quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Menina que joga entre meninos teve de usar camisa 24, a mesma de Kobe!


Quinta feira, 30 de janeiro de 2020.
Julia Rosado, a Juju Gol, foi a primeira federada com autorização para disputar competições de futsal no Rio: 'O número 24 foi o que restou para mim'.

Dias atrás, Juju e eu passamos horas relembrando momentos dessa precoce trajetória dela no futebol. Sempre fazemos isso.
 Julia Rosado, a Juju Gol, joga contra garotos das base dos grandes times do Rio
Julia Rosado, a Juju Gol, joga contra garotos das base dos grandes times do Rio
Divulgação

Entre as lembranças, apareceram as fotos de um torneio de futebol de campo em 2017, quando ela jogava pelo Grau 10, um tradicional clube formador de atletas do Rio de Janeiro.

De cara, algo chamou a minha atenção. Juju usava um uniforme que tinha o número 24.
— Por que o 24, Juju? — perguntei.
— Porque foi o que restou pra mim, tio.
Lembrei na hora da minha adolescência, quando sonhava me tornar jogador profissional, assim como a Juju.
O 24, pro homem brasileiro, é sinônimo de rejeição, chacota, gozação... É quase uma aberração.

Eu já joguei num time de várzea que não confeccionava a camisa com o número 24. E somente o 24!

Na escola, coitado do menino contemplado com a vigésima quarta posição da lista de chamada!

Pra quem não sabe, esta onda existe no nosso país há, mais ou menos, um século. Ela se proliferou após o nascimento do ilegal ''jogo do bicho" no Rio de Janeiro, tradicional banco de apostas associado aos animais.
A jogatina envolve 25 grupos representados pela imagem de um animal. Dentro do 24, há um mamífero, o veado. Entendeu, né? Homem, veado... Veado, homem... É a munição do preconceituoso que pratica a homofobia, atitude criminosa segundo a Lei de Racismo (7716/89).
Esta semana, o esporte mundial ficou sem um gigante que usava a 24. Casado, pai de família, ídolo, Kobe Bryant fez história no Los Angeles Lakers. Cinco vezes campeão da NBA, em duas destas conquistas, ele estava com a camisa 24. Aliás, de 2006 a 2016, metade da carreira, Kobe vestiu a 24.
Para os fãs do Lakers, o 24 se tornou simbólico. Mereceu a aposentadoria no ''hall da fama'' do clube.
Juju usou a camisa 24 somente uma vez. Foi o suficiente para marcar a vida da jovem atleta.
Assim que ela se tornou a primeira menina federada com autorização para disputar competições de futsal no Rio de Janeiro, entre os meninos, conquista obtida pela Federação de Futsal do Rio, com aval da Fifa, pintou a chance de ela também jogar campeonatos no campo.

O professor Carlinhos, responsável pela base do Grau 10, conseguiu inscrevê-la como a única menina neste torneio masculino. Então, aos 7 anos de idade, lá foi ela jogar contra garotos da base de Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo, entre outros.

Momentos antes de entrar em campo, rolou a distribuição dos uniformes. Como os meninos podiam escolher o número que queriam usar na camisa, os pais se meteram no assunto.
— Meu filho não vai usar a 24, não! — muitos falaram.

E, aí, a 24 foi pra quem? Pra Juju. Afinal, ela era a única menina do time.

— Tio Mauro, pra mim, era um número como tantos outros. Não tinha noção ainda do preconceito que existia. Só fui entender depois que o meu pai explicou.

Juju jogou. Mas o desempenho dela em campo é o que menos importa nesta lembrança.

— Tio Mauro, o número 24 passou a ter um grande significado pra mim, porque eu sei o quanto é importante e maravilhoso ter o meu pai me motivando e incentivando no futebol, assim como fazia o Kobe Bryant com a filha Gianna no basquete, que morreu com ele no acidente de helicóptero.

Kobe Bryant disse uma vez que sonhava ter um filho para seguir os passos dele no basquete. Mas nunca se sentiu obrigado a ter um menino. Se tivesse, com certeza, daria a 24 pra ele. Gianna era a menina que poderia ter se tornado ídolo como o pai.
Wellington, pai da Juju, se emociona ao relembrar desta história:

— Eu sempre desejei ter uma filha. É a minha maior alegria. Kobe Bryant tinha quatro meninas! Imagina a felicidade dele quando via a Gianna em quadra jogando basquete. É a mesma felicidade que sinto ao ver a Juju com uma bola nos pés.

Aqui no Brasil, se precisar, Juju também joga com a 24.
FORA DE JOGO -Mauro Junior, Record TV

Cachorro é adotado por time dos EUA e treinado para ser cão-guia!

Quinta feira, 30 de janeiro de 2020. 
Spike tem apenas 12 semanas
Spike tem apenas 12 semanas.
Reprodução / Instagram @atlutdpup
Labrador Spike, do Atlanta United, time da primeira divisão do futebol norte-americano, será adestrado no centro de treinamentos do clube.

Ele tem uma sala dentro do clube, viaja com o time no avião e até deixa a sua patinha em documentos... Spike, um labrador da cor caramelo, é o mais novo membro do Atlanta United. Mas não se trata apenas de um mascote. O cachorro está sendo treinado para ser um cão-guia.

Spike, de apenas 12 semanas de idade, é o primeiro cão-guia a representar um clube da Major League Soccer, a primeira divisão do futebol norte-americano. O presidente do United, Darren Eales, se mostrou feliz com o animal dentro do clube.

“Estamos realmente empolgados em tê-lo como nossa nova estrela contratada. Vamos ajudar a treiná-lo, adestrá-lo e aí, sem dúvida, ele será de grande utilidade para um veterano”, disse Eales, que firmou uma parceria com a VetDogs, que treina cachorros para auxiliar veteranos de guerra e socorristas com alguma deficiência.

 Spike estará no centro de treinamento do Atlanta pelos próximos 14 a 16 meses. O cão estará em campo nos dias de jogos e nos eventos comunitários do Atlanta United.
NOTÍCIAS BOAS Do R7  

Começo de Campeonato Chinês é adiado por causa do coronavírus!


Quinta feira, 30 de janeiro de 2020.


Associação Chinesa de Futebol não deu prazo início da competição. Doença já matou mais de 170 pessoas e tem mais de 7 mil contaminados.
Hulk jogou com portões fechados pelo Shanghai pela Liga dos Campeões da Ásia
Hulk jogou com portões fechados pelo Shanghai pelo Liga dos Campeões da Ásia.
A Associação de Futebol da China decidiu por adiar indefinidamente o início do Campeonato Chinês devido aos problemas relacionados ao Coronavírus em uma tentativa de controlar a propagação da doença. A decisão segue os passos do Mundial de Atletismo que deveria acontecer entre os dias 13 e 15 de março. Além disso, a Liga dos Campeões da Ásia teve jogo do Shanghai SIPG com portões fechados.

O “Sportsmail” revelou nesta semana que diversos jogadores de alto escalão que atuam no futebol chinês procuraram seus representantes para buscar uma saída antes do final da janela de transferências na Europa. Dentre os brasileiros e grandes nomes do futebol, jogam por lá Oscar, Paulinho, Hulk, Renato Augusto, Fellaini, dentre outros destaques.

O coronavírus já matou mais de 170 pessoas e há mais de sete mil indivíduos com sintomas da doença por todo o país. A doença também está causando problemas sociais no país, umas vez que 13 cidades do país foram isoladas, o que afetou mais de 40 milhões de família.
Fonte: Lance.net

Campeonato Potiguar: Resultados, os números e a classificação do 1º turno.


Quinta feira, 30 de janeiro de 2020.
Resultados da 7ª e última rodada da Fase de Classificação do Primeiro Turno do Campeonato Potiguar.

Segunda-feira - 27/01
20h00 – No Frasqueirão: Santa Cruz de Natal 1x3 Palmeira.
Quarta-feira - 29/01:
15h00 - No Frasqueirão: Força e Luz 4x3 Globo F.C
Gols: Diêgo Lomba, Felipe Moreira, Diego Viana e Gravatá, contra, para o Força e Luza;  Grabriel, Gravatá e Jonatham, o Globo F.C
20h00 - América 3x1 Potiguar
Gols: Thiago Orobó (2) e Adílio (América); Palominha, para o Potiguar
20h00 - ASSU 0x5 ABC.
Gols: Núbio Flávio (2), Igor, Jaílson e Richardson.

Os números do campeonato:
Jogos realizados: 28.
Gols marcados: 94.
Média: 3,34por jogo.

Principais artilheiros:
1º - Thiago Orobó (América): 07 gols.
2º - Wallyson (ABC): 06 gols.
3º - Anthony (Santa Cruz): 05 gols.
4º - Wallace Pernambucano (América) e Felipe Moreira (Força e Luz): 04 gols.
5º - Núbio Flávio (ABC), Daniel Costa (América) e Paulinho Macaíba (Globo): 03 gols.
6º - Adílio, Dione e Felipe Pará (América); Waschington e Bebeto (Santa Cruz); Ristony (Força e Luz), João Paulo e Jaílson (ABC): todos com 02 gols.

Confira a pontuação final da 1ª Fase do 1º Turno do Campeonato Potiguar de 2020. Segue:

1º ABC: 19 pontos.
2º - América: 18
3º - Força e Luz: 11
4º - Santa Cruz de Natal: 10
5º - Potiguar/M: 08
6º - Palmeira: 05
7º - Globo: 04
8º - ASSU: 03 pontos.
Nota: ABC e América decidem o 1º Turno num jogo a ser realizado com o mando de campo do ABC. O ABC joga pelo empate para ser campeão.

Campeonato Potiguar: ABC goleia o ASSU fora de casa, confirma primeiro lugar e terá vantagem na final; América vence Potiguar, mas fica sem vantagem para a final!

Quinta feira, 30 de janeiro de 2020.
ABC vence Assu no Edgarzão — Foto: Luciano Marcos/ABC
ABC vence o ASSU no Edgarzão: 5x0 - Foto: Luciano Marcos / ABC F.C
Igor Goularte, Jailson, Richardson e Núbio Flávio (2) fazem os gols da vitória alvinegra no Edgarzão, em Assú. ABC decide o título contra o América-RN e tem vantagem do empate

O ABC goleou o Assu por 5 a 0 na noite desta quarta-feira e consolidou a primeira posição da Copa Cidade do Natal. Com isso, vai decidir o título do turno contra o América-RN em casa e terá a vantagem de ser campeão com um empate. Os gols no Estádio Edgarzão, na cidade de Assú, foram marcados por Igor Goularte, Jailson, Richardson e Núbio Flávio, duas vezes.

Invicto, o Alvinegro fechou o primeiro turno com 19 pontos - seis vitórias e um empate. O Assu continua sem vencer e, com três pontos, é o lanterna da competição.

A data da final ainda será confirmada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol. É provável que seja no dia 12/02.

América vence Potiguar, mas fica sem vantagem para a final!

Time de Waguinho Dias sai na frente, sofre o empate, mas Tiago Orobó marca duas vezes e assegura a vitória na Arena das Dunas. Rival ABC vence Assu e terá vantagem na decisão do turno.
Orobó resolve
O América-RN sabia que não dependia das próprias forças para ter a vantagem na decisão do primeiro turno do estadual, mas fez sua parte na Arena das Dunas. O Mecão bateu o Potiguar por 3 a 1 na noite desta quarta-feira, mas, como o ABC venceu o Assu, terminou a primeira fase na segunda posição, com 18 pontos. Com isso, a final da chamada Copa Cidade do Natal terá mando de campo do ABC, que poderá ser campeão com um empate por ter a melhor campanha. O nome da vitória americana foi o atacante Tiago Orobó, que entrou no segundo tempo e marcou duas vezes.

Primeiro tempo
O América iniciou o jogo pressionando. Sabia que precisava vencer (e torcer por um tropeço do rival) para ter a vantagem na final. Adílio, uma das novidades de Waguinho Dias, levou a melhor em dividida na entrada da área do Potiguar e abriu o placar aos 14 minutos. O gol trouxe tranquilidade, mas os donos da casa não esperavam que o Potiguar, no primeiro ataque, conseguisse o empate. Palominha marcou em chute rasteiro, de fora da área, sem chances para Ewerton.

Segundo tempo
Na segunda etapa, a história do jogo mudou após as três substituições feitas por Waguinho Dias. Ele via a necessidade de ter mais velocidade e força no ataque e colocou Tiago Orobó, Felipe Pará e André Krobel em campo. Krobel atormentou a defesa do Potiguar pela direita desde o momento que entrou, mas o "terror" para os mossoroenses foi mesmo Orobó. Aos 32, aproveitou a falha bisonha do goleiro Wadson para marcar de cabeça. Depois, recebeu passe de "bandeja" de Adílio e completou para as redes.

Artilheiro
Tiago Orobó não foi titular nesta quarta-feira por precaução da comissão técnica. Com dois cartões amarelos, não poderia ficar fora da decisão do turno. Como o ataque não funcionou muito bem, Waguinho Dias o colocou em campo aos 14 minutos e a estrela do atacante brilhou. Fez dois gols, chegou a sete no campeonato e assumiu a artilharia - Wallyson, do ABC, tem seis.

Aguardando a final

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol ainda vai se pronunciar sobre a data da final do primeiro turno do Campeonato Potiguar. É provável que seja no dia 12 de fevereiro, uma quarta-feira. O mando de campo será do ABC.

Após sair perdendo por 3 a 0, Força e Luz vence o Globo FC de virada!
Força e Luz e Globo FC fizeram jogo eletrizante no Frasqueirão — Foto: José Carlos Borges
Força e Luz e Globo F.C fizeram jogo eletrizante no Frasqueirão.
Foto: José Carlos Borges.
Time Elétrico marca quatro vezes no segundo tempo e conquista terceira vitória consecutiva no Campeonato Potiguar. Águia de Ceará-Mirim amarga quinta derrota em sete jogos.
O Força e Luz, com o perdão do trocadilho, conquistou uma vitória de forma eletrizante na tarde desta quarta-feira. Após ver o Globo FC fazer 3 a 0 no primeiro tempo, o Time Elétrico conseguiu a virada na segunda etapa: 4 a 3. O jogo foi realizado no Estádio Frasqueirão, em Natal.

Foi a terceira vitória consecutiva do Força e Luz, fechando o primeiro turno com 11 pontos, na terceira posição. O Globo amargou a quinta derrota em sete rodadas e, com apenas quatro pontos, é o penúltimo colocado.

O jogo
O primeiro tempo foi todo do Globo. Após cruzamento de Leozinho pela esquerda, Jonathan apareceu na área para desviar para as redes e abrir o placar. O segundo veio com Gravatá, de cabeça, depois de falta cobrada por Erick pela direita. Gabriel Silva recebeu na frente, invadiu a área e marcou o terceiro.

No início da segunda etapa, o Globo perdeu o lateral Leozinho, expulso ao receber o segundo cartão amarelo em lance que originou pênalti para o Força e Luz. Felipe Moreira cobrou a penalidade, mas Pedro Paulo defendeu.

O Time Elétrico não desistiu e diminuiu pouco depois em chute cruzado de Francisco Júnior que desviou no zagueiro Gravatá, do Globo. Diego Viana aproveitou a cobrança de escanteio da direita e chutou no cantinho, sem chances para Pedro Paulo.

Felipe Moreira, de cabeça, foi o autor do terceiro gol do Força, que naquele momento já era um excelente resultado. Mas a equipe de João Paulo sentiu que a vitória era possível e ela veio com Diego Silva. Após cruzamento da direita, a defesa do Globo rebateu mal e o veterano atacante teve a tranquilidade para limpar a marcação e mandar para as redes. A festa foi completa.

+ CONFIRA A TABELA DO CAMPEONATO POTIGUAR 
Por GloboEsporte.com — Natal