quinta-feira, 13 de maio de 2021

Conmebol anuncia final da Libertadores 2021 no Uruguai!

Quinta feira, 13 de maio de 2021.

Gazeta Esportiva / São Paulo, SP.

Estádio Centenário, em Montevidéu.

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou, nesta quinta-feira, que a final da Libertadores desta temporada será disputada no Uruguai. Marcada para acontecer no dia 20 de novembro, a decisão da competição sul-americana terá como palco o estádio Centenário, em Montevidéu. A capital uruguaia também será sede da partida decisiva da Sul-Americana, no dia 6 de novembro.

A situação controlada da pandemia de covid-19 no país foi determinante para a escolha do Uruguai como sede das duas principais competições do continente. Com alta perspectiva de vacinação da população uruguaia até novembro, a Conmebol entende que o local será um dos mais seguros para realização dos eventos.

Esta será a oitava vez que o estádio Centenário receberá uma final de Libertadores. O campo usado normalmente por Peñarol e Nacional já sediou a partida decisiva das edições de 1968, 1970, 1973, 1977, 1980, 1981 e 1988.

Em nota oficial, entidade sul-americana ainda divulgou as sedes das decisões da próxima temporada. O estádio Monumental de Guayaquil será o palco da final Libertadores, enquanto o Mané Garrincha receberá a partida decisiva da Sul-Americana. 

Campeonato Potiguar: Clayton marca três vezes e Globo FC goleia Potiguar/M em Ceará-Mirim!

Quinta feira, 13 de maio de 2021.

Centroavante consegue mais um hat-trick no Campeonato Potiguar e Águia de Ceará-Mirim segue na briga no segundo turno. Potiguar se complica com derrota,

Por Redação do ge — Natal 

Clayton é abraçado pelos companheiros de Globo FC — Foto: Zé Bernardo/Globo FC

O Globo FC provou nesta quinta-feira que também vai lutar pelo título do segundo turno do Campeonato Potiguar. Jogando em casa, no Barretão, a Águia de Ceará-Mirim goleou o Potiguar de Mossoró por 4 a 1, com direito a um hat-trick do centroavante Clayton. Thiaguinho marcou o outro gol do Tricolor, e Zé Flores descontou para a equipe mossoroense.

É a segunda vitória do Globo FC sob o comando de Hugo Chacon, que estreou na goleada sobre o Palmeira. O Tricolor chegou aos seis pontos, na segunda posição do returno. A Águia tem a mesma pontuação do ABC, mas leva vantagem no número de gols marcados - o Alvinegro ainda joga no encerramento desta terceira rodada, contra o Palmeira. O Potiguar se complica na missão de chegar á final do returno e, com três pontos, aparece na quinta colocação.

O Globo FC construiu a vitória ainda no primeiro tempo. Clayton abriu o placar no Barretão, aproveitando o cruzamento de Leozinho. Thiaguinho aproveitou o rebote na cobrança de falta de Leozinho e ampliou. Negueba chutou de fora da área, o goleiro Luiz Felipe espalmou e Clayton, de cabeça, fez mais um.

Na segunda etapa, aos nove minutos, Clayton marcou um golaço de "chaleira", da entrada da área, no ângulo de Luiz Felipe. É o segundo hat-trick do centroavante do Globo no Campeonato Potiguar - ele havia feito três gols diante do Assu, no dia 16 de abril. O Potiguar descontou com Zé Flores, que recebeu cruzamento da direita, dominou e fuzilou para as redes.

Futebol do RN: América oficializa contratação do volante Wellington Cézar, ex-Botafogo-PB!

Quinta feira, 13 de maio de 2021. 

Jogador de 27 estava na Portuguesa-RJ, pelo qual disputou as semifinais do Campeonato Carioca

Por Redação do ge — Natal 

Wellington Cézar trabalhou com o técnico Evaristo Piza no Botafogo-PB — Foto: Lucas Barros / TV Cabo Branco

O volante Wellington Cézar é o novo reforço do América-RN. A contratação foi oficializada na tarde desta quinta-feira. O jogador de 27 anos disputou o Campeonato Carioca pela Portuguesa-RJ e é um velho conhecido do técnico Evaristo Piza, com quem trabalhou no Botafogo-PB.

Na Portuguesa, foi companheiro de Everton Heleno, que chegou recentemente ao Mecão. Segundo o anúncio do clube, este entrosamento entre os dois pesou na decisão da diretoria e da comissão técnica pela contratação.

Wellington Cézar também defendeu o Santa Cruz, pelo qual conquistou a Copa do Nordeste de 2016 e o bicampeonato pernambucano (2015 e 2016).

O prazo para inscrições de novos atletas no Campeonato Potiguar se encerra nesta sexta-feira.

Bahia é eliminado e Campeonato Baiano terá inédita final do interior; Bahia de Feira supera time de transição tricolor e encara Atlético de Alagoinhas.

Quinta feira, 13 de maio de 2021.

Bahia é eliminado e Campeonato Baiano terá inédita final do interior; Bahia de Feira supera time de transição tricolor e encara Atlético de Alagoinhas. 

Pela primeira vez em 116 anos, o Campeonato Baiano terá uma decisão reunindo apenas clubes do interior do estado. Nesta quarta-feira (12), Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas se classificaram à final histórica ao eliminarem, respectivamente, Bahia e Juazeirense nas semifinais. 

Com a equipe principal priorizando as Copas do Nordeste (onde foi campeão), do Brasil e Sul-Americana, o Bahia disputou o Estadual com o time de transição. O Tricolor buscava o primeiro tetracampeonato baiano do clube desde 1984, mas acabou frustrado pelo xará de Feira de Santana (BA), que atuou em casa e venceu por 3 a 0 na Arena Cajueiro. É a primeira vez desde 2011 que o Esquadrão de Aço fica fora da decisão regional. Na ocasião, curiosamente, o título foi conquistado justamente pelo Tremendão, superando o Vitória.

O Bahia tinha a vantagem do empate por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, no último domingo (9), no estádio de Pituaçu, em Salvador. O Bahia de Feira não se intimidou e devolveu o placar antes do intervalo, graças a um gol do meia Bruninho, aos oito minutos. Na etapa final, o volante Diones ampliou aos 38 minutos. Nos acréscimos, o meia Felipe Valdívia fechou o placar e assegurou a volta do Tremendão a uma final estadual dois anos após o vice-campeonato de 2019.

No outro confronto, o Atlético-BA foi derrotado por 1 a 0 pela Juazeirense no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro (BA), gol do meia Kesley. Como o primeiro jogo, no domingo passado, teve vitória do clube de Alagoinhas (BA) por 2 a 1 no estádio Antônio de Figueiredo Carneiro, o Carneirão, a decisão foi para os pênaltis. O goleiro Fábio defendeu três cobranças e assegurou o triunfo atleticano por 3 a 2. É a segunda vez seguida que o Carcará chega à decisão. No ano passado, a equipe perdeu o título para o Bahia, também nas penalidades. Fonte: Agência Brasil.

LIBERTADORES: Defensa empata e Palmeiras garante liderança do grupo; Flu vence.

Quinta feira, 13 de maio de 2021.

Por Agência Futebol Interior.

Além de já estar classificado às oitavas de final da Copa Libertadores da América, o Palmeiras também confirmou a primeira colocação sem nem entrar em campo, tudo por conta do empate por 1 a 1 entre Defensa y Justicia e Universitario nesta quarta-feira, pela quarta rodada.

O Palmeiras é o primeiro colocado do Grupo A, com 12 pontos e não pode ser mais ultrapassado por seus rivais. O Defensa y Justicia tem cinco, contra quatro do Independiente del Valle e um do Universitario.

Com gols de Fred e Caio Paulista, Fluminense derrota Santa Fe de virada

TEM MAIS... Libertadores: com gol de Fred, Fluminense derrota Santa Fe de virada

 Ainda nesta quarta-feira, o Fluminense derrotou o Santa Fe, de virada, por 2 a 1, e assumiu a primeira posição do Grupo D, com oito pontos, já que contou com um empate entre Junior (três) e River Plate (seis) por 1 a 1. O time colombiano soma dois. Fred e Caio Paulista marcaram para o Tricolor. Jersson González descontou.

Pelo Grupo E, o São Paulo ficou no 1 a 1 com o fraco Rentistas. Apesar do tropeço, é o líder, com oito pontos, mesma pontuação do Racing. O time uruguaio vem na terceira posição, com três, na frente do Sporting Cristal, com um.

Pelo Grupo F, A Universidad Católica bateu o Argentinos Juniors por 1 a 0 e pulou para a segunda posição, com seis pontos, ultrapassando o Atlético Nacional (cinco), que ficou no 0 a 0 com o Nacional (dois). Apesar da derrota, o time argentino é o líder, com nove.

Por fim, o Cerro Porteño venceu o La Guaira por 1 a 0 e se firmou na segunda posição do Grupo H, com os mesmos sete pontos do líder Atlético-MG. 

PLACAR ESPORTIVO: Confira os RESULTADOS desta quarta feira dia 12 de maio de 2021, no Brasil e no Exterior!

 

PLACAR ESPORTIVO: Confira os RESULTADOS desta quarta feira dia 12 de maio de 2021:

COMPETIÇÕES NACIONAIS:

CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO - SÉRIE A1
Avaí Kindermann 3 x 1 Cruzeiro
Minas Brasília 1 x 0 Ferroviária
São Paulo 1 x 0 Botafogo

COPA DO BRASIL - SUB-20
Floresta 5 x 0 União ABC

ESTADUAIS:

CAMPEONATO ALAGOANO
CRB 2 X 1 Aliança

CAMPEONATO BAIANO
Juazeirense 1 (2) x (3) 0 Atlético Alagoinhas
Bahia de Feira 3 x 0 Bahia

CAMPEONATO BRASILIENSE
Luziânia 2 x 4 Ceilândia
Brasiliense 4 x 0 Gama

CAMPEONATO CAPIXABA
Rio Branco 0 x 0 Rio Branco

CAMPEONATO CATARINENSE
Chapecoense 2 x 0 Figueirense

CAMPEONATO CEARENSE
Crato 0 x 6 Fortaleza

CAMPEONATO PARAENSE
Paysandu 1 (4) x (2) 1 Castanhal
Remo 1 (5) x (6) 1 Tuna Luso

CAMPEONATO PARAIBANO
Campinense 1 x 1 Botafogo

CAMPEONATO PARANAENSE
Operário 9 x 0 Cascavel
Coritiba 1 x 1 Cianorte
Athletico-PR 1 x 2 Londrina
FC Cascavel 0 x 0 Rio Branco
Maringá 2 x 0 Toledo
Azuriz 0 x 0 Paraná

CAMPEONATO PAULISTA - SÉRIE A1 (Quartas de Final)
Mirassol 0 (4) x (3) 0 Guarani. Mirassol classificado para  as Semifinais.

CAMPEONATO PAULISTA - SÉRIE A2
EC São Bernardo 0 x 5 Portuguesa
Sertãozinho 1 x 2 Oeste
Portuguesa Santista 0 x 1 São Bernardo
Rio Claro 2 x 0 Monte Azul
Red Bull Brasil 1 x 1 Água Santa
Atibaia 2 x 1 Juventus
Velo Clube 3 x 2 Taubaté
Audax 1 x 0 XV de Piracicaba

CAMPEONATO PAULISTA - SÉRIE A3
Nacional 1 x 2 Noroeste
Primavera 0 x 0 Marília
Votuporanguense 1 x 1 Capivariano
Desportivo Brasil 0 x 1 Linense
São José 1 x 0 Bandeirante
Comercial 0 x 0 Barretos
Penapolense 1 x 1 Batatais
Olímpia 0 x 1 Rio Preto

CAMPEONATO PIAUIENSE
Picos 0 x 1 4 de Julho
River 0 x 3 Altos
Tiradense 4 x 1 Parnahyba

CAMPEONATO POTIGUAR
ASSU 0 x 4 América-RN
Força e Luz 0 x 2 Santa Cruz

CAMPEONATO RONDONIENSE
Rondoniense 5 x 1 Genus
Real Ariquemes 1 x 0 Porto Velho
Guaporé 1 x 0 Barcelona
União Cacoalense 3 x 1 Jí-Paraná

FUTEBOL INTERNACIONAL:

CAMPEONATO ALEMÃO
Schalke 04 1 x 2 Hertha Berlim

CAMPEONATO ESPANHOL
Seviila 1 x 0 Valencia
Huesca 1 x 0 Athletic Bilbao
Celta 1 x 0 Getafe
Atlético de Madrid 2 x 1 Real Sociedad

CAMPEONATO INGLÊS
Chelsea 0 x 1 Arsenal

CAMPEONATO ITALIANO
Cagliari 0 x 0 Fiorentina
Sampdoria 2 x 2 Spezia
Bologna 0 x 2 Genoa
Atalanta 2 x 0 Benevento
Inter de Milão 3 x 1 Roma
Sassuola 1 x 3 Juventus
Torino 0 x 7 Milan
Lazio 1 x 0 Parma

CAMPEONATO PORTUGUÊS
Vitória de Guimarães 1 x 2 Famalicão

COPA LIBERTADORES
Universitário 1 x 1 Defensa y Justicia
Junior 1 x 1 River Plate
Fluminense 2 x 1 Santa Fé
Rentistas 1 x 1 São Paulo
Atlético Nacional x Nacional
Argentinos Juniors 0 x 1 Universidad Católica
La Guaira 0 x 1 Cerro Porteño

COPA SUL-AMERICANA
12 de Octubre 1 x 2 Huachipato
San Lorenzo 1 x 2 Rosario Central
Ceará 0 x 0 Arsenal de Sarandí
Bolivar 2 x 2 Jorge Wilstermann
Atlético-GO 0 x 0 Palestino
 

Vinte anos sem Didi: quem conviveu, quem jogou e quem viu lembram o gênio, o mestre, o príncipe.

Em 1962, Garrincha, Didi, Pelé, Vavá e Zagallo (Foto: Reprodução)

Péris Ribeiro, amigo e biógrafo; Amarildo, companheiro de time e Seleção Brasileira; José Inácio Werneck, jornalista: trio dimensiona o ex-meia, que morreu há duas décadas.

Naquele dia seguinte, a Folha de São Paulo o definiu como "um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos". A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) o coloca na seleção da América do Sul no Século XX e como o sétimo maior jogador brasileiro do século passado. Num 12 de maio como este, mas em 2001, Didi nos deixava. E levava com ele muito mais do que sua "folha seca".

Cada adjetivo é pouco para um craque de um tempo em que havia pouca tecnologia para disseminar os lances e feitos do ex-meio-campista. E como ele se foi no início do milênio, viveu pouco da época atual, na qual tantos registros são feitos espontaneamente. Foram 72 anos de vida, mas uma vida para a história. História contada também e tão bem por quem jogou com ele.

- Não penso que teve outro, na posição dele, que fez coisas melhores do que as que ele fazia. Pode ser identificado como um dos melhores jogadores com quem eu joguei e um dos melhores que vi. A técnica e inteligência que ele tinha, ele usava ao máximo. Sempre foi positivo que ele foi participante de um futebol maravilhoso. E quando ele deixou de jogar, deixou uma falta muito grande - revela, ao LANCE!, Amarildo, o Possesso.

Didi nasceu Waldir Pereira, em Campos dos Goytacazes, no Norte do estado do Rio, e se tornou ídolo do Fluminense. Teve três passagens pelo Botafogo, onde também é ídolo, e ainda passou pelo Real Madrid. Na Espanha, a ciumeira de Alfredo Di Stéfano lhe impediu vida longa. Mesmo assim, foram mais de 15 anos no mais alto nível possível. Três Copas do Mundo, dois títulos de Mundial e prêmio de melhor jogador do primeiro vencido pelo Brasil, o de 1958.

- Para se ter uma ideia, ele conseguia se destacar numa época (na Seleção Brasileira) de Pelé e Garrincha, e no Botafogo também. No meio de toda uma constelação, ele se impunha com a personalidade e pelo estilo, elegância e visão de jogo... lançamentos de bolas de 40, 50 metros. O Gerson teve em quem se inspirar - revela, também ao L!, José Inácio Werneck, jornalista que viu Didi jogar.

Gerson, citado acima, é o Canhotinha de Ouro, que sempre se levanta quando fala de seu professor. Não é pouco ter visto Didi jogar, como Werkeck viu. É um privilégio tamanha a elegância com a qual Didi desfilava em campo. Nelson Rodrigues o descrevia como um Príncipe Etíope. Aliás, o mesmo Nelson usava de suas metáforas rodrigueanas para exaltar o meio-campista. Quem lembra é Péris Ribeiro, jornalista, amigo e biógrafo de Didi.

- No Brasil, ele chegou a ser o jogador de maior salário. Tanto é que o Nelson Rodrigues constantemente colocava que o Didi tomava banho numa banheira de leite de cabra, como se fosse Cleópatra, e que o salário dele era maior que o salário do presidente da república, que era o nosso JK, o Juscelino Kubitschek -  recordou, ao LANCE!.

Chamado de "Mestre" desde os tempos de jogador, teve na carreira de treinador o momento de grande ganho financeiro. Levou - ou quase que ensinou - o bom futebol por países como Turquia e Arábia Saudita. Fora o Peru, onde se tornou "praticamente um Deus", de acordo com Péris Ribeiro. Levou, inclusive, a seleção local a uma Copa do Mundo após 40 anos. A eliminação foi para o Brasil. O Brasil de 1970.

Amarildo é 11 anos mais novo do que Didi. Bebeu bastante da fonte e, por isso, entende que o sucesso à beira do gramado foi uma consequência.

- Não poderia ser outra coisa. A inteligência que ele tinha no futebol, como jogador... ele era um conhecedor de qualidades - resumiu o Possesso.

Já o "folha seca" é o chute que foi batizado e virou marca. A bola sobe e, com efeito, desce, como uma folha caindo de uma árvore. Efeito que se tenta repetir hoje em dia corriqueiramente. E foi dele também o primeiro gol do Maracanã. 

Simples, elegante e soberano, o "príncipe" de Nelson Rodrigues era amigo de gente importante, como João Havelange e o próprio JK. Péris Ribeiro, que escreveu "Didi: o gênio da folha seca" (está na terceira edição), entende que, se fosse vivo, Didi lamentaria mais do que veria beleza no mundo da bola e no Planeta Terra.

- Acho que ele teria decepções com o mundo de maneira geral. Com relação ao futebol, sim, e as exceções seriam o Zidane - ele sempre achava o Zidane muito inteligente, um jogador altamente elegante, cerebral. Talvez não o visse, hoje, como um grande técnico, mas, sim, aquele jogador que levou a experiência do campo para o vestiário e tudo mais. E o Pep Guardiola, esse sim, um grande treinador - avalia Péris. E completa:

- Jogador (atual) eu creio que ele se limitaria a (gostar do) Messi. E a situação do mundo, hoje, seria de alta decepção e muita preocupação com relação ao caos que a gente passa, em todos os sentidos - pondera.

Meia de um tempo com mais espaço para a arte, Didi vestiu muitas vezes a camisa 8. Lançava mais do que fazia ele os gols. Mais atrás no caminho do gol, lhe cabia por vezes o combate. Mas Amarildo alerta.

- O Didi não precisava ser marcador. Ele que era marcado. Porque eu penso que, pela qualidade que o time também tinha, essa coisa de marcação... mas ele estava sempre no posto justo, sem ter que dar paulada, fazer falta. Ele jogava. Os outros é que tinham preocupação - lembrou o ex-atacante.

Entendedor de vinho, fã do poeta chileno Pablo Neruda, com quem chegou a conversar. Era a excelência personificada. Quando se foi, Didi deixou Guiomar às vésperas dos 50 anos de casamento do casal. Ela se juntou a ele um mês depois. Por lance.com.br