sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Futebol do RN: Com 108 kg, goleiro de time sub-16 se destaca no RN: "Tenho habilidade"!

QUINTA FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2014.
Thomas Rodrigues, goleiro gordinho no RN (Foto: Ricardo Silva)
Thomas Rodrigues (esq.) ao lado do radialista
potiguar Levi Araújo (Foto: Ricardo Silva)
O sonho de um potiguar de se tornar jogador de futebol ultrapassa a condição física ideal para o esporte. A briga com a balança desde a infância e o preconceito que sofre em campo não tiram de Thomas Rodrigues a esperança de ter um longo futuro na carreira. Aos 16 anos, o goleiro da escolinha de futebol Manoel Tatu, do município de Touros, chama atenção por pesar 108 kg, mas se destaca na equipe por conta da desenvoltura e da habilidade que mostra nos jogos. Sempre tive problema com peso, mas não tenho tanta dificuldade em jogar bola. Tenho habilidade e sou rápido, mas seria melhor se eu perdesse alguns quilinhos - brinca o jovem goleiro. O caminho no futebol começou aos 10 anos junto com o pai. Agora comerciante, Getúlio Igínio chegou a jogar nas categorias de base de clubes amadores da Grande Natal, mas, por devido a uma lesão no joelho, teve que abandonar o futebol. Mesmo assim, apoiou a decisão do filho em ser jogador de futebol. No entanto, a influência sobre o jovem ficou ainda mais forte com a presença de um primo que se tornou jogador profissional e ídolo de um dos maiores clubes do Rio Grande do Norte, o atacante João Paulo, do ABC. A escolinha Manoel Tatu, por sinal, foi fundada por João Paulo, no distrito de Boa Cica, que fica no município de Touros, no litoral norte do Rio Grande do Norte.
Thomas Rodrigues, goleiro gordinho no RN - Escolinha de futebol Manoel Tatu (Foto: Arquivo Pessoal)
Thomas (de verde) é o goleiro do time sub-16 da escolinha
 de futebol Manoel Tatu (Foto: Arquivo Pessoal) 
Ele (João Paulo) é meu primo e me ajuda no futebol. Sou goleiro do time da escolinha que ele montou e mesmo na posição de goleiro, que sofre um pouco mais de pressão, tenho apoio da minha família - disse Thomas.
Briga contra a balança
O excesso de peso acompanha Thomas desde a infância. O problema de saúde é controlado pelos pais do jovem goleiro, que, mesmo tendo uma rotina de atleta, extrapola quando o assunto é comida. Mesmo com a prática esportiva, ele pesa atualmente 108 kg, mas chegou a pesar quase 120 kg. Por jogar como goleiro, o jovem conta que a mobilidade durante os jogos é um pouco prejudicada, e supera as barreiras com os treinos diários. Mesmo assim, conta que se sente discriminado por algumas pessoas em virtude dos "quilinhos a mais" e sempre ouve alguns xingamentos, mas ganha o apoio dos amigos da escolinha. No amistoso entre a Escolinha de Manoel Tatu e o time sub-16 do ABC, realizado no início do mês, no Estádio Frasqueirão, o placar terminou em 1 a 0 para o Alvinegro. Contudo, Thomas foi um dos destaques da equipe de Touros. O pessoal do meu time me apoia. No jogo contra o ABC, a torcida ficou pegando no meu pé, falando alguns nomes, mas eu tento não prestar atenção nisso - relata.
Sonho rubro-negro
Thomas brinca que iniciou a jogar como volante, mas a dificuldade para correr atrás da bola o fez mudar de ideia. Outro motivo foi o goleiro Felipe, afastado do Flamengo desde a chegada de Vanderlei Luxemburgo, de quem é fã. Comecei jogando como volante quando criança, mas, com o passar do tempo, acabei mudando para o gol, por ver alguns jogadores na posição. Acho Felipe um grande goleiro e me inspirou a ser também goleiro. Ele e Paulo Victor (goleiro titular do Flamengo) são os melhores goleiros do Brasil - festeja Thomas. O bom desempenho de Thomas também é elogiado pelo primo "famoso". Para o atacante João Paulo, do ABC, o jovem goleiro mostra que tem qualidade e que as críticas não o abalam. As pessoas precisam ver a qualidade que ele tem e não o peso, para tirar onda, como vi no jogo. Mas isso não abala ele. Que ele continue buscando seu sonho, sempre trabalhando forte - lembrou.
Por Jocaff Souza/Natal. 

Futebol do RN: Wassil Mendes é o técnico do Potiguar de Mossoró para Estadual 2015!

QUINTA FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2014.
Treinador terá a sua segunda passagem no comando do clube. Anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira pelo presidente Jorge do Rosário.
Wassil deve chegar a Mossoró ainda no final deste mês (Foto: Alcivan Costa/Arquivo)
Wassil deve chegar a Mossoró ainda no final deste mês
(Foto: Alcivan Costa/Arquivo)
Como prometido na reunião do início da semana, a diretoria do Potiguar confirmou nesta quinta-feira, 13, o nome do técnico que vai comandar a equipe profissional no Campeonato Estadual 2015. O presidente alvirrubro, Jorge do Rosário, anunciou pela manhã que Wassil Mendes terá a responsabilidade de treinar o time em busca do tricampeonato. “Wassil é um treinador que está dentro do no nosso perfil, dentro da nossa realidade e que também é um profissional excelente e que prioriza jogadores da base. É um treinador que conhece bem o nosso futebol e que sempre realizou bons trabalhos nos clubes que passou”, declarou Jorge do Rosário, que na segunda-feira havia deixado clara a dificuldade financeira para a temporada e por isso procuraria um técnico da região. Essa será a segunda oportunidade de Wassil Mendes no comando técnico do Potiguar. Em sua primeira passagem, o treinador conseguiu um desempenho considerado satisfatório, ao levar o time mossoroense para a final da Copa Rio Grande do Norte de 2005. O título não aconteceu, mas o vice-campeonato deixou a imagem do comandante em alta no clube. Atualmente Wassil está no comando do Currais Novos, que disputa a segunda divisão do Campeonato Estadual. Sua apresentação ao Potiguar acontecerá assim que ele encerrar seu compromisso com os seridoenses. Mesmo que alcance o acesso lá, Wassil Mendes já confirmou que o seu destino será a cidade de Mossoró. Antes da montagem do elenco para a temporada, o treinador acompanhará dois jogos da equipe Sub-20 pela Copa do Nordeste da categoria, que será disputada a partir do dia 23 de novembro em Pernambuco. A estreia do Potiguar na competição será no dia 25, contra o Salgueiro/PE, às 19h, no Cornélio de Barros, em Salgueiro. Dentro dessa ideia de não onerar a folha de pagamento, já está definido que alguns atletas pertencentes ao time sub-20 do Potiguar devem ser aproveitados para compor também o grupo de profissionais.
Fonte: Gazeta do Oeste/Mossoró. 

Futebol do RN: Técnico Leandro Sena planeja: "Vamos trabalhar forte em 2015"!

QUARTA FEIRA, 12 DE NOVEMBRO DE 2014.
O planejamento do Globo FC para 2015 já começou. Nesta terça-feira, o técnico Leandro Sena se apresentou ao clube de Ceará-Mirim e conheceu parte do elenco que vai disputar o Campeonato Potiguar, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. Para o novo treinador, a meta é dar continuidade ao trabalho realizado em 2014, quando a Águia foi vice-campeã estadual e disputou a Série D do Campeonato Brasileiro. O Globo FC fez sua temporada de 2014 com muito sucesso, em um grande trabalho feito por toda a equipe que aqui estava. Então, vamos dar seguimento a esse trabalho e projetando os objetivos com sucesso. Vamos trabalhar forte em 2015 para encarar os desafios - disse o novo treinador. O primeiro passo de Leandro Sena é observar os jogadores que estão disputando a segunda divisão do Estadual pelo Força e Luz. Segundo o treinador, o grupo tricolor será aproveitado na competição. Dentro desse projeto que fui convidado a participar, já inicio o trabalho desde já, antecipando a temporada de 2015, já que vários atletas que estão emprestados ao Força e Luz serão componentes da próxima temporada. Então, já vamos antecipar esse trabalho visando o próximo ano - analisou.
Águia quer voar à Série A

O planejamento do presidente Marconi Barretto é de que o Globo FC chegue à Série A do Campeonato Brasileiro em até cinco anos. Para buscar esse objetivo, Leandro Sena espera ter muito trabalho e disse que está ciente dos desafios que terá pela frente. Mesmo assim, acredita que terá um bom futuro como treinador da Águia.
Leandro Sena, técnico do Globo FC (Foto: Kaline Rodrigues/Globo FC)
Leandro Sena tem a missão de levar o Globo FC
ao inédito titulo estadual (Foto: Kaline Rodrigues/Globo FC)
É difícil projetar esse objetivo conquistado. Mas vamos trabalhar com muito afinco e dedicação, mas ciente de que se o presidente estipulou como meta pelo menos os acessos, vamos trabalhar em busca desse objetivo. Sei da responsabilidade que estamos enfrentando, o Globo fez teve um excelente ano de 2014, e com certeza, este ano será uma equipe a ser batida. Por isso, vamos trabalhar com muita seriedade, com muita honestidade, para tentar conseguir os objetivos traçados pelo presidente - contou.
Carreira promissora

Como jogador, Leandro Sena vestiu a camisa de nove clubes, sendo quatro no exterior e cinco no Brasil, quando encerrou a carreira como profissional, em 2011. No Rio Grande do Norte, Sena jogou pelo América de Natal e Alecrim, mas foi pelo time alvirrubro que sua história mudou. Convidado para assumir a comissão técnica, em 2013, quando livrou o Mecão do rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. Com o novo desafio a frente do Globo, Sena conta ter adquirido mais experiência para dar conta de mais um desafio. O América foi o ponto de partida de tudo dessa nova minha fase como profissional de futebol. Eu tinha o sonho de ser treinador de futebol, e graças a Deus, em degrau por degrau, estou conseguindo esse objetivo de seguir carreira. Tive passagens este ano por duas equipes históricas do nosso futebol, tanto o Icasa quanto o Treze, e me dá uma bagagem uma experiência no desenvolvimento do trabalho. Agora, eu agradeço o convite do presidente do Globo FC, Marconi Barretto, e iniciar esse novo projeto no clube ter muito sucesso - finalizou.
Por GloboEsporte.com/Natal