Sexta-feira, 18 de abril de 2025.
Com uma semana de atraso após decisão
da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Série D do Campeonato Brasileiro
começa neste sábado (19). A disputa reúne 64 clubes em busca de quatro vagas de
acesso à terceira divisão, além da briga pelo título de grande campeão.
Com camisas pesadas, distâncias
continentais e a mistura entre tradição e novos projetos esportivos, a
competição carrega grandes marcas do futebol brasileiro. Disputam o torneio
clubes tradicionais como Santa Cruz-PE, Portuguesa-SP, Joinville-SC e América/RN.
ABERTURA DA SÉRIE D
A abertura da rodada acontece às 15h deste sábado, com partidas como Monte Azul-SP x Itabirito-MG e Lagarto-SE x União Rondonópolis-TO. Ao longo da tarde, outros jogos prometem movimentar os estádios espalhados pelo país.
O Joinville reencontra a torcida diante do Guarany de Sobral/CE, às 15h30. Já a Portuguesa/SP, enfrenta o Boavista/RJ, fora de casa, às 16h.
O sábado ainda reserva a estreia de outros postulantes ao acesso, como América-RN, Água Santa-SP, Nova Iguaçu-RJ, Sampaio Corrêa-MA e São José-RS. A rodada segue no domingo com mais 11 jogos.
Os participantes foram indicados pelas Federações ou por suas posições nos estaduais, ou então, por competições específicas. Quatro clubes foram rebaixados da Série C: São José-RS, Ferroviário-CE, Aparecidense-GO e Sampaio Corrêa-MA. Eles vão ocupar as vagas deixadas pelos times que subiram da Série D para a Série C: Retrô-PE (campeão), Anapólis-GO (vice-campeão), Maringá-PR e Itabaiana-CE.
A Série D é disputada por oito grupos com oito times cada. As equipes se enfrentam em turno e returno, totalizando 14 rodadas na primeira fase. Os quatro melhores de cada grupo avançam para o mata-mata, que começa com 16 confrontos eliminatórios em jogos de ida e volta. Esse formato se mantém nas oitavas, quartas, semifinais e na grande final.
Veja aqui todos os jogos da 1ª rodada. Clique em Série D
Fonte: AFI