terça-feira, 21 de maio de 2013

ABC F.C volta a vencer o Sport na Ilha do Retiro e avança na Copa do Brasil!

TERÇA FEIRA, 21 DE MAIO DE 2013.
Time Potiguar saiu atrás do placar, mas reagiu rapidamente e bateu o Leão por 3 a 2. Na próxima fase, o adversário do Alvinegro será o Goiás.
 sport x abc (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
O ABC F.C de Natal só se viu ameaçado por nove minutos na Ilha do Retiro. Aos 10 do primeiro tempo, Rodrigo Silva, artilheiro do Alvinegro na temporada, freou a reação iniciada pelo Sport logo aos 2 minutos, com o gol do zagueiro Maurício. Ao marcar o gol de empate, um golaço, diga-se, o atacante encaminhou a classificação do ABC F.C à terceira fase da Copa do Brasil. Os donos da casa, que haviam perdido por 2 a 0 o jogo de ida, ainda chegaram a esboçar uma reação no final da primeira etapa com o gol de Renan Teixeira. Mas o segundo gol do inspirado Rodrigo Silva, aos 23 do segundo tempo, selou o passaporte do time potiguar. Na próxima fase, o ABC encara o Goiás por uma vaga nas oitavas de final.
O resultado eleva o moral do Alvinegro. A Copa do Brasil virou a redenção do Mais Querido após a eliminação no Campeonato Potiguar. Já o Sport se vê ainda mais imerso na crise às vésperas da estreia na Série B. A eliminação precoce na competição nacional soma-se ao terceiro título estadual perdido de forma consecutiva para o rival Santa Cruz, com direito a três derrotas na Ilha do Retiro. Os dois times voltarão a se enfrentar pela Série B do Brasileiro em duas semanas.

Um primeiro tempo de reviravoltas
Até os 9 minutos do primeiro tempo, o Sport fez o torcedor rubro-negro acreditar piamente na classificação. Maurício abriu o placar aos 2 minutos - encerrando um jejum de quase um mês sem gol do time rubro-negro. Aos 6, o estreante Nunes emendou uma bicicleta que exigiu grande defesa do goleiro Lopes. Seria o segundo gol rubro-negro, àquela altura, suficiente para garantir uma decisão por pênaltis.
A Ilha do Retiro fervia quando Rodrigo Silva resolveu aparecer. Aos 10, o atacante do ABC silenciou a torcida adversária. Um golaço, que nasceu de uma jogada improvável pela lateral de campo. O drible desconcertante no zagueiro Alison terminou num chute preciso, quase sem ângulo. Letal para o goleiro Magrão. O torcedor do Sport engoliu o revés sem querer acreditar. O do ABC, presente em número reduzido na Ilha do Retiro, comemorou com o entusiasmo da certeza.  Até que, aos 41, Renan Teixeira subiu na área e mandou de cabeça para as redes, deixando o Leão novamente em vantagem e devolvendo  a confiança aos rubro-negros.


O baile do ABC na segunda etapa!
O entusiasmo dos rubro-negros já minguava quando Júnior Xuxa escapou em velocidade pela esquerda. Aos 23 minutos do segundo tempo, o Sport não parecia encontrar o caminho dos gols que lhe faltava. Muito pelo contrário. Então, o ABC tratou de encerrar de vez as pretensões do adversário. Rodrigo Silva, sempre ele, apareceu oportunista para escorar o passe de Xuxa, livre de marcação no meio da área rubro-negra.
A torcida do Sport já deixava o estádio quando Rodrigo Santos, que acabara de entrar em campo, marcou o terceiro gol do ABC e decretou uma classificação assegurada desde o segundo gol do xará Rodrigo Silva. 

Ficha técnica:
Jogo: Sport Recife 2x3 ABC F.C
Local: Estádio Ilha do Retiro, em Recife/PE.
Á - Jailson Macêdo Freitas (BA)
A1 - Broney Machado (PB)
A2 - Luis Filipe Gonçalves Correia (PB)
4ºÁ - Cláudio Mercante Junior (PE)
Gols: Maurício, aos 2’ 1° T, de cabeça, (Sport); Rodrigo Silva, aos 9’ 1°T empatou para o ABC, Renan Teixeira, aos 42’ 1°T, de cabeça (Sport); Rodrigo Silva, aos 22’ 2°T (ABC) e Rodrigo Santos, aos 39’ 2°T (ABC).
Fonte: Globoesporte.com/RN.

Futebol do RN: Centroavante Itamar e mais seis são dispensados pelo América de Natal!

TERÇA FEIRA, 21 DE MAIO DE 2013.
Itamar, atacante do América-RN (Foto: Tiago Menezes)
Após a perda do título estadual, o América F.C de Natal anunciou nesta terça-feira (21) a dispensa de seis jogadores. A "barca" é encabeçada pelo centroavante Itamar (Foto), que desperdiçou a cobrança de pênalti na final do Campeonato Estadual contra o Potiguar de Mossoró. A lista de dispensa foi confirmada pelo gerente de futebol do alvirrubro, Carlos Moura Dourado.
Além de Itamar, deixam o clube os atacantes Jorge Santos e Alemão, o zagueiro Alysson, os volantes Gercimar e Anderson Peu e o goleiro Wendel.
Dos sete, apenas Itamar e Alysson chegaram a ser titulares. Juntando o Campeonato Potiguar e a Copa do Brasil, o centroavante marcou cinco gols pelo Mecão.

Fonte: Globoesporte.com/RN.

Presidente do TJD-RN solicita nova vistoria no Estádio Barretão, de Ceará-Mirim!

TERÇA FEIRA, 21 DE MAIO DE 2013.
Tendas da área vip do Estádio Barretão foram usadas por rádios (Foto: Augusto Gomes)
Estádio Barretão, em Ceará-Mirim,
O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte acatou parcialmente o pedido de interdição do Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, solicitado pelo procurador Rodrigo Cavalcanti. A informação foi confirmada nesta terça-feira pelo presidente do TJD, Francisco Honório de Lima Filho. Com o pedido, o estádio agora terá que passar por novas vistorias.
De acordo com Francisco Honório, a solicitação foi de interdição total do estádio, porém, o Tribunal optou apenas pela interdição parcial, solicitando uma nova vistoria da praça esportiva pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar.
- O procurador pediu a interdição total, mas optamos por acatar apenas parcialmente. Os responsáveis terão que apresentar com urgência as adequações necessárias, uma vez que o estádio não cumpre as normas estabelecidas pelo Estatuto do Torcedor. Agora, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros farão uma nova vistoria no estádio - disse o presidente.
O próximo jogo do América de Natal no Barretão será terça-feira, contra o Icasa, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
- Não há risco de o América F.C jogar contra o Icasa em outro lugar. Não queremos tumultuar a coisa, só adequar o estádio ao que exige o Estatuto do Torcedor. Não temos a pretensão de interditar - lembrou.

Por Globoesporte.com/RN.

Futebol do RN: No ABC F.C, grupo finaliza preparação com recreativo e Paulo Porto relaciona os jogadores!

SEGUNDA FEIRA, 20 DE MAIO DE 2013.
O elenco abecedista realizou na tarde desta segunda-feira (20), no CT Alberi Ferreira de Matos, o último treinamento preparatório para o importante compromisso contra o Sport/PE, jogo da volta da segunda fase da Copa do Brasil, jogo marcado para esta terça-feira (21), às 21h, no estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE).


O grupo encerrou a preparação com uma atividade leve. Primeiro, os jogadores fizeram um treino de flexibilidade no CTFIS-ABC, comandados pelos preparadores físicos, e na sequência foram para o campo do CT e participaram de um recreativo, o “rachão”.

Os atletas foram liberados após a movimentação e os relacionados se apresentam às 18h na Concentração Jorge Tavares de Morais para o jantar. O ABC viajou ontem por volta das 18:30h com destino a João Pessoa.

O treinador Paulo Porto relacionou 18 atletas para o jogo. O técnico segue sem contar com o volante Edson, o lateral Alexandre e o atacante Bombinha, ainda entregue ao Departamento Médico, e também não terá os laterais Renato e Thiaguinho, impedidos de atuar por força de contrato, já que pertencem ao Sport/PE, além do atacante Rafael Santiago, recém-chegado, que aguarda regularização.

As novidades são as presenças dos três novos contratados já regularizados, os volantes Mateus e Rodrigo Santos e o meia Geovani, que aparecem pela primeira vez entre os convocados.

Confira a relação completa.
Goleiros Rafael e Lopes;
Zagueiros Leandro Cardoso, Flávio Boaventura, Vinicius, Lino;
Volantes Bileu, Leandro Santos, Mateus e Rodrigo Santos;
Meias Junior Xuxa, Jean Carioca, Geovani e Diogo Barcellos;
Atacantes Rodrigo Silva, Vanderlei, Jheimy e Romarinho.

Fonte: Site do ABC F.C de Natal.
 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu o trio de arbitragem que atuará na partida Sport/PE x ABC, marcada para esta terça-feira (21), às 21h, no estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE). Jailson Macêdo Freitas, da Federação Baiana de Futebol (FBF), será o árbitro principal do jogo, que será válido pela segunda fase da Copa do Brasil.

Confira a escala completa

Arbitragem
Á - Jailson Macêdo Freitas (BA)
A1 - Broney Machado (PB)
A2 - Luis Filipe Gonçalves Correia (PB)
4ºÁ - Cláudio Mercante Junior (PE)

Futebol do RN: Meia Jérson se reapresenta ao América F.C de Natal e deve jogar Série B do Campeonato Brasileiro!

SEGUNDA FEIRA, 20 DE MAIO DE 2013.
O meia Jérson está de volta ao América de Natal após defender a Ferroviária, de Araraquara/SP durante a Série A-2 do Campeonato  Paulista. O jogador retorna de empréstimo e deve disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. Na tarde desta segunda-feira, ele já treinou no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim.

Jérson foi contratado pelo Mecão como um dos principais reforços da temporada 2013. Antes, havia se destacado pelo arquirrival ABC em 2011 e 2012. Foi emprestado para a Ferroviária após a eliminação do time rubro na primeira fase da Copa do Nordeste, quando o clube decidiu reduzir custos para o Campeonato Potiguar.


O treinador Roberto Fernandes e sua comissão técnica ainda vão se pronunciar sobre a permanência de Jérson no elenco da Série B, mas deve ter o aval do comandante rubro, que indicou sua contratação no fim de 2012.


Fonte: Globoesporte.com/RN

Jogos Escolares do Rio Grande do Norte serão lançados nesta terça!

SEGUNDA FEIRA, 20 DE MAIO DE 2013.
A edição 2013 dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte será lançada nesta terça-feira, às 19h, no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal. Durante o evento, também será feita a entrega de Troféus do Atleta Ouro e Técnico Ouro aos melhores atletas e treinadores da versão do ano passado dos Jern's, além do Campeonato de Escolas Estaduais e Municipais (Ceems).

Em 2012, os Jern's reuniram mais de 32 mil atletas, levando-se em conta as fases regionais. Na etapa final, em Natal, foram 13.500 participantes. De acordo com o coordenador de Desporto da Secretaria de Educação, Gileno Souto, entre as novidades para este ano estão a interiorização das finais de algumas modalidades e o lançamento da nova marca institucional dos Jern's. Estamos buscando aperfeiçoar a competição para torná-la ainda mais forte em todas as regiões - afirma Gileno.

Fonte: Globoesporte.com/RN - Via  Tatutom Sportes 

XII JOMEC (Jogos Municipais Esportivos e Culturais) de Currais Novos!!

SEGUNDA FEIRA, 20 DE MAIO DE 2013.
SEGUNDA FEIRA, 20 DE MAIO DE 2013.
Teve início na noite desta segunda feira (20) a abertura de mais um evento esportivo organizado pela Prefeitura Municipal de Currais Novos, trata-se da 12ª Edição dos Jogos Municipais Esportivos e Culturais (JOMEC) que acontece de 20 a 30 deste mês com a participação de mais de mil atletas em várias modalidades. Na noite desta segunda foi realizado também o concurso da Rainha dos Jogos, a escolhida foi a garota Aline Souza do colégio Camilo Toscano (CCT).








                         1ª  -  Allyne  Souza (Camilo Toscano) - 173 Pontos (OURO)
                         2ª  -  Anne Loise (Jesus Menino) - 168 Pontos (PRATA)
                         3ª  -  Maiara Araújo (C. Mor Galvão) - 158,5 Pontos (BRONZE)
                                1ª  -  Allyne  Souza (Camilo Toscano)
 Resultado final da escolha da Rainha do JOMEC 2013

1ª  -  Allyne  Souza ( Camilo Toscano) - 173 Pts ( OURO)
2ª  -  Anne Loise (Jesus Menino) - 168 Pts ( PRATA)
3ª  -  Maiara Araújo ( Capitão Mor Galvão) -  158,5 Pts ( BRONZE)
4ª  -  Nayara Lopes ( Tristão de Barros) - 158,3 Pts
5ª  -  Natália Castelo ( Unica/Master) - 158 Pts
6ª  -  Emanuelly Julyana ( Sílvio Bezerra ) - 156 Pts
7ª  -  Maria Eduarda ( Trindade Campelo) - 155,5 Pts
8ª  -  Maria Luiza ( Humberto Gama) - 140 Pts
9ª  -  Lara Thifany ( Nossa Senhora ) - 133,5 Pts
10ª    Lara Brito ( LOGOS) - 132,5 Pts

MUDANÇAS DE ALGUNS ARTIGOS NOS REGULAMENTOS ESPECÍFICOS:
PREFEITURA MUN. DE CURRAIS NOVOS/RN
SEMEC-SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
SUBCOORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER
Em assembleia realizada nos dias 9 e 10 de maio, Congresso Técnico do XII JOMEC, os Professores em decisões tomadas e acatadas pelo o Comitê Organizado solicitaram a mudança da redação de alguns itens dos Regulamentos Específicos das modalidades abaixo:

MODALIDADE DE ATLETISMO
Decisões Tomadas:
Largada das provas para categoria pré-mirim: bandeira verde.
Salto á distância para as categorias pré-mirim e mirim: livre.
Salto á altura (altura inicial)- mirim: 0,90 - masculino e feminino.
Infantil: 1,00 – masculino e feminino.
Juvenil: 1,10 – feminino.1,20 – masculino.
Obs.Informamos ainda aos senhores técnicos que a modalidade de atletismo será iniciada dia 21/05 – terça-feira.
Onde lê-se:
Art. 5º - No XII JOMEC, a modalidade de atletismo será disputada nas categorias PRÉ-MIRIM (sem fins para classificação Geral do XII JOMEC), MIRIM, INFANTIL e JUVENIL, em ambos os sexos.
Leia:
Art. 5º - No XII JOMEC, a modalidade de atletismo será disputada nas categorias PRÉ-MIRIM, MIRIM, INFANTIL e JUVENIL, em ambos os sexos.


MODALIDADE QUEIMADA
Decisões tomadas e aprovadas por todos os presentes
Item:
4.1 – O uniforme utilizado pelas atletas deverá ser de camisas e shorts iguais, o uso de tênis não será obrigatório, as camisas deverão ser numeradas e limpas.
5.7 – Será considerado “queimado” o jogador que for atingindo em qualquer parte do corpo pela bola e esta venha a cair no chão antes do novo lançamento.
 
MODALIDADE FUTEBOL SOCIETY
Decisões tomadas e aprovadas por todos os presentes
Art. 5º - Tempo de jogo:
§ 1° - Na categoria MIRIM o jogo terá a duração de 30 (trinta) minutos, divididos em 02 (dois) períodos de 15 (quinze) minutos cada, com 05 (cinco) minutos de intervalo.
§ 2° - Na categoria INFANTIL o jogo terá a duração de 30 (trinta) minutos, divididos em 02 (dois) períodos de 15 (quinze) minutos cada, com 05 (cinco) minutos de intervalo.
§ 3º - Na categoria JUVENIL o jogo terá duração de 40 (quarenta) minutos, divididos em 02 (dois) períodos de 20 (vinte) minutos cada, com 05 (cinco) minutos de intervalo.
Art. 7º - Serão estabelecidos os seguintes cartões:
a) AMARELO e VERMELHO – Ao receber o cartão vermelho o atleta será expulso de campo e estará suspenso na partida seguinte. E a equipe permanecerá com um atleta ou atletas a menos na equipe.
 
Art. 13º - CRITÉRIOS DE DESEMPATA: Em caso de empate na classificação entre duas ou mais equipes serão observados os seguintes critérios de desempate.
a) Confronto direto entre duas equipes.
b) Maior número de vitórias.
c) Saldo de gols – apenas entre o jogo ou os jogos envolvendo as equipes empatadas (jogos entre si/diferença entre o positivo e o negativo).
d) Gol average – entre todos os jogos realizados no grupo (quociente entre o positivo e o negativo), a equipe que obtiver o maior quociente será considerada vencedora.
e) Menor número de gols sofridos, entre todos os jogos do grupo.
f) Saldo de gols – entre todos os jogos realizados no grupo.
g) Sorteio.

Afrânio Aurélio ( Coodenador Técnico)
Missô Cardinalle ( Subcoodenador de Esportes ) 
Fotos e texto: Cesário Júnior (Garrincha) – Blog Terra da Xelita.