quinta-feira, 4 de maio de 2023

Gabigol marca, mas Flamengo cede empate ao Racing e fica na vice-liderança do Grupo A na Libertadores

Quinta feira, 04 de maio de 2023.

Flamengo ficou no empate por 1 a 1 com o Racing-ARG, nesta quinta-feira, na Argentina. A equipe comandada por Sampaoli aproveitou a expulsão de Hauche ainda no primeiro tempo para abrir o placar, com Gabigol, mas cedeu o empate ao Racing, após expulsão de Wesley, na etapa final.

Com o resultado, os rubro-negros chegaram a quatro pontos, na vice-liderança do Grupo A. O líder da chave é a equipe argentina, com sete.

Na próxima rodada, o Flamengo visita o Ñublense-CHI, no Chile, no dia 24 de maio. No dia anterior, o Racing viaja para encarar o Aucas-EQU, no Equador.

FICHA TÉCNICA

RACING/Argentina 1 x 1 FLAMENGO/Brasil

Local: Estádio Presidente Perón, em Buenos Aires (Argentina)
Data: 04 de maio de 2023 (quinta-feira)
Horário: 19 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
Assistentes: Lubin Torrealba (VEN) e Alberto Ponte (VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)
Cartões amarelos: Mura e Nardoni (Racing); Thiago Maia (Flamengo)
Cartão vermelho: Hauche, do Racing, aos 25 minutos do 1º tempo; Wesley, do Flamengo, aos 24 minutos do 2º tempo.

GOLS: Gabigol, aos 48 minutos do 1°T (Flamengo); Oroz, cobrando falta, aos 27 minutos do 2°T (Racing).

EQUIPES:

RACING: Arias, Facundo Mura, Sigali, Insúa e Gabriel Rojas; Juan Nardoni, Aníbal Moreno (Jonathan Galván) e Oroz; Maxi Romero (Saliadarre), Hauche e Paolo Guerrero (Reniero). Técnico: Fernando Gago.

FLAMENGO: Santos, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia, Artturo Vidal (Arrascaeta) e Everton Ribeiro (Everton Cebolinha); Gabigol e Pedro (Bruno Henrique). Técnico Jorge Sampaoli. Fonte: Gazeta Esportiva / SP

Classificação - GRUPO A:

ClassificaçãoPJVSG
Racing Club (ARG)Racing/Argen7323
FlamengoFlamengo4311
Aucas (EQU)Aucas/Equador331-1
Ñublense (CHI)Ñublense/Chile331-3

Goleiros se unem contra nova regra de pênaltis; aproveitamento vai a quase 90%


Quinta feira, 04 de maio de 2023.

Engessados numa regra pesada e numa disputa desigual contra batedores. A 11 metros de distância, eles precisam evitar o gol, bem comportadinhos, entre 7,3 metros de raio e 2,4 metros até a trave para cima. É um resumo do que passam os goleiros diante da atualização da regra em disputa de pênaltis. De acordo com o novo texto da IFAB - a associação internacional da Fifa que regula as leis no campo de jogo -, o goleiro não pode "se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador".

A alteração provocou reações diversas entre os goleiros. A mudança tem muito a ver com o goleiro campeão do mundo, Emiliano "Dibu" Martinez, que provocava, dançava e esbanjava confiança. No Brasil, a esmagadora maioria dos goleiros lamentou a regra.

Goleiro argentino campeão do mundo, Emiliano "Dibu" Martinez. Foto: Divulgação.

O irreverente Dibu em Argentina x Croácia na Copa do Mundo de 2022: goleiro argentino foi um dos motivos para a Fifa alterar a regra.

Curiosamente, alguns preferiram não se manifestar publicamente - temerosos de qualquer tipo de retaliação -, mas os poucos que deram entrevista ao ge foram enfáticos, como já havia sido Gabriel, goleiro do Coritiba:

- Eu até perguntei: "cara, eu não posso me movimentar?" "Não, você não pode tirar a atenção do atacante, não pode..." Daqui a pouco vão engessar o goleiro e falar para o cara bater - ironizou Gabriel, do Coritiba.

Ele sofreu gol de pênalti na primeira rodada, no Maracanã, na derrota para o Flamengo por 3 a 0, num duelo particular contra Gabigol, um especialista com aproveitamento altíssimo em toda a carreira. Mas a mudança já faz efeito nesta disputa, muitas vezes mental, entre o batedor e o goleiro.

De acordo com levantamento do Espião Estatístico do ge, entre clubes apenas da Série A - contando tempo regulamentar e disputa de pênaltis -, houve aumento de 12,4% na eficácia dos batedores, indo a quase 90% de aproveitamento nas 34 penalidades desde que a regra passou a valer, no dia 11 de abril.

Compare:

Pênaltis de times da Série A em 2022

417 cobranças

316 convertidas

75,8% de aproveitamento

101 cobranças perdidas (24,2%)

76 defendidas (18,2%)

13 trave/travessão (3,1%)

12 para fora (2,9%)

Pênaltis de times da Série A em 2023 (de 11/04 a 01/05)

34 cobranças

30 convertidas

88,2% de aproveitamento

4 perdidas (11,8%)

3 defendidas (8,8%)

1 para fora (2,9%)

Santos, do Flamengo, Fábio, do Fluminense, Everson, do Atlético-MG, e Rafael, do São Paulo, cada um ao seu estilo, também protestaram sobre a mudança de regra.

- Eu não vejo uma regra para o batedor, só para os goleiros - resumiu o goleiro do São Paulo.

Rafael considerou haver muito rigor e exagero na alteração - "daqui a pouco o goleiro não vai poder fazer mais nada":

- Não tem nenhuma norma falando que o batedor não pode vir devagar, fazer paradinha... Na verdade, são só regras que atrapalham o goleiro o tempo inteiro.

- Ali é um jogo mental. Eu acho que tem que ser realmente dentro de um limite, não pode retardar o jogo, mas também acho que a gente não pode ficar calado numa situação de só ficar parado. Acho que vale essa provocação, esse jogo mental. É do jogo, é do esporte, achei que foi muito pesada essa nova regra, porque acaba limitando muito as ações dos goleiros - comentou o jogador do São Paulo.

"Aumentou mais o tamanho do leão para os goleiros"

Goleiro mais velho em atividade na Série

- Tinha que facilitar mais, sempre dificulta né (risos). Não tem nenhuma regra que ajuda aos goleiros ter mera facilidade nas cobranças. Sempre a adversidade é cada vez maior - comentou. Fonte: GE / RJ

Libertadores: Flamengo encara o Racing em busca da liderança do grupo!

Quinta feira, 04 de maio de 2023.

Sampaoli tem problemas para escalar time

Flamengo enfrenta o Racing pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida acontece nesta quinta-feira, às 19h00 (de Brasília), no estádio El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina.

Atualmente, o Racing é o líder do Grupo A com seis pontos conquistados, enquanto o Flamengo aparece na segunda posição com três na pontuação. O grupo ficou embolado após a vitória do Ñublense em cima do Aucas, ambos com três pontos.

Flamengo vem de uma derrota no clássico para o Botafogo pelo campeonato brasileiro e precisa da vitória para se estabilizar na Libertadores. Jorge Sampaoli, porém, terá que lidar com a ausência de Gerson, que vinha sendo o destaque do time sob seu comando, além de David Luiz que foi titular no último jogo. Arrascaeta e Thiago Maia estão à disposição do Argentino.

O Racing vem de duas derrotas, sendo a última para o Boca Juniors no último fim de semana por 3 a 1. O time não vive bom momento e é o quarto mais vazado do Campeonato Argentino. O técnico Fernando Gago precisará lidar com baixas importantes para enfrentar o Flamengo. Fonte: GE / Rio de Janeiro.

SUL-AMERICANA: Hoje no Nilton Santos tem Botafogo x LDU/Equador; onde assistir...

Quinta feira, 04 de maio de 2023.

Produção: Lance.com

Botafogo e LDU se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h00, no Nilton Santos, pela terceira rodada da fase de grupos da Sul-Americana. A partida terá transmissão da ESPN, STAR+ e em tempo real no LANCE!.

O Glorioso vem de sete vitórias consecutivas e está há doze jogos invictos na temporada. O time de Luís Castro busca seu segundo triunfo na competição internacional e terá apoio de cerca de 30 mil torcedores no Nilton Santos. A LDU, por outro lado, vem de uma goleada diante do Universidad Católica por 4 a 0 no Campeonato Equatoriano e busca surpreender os jogadores alvinegros no Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO x LDU/Equador
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro/RJ.
Data: 04 de maio de 2023
Início: 21h00
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Auxiliares: Ezequiel Brailosky (ARG) e Maximiliano Del Yesso (ARG)
VAR: Silvio Trucco (ARG). 

Equipes:

BOTAFOGO do técnico Luís Castro:
Provável Escalação: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Victor Sá e Tiquinho Soares

LDU do técnico Luis Zubeldía. 
Provável Escalação: Domínguez; Quintero, Adé, Mina e Rodríguez; Ramírez, González, Zambrano e Jhojan Julio; Alvarado e Angulo.

Libertadores: jogo entre Internacional e Nacional é marcado por brigas e atos racistas

Quinta feira, 04 de maio de 2023.


Libertadores e disputado na noite desta quarta-feira, 03/05, foi marcado por brigas antes e durante a partida e gestos racistas por parte de torcedores da equipe uruguaia. Antes da bola rolar, vídeos de confrontos entre torcedores das duas equipes em Porto Alegre circularam nas redes sociais. Durante a partida, o clima continuou tenso no Estádio Beira-Rio.

Em um dos vídeos registrados, um grupo de torcedores do Internacional agride e tenta tirar a camisa de um torcedor do Nacional. O uruguaio estava almoçando na Rua Riachuelo, no centro de Porto Alegre.

Torcedores do Nacional.

Em ato racista, um torcedor do Nacional mostrou uma banana a um grupo de colorados, também antes do início da partida. O momento foi registrado pelo fotógrafo Max Peixoto e compartilhado nas redes sociais. Já com a bola rolando, um apoiador uruguaio imitou um macaco em direção aos colorados. Assista no topo da matéria.

Cadeiras também foram arremessadas pelos torcedores visitantes enquanto a partida rolava. Em nota, o Internacional informou que a Conmebol registrou no relatório disciplinar que cinco torcedores colorados foram atingidos. O clube ainda afirmou que eles foram atendidos no local e já estão bem.

Dentro de campo, Internacional e Nacional empataram em 2 a 2 em um duelo que terminou com muita emoção. Depois de Mercado abrir o placar para o Colorado no primeiro tempo, e Zabala empatar ainda na primeira etapa, a decisão do confronto ficou para a segunda parte. Faltando sete minutos para o fim do jogo, De Pena marcou o que parecia ser o gol da vitória do Inter, mas, já nos acréscimos, Noguera empatou novamente para os uruguaios.

Com o empate, o Nacional se manteve na liderança do Grupo B da Libertadores e o Internacional permaneceu na segunda colocação. Os uruguaios somam sete pontos e os gaúchos cinco. Na terceira posição, está o Independiente Medellín, da Colômbia, com quatro pontos, e em último, o Metropolitanos, da Venezuela, ainda zerado.

O Internacional só volta a jogar pela Libertadores no dia 25 de maio. Antes, a equipe treinada por Mano Menezes tem confrontos no Brasileirão e na Copa do Brasil. Pelo Campeonato Brasileiro, o Inter enfrenta o São Paulo, neste domingo, às 16h (de Brasília), na capital paulista. Fonte: lance.com.br

PLACAR ESPORTIVO – Confira os RESULTADOS desta quarta-feira. Dia 03 de maio de 2023.

A bola rolou nesta super quarta-feira de futebol. O dia reservou jogo para todos os gostos estilos e destaque para os brasileiros que entraram em campo pela Libertadores Sul-Americana. E para o tri-campeonato do Ceará na Copa do Nordeste.

Confira os RESULTADOS desta quarta-feira. Dia 03 de maio de 2023.

FUTEBOL NO BRASIL:

BRASILEIRO SÉRIE B – 4ª RODADA
Avaí /SC0 x 3 Vila Nova-GO
Juventude 1 x 0 Guarani
Mirassol/SP 0 x 2 Novorizontino/SP
Ituano/SP 3 x 0 ABC-RN

BRASILEIRO SÉRIE C: 1ª FASE – 1ª RODADA
América-RN 1 x 2 Ypiranga-RS
Brusque/SC 1 x 0 Amazonas-AM
Paysandu-PA 2 x 1 Aparecidense-GO

COPA DO NORDESTE: FINAL – JOGO DA VOLTA
Sport 1 x 0 Ceará. No jogo de ida, Ceará 2x1. Nos pênaltis, o Ceará venceu por 4x2
* Ceará TRICAMPEÃO

COPA DO BRASIL SUB-17: OITAVAS DE FINAL – 2ª RODADA
Palmeiras 5 x 0 Azuriz-PR
Sampaio Corrêa/MA 4 x 1 GAS-RR
Ceará 6 x 1 ABC/RN
Flamengo/RJ 0 x 1 Vasco/RJ
Fast Clube-AM 3 x 1 Andirá-AC

BRASILEIRO FEMININO SUB-20: 1ª FASE – 6ª RODADA
Atlético-MG 1 x 0 Santos
Cefama-MA 7 x 0 Cresspom-DF
Juventude 2 x 1 Ferroviária
Internacional 2 x 0 Corinthians

FUTEBOL NA AMÉRICA DO SUL:

LIBERTADORES: FASE DE GRUPOS – 3ª RODADA
Barcelona (EQU) 0 x 2 Palmeiras
Atlético-MG 2 x 0 Alianza Lima (PER)
Internacional 2 x 2 Nacional (URU)
Cerro Porteño (PAR) 0 x 4 Bolívar (BOL)
Colo Colo (CHI) 0 x 2 Boca Juniors (ARG)
Independiente Medellín (COL) 4 x 2 Metropolitanos (VEN)

SUL-AMERICANA: FASE DE GRUPOS – 3ª RODADA
Millonarios (COL) 1 x 1 América-MG
Guaraní (PAR) 1 x 1 Emelec (EQU)
Puerto Cabello (VEN) 0 x 3 Tigre (ARG)
Palestino (CHI) 0 x 0 San Lorenzo (ARG)

FUTEBOL NA EUROPA:

INGLÊS – 34ª RODADA
Liverpool 1 x 0 Fulham
Fulham 3 x 0 West Ham

ITALIANO – 33ª RODADA
Atalanta 3 x 2 Spezia
Juventus 2 x 1 Lecce
Milan 1 x 1 Cremonese
Lazio 2 x 0 Sassuolo
Monza 1 x 1 Roma
Hellas Verona 0 x 6 Internazionale
Salernitana 3 x 3 Fiorentina
Sampdoria 0 x 2 Torino

FRANCÊS – 33ª RODADA
Brest 2 x 0 Nantes
ESPANHOL – 33ª RODADA
Atlético de Madrid 5 x 1 Cádiz
Getafe 1 x 0 Celta
Valencia 1 x 1 Villarreal

COPA DA ALEMANHA: FINAL – JOGO DE IDA
Stuttgart 2 x 3 Eintracht Frankfurt.

Sport 1 (2) x (4) 0 Ceará - Vozão é tricampeão da Copa do Nordeste

Quinta feira, 04 de maio de 2023.

Vozão bateu o Sport por 4 a 2 nas penalidades máximas. Foto: Agência Brasil.

Ceará conquistou o título da Copa do Nordeste de 2023. Mesmo tendo perdido para o Sport por 1 a 0 no tempo normal, ele venceu a disputa de pênaltis por 4 a 2, nesta quarta-feira à noite, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). Como tinha perdido por 2 a 1 na ida, na Arena Castelão, o time pernambucano precisava ganhar por dois gols de diferença para evitar a disputa de penalidades. O placar agregado terminou igual: 2 a 2.

Este é o terceiro título do Ceará, que antes tinha sido campeão em 2015 e 2020. O Vovô agora é tricampeão e se igual ao número de conquista do próprio Sport, campeão em 1994, 2000 e 2014. O campeão garantiu o prêmio de R$ 2 milhões e uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2024. O vice-campeão vai receber R$ 1,3 milhão, além dos R$ 4,4 milhões que já tinha garantido nas fases anteriores, valor igual ao Ceará.


Goleiro Richard se tornou o herói do Ceará ao defender duas penalidades.

Luciano Juba marcou o gol do Sport no primeiro tempo de jogo. Nas penalidades, o goleiro Richard se tornou o herói do Ceará ao defender duas penalidades, de Luciano Juba e Gabriel Santos. Acertaram para o Sport, Vagner Love e Sabino. Do lado cearense, apenas Guilherme Castilho perdeu, com a defesa de Renan, mas outros quatro chutadores acertaram: Danilo Barcelos, Jean Carlos, Luvannor e Erick.

A finalíssima chegou a ficar ameaçada durante o dia, quando o Ceará encaminhou pedido à CBF para adiar a decisão por temer uma superlotação na Ilha do Retiro. O caso só foi solucionado no fim da tarde, quando os dirigentes dos dois clubes e das duas federações envolvidas chegaram num acordo. O Sport garantiu que tinha colocado à venda uma carga de ingressos de 26 mil bilhetes e não de 40 mil como alegava o Ceará.

A renda somou R$ 1.240.625,00 e público pagante foi de 26.345 torcedores. Fonte: AFI