TJD.
Depois de receber a Liminar, entregue pelo presidente do Barras, Paulo Afonso, Lula Ferreira, presidente da Federação de Futebol do Piauí, acatou e decidiu pela realização da rodada , dia 1º de maio.
A Liminar foi concedida embasada no Código Brasileiro de Justiça Desportiva, em seu artigo 9º e seus incisos, no sentido de que seja adiada a 8ª rodada, a fim de que , tal, medida possa ser estendida aos demais clubes participantes, que presumivelvemente, possam encontrar-se na mesma situação, ficando a nova data para início da citada rodada, a critério do Eminente da Federação de Futebol do Estado do Piauí.
OPINIÃO DO ESCRETE DE OURO - A Federação Piauiense de Futebol luta pelos interesses dos seus afiliados grandes ou pequenos. Diferente da incompetente Federação de Futebol do RN que visa apenas beneficiar AMÉRICA E ABC. Até quando!

FUTEBOL PROFISSIONAL DO RN - ABC COLOCA 15 MIL INGRESSOS A VENDA


A diretoria do ABC colocou 15 mil ingressos à disposição do torcedor para a decisão do campeonato estadual, neste domingo, no estádio Frasqueirão, contra o Potiguar de Mossoró.
A venda da carga começou neste sábado a partir das 9h, nas bilheterias do estádio Maria Lamas Farache e vários pontos espalhados pela cidade.
A expectativa é de que os ingressos se esgotem antes do horário da partida. ``É bom o torcedor acordar cedo neste sábado e comprar antecipado o seu ingresso para o jogo, pois quem deixar para adquirir o ingresso no domingo, poderá ficar de fora da decisão do título'', recomendou o diretor financeiro do clube, Fred Menezes.
Além das bilheterias do Frasqueirão, o torcedor poderá adquirir o seu ingresso na Lojinha da Sams, Ster Bom (Zona Norte), Livraria Câmara Cascudo (Natal e Parnamirim), Bazar São Paulo, Posto São Luiz, Padaria Estrela Dalva (Rocas) e Casa Norte.
Os preços praticados serão de R$ 20,00 (arquibancadas) e R$ 40,00 (cadeiras). Estudante e idoso pagam meia-entrada.
O grupo alvinegro que empatou em 2 a 2 no primeiro confronto da final, na última quinta-feira, em Mossoró, reapresentou-se ontem, sexta á tarde, no CT Alberi Ferreira de Matos.
Os jogadores que jogaram os 90 minutos fizeram um treino fisico á parte, enquanto os reservas participaram de um mini-coletivo.
TIME PODE TER NOVIDADES
A definição da equipe que disputará o título ocorre nesta manhã, no Complexo Esportivo Vicente Farache.
O lateral-direito Bosco pode ser a grande novidade no domingo. Recuperado de lesão, Bosco vem treinando normalmente com o restante do grupo e pode reforçar a equipe. O mesmo acontece com o zagueiro Paulo César que ficou de fora do jogo em Mossoró por conta de uma fisgada na coxa. O atleta voltou ontem aos treinos e vira opção no sistema defensivo alvinegro.
Diário de Natal. !

CAMPEONATO POTIGUAR SUB 20 MASCULINO

2ª RODADA: Dia 26/04/08 - Sábado:

Em Parnamirim: Parnamirim SC 2x2 Potiguar/P (Clássico)
Em João Câmara: Vila Nova 0x0 ABC, de Natal
No Nogueirão, em Mossoró: Baraúnas 0x1 Fluminense
No CT do América, em Parnamirim: América 0x0 Alecrim
JOGOS DESTE DOMINGO 27/04
No Edgarzão, em Assu: ASSU x Atlético Piranhas - CAP
No Bairro do Planalto, em Natal: Asseplan x Upanema