domingo, 31 de março de 2013

Campeonato Potiguar: América vence Corintians de Caicó e é campeão do primeiro turno!


DOMINGO, 31 DE MARÇO DE 2013.

O América F.C de Natal é o campeão do primeiro turno do Campeonato Potiguar 2013. O time rubro confirmou o favoritismo neste domingo, venceu o Corintians de Caicó por 1 a 0 e levantou a taça no Estádio Nazarenão, em Goianinha. O gol do atacante Tiago Adan ainda no primeiro tempo sacudiu os mais de 4 mil espectadores presentes.
América-RN é campeão do 1º turno do Campeonato Potiguar (Foto: Augusto Gomes)
Como havia vencido o primeiro jogo da final por 2 a 0, em Caicó, o América tinha a vantagem de poder perder por até dois gols de diferença, já que realizou melhor campanha na primeira fase. Com o apoio da confiante torcida, que lotou o Nazarenão, o Mecão assegurou presença na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2014, além da vaga na final do Campeonato Potiguar.


A conquista do primeiro turno teve como destaques o meia Cascata, artilheiro da equipe com cinco gols; o atacante Índio Oliveira, autor de gols importantes na trajetória para o título; e o técnico Roberto Fernandes, que se mantém invicto desde que reassumiu o comando do alvirrubro, na segunda rodada.
O Corintians foi o único clube a derrotar o América no primeiro turno, vencendo por 3 a 1, em Goianinha, na rodada de abertura do torneio. Sem o título, o Galo do Seridó volta suas atenções para o segundo turno, em busca da vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro deste ano, além da classificação para as Copas do Nordeste e do Brasil de 2014.
A final
Sem um lateral-direito de ofício, já que Norberto teve que cumprir suspensão, o técnico do América, Roberto Fernandes, escalou o atacante Jorge Santos improvisado. E foi dele o primeiro bom arremate do time rubro, mas David Escorpião pegou com tranquilidade. O Corintians respondeu com uma triangulação entre Ebinho, Didi e Jozicley. A conclusão de Jozicley acabou travada pela defesa americana.

O Mecão deu o troco em seguida. Índio cobrou falta, a bola bateu na barreira e sobrou para Índio Oliveira, que, pressionado, completou para fora. Três minutos depois, o centroavante revelado nas bases do América teve nova chance. Após passe de Tiago Adan, ele puxou para a esquerda e arriscou da intermediária. David defendeu com estilo e saiu bem na foto. Cinco minutos depois, em cobrança de falta ensaiada, Didi soltou a bomba e assustou o goleiro Dida.
O primeiro gol do jogo veio aos 36 minutos. Em rápido contra-ataque, Tiago Adan recebeu na frente, passou pelo adversário e chutou. A bola quicou no chamado "morrinho artilheiro" e matou o goleiro David. Esse foi o primeiro gol do centroavante com a camisa alvirrubra.
Além do placar adverso, o Corintians perdeu o lateral-esquerdo Ito Cruz e o atacante Ebinho, contundidos, ainda no primeiro tempo.
Já no início da segunda etapa o América mostrou que queria mais. Tiago Adan fez boa jogada, passou pelo goleiro David e rolou a para Índio Oliveira. Com o gol aberto o camisa 11 americano fez o mais difícil, e mandou por cima da meta.
O Corintians parecia não ter forças para reagir e o Mecão aproveitava. No contra-ataque americano, aos 20 minutos, Índio Oliveira recebeu bom passe de Cascata, invadiu a área e soltou a bomba. A bola passou muito perto do gol de David.
Com a torcida gritando "É campeão!" desde os 30 minutos, o América apenas cozinhou o Galo do Seridó e esperou o apito final para se sagrar campeão, comemorando o primeiro turno do Campeonato Potiguar em casa. 
Por Globoesporte.com/RN

Futebol amador! Nenhum jogo neste final de semana pelo Intermunicipal de Máster de Parelhas.

DOMINGO, 31 DE MARÇO DE 2013.

Em virtude da semana santa, a quarta rodada do campeonato Intermunicipal de Máster de Parelhas, que seria realizada hoje, foi transferida para o próximo final de semana, podendo o clássico de Caicó entre o Centenário e Paraíba ser antecipado para a quinta feira dia 04/04. 


Os verdadeiros artilheiros do Estadual do RN 2013!


DOMINGO, 31 DE MARÇO DE 2013.
Os verdadeiros artilheiros do Estadual do RN!


Já foram marcados 196 gols no Estadual do Rio Grande do Norte nas 85 partidas. Média de 2,30 gols por jogo. Isso contando a Primeira Fase e o Primeiro Turno.
E como o Regulamento não cita nada sobre o quesito artilheiros. Apresento os principais goleadores da competição contando as duas fases. Alvinho do Sport Clube Santa Cruz vai liderando com 07 gols marcados. 

Veja mais:
07 gols – Alvinho (Sport Clube Santa Cruz)
06 gols – Marcelo Paraíba (ASSU), Ebinho e Didi Potiguar (Coríntians).
05 gols – Wilson (Potyguar-C), Rodrigo Silva (ABC), Felipe Alves (Santa Cruz), Cristiano Alagoano e Djalma (Baraúnas), Daniel (Potiguar-M) e Cascata (América).

Campeonato Potiguar tem poucas expulsões!

Considerando apenas o Primeiro Turno do Estadual do Rio Grande do Norte, as expulsões foram poucas.
Apenas 09. Média de 0,31, ou seja, a cada três jogos uma expulsão. Mais ou menos isso.
O Potiguar de Mossoró é o clube com mais expulsões. Duas.

ABC, Alecrim, América, ASSU, Baraúnas e Corintians cada um tem apenas uma expulsão.
Considerando a Primeira Fase também, o número é bem maior. Ao todo foram 47 cartões vermelhos. Média de 0,55 por jogo.

Potiguar de Mossoró e Potyguar de Currais Novos foram os mais punidos com o cartão vermelho. 07 vezes cada um.

Por Marcos Trindade (Natal).

Decisão do 1° Turno do Campeonato Potiguar: América x Corintians - Tira-teima no Nazarezão!


DOMINGO, 31 DE MARÇO DE 2013.


América de Natal e Coríntians de Caicó entram em campo às 17h00 deste domingo no estádio Nazarenão, em Goianinha, brigando pelo título da Copa RN em um verdadeiro tira-teima. Esta será a terceira vez que os dois clubes ficam frente a frente na luta por uma taça. Nos outros dois encontros uma vitória para cada agremiação. Em 2001, o Dragão conquistou o 2º turno derrotando o Galo do Seridó. O troco do Alvinegro veio em 2010. Dessa vez, o time de Natal entra em campo com uma ampla vantagem. Os comandados de Roberto Fernandes podem até perder por dois gols de diferença que ainda assim erguem o troféu, além de garantir a vaga na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil do próximo ano. Foram colocados à venda 4.500 ingressos e a direção americana aposta em lotação máxima. A Federação Norte-Riograndense de Futebol – FNF escalou o árbitro Flávio Roberto Sales Lima para o jogo. O juiz é o mesmo que se envolveu na polêmica com o treinador Leandro Campos, ex-ABC, em um jogo do Campeonato Estadual de 2012, no estádio Nazarenão, em Goianinha. O natalense apita jogos profissionais no estado desde 1995.

Ponto de equilíbrio!
Invicto sob o comando do treinador Roberto Fernandes no Estadual, o América parece ter encontrado o seu ponto de equilíbrio dentro da competição. Mas quem vem dando a maturidade necessária a esse grupo, com uma média muito boa de atuações e também se transformando no principal artilheiro da equipe é o meio-campista Cascata. O jogador tem dupla função dentro de campo e depois de se transformar em ídolo no rival ABC, começa a reconquistar o amor dos torcedores americanos. A esperança é que o camisa dez seja novamente decisivo no confronto marcado para hoje, às 17 horas, no estádio Nazarenão contra o Coríntians. O jogo vale título e é nisso que os alvirrubros confiam.
Júnior SantosCom uma boa vantagem para administrar, Cascata, o responsável pela organização das jogadas ofensivas do América, ressalta que o clube não deve se descuidar em relação ao Coríntians de Caicó 
Cascata, o responsável pela organização das jogadas ofensivas do América,
Autor dos gols da vitória por 2 a 0, no jogo de ida em Caicó, Cascata deixou o América muito próximo de sua primeira conquista na temporada e de garantir logo a meta traçada pela diretoria como primordial para este início de 2013: a classificação para Copa do Brasil e a Copa do Nordeste de 2014. O peso dessa responsabilidade faz os atletas manterem o foco voltado para decisão, que ainda tem uma história de 90 minutos para ser contada. “Não tem nada garantido e não temos o direito de ficarmos tranquilos. Ainda tem mais um jogo para se disputar e o Coríntians mostrou ser um adversário de qualidade. Temos de entrar muito ligados na partida, mesmo sabendo que nossa vantagem não é nada desprezível”, ressaltou Cascata.
Apesar do resultado positivo, o meio-campista salienta que o América não teve uma atuação perfeita, no Marizão, e que para evitar algum tipo de surpresa desagradável, a equipe terá de obedecer as orientações de Roberto Fernandes. “Certamente ele vai procurar corrigir os erros cometidos em Caicó e que não poderão ser repetidos no encontro de logo mais em Goianinha” disse. “Nós fizemos um jogo muito aberto no Marizão. Tivemos boas oportunidades para fazer um placar até maior, mas devemos lembrar que o adversário também teve as suas oportunidades. Isso prova que não estamos com nada garantido”, acrescentou Cascata. Roberto Fernandes não poderá contar com o lateral Norberto, punido com o terceiro cartão amarelo. Como não possui com um reserva imediado para posição no elenco, tudo indica que o treinador irá deslocar Fabinho para atuar na posição. O time ainda não foi anunciado oficialmente, porém a tendência é que o lateral Bruno volte a equipe para atuar na esquerda, com Netinho retomando sua posição como segundo armador no meio-campo. A equipe já atuou outras vezes com essa armação e mostrou equilíbrio.  Fernandes só pretende que o garoto Bruno participe um pouco mais do jogo, uma vez que durante os noventa minutos o jogador apresenta bastante oscilação. “Tem hora que Bruno some completamente da partida e isso não pode acontecer”, observa o comandante americano. Justamente por esse motivo,  Fernandes não descarta realizar outro tipo de alteração e não descarta sequer a entrada de novo atacante, desde que o time não mostre fragilidade.

Caicoenses estão em vantagem nas decisões!
Os encontros decisivos entre América e Coríntians estão equilibrados em termos de turno ganhos. As equipes os decidiram em duas oportunidades, com um título para cada lado. Esses encontros ocorreram em 2001 e 2010, mas no cômputo geral, o representante do interior leva a melhor sobre o alvirrubro, uma vez que na decisão do título estadual em 2001, venceu as duas partidas realizadas entre ambos conquistando o primeiro título de um clube do interior na história do futebol potiguar.
Ilmo GomesNeto Maradona sabe que a tarefa não será fácil, mas pede aos jogadores para manter a confiança 
Neto Maradona sabe que a tarefa não será fácil, mas pede
aos jogadores para manter a confiança
O América que tem hoje uma  vantagem que não se pode desprezar, sabe do equilíbrio histórico desses confrontos e não pretende cochilar, para não colocar em risco um título que está praticamente ganho, na visão dos seus torcedores. Quando venceu o Galo no segundo turno de 2001, o alvirrubro ganhou o direito de realizar a final da competição estadual diante do mesmo Coríntians, que naquele ano era comandado pelo técnico Pedrinho Albuquerque. Na ocasião os natalenses venceram o jogo na capital por 3 a 0 e perderam em Caicó por 1 a 0 apenas, ficando com o título pelo saldo de gols. Na decisão do Estadual daquele ano, os corintianos se recuperaram da derrota batendo o alvirrubro tanto no Machadão, quanto no Marizão, pelo placar de 1 a 0. Em 2010, as equipe decidiram o primeiro turno, o América passava por um momento tecnicamente conturbado, porém conseguiu uma vitória, de virada, no jogo de ida em Natal 3 a 1, mas perderam em Caicó por 2 a 0 e como o adversário possuía a vantagem do empate, deixou o título no interior.

Corintianos descartam desânimo! 
A derrota na primeira partida que complicou ainda mais a situação do Coríntians na luta pelo título da Copa RN, está longe de desanimar a equipe do interior. O próprio técnico Neto Maradona, para quem a equipe deixou bastante a desejar no confronto em Caicó, entende que no futebol as modificações bruscas ocorrem e, por isso, ninguém na sua equipe pode se dar ao luxo de se conformar com a perda do título. “Vamos a Natal para jogar bola”, ressalta Maradona, que é adepto do futebol bem jogado e pretende ver o Galo se recuperando a alegria dentro de campo. O melhor exemplo de recuperação vem dentro da própria Copa RN, uma vez que a equipe enfrentou vários problemas na partida diante do ABC e foi impiedosamente goleada pelo adversário, 6 a 1. Um tropeço desse porte que seria suficiente para abalar a campanha de qualquer clube, foi muito bem assimilado pelo elenco que depois dali engrenou outras três vitórias garantindo a vaga na final da competição ao lado do América. “O futebol é assim mesmo. Da mesma forma que perdemos aqui de 2 a 0, podemos fazer dois ou até mais lá, só depende da bola querer entrar e do equilíbrio do nosso time dentro de campo”, argumentou  o treinador Neto Maradona. O comandante corintiano antecipou que não vai partir para o desespero, pois se tiver de sair, o resultado virá de forma natural e volta a frisar a demonstrar a importância do time apresentar equilíbrio em campo. “Nós iremos  montar uma estratégia, e não vamos jogar no desespero, não irei escalar quatro atacantes ou coisa parecida. Temos que manter um padrão de jogo para poder continuar pensando em conquistar o Estadual”, disse Neto Maradona. Boa parte dessa estratégia passa pelo dupla de ataque: Ebinho e Didi, cada um tem cinco gols na competição e se estiverem numa tarde boa podem ajudar os caicoenses a conquistarem um título, que para muitos parecem um milagre. Fonte: Tribuna do Norte (Natal).

Atenção: Continua desaparecido o curraisnovense Túlio César!


DOMINGO, 31 DE MARÇO DE 2013.

Os amigos e familiares do curraisnovense Túlio Cesar (Fotos), 25 anos, estão muito preocupados. Desde a última quinta (28), pela manhã, ele está desaparecido.
Os amigos estão fazendo campanha no Facebook para tentar alguma notícia. Até a noite deste sábado, o apelo já tinha mais de 17 mil compartilhamentos.
Túlio está no último período do curso de Enfermagem da UFRN, ganhou uma bolsa e foi morar em março, na cidade de Porto Alegre/RS,  para pagar umas disciplinas de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele estava vivendo na Residência Universitária e não tem família no estado gaúcho.
De acordo com o amigo Antônio Jorge Luiz, Túlio quando saiu da residência estava com camisa clara, calça escura e com uma mochila preta.
Algumas amigas do jovem postaram que ele poderia ter aproveitado o feriadão de Páscoa para viajar. Mas sua mãe Jarlene, que está muito preocupada, não acredita, porque segundo ela, ele estava com pouco dinheiro. 
Por: CNagitos.

Do Escrete de Ouro: 
Tenho um filho muito amigo do Túlio, ao meio dia deste domingo (31), eu e meu filho fomos visitar os pais do Túlio na Rua Moisés Galvão, no Bairro Antônio Rafael, aqui em Currais Novos, para se ter notícias. O pai do rapaz vive a maior parte do tempo chorando, a mãe, dona Jarlene, muito emocionada conseguiu falar conosco e disse que até o presente momento não tem nenhuma informação. "Estamos preocupados, angustiados e ao mesmo tempo esperançosos. Queremos agradecer a todos aqueles que estão nos fortalecendo com suas visitas e divulgando nas redes sociais o desaparecimento do nosso Túlio", Deus na sua infinita bondade haverá de nos presentear com um final feliz".