terça-feira, 17 de junho de 2008

CORRIDA DE AVENTURA NA REGIÃO DO SERIDÓ - PAULISTAS VENCEM A 15ª EXPEDIÇÃO CARCARÁ

CORRIDA DE AVENTURA - Ricardo Carvalho (Da Expedição Carcará).

Paulistas vencem a 15ª Expedição Carcará no RN

SOS Mata Atlântica faturou o título, deixando a equipe Tapuia no segundo lugar, seguida pelos alagoanos da Usbão.

Uma prova longa e difícil tanto na orientação quanto no percurso. Assim foi a décima quinta edição da Expedição Carcará, realizada nesse fim de semana entre os municípios de Parelhas, Currais Novos, Acari e Carnaúba dos Dantas, na região do Seridó no Rio Grande do Norte.

Em 205 quilômetros, os 44 atletas da categoria principal enfrentaram o sol forte durante a manhã e o frio intenso durante a madrugada, cruzando paisagens de encher os olhos, como o Canyon dos Apertados, em Currais Novos, e o Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas.
No final, a vitória na Expedição ficou com a equipe paulista SOS Mata Atlântica, que contou com a participação da atleta potiguar Gilmara Gomes.

Os atletas surpreenderam a organização. A prova da Expedição, que tinha previsão para terminar na manhã de domingo, foi concluída pela SOS Mata Atlântica por volta das 22h30 de sábado. Antes disso, quatro das 11 equipes já haviam desistido: Makaira, da Bahia; Caboclos de Lança, de Pernambuco; e Direction, também de Pernambuco. O motivo foi unânime, o desgaste pelo remo de 17 quilômetros em canoas de madeira e o nado durante a madrugada, ainda no município de Currais Novos. Outro fator foi decisivo. O trecho de Mountain Bike, com 51 quilômetros. "Durante alguns pontos eles precisavam carregar as bicicletas, por causa da areia ou das pedras", explica Antônio Carlos, o Toinho, organizador da prova.


A briga pelo primeiro lugar foi dura entre os integrantes da equipe potiguar Tapuia e os paulistas da SOS Mata Atlântica, uma das melhores do país e que lidera o ranking brasileiro da modalidade. "O Fábio, da Tapuia, é um excelente navegador. Muitas das vezes ele encontrou desvios e ganharam muito tempo", elogiou o líder da equipe vencedora Zé Pupo.

A Equipe Carbono Zero Unicred chegou a liderar a prova. Foi primeira a chegar na primeira área de transição, depois de 18 km de trekking em montanhas nas primeiras três horas de prova. Depois de alguns problemas, inclusive de afundar uma das duas canoas da equipe, começaram a perder posições. Mesmo sem completar a prova, ficaram com a quarta posição. O terceiro lugar ficou com os alagoanos da Unimed Usbão.

Na categoria intermediária, a Aventura, foram cerca de 10 horas de prova para os primeiros colocados. O trajeto tinha menos da metade da distância percorrida pelos atletas da categoria Expedição, passando também por belas paisagens, como grandes formações rochosas, mata fechada e alguns riachos. A equipe potiguar Iguana ficou com a primeira posição, seguida pela Kaiapó e Bichos do Mato, todos do Rio Grande do Norte.

Na mini aventura, um percurso de 10 quilômetros foi o suficiente para dar aos iniciantes o gostinho de participar de uma corrida com orientação. O percurso de trekking em Currais Novos foi feito quase que completamente por estradas de barro, passando por alguns pontos turísticos da cidade, como a pedra do Cruzeiro. A equipe O Gordo e o Magro tiveram o melhor tempo.


COMO O ESCRETE DE OURO PROMETEU, AQUI ESTÃO FOTOS DE ALGUNS LOCAIS ONDE A COMPETIÇÃO ACONTECEU.

Montanhismo (Carnauba dos Dantas - 14/06 às 06:42 da manhã)
Trekking (Parêlhas 13/06 ás 17:18)
Canoagem no Açude Dourado de Currais Novos (13/06 às 20:24).
Canoagem no Açude Dourado de Currais Novos (13/06 às 20:26hs.)
Passagem Molhada (Currais Novos) 14/06 às 11:44 hs.
Rapel no Monte do Galo, em Carnauba dos Dantas (14/06 às 07:20 hs.)
Rapel no Monte do Galo, em Carnauba dos Dantas (14/06 às 07:05 hs.)
Equipe SOS Mata Atlântica, de São Paulo. Dia 14/06 às 22:27 hs. na BR Acarí/Currais Novos.
Trekking, ao fundo a linda serra da acauã. 14/06 11:32 hs.
Equipe Tapuia/RN, recebendo troféus na AABB de Currais Novos. 15/06 às 14:38 hs.
Equipe USBÃO/UNIMED de Alagoas, recebendo troféu na AABB de Currais Novos. 15/06 às 14:33 hs.