sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Seleção brasileira goleia a Bolívia e segue na cola do líder Uruguai; Neymar dá Show!

Sexta feira, 07 de outubro de 2016.
 
Neymar, Phlippe Coutinho, Filipe Luis, Gabriel Jesus e Firmino fizeram os gols.
Foto: Site da CBF
Vencer a Bolívia era obrigação. Jogar bonito, a opção do técnico Tite, que vai dando a sua cara à seleção brasileira, que venceu por 5 a 0, nesta quinta-feira, na Arena das Dunas. Na terça-feira, o Brasil enfrenta a lanterna Venezuela, em Mérida, em jogo que pode valer a liderança das eliminatórias sul-americanas caso vença e o Uruguai, com um ponto a mais após derrotar os venezuelanos, não vença a Colômbia fora de casa. 
Neymar abriu o placar. 
A equipe não terá Neymar, que recebeu o segundo cartão amarelo e está suspenso — é o quarto dele na competição e a segunda suspensão.
Na terceira partida sob seu comando, Tite tem o que comemorar. Mesmo com quatro mudanças na equipe, por ordem médica, disciplinar e tática, ele viu seu time manter uma padrão de jogo. E já mostrou que Philippe Coutinho tem um lugar nela. Foi a única substituição tática em relação aos dois primeiros jogos. No lugar de William, o meia, que atuou mais como atacante, deu leveza à seleção ao lado de Neymar e Renato Augusto, o escolhido da vez para ser o capitão do Brasil — em cada jogo um jogador diferente usou a braçadeira.
Philippe Coutinho abre os braços para comemorar o segundo gol do Brasil diante da Bolívia, na Arena das Dunas Foto: VANDERLEI ALMEIDA / AFP
Phlippe Coutinho faz o 2º gol do Brasil. 
Foi do capitão a primeira boa jogada do time diante da frágil Bolívia. Uma enfiada de bola para Gabriel Jesus, que perdeu o equilíbrio no momento do chute por causa do marcador. Porém, a marcação boliviana não faria frente ao rápido ataque brasileiro. Neymar roubou a bola no meio-campo, avançou, tocou para Gabriel Jesus, que abriu mão do gol para que o camisa 10 fizesse o de número 300 na carreira, aos 24 anos, e o 49º pela seleção, em 73 jogos.

A coletividade já é uma marca de Tite na seleção brasileira. Seja no lance de gol de Neymar, ou no estilo de marcação do Brasil. Ainda que o adversário em questão não desse muito trabalho, a pressão feita pelos homens de frente tem sido fundamental na criação do meio-campo. O técnico tem a seu favor a qualidade dos comandados, como prova o lance de Daniel Alves, Giuliano (substituto do suspenso Paulinho) e Coutinho. Os dois primeiros tabelaram, Giuliano foi à linha de fundo, deixou o defensor no chão e tocou para Coutinho ampliar.
Gabriel Jesus comemora seu gol, o 4º do Brasil. 
Depois de fazer o seu gol e receber o segundo amarelo, Neymar passou a distribuir passes perfeitos, com os mesmos desfechos: gols. Aos 38, o atacante ficou com a vantagem no meio-campo, em posição de impedimento, e, antes de sofrer mais uma pancada, conseguiu deixar Filipe Luís na área. O lateral colocou a bola entre a trave e Lampe.

Minutos depois, o camisa 10 foi lançado por Fernandinho, em mais uma roubada de bola na intermediária. Neymar caiu pelo meio e com um passe sutil deixou Gabriel Jesus na cara do goleiro. Com um toque de canhota, o camisa 9 marcou o quarto.

O Brasil voltou do intervalo com a goleada configurada. Tite tinha duas opções: tirar o pé para o confronto de terça-feira ou manter o ritmo e ampliar o saldo de gols (era de 11 naquele momento).

Tite escolheu a segunda opção e o Brasil teve algumas chances do quinto gol logo no início da etapa final. O placar, no entanto, dava a tranquilidade necessária para tocar a bola e desfilar categoria, que foi mantida mesmo após as modificações.

E já era suficiente para os gritos de olé e de “Tite”. O momento ruim foram os de “bicha”, por grande parte da torcida. Há dois dias, a CBF foi punida em 20 mil francos suíços (R$ 67 mil) por gritos homofóbicos durante cobranças de tiro de meta no jogo contra a Colômbia, em Manaus.

Mesmo assim, deu tempo do quinto gol. E foi com o jogador mais festejado no segundo tempo. O atacante Firmino fez, de cabeça, aos 29, e ouviu os gritos de “Vai, Safadão”, por causa do rabo de cavalo semelhante ao do cantor Wesley Safadão, sucesso com a música “Aquele 1%“. No caso da seleção, é 100% Tite.

Ficha técnica da partida
Jogo: BRASIL 5 x 0 BOLÍVIA
Local: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Data: 06-10/2016. Horário: 21h45
Eliminatórias Sul-Americana – 9ª Rodada.
Árbitro: Wilson Lamouroux (COL)
Auxiliares: Alexander Guzman e Eduardo Diaz (COL)
Cartões amarelos: Neymar (BRA); Meleán, Azogue (BOL)
Gols: Neymar, 10'/1ºT (1-0); Philippe Coutinho, 25'/1ºT (2-0); Filipe Luís, 38'/1ºT (3-0); Gabriel Jesus, 43'/1ºT (4-0); Firmino, 30'/2ºT (5-0)
Equipes:
BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Filipe Luís; Fernandinho; Renato Augusto, Giuliano (Lucas Lima, 31'/2ºT), Philippe Coutinho e Neymar (Willian, 21'/2ºT); Gabriel Jesus (Roberto Firmino, 21'/2ºT). Técnico: Tite.
BOLÍVIA: Lampe, Rodríguez, Zenteno, Raldés e Bejarano; Meleán, Azogue, Campos (Vaca, 18'/2ºT) e Arce (Rodrigo Ramallo, 8'/2ºT); Duk (Pablo Escobar, 32'/2ºT) e Marcelo Moreno. Técnico: Guillermo Hoyos.
Por Eduardo Zobaran – Enviado Especial/Jornal o Globo.