terça-feira, 24 de janeiro de 2017

COPA DO NORDESTE: Náutico goleia Uniclinic e estreia bem no “grupo da morte”!

Terça feira, 24 de janeiro de 2017.

No outro duelo da chave, o atual campeão Santa Cruz e o vice Campinense reeditam a decisão de 2016.

São Lourenço da Mata., PE, 24 (AFI) - O Náutico não tomou conhecimento de seu adversário na estreia da Copa do Nordeste. O Timbu goleou o modesto Uniclinic pelo placar de 4 a 0, em partida disputada na noite desta terça-feira (24/01),na Arena Pernambucano, em São Lourenço da Mata. Os gols foram marcados por Giva, Jefferson Nem e Juninho.
 Os goleadores do Náutico desta terça-feira
Giva, Jefferson Nem e Juninho, os goleadores do Náutico.
Com um elenco reformulado, sob o comando de Dado Cavalcanti, o Náutico começou bem no 'Grupo da Morte', que conta também com o atual campeão Santa Cruz e o vice Campinense. Enquanto o Uniclinic deve fazer papel de figurativo no torneio, após alcançar o seu ápice na final do Cearense no ano passado, quando perdeu para o Fortaleza.
O Uniclinic, que tem uma folha salarial de aproximadamente R$ 80 mil, ficou muito perto de abrir mão de sua vaga no torneio. A equipe cearense quase foi substituída pelo Ceará, mas voltou atrás da decisão, após grande confusão envolvendo Guarani de Juazeiro e o Guarany de Sobral.

Confira os jogos da 1ª Rodada:

Terça-feira 24/01
19h00 - Náutico/PE 4x0 Uniclinic/CE

Quarta-feira 25/01
18h45 - Campinense/PB  x  Santa Cruz/PE
18h45 - Sport/PE  x  Sampaio Correia/MA
18h45 - CSA/AL x  ABC/RN
20h30 - Moto Clube/MA  x  Altos/PI

Quinta-feira 26/01
19h00 - Itabaiana/SE  x CRB/AL
19h00 - Vitória/BA  x  Sergipe/SE
20h30 - River/PI  x  Juazeirense/BA
21h30 - Fortaleza/CE  x  Bahia/BA
21h30 - América/RN  x  Botafogo/PB 

Atenção garotos da região, Técnico BIRA LOPES virá à Caicó para captar novos talentos para clube paulista!

Terça feira, 24 de janeiro de 2017.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
O treinador e observador técnico BIRA LOPES, virá a Caicó/RN, no intuito de captar novos talentos para o Clube Paulista AUDAX/PORTO FELIZ, do ex-jogador e empresário ADHEMAR FERREIRA, ídolo do São Caetano/SP e Stuttigarte da Alemanha.  .
 A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e óculos de sol
Bira Lopes ao lado do ex-jogador Adhemar
Atenção garotada de Caicó e região, nascidos nos anos: 2001, 2002, 2003 e 2004, sintam-se convidados a participarem de uma avaliação no centro de treinamento do Caicó Esporte Clube no bairro Samanaú, em Caicó, a partir das 8:00 da manhã, nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2017.

Inscrições no local a partir das 6h30. Valor da inscrição 20,00 R$.

Obs: Iremos cobrar as inscrições para custear as despesas. Locação do campo, água, viagens (vinda e ida), hospedagem e alimentação do observador.

Organizador: Jericó contato: (84) 999607679. Confirme sua presença, colocando seu nome e o ano no espaço de comentários desta publicidade. Boa sorte aos participantes!

Fonte: Blog do Niltinho Ferreira (Caicó).

Notificada pela Justiça, FNF marca Potiba para quinta-feira em Mossoró!


 

Terça feira, 24 de janeiro de 2017.
Ciente da determinação da Justiça pela liberado do Nogueirão e ordem de marcação dos jogos dos clubes mossoroenses para aquele espaço, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), alterou data e horário do clássico Potiba, pela terceira rodada da Taça Cidade de Natal, que deveria ter sido disputado no domingo passado (22/01). Anteriormente marcado para quarta-feira (25/01), no Edgarzão, em Assú, devido a interdição do Nogueirão, o jogo passou para esta quinta-feira (26/01), em Mossoró, permanecendo o início para 20 horas. Na mesma resolução, a FNF também informou alteração do local do jogo entre Baraúnas x ASSU, que seria disputado no Edgarzão, bem como o horário de Alecrim x Potiguar, ambos no domingo (29/01).

Fonte: Portal F9 via FNF

Futebol do RN: ABC define relacionados para estreia na Copa do Nordeste; veja lista!

Terça feira, 24 de janeiro de 2017.
Meias Echeverria e Gegê são as novidades no grupo alvinegro para jogo contra o CSA, em Maceió. Léo Fortunato e Erivélton são os desfalques nesta quarta-feira.
 Geninho técnico do ABC (Foto: Divulgação/ABC)
Geninho define grupo para duelo contra o CSA,
nesta quarta-feira (Foto: Divulgação/ABC)
O ABC estreia nesta quarta-feira na Copa do Nordeste. O Alvinegro vai encarar o CSA no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O técnico Geninho relacionou 19 jogadores para este confronto, incluindo os meias Echeverria e Gegê, que foram regularizados nesta terça.
As baixas são o zagueiro Léo Fortunato e o meia Erivélton, ainda entregues ao departamento médico, que também não enfrentaram o América-RN no clássico do último domingo. O zagueiro Vinícius, que foi liberado pelos médicos abecedistas, está trabalhando para recuperar o condicionamento físico e não viajou com o grupo.

Confira os relacionados:

Goleiros: Edson e Jota;
Laterais: Levy, Romano e Marquinhos;
Zagueiros: Cleiton e Tiago Sala;
Volantes: Anderson Pedra, Felipe Guedes, Márcio Passos, Jardel e Arez;
Meias: Gegê, Echeverría e Fábio Gama;

Atacantes: Nando, Dalberto, Caio Mancha e Túlio Renan.
Fonte: GE/RN

Futebol do RN : Torcida organizada do América protesta contra jogadores em treino!

Terça feira, 24 de janeiro de 2017.
Torcedores rubros estendem faixa com a frase "Honrem nossas camisas" e exigem conversar com Jussimar, que perdeu pênalti no clássico, e Luiz Eduardo.
 Treino do América-RN protesto torcida organizada (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
Torcida do América-RN protesta contra jogadores na
Arena América (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
Insatisfeitos com a derrota para o ABC no clássico do último domingo, integrantes de uma torcida organizada do América-RN realizaram protesto durante o treino da tarde desta terça-feira. O grupo chegou à Arena América gritando palavras de ordem e exigia falar com o meia Jussimar e o atacante Luiz Eduardo. Uma sequência de fogos de artifício foi disparada para inibir o elenco alvirrubro, que continuou a atividade sob o comando do técnico Felipe Surian. Não houve invasão ao gramado.

O diretor executivo de futebol do América, Carlos Moura Dourado, falou com os integrantes da organizada e indicou que a conversa com os jogadores poderá acontecer após o treinamento. Os torcedores, então, permaneceram na arquibancada, que está em obras, e abriram uma faixa com a frase: "Honrem nossas camisas".

Jussimar é um dos alvos da fúria da torcida por ter perdido o pênalti no clássico contra o ABC, aos 50 minutos do segundo tempo. Se marcasse, garantiria pelo menos o empate na Arena das Dunas. Sem balançar as redes no estadual, Luiz Eduardo também tem sido criticado nas últimas partidas.

Durante a atividade, o atacante Dija Baiano também não escapou das críticas ao errar cruzamentos seguidos. "Acerta o pé!", gritou um torcedor. Outro americano esbravejou: "Se lembrem que vocês vão embora, mas o manto fica".
Treino do América-RN (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
Jogadores do América de Natal realizam aquecimento na
 Arena América (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

Em campo!

Luiz Eduardo foi poupado da atividade desta terça-feira e realizou exercícios funcionais. No campo, o técnico Felipe Surian observou a equipe em trabalho tático, escalando Tony no ataque. O time treinou com Vinícius; Osmar, Maracás, Paulão e Danilo; Filipe Alves, Michel Benhami, Marcos Júnior e Michel Cury; Dija Baiano e Tony.

Fonte: GE/RN

O crime que compensa: o "gato" no futebol brasileiro!

Terça feira, 24 de janeiro de 2017.
O futebol é um esporte no qual a lei, em alguns contextos, fica à margem. A violência em campo, quando usada para "impor respeito" sobre o adversário, é muitas vezes estimulada por treinadores. Xingamentos que em qualquer situação cotidiana levariam ao xilindró o autor são gritados com orgulho por torcidas nas arquibancadas. Mas nenhum absolutamente nenhum crime compensa mais do que o "gato", ou a adulteração da idade para buscar mais oportunidades na base.

O caso mais recente explodiu neste domingo tirou o Paulista da final da Copa São Paulo nesta segunda-feira. Brendon, ou Heltton (ainda não há a confirmação), não foi o primeiro. Certamente não será o último. A lista é longa e conta com nomes que passaram por seleções de base como Sandro Hiroshi, Anaílson, Leandro Lima, Carlos Alberto (ex-Figueirense), Cláudio (ex-Palmeiras), Michel Schmöller, Emerson Sheik e muitos outros. E olha só, vejam vocês, sabem quantos desses jogadores ou pessoas que fizeram o "gato" deles foram presos ou foram suspensos por um bom tempo?
 Matheus Brendon zagueiro do Paulista, Copa São Paulo
Brendon, ou Heltton (ainda não há a confirmação), do Paulista.
Se você pensou em zero para a resposta, acertou. Todos eles seguiram suas carreiras como se quase nada tivesse acontecido. Ajustaram a identidade futebolística ao seu nome (ou nem isso em alguns casos, Emerson Sheik se chama Márcio, mas ninguém o chama assim no mundo do futebol), e vida que segue.

O crime de falsificação ideológica, enquadrado no artigo 299 do Código Penal Brasileiro, prevê reclusão de um a cinco anos ou multa. Emerson Sheik chegou a ser condenado a três anos e nove meses de prisão, mas teve a pena revertida em multa e serviços comunitários. Outros cumpriram três, no máximo seis meses de suspensão e seguem jogando numa boa.

A prisão, para o jogador, talvez seja realmente injusta. Um moleque de 14 anos que sonha ser jogador de futebol é capaz de tudo para chegar a esse sonho e sair da pobreza. Se alguém da confiança dele disser para ele que bater com a cabeça na parede ou rasgar dinheiro é o caminho, ele seguirá o conselho. Além disso, alguém que falsifica a identidade para jogar futebol não representa, normalmente, perigo real para a sociedade, embora deva pagar pelo crime que cometeu.

Uma suspensão esportiva de um ou dois anos, no entanto, se faz necessária, e o motivo é simples: o "gato" toma o lugar de alguém com a idade certa e desenvolvimento mais tardio. Na maioria das vezes, porém, tudo acaba em pizza.

Uma das coisas mais preocupantes desse cenário é que, em alguns casos, quem procura e faz o gato é o próprio pai do garoto. E a certeza da impunidade acaba com qualquer chance de arrependimento. Um exemplo ilustrativo: um dos pais que fez o "gato" no próprio filho e foi descoberto falou, na cara do dirigente que descobriu.

- Olha, eu fui pêgo, mas não me arrependo. Esses anos com meu filho aqui foram os melhores da minha vida.

Há relatos de jogadores que pegam a identidade do irmão mais novo, ou de um primo mais novo. E de pais que registram o filho dois, três anos depois de nascido, já pensando em uma carreira para ele no futebol. É o famoso "gato legalizado", quase impossível de pegar.

Os clubes, em muitos casos, são vítimas, como é provável que o Paulista seja, e acabam como principais punidos nas situações. Os grandes chegam a fuçar os cartórios das cidades de seus jogadores, buscando irregularidades. Muitas vezes encontram casos na própria base e dispensam o jogador sem fazer barulho. No caso de um clube endividado como o de Jundiaí, imagina-se que a condição de correr atrás dessa documentação é menor.

Apesar de serem vítimas no processo, os clubes também contribuem para ele, na medida em que privilegiam a força física como critério de seleção dos atletas em detrimento da qualidade técnica. Muitos treinadores fazem vista grossa para jogadores suspeitos, pois sabem que a imposição física deles pode ajudar a ganhar jogos e, consequentemente, ajudá-los a subir na carreira.

O momento-chave é a transição para o profissional. Se o jogador consegue subir e jogar no time de cima por um, dois anos, o gato descoberto pode desvalorizá-lo, mas não a ponto de fazer com que ele suma do mercado. O atleta normalmente é julgado pelo que produz dentro das quatro linhas, e não pela conduta ética fora de campo.

Dentro dessa conjuntura, é possível supor, sem afirmar ou colocar suspeitas em ninguém (não há provas), que há, sim, muitos "gatos" que conseguem realizar o sonho de se tornar jogadores importantes do futebol brasileiro e jamais são descobertos. E mesmo se fossem hoje, já estariam afirmados e com uma carreira consolidada. Seriam pouco afetados pelo crime que cometeram, e que os ajudou na hora de sair da pindaíba. E seriam apenas mais um capítulo de uma história que não se encerrará com o caso Brendon.
Por Pedro Venancio: G1

Santa Cruz de Natal recebe Globo na Arena das Dunas; confira relacionados!

Terça feira, 24 de janeiro de 2017.
Técnico Higor César convoca 22 jogadores para confronto desta quarta-feira, às 16h.
Santa Cruz de Natal Jean Natal (Foto: Diego Simonetti/Santa Cruz)
Santa Cruz de Natal recebe o Globo na Arena das Dunas,
nesta quarta-feira (Foto: Diego Simonetti/Santa Cruz)
O Santa Cruz de Natal ainda não venceu neste Campeonato Potiguar. Em duas rodadas, empatou com o América-RN e perdeu para o Assu. Nesta quarta-feira, o Tricolor volta a campo em duelo contra o Globo FC, às 16h, na Arena das Dunas. Para buscar a primeira vitória na competição, o técnico Higor César estuda uma nova formação, mas preferiu não adiantar quais serão as mudanças. Após o treino desta terça-feira, no Estádio Agripinão, 22 jogadores foram relacionados.
O Santa ainda não contará com o lateral-direito Eron, que aguarda regularização, e também não terá o volante Ramon, lesionado. O Tricolor tem um ponto e ocupa a sétima posição. O Globo, com três pontos, é o quinto colocado.

Confira os relacionados:

Goleiros: Willian e Daylon;
Laterais: Naftaly, David e Felipe;
Zagueiros: Victor, Mael, Luan e Raphael Cavalcanti;
Volantes: Ray Silva e Léo Henrique;
Meias: Jean Natal, Diego Mipibu e Thiago Barra;
Atacantes: Índio Oliveira, Val Paraíba, Piraju, Igor Potiguar, Daniel Caiçara, Klysman, Jackson e Lenilson.
Por GloboEsporte.com/Natal


Campeonato Potiguar: Com "pintura" de falta e pênalti defendido nos acréscimos, ABC vence América!

Segunda feira, 23 de janeiro de 2017.
Foto: GE/RN
Um clássico atípico, com problemas de circulação de ônibus em Natal e a forte chuva que cai desde o início da manhã deste domingo, afastaram o torcedor da Arena das Dunas. Em campo, duas equipes em início de ano e que mostraram um futebol ainda abaixo do esperado. Mesmo assim, o que se viu foi muita entrega e correria no gramado. Melhor para o Mais Querido, que aproveitou uma cobrança de falta na entrada da área e, em golaço do lateral-esquerdo Romano, venceu o América-RN por 1 a 0. O Alvinegro ainda contou com o "paredão" Edson, que defendeu a cobrança de pênalti de Jussimar, aos 50 minutos do segundo tempo, e não largou a bola até o apito final do árbitro Caio Max.

GOLAÇO DE ROMANO
O lateral-esquerdo Romano fez aos 25 minutos do primeiro tempo um golaço. Em cobrança de falta, o jogador meteu a bola no ângulo direito do goleiro Vinícius, que pulou sem sucesso para "ver" a bola entrar no fundo da rede.

"PAREDÃO" ALVINEGRO
Com contrato renovado até o fim do ano, o goleiro Edson mostrou, mais uma vez, a importância que tem para o elenco alvinegro. Com isso, ganha a idolatria da "Frasqueira", que enlouqueceu com a defesa de pênalti do camisa 1 do ABC, após cobrança de Jussimar.

PÚBLICO E RENDA
O Clássico Rei teve um público pagante de 3.571 torcedores, 762 não pagantes, para um público total de 4.333 espectadores. A renda do jogo foi de R$ 79.880,00.

Próximos jogos!
No próximo domingo, dia 29, o América-RN vai a Ceará-Mirim para enfrentar o Globo FC. O jogo acontece no Estádio Barretão, às 17h. Também no domingo, o ABC recebe o Santa Cruz de Natal, no Estádio Frasqueirão, também às 17h. 
Fonte GE RN