terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Se em Mossoró tem a "Professora" Irene, em Currais Novos tem a "Cantora" Jurivete. Confira sua coletânea!

Futebol Potiguar: A cara do estadual!

27-12-2011 TERÇA FEIRA

No próximo dia 15 de janeiro, começa mais uma edição do Campeonato Potiguar de futebol, com a disputa entre os 10 clubes participantes atrás do título. Nos últimos dois anos, o ABC sagrou-se campeão e busca o tricampeonato. Sem conseguir levantar a taça mais importante do esporte no Rio Grande do Norte desde 2003, o América vem investindo em contratações para quebrar esse jejum, empurrado pela boa campanha do time na série C do Brasileiro, que devolveu o alvirrubro para a segunda divisão nacional. O Alecrim, como está se tornando regra nos últimos anos, vem investindo em jovens valores da região, para tentar surpreender e conquistar um título que não alcança desde 1986. Mas, os times da capital não podem e nem devem subestimar as equipes do interior do estado. Na última década, as equipes interioranas conquistaram  quatro títulos, com Coríntians de Caicó, ASSU, Baraúnas e Potiguar, ambos de Mossoró. O atual vice-campeão potiguar é o Santa Cruz do Inharé. Então, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE conversou com o presidente da Federação Norte-Riograndense de Futebol, José Vanildo, para saber os preparativos da instituição visando a largada do  campeonato potiguar 2012. As novidades, ações de marketing, estádios, regulamento, premiação, arbitragem. O mandatário da FNF revelou que todos os detalhes serão apresentados no dia 12 de janeiro, data marcada para a divulgação de outras novidades sobre a disputa.
Com a derrubada do machadão, o estádio frasqueirão se tornou a principal praça esportiva do rio grande do norte

Com a derrubada do machadão, o Frasqueirão (Foto) se tornou a principal praça esportiva do RN.
TEMPORADA 2011
Foi a melhor possível. Conseguimos valorizar e estimular o Campeonato Potiguar, com prêmios para os campeões dos turnos, carro 0km, onde cada vencedor pode inclusive fazer uma receita extra ao fazer eventos para viabilizar as equipes. Foi muito disputada, com vencedor de cada turno, Santa Cruz e ABC, sagrando-se o ABC campeão de 2011, deixando a disputa emocionante até o último jogo. O torcedor prestigiou suas equipes e tivemos boas surpresas, com a força também de equipes do interior. Um ponto alto foi não termos nenhum questionamento no tribunal, evitando paralisações e garantindo segurança ao torcedor, clubes, imprensa, todos envolvidos na disputa. Além de tudo, a boa projeção dos nossos clubes nacionalmente. A boa campanha do ABC na Copa do Brasil. A ascensão do América para Série B, ou seja, o Rio Grande do Norte tem dois clubes na Série B, o que poucos Estados do Brasil têm. Mostra que nosso futebol está mais forte que nunca. Destacar a boa campanha do Santa Cruz na Série D e reconhecer a luta do Alecrim no nacional, que com todas as dificuldades só não conseguiu vaga à próxima fase no detalhe.
MARKETING DO ESTADUAL
Contratamos uma empresa potiguar que hoje é destaque no mercado nacional e bem posicionada no Nordeste, a 10 Sports, de Alan Oliveira. Apesar de ser uma empresa jovem, tem muita experiência nesse mercado, pois tem ideias e resultados. Nosso plano é viabilizar o campeonato, ou seja, garantir receitas para a Federação pague despesas que os clubes arcaram ao longo décadas, como taxas de arbitragens e minimizar despesas de transporte, hospedagem e alimentação. Além disso, oferecer premiações para os campeões de turno, por exemplo. Estamos trabalhando muito para oferecer muito mais que a temporada 2011. É uma ação de planejamento continuo, monitoramento diário, que foi iniciado há três meses e a primeira fase da captação de receitas, as principais, está prevista para encerrar no dia 30 de dezembro. Mas sabemos que surgem parceiros até na segunda rodada, eles também serão muito bem vindos. E quem investe no futebol potiguar posiciona sua marca simpática entre todas as torcidas, sendo o patrocinador oficial do campeonato.

APOIO DO GOVERNO
Fundamental será o apoio da governadora Rosalda Ciarlini, que divulgou a campanha de combate à dengue nos clubes em 2011 e merece todo nosso apoio, quando fomos até ela e tivemos um gesto de grandeza. A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, é uma parceira fundamental nesse novo momento e já garantiu que estará conosco. 

BOLAS
Recebemos propostas diversas, avaliamos e buscamos a Umbro Brasil como nossa parceira. A empresa está investindo em estados do Nordeste e o Rio Grande do Norte, como produto da Copa. Cada clube receberá só para treinamentos 10 bolas, no mínimo. Eles já receberam, com muita antecedência.

ESTÁDIOS
Estamos nos ajustes finais de fiscalização para garantir tranquilidade ao torcedor. A FNF não vai permitir que tenhamos estádios sem a mínima garantia de segurança. Nossa equipe tem viajado e acompanhado de perto os laudos emitidos pelos órgãos competentes e não vamos permitir que falte nada. Sabemos das dificuldades que alguns enfrentam em função de novos investimentos, mas é nossa missão verificar a real situação.
VAGAS
Os dois melhores do Campeonato Potiguar garantirão vagas à Copa do Brasil e Campeonato do Nordeste de 2013. Na Série C, não teremos participantes. Já na Série D, o melhor colocado garantirá vaga, exceto clubes que já tenham vagas na Série B, como ABC e América.
TIMES DO INTERIOR 
A força econômica de ABC e América precisa ser levada em conta, como também a tradição, mas o interior já provou na última década que buscou seu espaço com as conquistas de Coríntians de Caicó, Potiguar de Mossoró, Baraúnas, Assu, além de turnos, como do ano passado, pelo Santa Cruz. É uma prova dos nove, na verdade de 10 clubes que prometer fazer em 2012 a mais disputada da história e quem ganha com isso é o torcedor.

CAMPEONATO DEFICITÁRIO
Com o trabalho de marketing que a empresa contratada com a FNF, estamos trabalhando muito para poder viabilizar o campeonato, por despesas que os clubes pagavam sempre como arbitragem, hospedagem, alimentação e transporte. Nosso objetivo é que os filiados praticamente paguem apenas as despesas com os atletas. O novo caminho é para profissionalização. Não se pode fazer futebol de maneira amadora, sim com planejamento e buscando oferecer oportunidades de mídia aos patrocinadores, investidores que já começam a perceber a força do futebol e nosso campeonato é dos mais pujantes do país.

CLÁSSICOS COM APENAS UMA TORCIDA
Acho sem graça. A rivalidade do futebol faz parte, estimula e fortalece o futebol. Em alguns países funciona. No Brasil mesmo, em Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, tem experiências, mas o torcedor visitante não pode ser penalizado, tem o direito de ir e vir. O futebol é democrático. Apenas o aspecto segurança pode estimular uma decisão como esta. Por isso, por  momentos especiais, com a chegada da Copa do Mundo, é preciso atender as recomendações e a segurança está acima de tudo.

Início do estadual
A primeira rodada da disputa potiguar está marcada para acontencer no dia 15/01. O ABC, vai estrear em Mossoró, contra o Baraúnas. O América mede forças com o Caicó.  Nos demais jogos: ASSU x Alecrim; Coríntians x Potiguar/M e Santa Cruz x Palmeira.

Os clubes
ABC
Atual campeão, o ABC está reformulando quase que por completo todo seu elenco. Para 2012 manteve o técnico Leandro Campos. Até o momento, o principal candidato a ídolo é o atacante Washington, ex-Ceará.
América
Sem vencer a competição há oito anos, o América apostou na manutenção da base do time que subiu para a Série B. Manteve o técnico Flávio Araújo e boa parte do elenco. A aposta no alvirrubro gira em torno de Wanderley e do experiente Ricardo Oliveira, que voltou depois de reforçar o rival por duas temporadas.
Alecrim
O Alecrim está há 25 anos sem ganhar um Estadual. Nos últimos anos contou com a ajuda de Ferdinando Teixeira como treinador. Desta vez a aposta para recuperar os bons tempos está na formação de um time jovem e competitivo. Para comandar esse elenco o time acredita nos conhecimentos de Carlos Gutemberg - "Berguinho" como treinador.
ASSU
O Assu completa 10 anos de existência em 2012. Campeão estadual em 2009, o clube parece ter perdido o rumo e tenta reencontrá-lo. Sob o comando do presidente Dailson Machado, o Camaleão do Vale contratou o técnico Ademilson de Almeida que veio do Noroeste. O craque do time é Thiaguinho, que esteve no River Plate do Uruguai.
BARAÚNAS
Campeão estadual em 2006 e com dois títulos da Copa RN, o Baraúnas parece motivado a voltar ao topo. No comando do time o respeitado treinador Francisco Diá. Com um time jovem com atletas como o volante Richardson, o tricolor também tem em Alberto, ex-América, uma das suas grandes armas.
CAICÓ
Debutante no Campeonato Estadual de 2012, o Caicó quer reviver os grandes momentos de sua história como destaque no Seridó. Comandado pelo técnico Tuca Guimarães, a "Raposa" tem num jovem de apenas 21 anos a sua grande aposta. Com nome de craque, Artur Coimbra é a bola da vez no time.
CORÍNTIANS
Campeão estadual em 2001, o Coríntians de Caicó tem, além da briga interna contra o rival, a responsabilidade de voltar a brilhar. O técnico do "Galo do Seridó" é o experiente Gaúcho, que tem em Josiclei sua principal arma para vencer os adversários principalmente jogando no Estádio Marizão.
PALMEIRA
Se em 2011 o time do Palmeira de Goianinha foi a surpresa, em 2012 a expectativa é pela consolidação do bom trabalho do clube. O técnico Marquinhos foi mantido à frente do grupo de jogadores que tem como destaque o polêmico goleiro Messi. O jogador brilhou dentro e fora de campo no certame, tendo virado destaque nacional.
POTIGUAR DE MOSSORÓ
Campeão estadual em 2004, ano considerado da "glória" pelos torcedores do "Time Macho", o Potiguar de Mossoró aposta no trabalho do treinador Fábio Giuntinni para voltar a levantar o caneco. Dentro de campo, todas as fichas são depositadas no artilheiro Quirino.
SANTA CRUZ
Vice-campeão estadual em 2011 e um dos representantes do Estado na Copa do Brasil de 2012, o Santa Cruz manteve a base para o certame. Comandado por Wassil Mendes, o Tricolor do Inharé tenta subir um degrau no pódio e para isso aposta num forte conjunto e na experiência do zagueiro Pantera.
Fonte: Tribuna do Norte

Sub 18: ABC e ASSU, representantes do RN, se preparam para a Taça São Paulo!

27-12-2011 TERÇA FEIRA

Se os profissionais estão em férias, os garotos da sub-18 de ABC e ASSU estão treinando forte nesse período de fim de ano, para desempenhar um bom papel na Taça São Paulo de Futebol Júnior, que começa no dia 3 de janeiro. Na última quarta-feira, o alvinegro realizou mais um amistoso, dessa vez contra a seleção de São José de Mipibu e venceu por 6x2. Mesmo com os bons resultados conseguidos nos jogos preparatórios, o técnico abecedista, Gilmar Oliveira, sabe das dificuldades que vai encontrar em São Paulo. "Caímos em um grupo difícil, com Cruzeiro, Mirassol e América de Rio Preto, mas, como falei, estamos tendo uma boa preparação, o grupo é muito bom e vamos brigar para classificar e ir longe na competição", disse.

O ASSU sub-18 está treinando em ritmo muito intensivo para a disputa da Copa São Paulo. O time irá fazer uma participação inédita e não quer fazer feio na competição nacional. Localizado no grupo Q, que também conta com Inter de Limeira (SP), Santos e Vitória de Santo Antão (PE), o Camaleão do Vale aposta que pode conseguir bons resultados. "A gente conhece as dificuldades, mas confiamos no nosso grupo de atletas. Não dá para se comparar a estrutura e projeção nossa com a dos adversários, mas temos atletas de qualidade e podemos conquistar bons resultados", disse Damião, destacando a vitória do Camaleão sobre o ABC em amistoso realizado em Assú. O Alviverde conta com um grupo bastante regionalizado. A maior parte do elenco sequer saiu do estado e irá fazer a primeira viagem de avião, com exceção do supervisor Carmésio Cabral, do preparador físico Pedro Júnior e do volante Romeu, que recentemente fez uma avaliação no Noroeste-SP e foi aprovado. Para garantir a segurança de todos que irão realizar a viagem, será feita um grande encontro com psicólogos de Mossoró, que irão orientar os atletas e os familiares deles, já que muitos se sentem inseguros para essa viagem. "Será uma forma de mostrar a seriedade do trabalho aos pais e também orientar a todos sobre essa viagem, tantos os responsáveis, como os próprios atletas", comentou o supervisor Carmésio Cabral, relatando que o encontro contará com a presença do prefeito Ivan Júnior e do secretário de esportes Dailson Machado. Aliás, a Prefeitura de Assú procurou garantir a melhor estrutura possível e todo o elenco irá realizar essa viagem de avião, algo que não acontece que a maioria dos clubes desconhecidos que disputam a competição. Para montar a equipe, o time contou com forte apoio do empresariado local e o trabalho voluntário do técnico Damião de Bia, do preparador físico Pedro Júnior, do supervisor Carmésio Cabral e do massagista Wilson de Souza, assim como outros colaboradores como Neguinho, Nilsinho, Márcio, De Assis e Fernando.  Além disso, o  grupo gestor formado por Dailson Machado, Joséverton, Lucílio Filho e Toinho da Conpasfal merecem destaque por terem aceitado gerir esse projeto.

Fonte: Tribuna do Norte.