terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Campeonato Potiguar: Dois jogos nesta quarta pelo Grupo B; representantes de Mossoró correm risco de não se classificarem.




Por Luiz Sátiro - Escrete de Ouro.

A 6ª e última rodada da Fase de Grupos do 1º Turno do Campeonato Estadual do RN começou nesta terça-feira, 06, e termina na quinta-feira, dia 08.  Hoje, em Ceará-Mirim, o Globo F.C local conquistou sua primeira vitória no Estadual que está em andamento. O time dos Verdes Canaviais derrotou o Potyguar de Currais Novos por 2x1 e deixou pela primeira vez a "Lanterna" do campeonato.

A rodada prossegue nesta quarta-feira, dia 07, com dois jogos do Grupo B. O ABC, já classificado, joga em casa diante do Potiguar de Mossoró. Por sua vez, o Baraúnas vai jogar no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, contra o Força e Luz, de Natal. Os dois times de Mossoró correm o risco de não se classificarem. Vejamos: Se o Potiguar perder para o líder ABC, no Frasqueirão, estará fora da classificação independente de qualquer resultado da partida entre Força e Luz x Baraúnas. Se o time Elétrico vencer se classifica. O Baru é eliminado. Em caso de empate, o tricolor do oeste se classifica.

Confira os jogos


06/02/2024 – Terça-feira

GRUPO A
15h00 - GLOBO FC 2x1 POTYGUAR/CN
Gols: Gols: Filipe Pires e Renilson (Globo) e Ronaldo Viana (Potyguar)
Local: Barrettão, em Ceará-Mirim.
Árbitro: Daniel de Medeiros S. Calazans - CEAF
Assistente 1: Elielson Rodrigues dos Santos Silva - CEAF
Assistente 2: Cristian Kalisson Cândido da Cruz - CEAF 
4º Árbitro: Francisco de Lima Oliveira - CEAF
.
07/02 - Quarta-feira

GRUPO B
20h00 - ABC FC 1x0 ACD POTIGUAR/M
Local: Frasqueirão, em Natal.
Árbitro: José Magno T. do Nascimento - CBF
Assistente 1: Matheus Lacerda Lemos - CBF
Assistente 2: Everton Muller da Costa Maia - CEAF
4º – Bruno Luís da Silva Gomes - CEAF
.
20h00 - FORÇA e LUZ 1x2 BARAÚNAS
Local: Estádio Barrettão, em Ceará-Mirim.
Árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior - CBF
Assistente 1: João Luiz Pinheiro dos Santos - CEAF
Assistente 2: Edson Trajano da Cruz - CEAF
4º Árbitro: José Alexandre Silva Neto - CEAF
.
08/02 – Quinta-feira

GRUPO A
15h00 - SANTA CRUZ DE NATAL x AMÉRICA
LocalEstádio Barrettão, em Ceará-Mirim.
Árbitro: Tarcísio Flores da Silva - CBF
Assistente 1: Lorival Cândido das Flores - CBF
Assistente 2: Reinaldo de Souza Moura - CBF 
4ºÁrbitro: João Paulo Jales Dantas - CEA. 

Veja a classificação atualizada:

GRUPO A:
ClassificaçãoPGJVSG
América-RNAmérica FC135413
Santa Cruz-RNSanta Cruz/N115307
Globo-RNGlobo FC04601-16
Potyguar CNPotyguar/CN03601-4

GRUPO B:
ClassificaçãoPGJVSG
ABC-RNABC FC166511
BaraúnasBaraúnas096300
Potiguar-RNPotiguar/M066200
Força e LuzForça e Luz0461-11

Futebol do RN: Diretoria do Potiguar de Mossoró faz acordo com ex-técnico para destravar situação!

Terça-feira, 06 de fevereiro de 2024.

Luis Miguel treinou o Potiguar em 2021 em apenas quatro jogos

As contas do Potiguar de Mossoró na Federação estadual de futebol e também na CBF estão bloqueadas por decisão da Justiça do Trabalho de Fortaleza sobre a ação movida pelo ex-técnico do time mossoroense, o português Luis Miguel.

O Potiguar também está proibido de inscrever novos atletas no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF.

No entanto, o clube tenta destravar a situação. O advogado Williams Segundo informou à reportagem do De Fato que já foi feito um acordo com o treinador e a expetativa é que a Justiça faça a homologação em breve.

Isso ocorrendo, o Potiguar voltará a utilizar o BID. Até o fechamento desta edição, no fim da tarde desta segunda, 5, não havia confirmação sobre o despacho judicial.

Luis Miguel treinou o alvirrubro em 2021. Só comandou em quatro partidas, sendo três derrotas e um empate. O último jogo foi contra o Assu na goleada por 4x0. Na época, foi divulgado que o treinador procurou a diretoria pedindo desligamento, no que foi aceito pelo então presidente Benjamim Machado.

CONTRATAÇÕES

O Potiguar anunciou a chegada de dois novos atletas, no caso o volante Dutra e o lateral-esquerdo André Gomes. Os atletas serão inscritos tão logo o clube seja liberado a operar o BID.

Dutra, 29 anos, começou na Paraíba, mas estava por último no futebol paraense defendendo a Tuna Luso. Já André Gomes, 28 anos, vem do Rio de Janeiro, onde defendeu clubes como Nova Iguaçu, São Gonçalo, Bonsucesso e Pérolas Negras. Fonte: JF / Mossoró

Futebol do RN: Novos reforços do Baraúnas já podem estrear em jogo decisivo nesta quarta!

Terça-feira, 06 de fevereiro de 2024.

Lateral-esquerdo Riquelme

Por Marcos Santos / Repórter do JORNAL DE FATO

O Baraúnas apresentou dois novos jogadores para a sequência do Campeonato Estadual e também dispensou o meia Juan Batista. Os novos atletas são o zagueiro João Henrique, 21, e o lateral-esquerdo Riquelme, 20 anos. Os atletas foram contratados por empréstimo junto ao Fortaleza/CE.

Já estão treinando no tricolor e, como estavam na ativa participando das atividades no elenco do Leão do Pici, agora vivem a expectativa da estreia. A previsão é que os dois sejam regularizados na CBF até esta terça-feira, 6.

O próximo duelo do Baraúnas será nesta quarta-feira, 7, contra o Força e Luz, em jogo em que pode valer a ultrapassagem de fase à semifinal do 1º turno do Campeonato Estadual.

JUAN BASTISTA

Enquanto dois chegam, um sai. Juan Batista foi dispensado e não faz mais parte do elenco leonino. O jogador foi pouco aproveitado e, quando entrou, no decorrer do jogo contra o Força e Luz, na abertura do campeonato, não teve bom aproveitamento.

Juan chegou por indicação do técnico Marcelinho Paraíba, advindo do futebol paraibano.

EQUIPE

Nesta terça de manhã, 6, a equipe encerra os preparativos para o jogo decisivo. O lateral-direito Keyvson, que saiu lesionado no último jogo contra o ABC na semana passada, será avaliado. Se for vetado, Ketson voltará a titularidade.

Na lateral-esquerda, Riquelme pode ser aproveitado no posto de Sávio, que não se saiu bem contra o ABC e poderá voltar ao banco.

O volante Ramon, que teve sua primeira chance na equipe, deve ser mantido entre os titulares, assim como o zagueiro Wallace Ferreira.

Fortaleza é o único time da Série A com 100% de aproveitamento em 2024.

Terça-feira, 06 de fevereiro de 2024.

Da Redação - NE45

Início de temporada do Fortaleza tem animado a torcida

O futebol brasileiro ainda está no seu começo de temporada, é fato. Com os estaduais tendo suas primeiras rodadas, além da Copa do Nordeste que estreou no último final de semana, os times ainda estão buscando a melhor formação tática, mas também, fisicamente. Mas um levantamento já chama a atenção. Apenas um time ainda está com 100% de aproveitamento entre os 20 times da Série A. E esse time é o Fortaleza.

Com quatro partidas disputadas – três pelo Cearense e uma no Nordestão, o Fortaleza é o único participante da elite nacional que não perdeu pontos neste começo de 2024. O Fortaleza é o líder do Grupo A do estadual com três vitórias (contra Horizonte, Barbalha e Iguatu), além de ter vendido o América-RN de virada na estreia da Copa do Nordeste.

Outro time nordestino na Séria A, o Bahia soma 72% de aproveitamento. O número poderia ser maior. Vale lembrar que durante as duas primeiras rodadas do Campeonato Baiano o Tricolor de Aço optou por escalar um time alternativo, já que o principal estava em Manchester realizando a pré-temporada.

E foi justamente nesses dois jogos que o time não foi bem. Perdeu para o Jequié na estreia do Baiano em casa e depois empatou com o Atlético-BA, fora. Já com o time considerado titular, venceu os três jogos seguidos, além da estreia contra o Sport na Copa do Nordeste.

O pior representante nordestino neste começo de temporada entre os clubes da Série A é o Vitória. Atual campeão da Série B, o Leão soma 56% em seis partidas disputadas. Venceu três e perdeu outras duas no Baianão, e ficou no empate na estreia da Copa do Nordeste.

Vitória é o “pior” nordestino no ranking dos 20 da Série A. Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Corinthians na lanterna

O pior time entre os 20 times da Série deste ano é o Corinthians. Com um começo turbulento no Paulistão, o Timão soma apenas 20% dos pontos disputados. O time venceu apenas uma partida no estadual, ocupa a lanterna do seu grupo e optou por demitir o técnico Mano Menezes.

Aproveitamentos entre os times da Série A em 2024

  • Fortaleza: 100%

  • Criciúma: 83%

  • Grêmio: 80%

  • Fluminense: 78%

  • Athletico-PR: 78%

  • Cruzeiro: 78%

  • Cuiabá: 73%

  • São Paulo: 73%

  • Palmeiras: 73%

  • Bahia: 72%

  • Internacional: 67%

  • Botafogo: 61%

  • Juventude: 60%

  • Flamengo: 60%

  • Atlético-GO: 56%

  • Vitória: 56%

  • Vasco: 50%

  • Red Bull Bragantino: 47%

  • Atlético-MG: 33%

  • Corinthians: 20%



CBF reconhece erro da arbitragem em pênalti para o Fortaleza contra o América-RN pela Copa do Nordeste!

Terça-feira, 06 de fevereiro de 2024.

América-RN critica pênalti marcado para o Fortaleza

Da Redação - NE45

A Confederação explicou que não há VAR nas partidas devido a falta de condições técnicas dos estádios

CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou o erro da arbitragem no pênalti marcado a favor do Fortaleza na partida contra o América-RN na Copa do Nordeste no último sábado (3). A Comissão de Arbitragem também explicou o motivo de não ter VAR na fase de grupos da competição.

América-RN e a Federação Norte-rio-grandense fizeram uma reclamação formal na Ouvidoria de Arbitragem logo após o jogo. A Comissão da CBF concordou que após análise das imagens, é possível ver que não houve penalidade.

Analisando as imagens é possível perceber que não ocorreu a suposta infração, assinalada no campo de jogo. É matéria de preocupação da CA-CBF que os árbitros sejam orientados a identificar e diferenciar criteriosamente as forças e os contatos utilizados pelos atletas, durante as disputas nas partidas, que possam ser consideradas normais e as que possam ser faltosas”, respondeu a Comissão.

Eles informaram ainda que a equipe de arbitragem será “corrigida quanto a necessidade de aprimorar esta percepção”.

O pênalti marcado a favor do Fortaleza foi em cima de Marinho. O atacante estava dentro da área quando o goleiro Renan Bragança fez o movimento de tirar a bola do alcance do atleta. Ele caiu e a árbitra Ruthyanna Camila Medeiros da Silva sinalizou a penalidade, que empatou o jogo em 1 x 1.

CBF fala sobre utilização do VAR na Copa do Nordeste

O erro de arbitragem na partida entre Fortaleza e América-RN, assim como em outros jogos, poderia ser evitado com o uso do VAR. Lembrando que o uso da tecnologia no Nordestão só será válido a partir das quartas de final.

O América e a FNF solicitaram o uso do VAR nos jogos da fase de grupo, e a CBF explicou que no momento, isso não será possível por falta de estrutura dos estádios.

Em relação a solicitação de utilização do VAR nas partidas, informamos que a implementação da tecnologia depende de uma série de condições técnicas dos estádios onde serão utilizadas, além de homologação dos árbitros a serem escalados. Em um futuro próximo, acreditamos que a implementação da tecnologia em um número maior de jogos possa ser possível”, respondeu.

Açude Dourado tem água para abastecer Currais Novos por até 10 dias, afirma CAERN.

Terça-feira, 06 de fevereiro de 2024.

O Açude Dourado, em Currais Novos/RN, está vivendo seus últimos dias de abastecimento. Essa declaração foi dada pelo diretor regional da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Adelson Santos, e é uma expectativa diretamente aliada a continuidade da estiagem na região, o que impede que o manancial volte a receber recarga de água.

A declaração foi dada pelo servidor público ao programa TV Cidade, da Sidy’s TV, de Currais Novos, Adelson também detalhou o que a companhia fará se não chover nesse período e destacou a importância do consumo consciente de água na região.

Em contato com o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), não foi possível ter informações sobre o atual volume de água do manancial.


Confira a classificação geral do Campeonato Potiguar após nova derrota do Leão do Seridó!

Terça-feira, 06 de fevereiro de 2024.




Campeonato Potiguar: Em confronto direto contra o rebaixamento, Potyguar/CN perde de virada para o Globo e vira lanterna!

Terça-feira, 06 de fevereiro de 2024.

Águia de Ceará-Mirim soma primeira vitória neste Estadual (Foto: Divulgação – FNF)

O Potyguar conheceu sua quinta derrota em toda a competição. Em Ceará-Mirim, o Tricolor perdeu de 2 a 1, de virada.

O gol solitário foi marcado por Ronaldo, já no segundo tempo. Um minuto depois, o clube seridoense levou o empate com Filippi Pires e antes do fim do jogo, veio a virada, com Renilson. O 2×1 ampliou o tabu do Potyguar no Estádio Barrettão, que nunca venceu o Globo no local. Que situação!

E agora, como fica?

Com o resultado, o Potyguar agora é lanterna da classificação geral do certame, com apenas três pontos ganhos. Vale lembrar que a equipe com o pior desempenho juntando os dois turnos é que será rebaixada para a segunda divisão do futebol potiguar. Se o campeonato acabasse hoje, essa equipe seria o Potyguar.

Ainda restam pelo menos quatro partidas, referente à primeira fase do 2º turno. Nessa etapa da competição, as equipes do Grupo “A” enfrentam as equipes do Grupo “B”. Cabe ao Potyguar pontuar o máximo possível nesses duelos para seguir sonhando com a permanência na primeira divisão. 

Após cinco derrotas seguidas, Potyguar só volta a campo pelo Estadual em março

O Potyguar só vai voltar a campo pelo Campeonato Potiguar no mês de março. O hiato se deve ao clube não ter se classificado para as semifinais do turno, o que faz com que o Leão só volte a campo no 2º turno, em partida disputada na primeira semana de março.

O retorno do clube currais-novense será contra o ABC, maior campeão estadual. O duelo será disputado no Estádio Frasqueirão, no dia 2 de março.

Após a derrota, o elenco terá folga nesta quarta-feira (7) e entra em recesso a partir da quinta-feira (8). O elenco se reapresenta na segunda-feira (12), em meio ao Carnaval, para uma longa preparação até o segundo turno.

Fonte: Blog do Anthony Medeiros.

Copa do Mundo de Veteranos contará com Ronaldinho Gaúcho, Kaká e outros craques!

 Terça-feira, 06 de fevereiro de 2024.

Com grandes lendas do futebol, a primeira edição da Copa do Mundo de veteranos deve ser oficializada em breve. A EPG Cup contará com as 8 seleções campeãs mundiais e será realizado em junho, na Inglaterra.

Segundo o Daily Mail, o campeonato terá jogadores acima dos 35 anos. Na Seleção Brasileira estarão presentes nomes como Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Rivaldo.

A EPG Cup será realizado pelo Elite Players Group (Grupo de Jogadores de Elite, EPG na sigla em inglês), empresa criada por empresários e ex-jogadores em 2023.

Além dos craques brasileiros, o veículo afirma que outros grandes nomes do futebol mundial disputarão o campeonato, Michael Owen, Fabio Cannavaro, Diego Forlán, Francesco Totti e Thierry Henry, entre outros.

Os capitães de cada país são fundadores do EPG: Steve McManaman (Inglaterra), Esteban Cambiasso (Argentina), Emerson (Brasil), Christian Karembeu (França), Kevin Kuranyi (Alemanha), Marco Materazzi (Itália), Michel Salgado (Espanha) e Diego Lugano (Uruguai).

Os jogos serão disputados em um campo oficial de futebol, com 11 atletas de cada lado, mas com 70 minutos, em vez de 90, e substituições ilimitadas e rotativas.

Confira os nomes citados para o torneio:


  • Brasil: Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Rivaldo, Cafu, Roberto Carlos e Emerson (capitão).

  • França: Thierry Henry, Marcel Desailly e Christian Karembeu (capitão).

  • Argentina: Hernán Crespo, Pablo Zabaleta e Esteban Cambiasso (capitão).

  • AlemanhaMesut Özil, Sami Khedira e Kevin Kuranyi (capitão).

  • Inglaterra: Michael Owen, Ashley Cole, Joe Cole, Rio Ferdinand, David James, Frank Lampard, Robbie Fowler e Steve McManaman (capitão).

  • Uruguai: Diego Forlán e Diego Lugano (capitão).

  • Itália: Fabio Cannavaro, Francesco Totti e Marco Materazzi (capitão).

  • Espanha: David Villa, Carles Puyol e Michel Salgado (capitão).


Futebol do RN: Potyguar Seridoense na luta para permanecer fora da zona do rebaixamento!

Terça-feira, 06 de fevereiro de 2024.

O Potyguar Seridoense joga na tarde desta terça-feira às 15h, no estádio Barretão, em Ceará Mirim. O jogo é diante do Globo que no momento é o último colocado geral com apenas um ponto ganho, ponto este  conquistado diante do Santa Cruz de Natal. Já o "Leão Seridoense" no momento soma três  pontos, justamente pontos conquistados diante do Globo na primeira rodada em jogo que o Potyguar venceu por  4  a 0.
 
O Globo vencendo a partida de hoje,  empurra o Potyguar para lanterna, e termina o 1º turno fora da zona do rebaixamento. 

O Potyguar Seridoense vencendo termina o 1º turno na sétima ou até na 5ª posição, dependendo dos resultados do Baraúnas e Potiguar Mossoroense.
 
Potyguar concentrado em Natal
 
O time já encontra-se em  Natal, onde logo mais sai com destino a Ceará Mirim, para partida decisiva diante do Globo.

Dúvidas

Os jogadores Lucas Matheus e Jeferson Azul, são dúvidas para o jogo, sentirem desconforto muscular e ficarão em observação até minutos antes do confronto onde pode definir a última colocação do 1º turno, ou seja, quem ficará na zona do rebaixamento neste 1º turno.

Relacionados para o jogo:

Goleiros: Wallef e Yuri

zagueiros: Renan, Igor Santos, Luis Amado e Juan;

Laterais: Erick Gomes, Jeferson Azul e Vitinho

Volantes: Tefinho, Lucas Matheus, Alyson Rodrigues;

Meias: Ronaldo Viana, Edgar e Anderson; 

Atacantes: Jânio Daniel, Nycollas Maranhense, Allison Pagode, Gustavo e Brenno

Confrontos entre os dois até o momento na história:

02-02- Potyguar 0x0 Globo - 2022

29-03-Globo 0x0 Potyguar- 2022

25-01 - Potyguar 1x0 Globo - 2023- Gol: Jefferson Felipe (Jeffinho)

28/01 - Globo 2x0 Potyguar - 2023 - Gols: Lucas e João Vitor

10/01 - Potyguar 4x0 Globo - 2024 - Gols: Jânio Daniel (2), Jefinho e Renan. 

Fonte: Terradaxelita

Conmebol define uniformes de Fluminense e LDU para a decisão da Recopa; saiba como o Tricolor entra em campo!

Terça-feira, 06 de fevereiro de 2024.

A Conmebol definiu os uniformes de Fluminense e LDU para os dois jogos decisivos da Recopa Sul-Americana. A equipe comandada por Fernando Diniz utilizará o tradicional uniforme tricolor nas duas partidas.

As únicas diferenças são relacionadas aos calções e meias dos atletas. Enquanto o Time de Guerreiros jogará com as cores grená da cintura para baixo em Quito, o clube entrará em campo no Maracanã com as peças brancas.

Por outro lado, a LDU faz o jogo de ida com o uniforme todo branco. No confronto de volta, os equatorianos seguirão usando a camisa mais clara, mas com shorts e meias pretas para diferenciar do Fluminense.

O duelo de ida da Recopa Sul-Americana está marcado para o dia 22 de fevereiro, enquanto a volta está programada para 29 de fevereiro.

Fonte: https://www.lance.com.br/