quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Presidente da FNF confirma abertura do estadual neste domingo; Confira a arbitragem da 1ª rodada!


QUINTA FEIRA, 10 DE JANEIRO DE 2013.
Foto: José Vanildo, presidente da FNF.
O presidente da Federação Norte-rio-grandense de futebol, o Sr. José Vanildo, ao ser entrevistado pelo repórter Joel Max dentro do programa Bola na Rede na tarde desta quinta feira (10) afirmou que está mantida a rodada de estreia do campeonato estadual deste ano, cuja rodada receberá o nome de Neto Maranhão que faleceu na manhã de ontem quarta feira (9) em Mossoró, vítima de ataque cardíaco quando participava de treino do Potiguar local, clube o qual defenderia nesta temporada. Em todos os jogos da rodada serão realizados um minuto de silêncio em homenagem ao atleta que partiu prematuramente.
Nesta sexta-feira (11) às 10horas da manhã, na sede da FNF, o Presidente José Vanildo dará uma coletiva a toda imprensa, onde na  ocasião serão divulgados os novos patrocinadores do Campeonato Potiguar Chevrolet, nome da mascote escolhido pelo torcedor no site da FNF e as novidades para a temporada que começa no domingo (13).

FNF divulga arbitragem da 1ª rodada do estadual:
A Federação Norte Rio-Grandense de Futebol (FNF) divulgou no início da noite desta quinta-feira a escala da arbitragem para a 1ª rodada da primeira fase do Campeonato Potiguar Chevrolet 2013. Todos os jogos (Quatro) serão realizados no domingo dia 13/01 a partir das 17 horas.

A partida entre BARAÚNAS x ASSU será dirigida por Andrielly Elkeitt de Oliveira, seus auxiliares serão Alex Batista da Silva e Alan Lopes de Oliveira. Valdick Leão de Oliveira será o 4° árbitro.

O jogo envolvendo Potyguar de Currais Novos e Potiguar de Mossoró, clássico “po-po”, no estádio Coronel José Bezerra, em Currais Novos, será comandado por Flávio Roberto Sales de Lima, seus assistentes serão Gerson Kelly Gomes dos Santos e Belchior Ferreira.  Zandick Gondim, o 4° árbitro.

Confira a arbitragem completa da 1ª rodada:

Domingo, dia 13/01/13, todos os jogos começando às 17 horas.

Em Mossoró – BARAÚNAS  x  ASSU
Local: Estádio Manoel Leonardo Nogueira “O Nogueirão”.
Árbitro: Andrielly Elkeitt de Oliveira.
Assistente 01: Alex Batista da Silva.
Assistente 02: Alan Lopes de Oliveira.
4° Árbitro: Valdick Leão de Oliveira
Delegado de jogo: Ricardo Balbino da Silva.

Em Santa Cruz – SC SANTA CRUZ x PALMEIRA F.C
Local: Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza “O Iberezão”.
Árbitro: Lenilson de Lima
Assistente 01: Carlos Roberto Gomes da Silva
Assistente 02: Leandro Lincoln Santos Neves
4° Árbitro: Ilderlan Figueiredo de Araújo.
Delegado de jogo: Carluce Miguel.

Em Goianinha – ALECRIM F.C  x  AC CORINTIANS
Local: Estádio Municipal José Nazareno “O Nazarenão”.
Árbitro: Emanoel Eduardo Marinho.
Assistente 01: Aldeilma Luzia da Silva.
Assistente 02: Luís Carlos de França Costa.
4° Árbitro: Josenildo Lopes da Silva.
Delegado de jogo: Francisco Assis de Lima.

Em Currais Novos – POTYGUAR x POTIGUAR DE MOSSORÓ
Local: Estádio Municipal Coronel José Bezerra “O CJB”
Árbitro: Flávio Roberto Sales de Lima.
Assistente 01: Gerson Kelly Gomes dos Santos
Assistente 02: Belchior Ferreira de M. Neto.
4° Árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior.
Delegado de jogo: Marco Aurélio (Marquinho da Informática).

Por Luiz Sátiro – Escrete de Ouro.


Faleceu em Recife o ex-treinador Caiçara!


QUINTA FEIRA, 10 DE JANEIRO DE 2013.

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (9), no Hospital Português, aos 80 anos, em Recife, Francisco Barbosa Gomes, o popular Caiçara. Treinador foi campeão tanto por Ceará como Fortaleza. Conquistou o Campeonato Cearense por ambos. “Guardo no meu coração o futebol cearense, onde tive grandes conquistas e onde fiz grandes amigos”, testemunhou Caiçara para o repórter Ivan Bezerra do Caderno Jogada do Diário do Nordeste em 2010, com a voz mansa, mas a lucidez dos tempos em que tomava importantes decisões.
Apelido
Uma vez, o nosso treinador em questão precisou ser atendido em um hospital de referência em Recife. O atendente passou sua ficha para o médico, que leu: paciente Francisco Barbosa Gomes. “Diga que pode esperar”, disse o médico. Ao que retrucou o atendente: “Vou falar para o Caiçara que tenha mais paciência. “É o Caiçara?, por que não me disse logo. Mande-o entrar, disse o médico.
Caiçara foi zagueiro, quando atleta, e quando começou a jogar, de forma amadora, o dono de um time chegou em um caminhão cheio de garotos escurinhos para levá-lo a um torneio. Quando o garoto Gomes, como era conhecido perto de casa – de cabelo alourado subiu no caminhão, a molecada gritou: “Esse sarará é caiçara? (uma gíria para designar alguém branco) e aí pegou o apelido com o qual se destacou em sua carreira.
Títulos
Os principais títulos de Caiçara, como treinador: 1965 e 1966 (campeão distrital pelo Felgueiras/POR); Botafogo/PB (1978 e 1979); Fortaleza (1969 e 1973); Ceará (1975, 1976, 1980, 1981 e 1986); ABC/RN (1970); América de Natal (1979, 1982 e 1987), afora ter sido o melhor técnico estrangeiro do Vitória de Guimarães/POR.
Fonte  -  Safern

Copa do Nordeste de Futebol começa 19 de janeiro!

QUINTA FEIRA, 10 DE JANEIRO DE 2013.
A primeira competição de 2013 sob a chancela da Confederação Brasileira de Futebol será a Copa do Nordeste, que será disputada de 19 de janeiro a 17 de março. Serão 16 times correndo em busca do título do campeonato. Cada estado da região teve direito a duas vagas - somente Pernambuco e Bahia, por estarem mais bem colocados no ranking das Federações, têm três clubes participantes.

As equipes que participarão da Copa do Nordeste são os campeões, vice-campeões e terceiros lugar dos campeonatos estaduais.

A disputa começa com oito partidas. Na primeira fase, serão quatro grupos com quatro times. Para a etapa seguinte, classificam-se duas equipes de cada grupo. A terceira fase é mata-mata, com jogos de ida e volta. As finais da competição serão nos dias 10 e 17 de março.



Confira os jogos da primeira rodada:

Ceará x ABC, dia 19 de janeiro, às 17 horas, no Presidente Vargar, (Grupo A)

Bahia x Itabaiana, dia 19 de janeiro, às 19h30, no Pituaçu (Grupo A)

Confiança x Fortaleza, dia 20 de janeiro, às 17 horas, no Lourival Baptista (Grupo B)

Sousa x Sport, dia 20 de janeiro, às 17 horas, no Marizão (Grupo B)

Salgueiro x Asa,
 dia 19 de janeiro, às 17 horas, no Cornélio de Barros (Grupo C)

América de Natal x Vitória, dia 20 de janeiro, às 17 horas, no Nazarenão (Grupo C)

Santa Cruz x CRB, dia 20 de janeiro, às 19h30, no Arruda (Grupo D)

Feirense x Campinense, dia 20 de janeiro, às 19h30, no Jóia da Princesa (Grupo D)

Site da CBF

Sindicato dos atletas do RN pede ao Ministério Público do Trabalho adiamento do Campeonato Potiguar!


QUINTA FEIRA, 10 DE JANEIRO DE 2013.
O SAFERN protocolou na tarde desta quarta feira (9) pedido de providência ao Ministério Público do Trabalho com o objetivo de impedir o início do Campeonato Estadual no próximo domingo dia 13/01.

No expediente, o Sindicato cita o falecimento do atleta Neto Maranhão, vítima de ataque cardíaco, em Mossoró/RN.

Segundo apurado, o atleta não tinha a carteira de trabalho assinada, não tinha seguro de vida nem fez testes cardiológicos:

"Daí, coloca-se este Sindicato para sugerir sejam aviadas as competentes diligências objetivando evitar outros infortúnios, na medida em que espera seja IMEDIATAMENTE adiado o início do Campeonato Estadual de Futebol Profissional que se dará no próximo dia 13 de janeiro, domingo que vêm, até que todas as obrigações contratuais (assinaturas das CTPS, exames médicos, etc...) sejam fielmente respeitadas, e comprovadas perante o Parquet, por cada um dos 10 clubes participantes da competição", diz o pedido sindical. 

SAFERN - Via Blog de Niltinho Ferreira.


Comissão Técnica, jogadores, diretores e torcedores do Potiguar se despedem de Neto Maranhão!


QUINTA FEIRA, 10 DE JANEIRO DE 2013.
Na noite desta quarta-feira, 9, membros da Comissão Técnica, jogadores, diretores e torcedores alvirrubros se despediram do meia Neto Maranhão, em velório realizado no Estádio Leonardo Nogueira (Nogueirão), no velório também compareceram jornalistas, jogadores, diretores e membros da Comissão Técnica do Baraúnas, vereadores e empresários. O corpo já foi levado para a cidade de São Domingos MA, onde será feito o velório para parentes e amigos, e depois será sepultado.
Click para ver o tamanho original
Fotos de Ismael Sousa
No velório o Presidente Benjamim Machado lamentou o fato ocorrido, mas ressaltou a dedicação e o profissionalismo do atleta, o Presidente do TIME MACHO ainda falou "Neto Maranhão nos deixa hoje, mas com certeza foi escalado para jogar no céu, para fazer parte da Seleção do Reino de DEUS", foi um dos momentos mais emocionantes do velório
Click para ver o tamanho original 
O volante Emerson falou em nome do grupo, o Padre Jorge e o Pastor Alanar da Igreja Batista também falaram para todos presentes no Nogueirão.
O meia faleceu na manhã de hoje, 9, após um mal súbito, durante um treino do time alvirrubro, o meia foi levado ao hospital Tarcísio Maia, mas já chegou ao local sem vida.
NETO MARANHÃO:
Natural de São Domingos MA, 1,85, Roque Alves de Lima Neto, ou simplesmente Neto Maranhão, nasceu no dia 08 de outubro de 1984, o meia começou a carreira no Maranhão Atlético Clube MA, onde se destacou, com um técnica acima de média e dono de um chute potente o meia passou por clubes importantes do futebol nacional como: Santa Cruz PE, América Mineiro, Campinense PB, Treze PB. O meia ainda teve passagens pelo Monte Azul SP, Petrolina PE, Salgueiro PE e disputou o último campeonato estadual do RN pelo Corintians de Caicó, o meia foi destaque pela equipe do Corintians na competição, marcando gols e técnica.
O meia chegou ao time alvirrubro por indicação do Técnico Gilberto Gáucho, que trabalhou com o atleta no Corintians de Caicó no dia 03 de dezembro de 2012.
Neto Maranhão atuou em dois jogos amistosos contra o Potiguar, o primeiro foi contra o Tiradentes CE, o jogo foi realizado no dia 28 de dezembro de 2012, realizado no Presidente Vargas "PV", em Fortaleza CE, que terminou com a vitória do time cearense por 2x1 e do amistoso realizado no domingo, 6 de janeiro de 2013, contra o Sousa PB, realizado no Nogueirão, em Mossoró, o meia foi um dos destaques da partida, sendo eleito o melhor jogador em campo, o jogo terminou empatado em 0x0, e ainda participou de um jogo treino, vencido pelo Potiguar por 2x0 contra a Seleção de Baraúna, o meia inclusive marcou o primeiro gol do jogo.
O meia era um dos líderes do grupo alvirrubro, sempre com descontração nos momentos de diversão, mas o meia também era dono de um grande profissionalismo.
A Associação Cultural e Desportiva Potiguar de Mossoró lamenta o fato, e deseja todos os pêsames para a família e amigos do grande jogador que foi Roque Alves de Lima Neto, ou simplesmente NETO MARANHÃO.
Site Oficial do ACD Potiguar de Mossoró


Eduardo Lincoln Neves nomeado membro e assessor da CEAF/RN!


QUINTA FEIRA, 10 DE JANEIRO DE 2013.
O presidente da FNF, José Vanildo, nomeou na tarde desta quarta-feira (09), o senhor Eduardo Lincoln Neves para membro e assessor de arbitragem da Comissão de Árbitros do Rio Grande do Norte – CEAF-RN. 
Fonte: FNF.


Copa São Paulo Futebol Jr. América de Natal vence e está na briga, ABC perde e está eliminado!


QUINTA FEIRA, 10 DE JANEIRO DE 2013.

América vence Avaí e continua na briga!
O América F.C de Natal conseguiu sua primeira vitória na Copa São Paulo de Futebol Jr. Jogando pelo grupo R da competição, sediado em Porto Feliz, o alvirrubro derrotou o Avaí por 1x0 com um gol de Rivaldo marcado aos trinta e seis minutos da primeira etapa.
O resultado deixou o grupo embaralhado. Todas as equipes têm três pontos sendo o Porto Feliz o primeiro colocado Atlético/GO o segundo, Avaí/SC o terceiro e o América o quarto, obedecendo aos critérios de desempate.
A última e decisiva rodada acontece no próximo sábado dia 12/01. O América enfrenta o Atlético/GO às 13h00 e o Porto Feliz pega o Avaí às 15h00 (horários de Natal)
ABC volta a perder e está eliminado!
A exemplo do que aconteceu em sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Jr, o ABC F.C voltou a tomar uma virada na competição. O alvinegro foi derrotado pelo Vitória/BA por 2x1. O Jogo foi realizado no inicio da tarde desta quarta-feira (09).
O alvinegro abriu o placar aos cinco minutos do primeiro tempo com Rafinha. Mauri também da primeira etapa aos vinte e um minutos e Guilherme aos vinte e nove do segundo tempo fizeram os gols da vitória do rubro negro baiano.
Com o resultado, o ABC deu adeus às chances de classificação na competição e fará a última partida para cumprir tabela no dia 12/01 às 14h00 horas contra o Mogi Mirim/SP.


Campeonato Potiguar 2013: Alecrim estreia em Goianinha!

QUINTA FEIRA, 10 DE JANEIRO DE 2013.


Estádio "Ninho do Periquito" em São Gonçalo do Amarante na Grande Natal.

Após cerca de três meses de reformas e melhorias, a diretoria do Alecrim decidiu não utilizar o Ninho do Periquito, em São Gonçalo do Amarante, para sua primeira partida no Campeonato Potiguar, domingo (13), às 17h, contra o Corintians de Caicó. A estreia da equipe ocorrerá no Estádio Nazarenão, em Goianinha, no mesmo dia e horário.
Com o gramado em fase final de adequação, foi decidido poupar o campo, que deverá ser utilizado no segundo jogo com mando do clube, na quarta rodada, diante do Potyguar de Currais Novos, dia 24.

Programação Semanal

Departamento de Futebol - Alecrim F.C.


Segunda (7)
- 15h30 - Treino físico - Campo do Potiguar de Parnamirim

Terça (8)
- 8h30 - Treino físico - CCTAN (não haverá atendimento à imprensa)
- 15h30 - Treino técnico - CCTAN (não haverá atendimento à imprensa)

Quarta (9)
- 15h30 - Treino técnico - Campo do Potiguar de Parnamirim

Quinta (10)
- 8h30 - Treino físico - CCTAN (não haverá atendimento à imprensa)
- 15h30 - Treino técnico - CCTAN (não haverá atendimento à imprensa)

Sexta (11)
- 15h - Treino técnico - Campo do Potiguar de Parnamirim

Sábado (12)
- 8h30 - Treino recreativo - Campo do Potiguar de Parnamirim
Domingo (13)
- 17h - Jogo - Alecrim x Corintians de Caicó

Programação sujeita a alterações

Gabriel Peres
Assessor de Imprensa do Alecrim F.C.
Matéria enviada para o Escrete de Ouro através de e-mail.