sexta-feira, 20 de junho de 2025

Dominante em campo, Flamengo vira para cima do Chelsea e mantém supremacia brasileira no Mundial.

Sexta-feira, 20 de junho de 2025.

Foram necessários três minutos para o Flamengo mudar a história do jogo mais difícil na fase de grupos do Mundial de Clubes e vencer de virada o Chelsea, da Inglaterra, nesta sexta-feira, 20, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia. Os cariocas resolveram com paciência uma partida que poderia ser complicada e terminaram colocando o rival inglês na roda e ouvindo “olé” das arquibancadas, tomadas por rubro-negros.

O triunfo por 3 a 1 é mais um resultado favorável aos sul-americanos, que não perderam um jogo sequer na competição, e a prova de que não existe abismo algum entre brasileiros e rivais da Europa, sejam medianos ou da elite.

O duelo na Filadélfia foi mais um que mostrou domínio de um brasileiro sobre uma equipe europeia, sobretudo na segunda etapa. Mesmo quando perdia por 1 a 0 após gol de Pedro Neto, resultante de falha do lateral Wesley, o Flamengo era melhor, não se desesperou e colocou a bola no chão até encontrar o gol de empate e outros dois depois.

O mediano Chelsea, sem grande repertório ofensivo e sem zagueiros confiáveis, não teve calma nem bola para segurar o Flamengo, ainda que tinha aberto cedo o placar.

A impressão que dava era que o gol do time carioca sairia a qualquer minuto. E saiu depois que Bruno Henrique deixou o banco de reservas. Foi do predestinado atacante o gol de empate, aos 16. Feito o primeiro, a ansiedade sumiu e a equipe deslanchou.

Fez o segundo, com Danilo, três minutos depois, e definiu o triunfo depois que passou a ter um jogador a mais por causa da expulsão do atacante Nicolas Jackson. Sobrando em campo, os cariocas foram às redes com o jovem Wallace Yan no fim para o delírio dos rubro-negros, em maioria no estádio, gritando olé no final. 

SITUAÇÃO

A vitória deixa o Flamengo muito perto das oitavas de final. São seis pontos, isto é, 100% de aproveitamento na competição, e a liderança assegurada do Grupo D. O Chelsea é o segundo, com três. 

PRÓXIMOS JOGOS

O Flamengo viaja a Orlando, na Flórida, para fechar a fase de grupos contra o Los Angeles FC. O jogo será na próxima terça, às 22h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Chelsea encara o Espérance, da Tunísia, na Filadélfia.

Fonte: Agência Futebol Interior - AFI

Futsal em Currais Novos/RN: Das "Peladas" na Praça à Tradição no Seridosão!

Sexta-feira, 20 de junho de 2025.

                                                          Local onde tudo começou

 O Futebol de Salão, hoje conhecido mundialmente como Futsal, possui duas versões amplamente difundidas sobre sua origem. Assim como em muitos esportes, há divergências sobre quem realmente foi seu criador.

Uma das versões mais conhecidas afirma que o esporte começou a ser praticado nos anos 1940 por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo. Com a escassez de campos disponíveis para jogar futebol, esses jovens passaram a improvisar partidas em quadras de basquete e hóquei, adaptando o futebol ao espaço reduzido.

Já outra versão aponta o professor Juan Carlos Ceriani, do Uruguai, como o criador do esporte. Em 1934, na Associação Cristã de Moços de Montevideu, ele idealizou o “indoor-foot-ball”, o que muitos consideram como o embrião oficial do que hoje conhecemos por Futsal.

Os Primeiros Passos em Currais Novos

Em Currais Novos/RN, os primeiros registros do Futebol de Salão remontam ao início da década de 1960. Segundo relatos de atletas da época, as primeiras partidas ocorreram na Praça Cristo Rei, em um espaço ao lado da Matriz de Sant’Ana, onde os jovens disputavam animadas peladas. A quadra, improvisada, era usada tanto para o voleibol quanto para a nova modalidade que começava a chegar à cidade.

Entre os primeiros praticantes estavam nomes como Antônio Filgueira, Assis e Canteiros (de Parelhas). As traves eram feitas de pedras ou até sandálias, e jogava-se com o número mínimo de atletas. Mesmo sem uma bola oficial, o desejo de fazer o novo esporte crescer em solo currais-novense era maior que qualquer dificuldade.

Com a chegada de funcionários do Banco do Brasil transferidos de Caicó e Natal, como o saudoso Siduca e Teodório, somando-se a nomes locais como Jandir, o esporte passou a ganhar mais força. Sabendo da tradição do Futsal em Caicó, os entusiastas decidiram expandir a prática também na região.

Um grupo de atletas procurou o presidente do Aero Clube, o Sr. Bobeassis, e solicitou a construção de uma pequena quadra no local — pedido prontamente aceito. Essa quadra ainda não era o Ginásio Professor Cortez Pereira, que só seria construído anos depois, durante o governo de Cortez Pereira.

AABB de Currais Novos: Orgulho e Tradição

Nos anos 60, a cidade já possuía um Campeonato Interno e equipes organizadas. Um dos principais times foi o da AABB de Currais Novos, com atletas como:

AABB-Currais Novos-Anos 60- Em Pé- Damásio, Edvaldo, Titico, Romildo e Buruzinho. Agachados- Geraldinho, Luiz Moura, Altemiles, Marinho e Ciduca.

AABB-Currais Novos- Campeonato Interno-Anos 60- Dedé Gonçalves, Zé Alfredo, Evenildo, Jarbas, Mariberto, Maurilio, Múcio, Zé Evandro, Bazinho, Geraldinho, Raph, Pedro Paulo, Dr. Eldio, Altemiles, Rogério, Branco, Nerival, Castilho e Siderley.


Com a chegada da bola oficial, foi formada a primeira Seleção local, que realizou um amistoso intermunicipal na cidade de Caicó, sofrendo uma derrota por 12 a 1. A experiência, embora dura, serviu como motivação. Logo em seguida, começaram a surgir as primeiras equipes locais como o Alvorada, da família Cruz, entre outras.

As minerações Brejuí e Acauã também passaram a investir no esporte, fortalecendo o campeonato local. Escolas como o Colégio Agrícola, o Comercial e o Instituto Vivaldo Pereira se tornaram centros de formação de novos talentos. A Associação Atlética Banco do Brasil também teve papel importante nessa expansão.

AABB-Currais Novos- Campeonato Interno-Anos 60- Dedé Gonçalves, Zé Alfredo, Evenildo, Jarbas, Mariberto, Maurilio, Múcio, Zé Evandro, Bazinho, Geraldinho, Raph, Pedro Paulo, Dr. Eldio, Altemiles, Rogério, Branco, Nerival, ? e Siderley.
AABB-Natal(RN)-Anos 70 - Bi-campeão do Norte/Nordeste -Em Pé - Leleto, Tales, Múcio e Raph. Agachados - Porfirio, Geraldinho, Bazinho, Rogério e Arinaldo.

AABB-Natal(RN)-Anos 70- Em Pé- Rogério, Tales, Raph, Múcio e Dedé Gonçalves. - Agachados- Laio, Geraldinho, Bazinho e Suterland.
AABB-Currais Novos-Anos 60- Gentil, Ciduca, Chagas, Raph, Weber e Renato. Agachados- Jandir, Nicolino, Filgueira, Zé Wellington e Otinho.

Fonte: Diário de Natal / Antônio Filgueira / Castilho (in memoriam) / Chico Leão (in memoriam)  e Tribuna do Norte 

Currais Novos nos Estaduais de Futebol de Salão – Anos 70 e 80

Durante a década de 1970, Currais Novos se destacou na formação de grandes equipes de Futebol de Salão, participando ativamente de competições importantes. A cidade chegou a disputar, por diversas vezes, o Campeonato Estadual e o Interiorano de Futebol de Salão, enfrentando com dignidade as tradicionais equipes da capital e de todo o Rio Grande do Norte.

Já nos anos 1980, o Futebol de Salão currais-novense continuou em evidência. As equipes locais mantiveram o alto nível competitivo e voltaram a participar do Campeonato Estadual. Em pelo menos duas edições, Currais Novos figurou entre as quatro melhores equipes do estado, ficando atrás apenas das potências da época: ABCAmérica e AABB de Natal.

Retorno à Elite do Futsal Potiguar

A mais recente conquista do futsal currais-novense aconteceu em 2024, quando a Associação JK alcançou o vice-campeonato da Série Prata, considerada a 2ª divisão do futsal do Rio Grande do Norte. Com esse resultado, a equipe garantiu o acesso e, neste ano, Currais Novos retorna à elite do futsal potiguar, sendo representada pela própria Associação JK.

Essas conquistas reforçam a importância da cidade no cenário do futsal potiguar e mostram como a dedicação de atletas, dirigentes e apoiadores fez história ao longo das décadas.

Currais Novos no Seridosão de Futsal

A cidade de Currais Novos se consolidou como uma das mais vitoriosas da história do Seridosão de Futsal, somando sete títulos conquistados ao longo dos anos. Com esse desempenho, o município ocupa uma posição de destaque na competição, ficando atrás apenas da cidade de Caicó, que lidera o ranking com nove conquistas.

Essa trajetória de sucesso reforça a força do futsal currais-novense e sua tradição nas quadras da região do Seridó.


  • 1990 – Aero Clube

  • 1991 – Aero Clube

  • 1992 – Bahia (Do saudoso Adaílson Pereira)

  • 2008 – Santo Antônio

  •  2009 – Santo Antônio

  • 2017 – Novo Stylo

  • 2018 – Orions/JK

Observação: Este blogueiro teve a honra de disputar e conquistar o tricampeonato nos anos de 1990, 1991 e 1992.

                      BAHIA - Paizinho Maria (Adailson) - Campeão Seridosão 1992

                                   Santo Antônio - Campeão Seridosão 2008


                                     Novo Stylo Campeão do Seridosão 2017
                                        Orions - Campeão Seridosão - 2018

                                      Santo Antônio - Campeão Seridosão em 2009
 
Por: Terra da Xelita
Com informações de atletas e técnicos da época, registros dos jornais Diário de Natal (DN) e Poty, além das emoções vividas por este blogueiro, que também teve a honra de fazer parte dessa história.

Série C do Brasileirão: ABC FC encara o Ypiranga com sete jogadores pendurados!

Sexta-feira, 20 de junho de 2025.

A situação é delicada, principalmente porque boa parte dos pendurados são peças importantes no esquema de Piza.

ABC encara o Ypiranga com sete jogadores pendurados (Foto: Enoc Júnior/ABC)

O ABC se prepara para um confronto complicado na próxima rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O adversário será o Ypiranga, da cidade de Erechim-RS, no domingo (29), às 16h30, no Estádio Frasqueirão, em Natal. Para este compromisso, o técnico Evaristo Piza terá que lidar com uma preocupação extra, já que sete jogadores estão pendurados.

Entre os atletas que correm risco de suspensão estão os zagueiros Bruno Bispo, Octávio e Ian Carlo, os laterais Lucas Sampaio e Lucas Gonçalves, além do volante Wellington Reis e do meia Anderson Rosa.

ABC TEM PROBLEMAS

Adeilson também estaria nessa relação, mas sofreu uma grave lesão no tornozelo direito e precisou passar por cirurgia. Sem previsão de retorno, a tendência é que ele não entre mais em campo nesta temporada.

Quem também preocupa é Anderson Rosa, que ficou fora do duelo contra a Ponte Preta por conta de um problema físico. No entanto, com mais tempo para se recuperar, existe a possibilidade de que o meia esteja liberado para o jogo de domingo, mas vai depender da evolução junto ao Departamento Médico. 

Veja a classificação atual da Série C - 9ª rodada:

ClassificaçãoPGJVSG
Caxias-RSCaxias-RS18965
Ponte PretaPonte Preta17952
YpirangaYpiranga1695-2
LondrinaLondrina16945
CSA-ALCSA-AL16945
Brusque-SCBrusque-SC15942
Maringá-PRMaringá-PR13931
ItuanoItuano13931
NáuticoNáutico12934
10º
São BernardoSão Bernardo1293-1
11º
Floresta-CEFloresta-CE1293-2
12º
GuaraniGuarani1193-1
13º
Tombense-MGTombense-MG11920
14º
ABC-RNABC-RN10910
15º
Botafogo-PBBotafogo-PB09920
16º
FigueirenseFigueirense0992-1
17º
Retrô-PERetrô-PE0892-4
18º
Itabaiana-SEItabaiana-SE0792-5
19º
Confiança-SEConfiança-SE0792-6
20º
Anápolis-GOAnápolis-GO0790-3

Por Escrete de Ouro.

Placar Esportivo: Palmeiras e Botafogo no Mundial! Confira RESULTADOS de quinta-feira, dia 19 de junho de 2025.

Sexta-feira, 20 de junho de 2025.


Confira RESULTADOS de quinta-feira, dia 19 de junho de 2025.

MUNDIAL DE CLUBES – FASE DE GRUPOS – 2ª RODADA

Grupo A

Palmeiras/SP 2 x 0 Al Ahly, do Egito

Inter Miami (Time de Messi) 2 x 1 Porto, de Portugal

Grupo B:

PSG/França 0 x 1 Botafogo/RJ

Seattle Sounders FC/EUA 1 x 3 Atlético de Madrid

FUTEBOL NO BRASIL:

BRASILEIRÃO SÉRIE D: GRUPO A3 – 9ª RODADA

Em Campina Grande/PB: Treze FC 1 x 2 Santa Cruz de Natal/RN

Campeonato Goiano – Divisão de Acesso
Tupy 5 x 3 Iporá
Morrinhos 0 x 3 Centro Oeste
Grêmio Anápolis 0 x 1 Anapolina

Campeonato Mato-Grossense
Dom Bosco 1 x 2 Cacerense

Campeonato Paraense Série A2
Esmac 1 x 2 Amazônia
Pinheirense 2 x 2 Urumajó
Izabelense 1 x 4 São Raimundo

BRASILEIRÃO SUB-20 A – 1ª FASE – 14ª RODADA
Internacional/RS 0 x 2 Cruzeiro/MG.

Com gol de Igor Jesus, Botafogo faz história e vence o PSG na Copa do Mundo de Clubes

Sexta-feira, 20 de junho de 2025.

Igor Jesus marcou o gol da vitória do Botafogo (Foto: Vitor Silva-BFR)

O Botafogo venceu o PSG nesta quinta-feira (19), pelo placar de 1 a 0 e está praticamente classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. O gol alvinegro foi Marcado por Igor Jesus aos 34 minutos do primeiro tempo após belo contra-ataque puxado por Savarino. Depois disso, o Glorioso segurou a pressão dos franceses e saiu vitorioso. Com o resultado, o Alvinegro ocupa a primeira posição do Grupo B e passa de fase com apenas um empate diante do Atlético de Madri na segunda-feira (23).

Primeiro tempo

O PSG começou a partida em alta velocidade, com o camisa 7 Kvaratskhelia chutando as duas primeiras bolas na direção do gol no primeiro minuto, obrigando o goleiro John a fazer bela defesa, e no quinto minuto de jogo, massem perigo. O Botafogo resolveu acordar, chegando perto com Artur aos 6 minutos, mas sem perigo. O domínio do time parisiense era absoluto e os campeões da Europa incomodavam bastante a defesa do time carioca com sua marcação alta e triangulações, principalmente pelo lado esquerdo de ataque. Mas após a pausa para hidratação aos 30 minutos, em contra ataque de almanaque, quem abriu o placar foi o Botafogo, com Igor Jesus, que recebeu belo passe de Savarino, que deixou a zaga do PSG tonta. O camisa 99 tirou o zagueiro Pacho e chutou cruzado. A bola ainda desviou na zaga e atrapalhou a reação de Donnarumma. Embora tenha aberto o placar, o Botafogo continuou sofrendo com as constantes investidas do Paris Saint Germain, mas conseguiu se segurar nos minutos finais da etapa inicial e foi para o intervalo com a vantagem

Segundo tempo

Na etapa final, mais do mesmo. Botafogo encolhido e saindo nos contra ataques. Aos 6 minutos, John salvou a pátria mais uma vez, após bela cobrança de falta de Vitinha na cabeça de Gonçalo Ramos. Mas o Botafogo não estava morto e chegou com perigo aos 7 minutos, quando Savarino apareceu livre para cabecear no meio do gol, facilitando a vida do goleiro italiano Donnarumma. Aos 30 minutos, o Glorioso colecionava boas chances criadas, mas falhava no último passe e nas finalizações. Em boa descida do Fogão, Igor Jesus achou Artur livre, entrando na área com velocidade, mas o meia acabou sentindo câimbras e matou o contra ataque alvinegro. O PSG, por sua parte, continuava pressionando alto e chegou até a marcar um gol com Barcola, mas ele aproveitou uma sobra de Kvaratzkhelia que estava impedido. Nos acréscimos, o time francês resolveu colocar a defesa do Botafogo à prova e por pouco não empatou a partida. Resultado final: 1 a 0 Fogão e um pé nas oitavas de final.

Próximos compromissos

O Botafogo volta a campo nesta segunda-feira, às 16h, no Estádio Rose Bowl, aquele mesmo onde o Brasil se sagrou tetracampeão mundial, pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O PSG também encara seu último desafio nesta segunda-feira, no mesmo horário, 16h, no Estádio Seattle Field.