quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Futebol do RN: Um rebaixamento pintado em preto e branco: ABC naufraga no centenário!

Quinta feira, 12 de novembro de 2015.
Com o rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro confirmado, é hora de juntar os cacos e repensar o ABC para o ano que vem. O ano de 2015, que deveria ser de comemoração pelo centenário do clube, acabou de forma bem diferente do que a torcida esperava e do que prometeu a diretoria. O GloboEsporte.com listou 10 itens que, de certa forma, contribuíram para o ano ruim que culminou com a queda para a Terceirona.
ABC rebaixamento preto e branco (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com) 
Faixas de protesto acompanharam campanha pífia do ABC
(Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

1 - Era Rodrigo Pastana
Com a ideia de profissionalizar e modernizar o departamento de futebol profissional, o ABC investiu na contratação de um executivo da área. O nome era o de Rodrigo Pastana, que chegou ainda em dezembro de 2014 com a missão de montar o elenco para ser campeão estadual e buscar o acesso à Série A no ano do centenário. Fracassou no primeiro objetivo e, na Série B, saiu de cena após 14 rodadas, deixando o time na beira da zona de rebaixamento - com 14 pontos, na 16ª posição. Além disso, também viu o Alvinegro cair na segunda fase da Copa do Brasil, diante do Paysandu. Na gestão de Pastana, quatro treinadores passaram pelo ABC em um período aproximado de oito meses: Roberto Fonseca, Josué Teixeira, Gilmar Dal Pozzo e Toninho Cecílio.

Rodrigo Pastana - ex-executivo de futebol do ABC (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com) 
Contratado para levar Alvinegro à Série A, Rodrigo Pastana
fracassou no ABC (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

2 - Aquela voadora pesou...
Depois de um primeiro turno irregular, o ABC mudou de técnico - chegou Josué Teixeira -, o time engrenou e foi campeão invicto do segundo turno do estadual. Na final, enfrentou o rival América-RN com a vantagem de decidir o troféu no Estádio Frasqueirão. Foi aí que o zagueiro Flávio Boaventura apareceu, fez o gol do título americano e lançou a "maldição da voadora". Depois desse jogo, realizado no dia 2 de maio, o Alvinegro só voltou a vencer em casa no dia 17 de outubro, diante do América-MG, já pela 31ª rodada da Série B. Foi difícil superar o trauma.

Flávio Boaventura voadora Frasqueirão (Foto: Fabiano de Oliveira) 
Perda do estadual no Frasqueirão pesou para a saída
de Josué Teixeira pouco tempo depois (Foto: Fabiano de Oliveira)

3 - Dança dos técnicos
Roberto Fonseca, Josué Teixeira, Gilmar Dal Pozzo, Toninho Cecílio, Hélio dos Anjos e Sérgio China. O troca-troca no comando técnico do clube também foi fator que contribuiu para o ano ruim. A demissão precipitada de Dal Pozzo, que depois recebeu convite para voltar ao clube, e a manutenção de Hélio e Cecílio sem a conquista de resultados expressivos prejudicaram a caminhada da equipe na temporada 2015. Faltou paciência no primeiro caso, e sobrou para os outros dois...

Gilmar Dal Pozzo - ex-técnico do ABC (Foto: Frankie Marcone/Divulgação/ABC) 
Direção admitiu que a demissão do técnico Gilmar Dal Pozzo
foi precipitada (Foto: Frankie Marcone/Divulgação/ABC)

4 - Imagem arranhada
Roberto Vital tinha quase 30 anos de serviços prestados ao Alvinegro, mas que acabaram em uma demissão sem justificativa aparente. Depois, o médico revelou incompatibilidade na maneira de trabalhar dele com a do então superintendente de futebol, Rodrigo Pastana. A não recomendação pela contratação do volante Neto Coruja, que tinha um problema crônico no joelho, causou mal estar entre o médico e o superintendente e Vital acabou demitido pelo presidente Rubens Guilherme. Em resumo, Roberto Vital saiu do ABC em maio, Pastana em julho, Coruja em agosto e o ABC acabou rebaixado. Demissão que causou repercussão negativa para o clube.

Roberto Vital - ex-médico do ABC (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com) 
Roberto Vital trabalhava como médico do ABC desde 1987
(Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)

5 - Invasão e quebra-quebra no CT
Foi no dia 28 de julho que, após derrota por 1 a 0 para o Ceará, integrantes de uma torcida organizada invadiram o CT Alberi Ferreira de Matos e, com a tentativa mal sucedida de encontrar os jogadores, acabaram quebrando o carro do atacante Kayke, do goleiro Gilvan e do diretor de futebol Marcelo Abdon. Como medida de segurança, a entrada de todos os torcedores para acompanhar os treinos da equipe foi proibida. Poucos dias depois, Kayke, artilheiro alvinegro no ano com 20 gols, decidiu deixar o clube e acabou retornando para o Flamengo.

Carro atacante Kayke quebrado CT ABC (Foto: Reprodução) 
Carro do atacante Kayke foi vítima de vandalismo
dentro do CT do ABC (Foto: Reprodução)

6 - Neto Coruja e outros "reforços"
Além das várias mudanças de treinador, foram muitas contratações equivocadas no ABC deste ano. Neto Coruja encabeça a lista que tem nomes como os de Rafael Oliveira, Wellington Bruno, Bruno Luiz, Rodrigo Biro, Rafael Silva e Jussandro, sem falar as debandadas de atletas com os campeonatos em andamento. Outro mico foi a contratação do volante Márcio Passos, que chegou ao Brasil com problemas na documentação, não foi regularizado e ficou impedido de atuar na Série B. Na reta final da competição, a bronca sobrou para os jovens formados na base do clube e para os jogadores que ficaram a tentativa de encerrar a Segundona de forma digna.

Neto Coruja - ex-volante do ABC (Foto: Frankie Marcone/Divulgação/ABC) 
Neto Coruja foi uma das contratações mais contestadas
no ABC esse ano (Foto: Frankie Marcone/Divulgação/ABC)

7 - Arena das Dunas não salvou
Na tentativa de voltar a vencer como mandante, até de casa o ABC mudou. Mas não adiantou muita coisa. Foram quatro jogos e quatro empates na Arena das Dunas. A mudança de estádio não agradou o torcedor, que ficou ainda mais descontente com a venda do mando de campo do duelo contra o Botafogo, que será no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Torcida do ABC Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com) 
ABC disputou quatro jogos na Arena das Dunas e empatou
todos (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

8 - Gestão confusa
Pedido de afastamento do presidente e mudanças na diretoria certamente não contribuíram para um ambiente tranquilo. Rubens Guilherme se licenciou do cargo, e Rogério Marinho, vice-presidente administrativo e financeiro, comandou o clube. Marcelo Abdon, que chegou como diretor de comunicação e assumiu o futebol no lugar de Rodrigo Pastana, teve divergências com Rogério Marinho e deixou o cargo. Rubens voltou ao Mais Querido para assumir a direção de futebol do Alvinegro, mesmo ainda licenciado da presidência. Paulo Tarcísio é o presidente em exercício. Durante toda a campanha, faixas de protesto e de tom político - com "Fora diretoria", "Salvem o Mais Querido" e "Viemos pela camisa" - acompanharam a equipe no Frasqueirão.

Diretores do ABC - Rogério Marinho, Marcelo Abdon e Rubens Guilherme (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com) 
Rogério Marinho se desentendeu com Marcelo Abdon 
e Rubens teve que voltar (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

9 - Jejum indigesto
Foram 19 partidas seguidas sem vitória, 14 rodadas sem vencer como mandante na Série B e seis meses sem vitórias em casa. Os números são impressionantes, mas justificam a queda do ABC para a Série C. E olha que foi tentado de tudo. Teve padre benzendo o campo do Frasqueirão, banho de sal grosso no gramado, mudança de casa para a Arena das Dunas, treinador que ganhou terço do até do padre Marcelo Rossi para tentar fazer o Alvinegro voltar a vencer, mas não teve jeito. A equipe venceu seu primeiro jogo em casa apenas na 31ª rodada da Segundona, já sob o comando de Sérgio China, sexto treinador do Mais Querido no ano.

ABC x Paraná - Estádio Frasqueirão (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major) 
ABC passou seis meses sem vencer jogos no Estádio
Frasqueirão (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)

10 - Morte anunciada
A direção prometia uma campanha para brigar pelo acesso, mas o que aconteceu foi justamente o contrário. Em vez disso, o Alvinegro teve como destino final no ano do centenário o rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro, em um ano que a Terceirona deve ser uma das mais difíceis dos últimos anos, já que o grupo do ABC vai contar também com equipes tradicionais como América-RN, ASA, Botafogo-PB, Confiança, Remo e Fortaleza. É hora de esquecer 2015 e esperar dias melhores no ano que se aproxima.

Fonte: GloboEsporte.com/RN

Futebol do RN: América anuncia a permanência do meia-atacante Thiago Potiguar!

Quinta feira, 12 de novembro de 2015.
Thiago Potiguar - meia do América-RN (Foto: Fabiano de Oliveira)
Thiago Potiguar fica por mais uma temporada
 no América (Foto: Fabiano de Oliveira)
O América de Natal anunciou, nesta quarta-feira, no site oficial do clube, a renovação do meia-atacante Thiago Potiguar. O jogador, de 29 anos, é natural de Currais Novos e chegou ao Alvirrubro no início deste ano, após uma passagem pelo Remo. O contrato de Thiago Potiguar foi renovado até o fim do próximo ano, quando o Mecão disputará quatro competições: o Campeonato Potiguar, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro.
Mateus segue em negociação
O meia Mateus, de 21 anos, segue em negociação com a diretoria americana. O representante do jogador, Lupércio Segundo, confirmou que teve uma reunião com os dirigentes rubros para tratar da permanência do jovem atleta no Mecão. A expectativa é de que até o fim desta semana a situação seja resolvida. A situação de Mateus ainda está em aberto. Não definimos a situação da renovação e existem alguns detalhes a serem tratados, mas acredito que até o fim da semana, tudo esteja solucionado. Existe uma possibilidade (de permanência), não está concretizado. Já passei para o pessoal da diretoria a nossa posição, as situações que existem para o jogador e tivemos uma conversa bem franca. Esperamos uma boa solução para o jogador - disse Lupércio Segundo. O volante Régis Potiguar, que retornou ao América-RN em março deste ano após uma passagem pelo futebol paraense, não teve o vínculo renovado pela diretoria.

Por GloboEsporte.com/Natal

Eliminatórias: Brasil pega Argentina sem Messi pela 1ª vez. E isso não assusta os “hermanos”!

Quinta feira, 12 de novembro de 2015.
Após quatro jogos sem sua principal estrela, a seleção brasileira terá o retorno de Neymar para o jogo contra a Argentina, hoje à noite, em Buenos Aires, pela terceira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2018. Do outro lado, no entanto, a grande atração dos adversários não estará em campo. Pela primeira vez na história, Lionel Messi desfalcará os "hermanos" em um jogo oficial contra o Brasil.
Resultado de imagem para fotos de brasil x argentina

A partida no estádio Monumental de Nuñez representará um cenário inédito nesta "era Messi". Desde que estreou com a camisa de seu país, em 17 de agosto de 2005, o craque do Barcelona havia jogado todos os sete jogos contra os brasileiros. Ele ficou de fora apenas nos amistosos do Superclássico das Américas, pois não poderia ser convocado – o jogo era apenas para atletas que atuavam o Brasil e na Argentina.

O desfalque de Messi por conta do rompimento do ligamento do joelho esquerdo, no entanto, não chega a assustar os argentinos. A presença do craque em campo nunca significou grandes resultados contra o Brasil. Em sete partidas, foram apenas duas vitórias, um empate e quatro derrotas para o maior rival da América do Sul.


Mesmo com os tropeços diante de Equador (0 x 2) e Paraguai (0 x 0) nas primeiras rodadas das Eliminatórias, o treinador Gerardo "Tata" Martino evita colocar qualquer peso na ausência de seu principal jogador.
PARCEIROS

Marta é confirmada e Brasil terá força total em torneio internacional em Natal!

Quinta feira, 12 de novembro de 2015.
A seleção brasileira contará com força máxima para a disputa do Torneio Internacional de Futebol Feminino em Natal. Quem garantiu a informação foi o técnico Vadão, que confirmou as presenças das atacantes Marta, Bia e Cristiane, da zagueira Érica e da lateral Tamires. As cinco atletas atuam fora do país e se juntarão as meninas que jogam por clubes brasileiros e realizam um trabalho concentrado na cidade de Itu, no interior de São Paulo. O local é o mesmo utilizado pela delegação do Japão durante a Copa do Mundo de 2014.
Marta seleção brasileira (Foto: Getty Images)
Atacante Marta - Foto: Getty Images 
Eleita pela Fifa como a melhor do mundo por cinco vezes, Marta é o principal destaque da Seleção, que se prepara para lutar pelo ouro inédito nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, no próximo ano. Pela primeira vez fora da lista da melhores do mundo desde 2004, a brasileira de 29 anos deve encarar o torneio em Natal como uma motivação extra para 2016.

- Para a competição em Natal, nós vamos contar com todas as jogadoras que atuam fora do país, principalmente com a Marta, que tem uma qualidade indiscutível e estará em condições totais para atuar. Todas as jogadoras que jogam fora estarão aqui, os casos de Bia, que foi campeã sul-coreana; a Cristiane, que está na França; a Érica, que está na França; a Tamires, na Dinamarca; e a própria Marta, que está na Suécia. Elas abrem mão das férias para poder disputar um evento onde sabem que vão ajudar a modalidade. Já confirmamos a participação delas e as passagens já estão emitidas. Elas vão se incorporar ao nosso grupo que está treinando no interior de São Paulo, e que tem atletas como a Formiga, que está com 37 anos e joga um nível de futebol impressionante - comentou.

Em junho deste ano, o Brasil acabou eliminado do Mundial nas oitavas de final pela Austrália, por 1 a 0. Com a eliminação, surgiram as críticas na preparação e no calendário do futebol feminino brasileiro. Para Vadão, há um equívoco em se comparar o rendimento de seleções do futebol masculino e do feminino.

- No futebol se analisa muito a tradição, e quando nós perdemos no Mundial para a Austrália, muito se perguntou. Isso aconteceu porque as pessoas não conhecem a Austrália no futebol feminino. Então, quando são feitos esses torneios diversificando as seleções. Por exemplo, os Estados Unidos são top no feminino, mas nunca venceram no masculino - analisou.

Vadão ainda explicou como será a logística e a programação do Brasil para a competição, marcada entre os dias 9 a 20 de dezembro. O treinador contou que a delegação deve desembarcar no Rio Grande do Norte no dia 3 ou 4 de dezembro. Antes, as jogadoras farão dois amistosos contra a Nova Zelândia, nos dias 28 de novembro de 1º de dezembro. Cuiabá é uma das cidades que receberá as seleções. A segunda localidade ainda está sendo definida pela CBF.

- Nós temos, antes de vir para Natal, dois jogos com a Nova Zelândia aqui no Brasil. Na época do Mundial, nós fizemos dois jogos lá. Então, a primeira data é dia 28 de novembro e a segunda é dia 1º de dezembro. Um dos jogos será em Cuiabá, o outro ainda está sendo definido o local nos próximos dias. Baseado nisso, a gente vai fazer a nossa logística para cá. A nossa intenção, se o segundo amistoso for longe de São Paulo, onde nós estamos treinando, vamos preferir já sair de lá e vir direto para Natal e ficar treinando até a data da estreia. Eu acredito que a gente possa chegar a Natal no dia 3 ou 4 de dezembro - finalizou.
Por Jocaff Souza e Augusto Gomes (Natal).
PARCEIROS

Futebol do RN: Metade dos clubes que vão disputar o Estadual tem pendências junto ao TJD!

Quinta feira, 12 de novembro de 2015.

Cinco dos dez clubes que irão participar do próximo Campeonato Estadual estão com dívidas junto ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) e correm o risco de não disputarem o certame em 2016. A informação foi repassada pelo presidente do TJD-RN, Honório Júnior, ao Portal F9. As equipes potiguares que estão com pendências são: América, Palmeira de Goianinha, Globo, Baraúnas, Potiguar, além do Mossoró Esporte Clube, que disputou a segunda divisão do Estadual esse ano e não conseguiu o acesso para a divisão principal. “Esses clubes estão com pendências junto ao tribunal e vamos fazer uma notificação a todos os clubes para que eles possam saldar as dívidas e disputarem o Campeonato Estadual de 2016”, disse Honório ao portal F9. Segundo Honório Júnior, será constado em regulamento que os clubes devedores não terão condições de disputarem o campeonato e nem mesmo inscrever atletas para a competição. Além destes cinco clubes citados, disputarão o Estadual no próximo ano ABC, Alecrim, Corintians de Caicó, Santa Cruz e ASSU. A competição tem previsão de início para o dia 24 de janeiro.

Fonte: Jornal de Fato (Mossoró).
PARCEIROS

Futebol do RN: Bira Lopes comanda o Potiguar em 2016: ‘vamos montar um time para disputar o título’!

Quinta feira, 12 de novembro de 2015.
A diretoria do Potiguar de Mossoró definiu na tarde da última terça feira, 10, o treinador que irá comandar o clube no ano de 2016. Bira Lopes, 42 anos, que foi técnico do Corintians de Caicó neste ano, foi o escolhido. O blog entrou em contato com Bira, que no começo ainda relutou em afirmar que é o treinador do clube, já que de acordo com ele, ainda faltam alguns detalhes para o negócio ser concretizado. No entanto, depois ele acabou confirmando.
Bira Lopes, 42 anos.
“Está muito bem adiantado. Vou sexta-feira para bater o martelo. Faltam alguns detalhes ainda, mas estamos apalavrados e então posso falar como treinador do clube. Vamos ver a montagem do elenco. O Potiguar foi campeão recentemente há dois anos atras. Jogou Copa do Nordeste. Então você não pode montar uma equipe sem disputar o titulo. Nosso objetivo é ganhar o primeiro turno inicialmente. Para o potiguar só fazer boa campanha não é bom pra mim nem pra ele. Vamos para montar um time pra disputar o título”, disse.
Bira afirmou que já indicou para Benjamim jogadores de diversos estados para iniciar a montagem do elenco. Alguns, inclusive ainda estão jogando. “Dentro da relação que passei pro Benjamim, são jogadores de diversos estados. Alguns estão até jogando. Tem jogador do Madureira, do fuitebol pernambucano. jogador do futebol do Maranhão, do campeonato cearense, de Minas Gerais… Esta diversificado”, falou.
O último clube de Bira Lopes foi o Ferroviário-CE. Ele também coleciona passagens por Moto Clube-MA e Imperatriz-MA.
Por: Ramon Nobre (Mossoró).
PARCEIROS

Futebol amador: Com 15 equipes, Ruralzão de Currais Novos começa dia 18!



Quinta feira, 12 de novembro de 2015.
Aconteceu na manhã da última segunda-feira, 09, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte aqui na cidade de Currais Novos, o Congresso técnico para mais uma edição do Campeonato Rural de Futebol do Município. O Coordenador técnico Afrânio Aurélio fez os sorteios dos grupos que ficaram assim definidos:

Grupo A: Esporte de Maxinaré, Escurinho do Bonsucesso e Bragantino da Malhada da Areia.
Grupo B: ABC da Maniçoba, Seleção do Totoró, Juventude da Boa Vista e Internacional do Trangola.
Grupo C: Sport da Cachoeira, Tabajara de Maxinaré, Potyguar da Malhada e o Corinthians do Bonsucesso.
Grupo D: Brejuí, Trangola, Cachoeira e Seleção do Totoró. 

O evento contou com as presenças de vários representantes de equipes e parte da imprensa local. Ficou definido também que os jogos acontecerão no estádio Cel. José Bezerra, nas quartas, sábado e domingos e com data prevista para iniciar no próximo dia 18.

Por: Cesário Júnior (Garrincha) – Blog Terra da Xelita
PARCEIROS

Futebol do RN: Wassil Mendes é o favorito de diretores para dirigir o Baraúnas!

Quinta feira, 12 de novembro de 2015.

Embora tenha anunciado em recente entrevista na FM 105 de que o clube deveria promover uma ampla reformulação, buscando novos nomes para a formação do elenco que disputará o Estadual de 2016, a diretoria do Baraúnas pode caminhar na contramão de suas ideias e repatriar um velho conhecido profissional do torcedor tricolor. Prometendo para os próximos dias o anúncio do seu treinador, o clube pode anunciar Wassil Mendes como treinador.

Fonte: Portal F9