domingo, 6 de abril de 2008

CAMPEONATO POTIGUAR - AMÉRICA EMPATA COM O POTYGUAR-CN NO MACHADÃO

06-04-2008 Torcida do Potyguar, pequena porém vibrante.

Depois de toda a celeuma envolvendo o jogador Anaílton, do Assu, e de uma paralisação de 19 dias, a bola voltou a rolar pelo estadual 2008. Num jogo polêmico, com direito a pênalti discutível e quatro expulsões, América e Potyguar-CN ficaram no empate por 1 a 1 em partida disputada neste domingo, no estádio Machadão, válida pela fase de ida das semifinais da Taça Cidade do Natal, o segundo turno do Estadual. O gol dos visitantes foi marcado por Quirino, artilheiro do campeonato, enquanto Paulo Matos empatou para os donos da casa.
Nesta segunda, o TJD irá decidir se irá ou não homologar o resultado. É que amanhã (07), o pedido de efeito suspensivo impetrado pelo Assu na última sexta será apreciado pelo presidente da 2ª Comissão Disciplinar, George Gentile.

Caso seja mantido o jogo, a segunda partida semifinal entre as duas equipes deve ser confirmada para quarta-feira, no estádio Leonardo Nogueira, em Mossoró, ou no Frasqueirão, Natal, às 20h30.

Para continuar na competição, o alvirrubro precisa vencer os curraisnovenses, que por terem melhor campanha jogam por um empate para chegar a inédita final do segundo turno contra o Potiguar-M.
O jogo.
Jogando com três zagueiros e três homens de contenção no meio-campo, aliado ao fato de estar há 19 dias parado, o América entrou em campo mostrando as mesmas deficiências que o marcou durante todo o estadual. Com o sistema defensivo marcando mal e faltando um homem de criação para coordenar as jogadas ofensivas, o alvirrubro tinha dificuldades para furar o forte bloqueio implantado pelo Potyguar, dono da melhor campanha no segundo turno do estadual.
Por sua vez bem postado em campo e explorando os contragolpes com os perigosos Nino Potiguar e Quirino, os seridoenses chegavam com perigo a meta de Azul, até que aos 17 minutos marcou o gol de abertura do placar. Nino venceu jogada pela esquerda e cruzou para Quirino tocar de cabeça e marcar seu décimo gol no estadual.
O gol sofrido desarticulou ainda mais o América. Pressionado pela pequena torcida que compareceu ao estádio Machadão, os jogadores até que tentaram ensaiar um abafa, mas pecavam em suas limitações.
Até então, a melhor oportunidade de empate veio num lance individual de Paulo Matos, que obrigou o goleiro Nílson a fazer boa defesa. Para complicar ainda mais a situação, o zagueiro Samir, que já tinha amarelo, perdeu a bola para Nino Potiguar e acabou sendo obrigado a fazer a falta, terminando expulso pelo árbitro João Alberto Gomes Duarte.O zagueiro deixou o campo debaixo de vaias.
Quando parecia que a situação iria ficar crítica para o lado americano, eis que num lance polêmico, aos 35 minutos, o árbitro João Alberto marcou pênalti de Roquete em cima de Paulo Matos. Os jogadores seridoenses reclamaram muito, alegando que o auxiliar Eduardo Lincoln Neves havia marcado falta do jogador rubro antes e Gomes mandou seguir.
Depois de dois minutos de paralisação, Paulo Matos cobrou a penalidade e empatou a partida.
A última chance do etapa inicial foi dos curraisnovenses. Depois de um rápido contra-ataque, Quirino acionou Nino Potiguar, que não foi feliz na finalização e desperdiçou boa oportunidade.
No intervalo, enquanto o técnico Roberto Cavalo mostrava insatisfação com o rendimento da equipe e prometia mudanças, o treinador Neto Mathias foi expulso por reclamação.
Na volta para o segundo tempo, Cavalo voltou com o atacante Jordan no lugar do garoto Jackson. No entanto, a mudança não surtiu efeito, uma vez que o time ainda se ressentia da presença de um meio-campista ofensivo.
Sem conseguir fazer com que a bola chegasse até seus homens de frente, o América facilitava a vida do Potyguar insistindo na ligação direta defesa/ataque.
Com isso, a primeira chance do segundo tempo foi dos visitantes. No entanto, Nino Potiguar adiantou demais, facilitando a defesa arrojada de Azul. Depois daí o que se viu foi uma sucessão de expulsões.
Em oito minutos, o árbitro João Alberto Gomes Duarte excluiu da partida três jogadores, sendo dois do Potyguar e um do América.
Aos 16 e 24, Rildenis e Paulo César foram, respectivamente, para o chuveiro mais cedo pelo lado dos seridoenses, enquanto Luís Maranhão, aos 20, tomou o mesmo caminho.
Aos 28 minutos, o zagueiro Emerson deixou o campo lesionado e Cavalo promoveu a estréia do meia Leandro Bravin, contratado junto ao Atlético-PR.
Sem Samir e Luís Maranhão, expulsos, e Emerson, Machucado, o técnico rubro passou o volante Fábio Recife para compor a defesa ao lado de Fabrício.
No entanto, com o Potyguar conformado com o resultado que lhe dava a vantagem e o América pecando ainda nas suas limitações e apresentando os mesmos erros, as duas equipes não souberam levar vantagem dos espaços criados em campo após as quatro expulsões e o jogo ficou mesmo no empate.
FICHA TÉCNICA:
Jogo: AMÉRICA 1x1 POTYGUAR de Currais Novos

Local: Machadão, em Natal.

Árbitro: João Alberto Gomes Duarte

Renda: R$ 16.332,00. Público pagante: 1.797

Gols: Quirino aos 17' do 1° tempo para o Potyguar e Paulo Matos (Pênalti) para o América.

Cartão amarelo: Samir, Luís Maranhão e Rodrigo Santos (AME); Sandro, Rildenis e Quirino (POTY).

Cartão vermelho: Samir e Luís Maranhão (AME); Netinho Matias (Técnico) e os jogadores Rildenis e Paulo César (POTY).

EQUIPES:

AMÉRICA - Azul; Fabrício, Emerson (Leandro Bravin) e Samir; Rodrigo Santos, Luís Maranhão, Fábio Recife, Saulo e Jorge Guerra; Jackson (Jordan) e Paulo Mattos (Michel Mineiro). Técnico: Roberto Cavalo.

POTYGUAR DE CURRAIS NOVOS - Nilson; Roquete, Rildenis e Rafael; Sandro (Artur Antunes), Angelo, Paulo César, Paulinho Andrade e Guina (Val); Quirino e Nino Potiguar (Richarlyton). Técnico: Neto Mathias.

Fonte: DN ONLINE.