sábado, 18 de janeiro de 2025

Futebol do RN: Na 3ª rodada do estadual, ABC e Potiguar/M vencem, América empata...

Sábado, 18 de janeiro de 2025.

ABC 3 x 0 Santa Cruz de Natal

Emanuel marca mais dois e ABC goleia o Santa Cruz.

O ABC não teve dificuldade para vencer o Santa Cruz de Natal por 3 a 0 na tarde deste sábado, em confronto pela terceira rodada do Campeonato Potiguar. O Alvinegro conseguiu abrir 2 a 0 em 10 minutos, controlou o jogo no Frasqueirão e depois ampliou na segunda etapa.

O atacante Emanuel, de 19 anos, marcou duas vezes e se igualou a Alisson Farias, do Santa Cruz, na artilharia do estadual, com quatro gols. 

O ABC chegou aos sete pontos, assumindo a liderança da competição ao lado do rival América-RN, que empatou com o Laguna. O Santa, com três pontos, caiu para a quinta colocação.

O próximo desafio do ABC é o clássico contra o América-RN, no sábado, às 16h, novamente no Frasqueirão. O Santa Cruz enfrenta o Força e Luz no mesmo dia, às 15h, no Nazarenão, em Goianinha. 

Fonte: GE/RN

América 0 x 0 Laguna

América de Natal e Laguna, de Tibau do Sul empataram sem gols na noite deste sábado, em duelo pela terceira rodada do Campeonato Potiguar. O nome do jogo foi o goleiro Dã Moroni, do time vegano. Ele fez pelo menos três defesas difíceis, impedindo a vitória do Alvirrubro na Arena América, em Parnamirim.  

Com o empate, o América chegou aos sete pontos e agora tem a companhia do rival ABC na liderança. As equipes estão iguais em pontos, saldo de gols e gols marcados. O Laguna acumulou o terceiro empate no estadual, com três pontos, na sexta colocação.

Na próxima rodada, o América faz justamente o clássico contra o ABC, no Frasqueirão. O confronto é no sábado, às 16h. O Laguna joga no domingo contra o Globo FC, também no Frasqueirão, às 15h.   

Fonte: GE/RN

Força e Luz 0 x 2 Potiguar de Mossoró

Foto: JPCastro

Jogando na tarde deste sábado, 18, no Barretão, em Ceará-Mirim, o Potiguar de Mossoró venceu o Força e Luz por 2 a 0 e assumiu a terceira posição do Campeonato Potiguar 2025. O Time Macho chega a sua segunda vitória na competição e soma seis pontos. Os gols da vitória de hoje foram marcados por Samuel Almeida e Felipe Hulk.

Próximo jogo

Pela 4ª rodada, o Potiguar vai enfrentar o Baraúnas no clássico POTIBA, dia 26 deste mês. Fonte: Terradaxelita. 

O complemento da terceira rodada acontece neste domingo, 19, com o jogo envolvendo Baraúnas x Globo FC, 15 horas no Estádio Edgarzão, na cidade do Assú. 

Veja a classificação, faltando o jogo Baraúnas x Globo:

ClassificaçãoPGJVSG
ABCABC/N7326
América-RNAmérica/N7326
Potiguar-RNPotiguar-M6321
Globo-RNGlobo/CM3210
Santa Cruz-RNSanta Cruz-N331-3
LagunaLaguna/TS3300
Força e Luz-RNF. e Luz-N130-3
BaraúnasBaraúnas/M020-7

Adaptação -  Escrete de Ouro.

Paulo Henrique Ganso é diagnosticado com Miocardite; Entenda o que é miocardite...

Sábado, 18 de janeiro de 2025. 

O Fluminense informou neste sábado que o meia Paulo Henrique Ganso foi diagnosticado com miocardite, uma inflamação no músculo do coração. Com isso, o jogador ficará afastado das próximas rodadas do Campeonato Carioca e seguirá em avaliação médica até obter condições de voltar aos gramados.

Ganso ficará fora por, no mínimo, um mês. (Foto: IMAGO / Sports Press Photo)

O que é miocardite?

De acordo com o médico, a miocardite é uma inflamação do músculo do miocárdio no coração e pessoas de diferentes faixas etárias podem ser acometidas com o problema.

Como ela afeta o corpo e quais podem ser consequências? O Lance! ouviu o médico especialista em cardiologia Bernardo Noya de Abreu, cardiologista do Hospital do Coração (Hcor) de São Paulo, para tirar todas as dúvidas.

Como se desenvolve miocardite?

A inflamação da miocardite é viral e acontece como diversas outras inflamações causadas por um vírus, seja ela por uma gripe mais aguda, covid-19, dengue e outras viroses gastrointestinais ou respiratórias. Segundo Noya, nove em dez pessoas (ou seja, 90% dos casos) que foram acometidas por miocardite sofreram com infecções virais alguns meses antes.

Essa é a hipótese trabalhada pelo próprio Fluminense, que informou em sua nota oficial que Ganso contraiu uma forte gripe no mês de novembro. O período está dentro da janela de pós-infecção prevista pela cardiologia, que é de dois a seis meses após o quadro viral do paciente.

- É uma resposta exagerada do corpo, confundindo o vírus com o músculo do coração e atacando esse músculo achando que é o vírus. Então a miocardite é um quadro pós-infeccioso viral - afirma o médico.

Qual a gravidade da miocardite?

Segundo o médico, a miocardite pode acometer o paciente em diferentes níveis. Desde o mais simples, muitas vezes nem notado pelo paciente, até casos com alguns sintomas. Em casos mais avançados, a miocardite pode evoluir para arritmias, que também podem ir da leve até a mais intensa, e em casos extremos pode levar ao paciente à morte.

O Tricolor informou que o meia não teve qualquer tipo de sintoma e a situação foi descoberta apenas durantes os testes médicos para a reapresentação do elenco na temporada. A alta do paciente depende da realização de exames e não tem prazo definido.

Como tratar a miocardite?

O tratamento da miocardite pode acontecer por uso de medicamentos para controlar a infecção, mas, principalmente são direcionados exames ao paciente para controlar o nível da infecção. Bernardo Noya afirma que a primeira bateria acontece quatro semanas após o diagnóstico, justamente o período anunciado pelo Fluminense.

Os exames feitos podem ir desde exames de sangue para medir os níveis da infecção e biomarcadores de lesão cardíaca, além de ecocardiograma, ressonância cardíaca e holter. Fonte: Lance.com.br

Futebol amador do RN: Centenário de Parelhas e um pouco de sua história!

Sábado, 18 de janeiro de 2025. 

Da esquerda para a direita: Pedro (técnico), Lucena, Eurito, Paulo, Francisco, Evilásio, Basílio e Dudu. Agachados: Lambreta, Canteiros, Hermes,  Zuza e Nilson.

 A equipe do Centenário Esporte Clube da cidade de Parelhas-RN, fundada em 13 de março de 1964, em reunião na rua José Roque, 55, Parelhas-RN. A sua diretoria formada por abnegados da época como os Senhores:  Dep. Ulisses Bezerra, Mauro Medeiros, Pedro Clóvis Lucena, Evilásio entre outros.

No comando do técnico Pedro em 1965, o time jogou 34 partidas no Interior com 23 vitórias , 07 empates e apenas 04 derrotas, marcando na história do técnico do CEC.

Um detalhe importante e recorde, foi em 1965 quando em uma amistoso diante  do Palmeiras das Quintas, Natal-RN, o "Esquadrão Parelhense " goleou impiedosamente o Palmeiras pelo elástico placar de 23 a 0, sendo a maior goleada entre equipes amadoras por muito tempo ou até hoje, não conheço nenhum outro maior. O placar foi de 23 a 0, com Hermes superando até o Rei Pelé, marcando 10 dos 23 gols em uma só partida. O Rei Pelé tinha marcado 8 gols no Botafogo-SP. 

Em 1966 no mês de janeiro, em suas comemorações do seu Padroeiro, o Centenário fez um amistoso em Parelhas-RN diante do ABC de Natal  e perdeu por 2 a 1, quebrando uma  invencibilidade de mais de 10 jogos do time Seridoense. No mesmo ano o Centenário participou do Campeonato do Interior e ficou na chave A, ao lado do Potiguar de Currais Novos, e os representantes de Macaíba, São Gonçalo, Barcelona, São Tomé e Caicó.

Da paixão ao óbito

 

O maior torcedor do Centenário Esporte Clube é o saudoso Raimundo Viana Coelho. O mesmo faleceu em pleno jogo entre Centenário de Parelhas e Benfica de Currais Novos no estádio Laurentino Bezerra, no ano de 1973. Em um dos ataque do time Parelhense, o Sr. Raimundo se emocionou por a bola bater na trave e não entrar, chegou a passar mal, sendo socorrido, mas infelizmente indo à óbito em pleno Estádio.

Conquistas no Futebol do RN

O primeiro título na história do Centenário foi em 1964, ou seja, lá se vão 61 anos de história.

Destaques do Centenário de todos os tempos

Técnicos: Pedrinho Quarenta e Hélcio Jacaré.

Jogadores destaques: Canteiro, Hermes, Tonheca, Júnior, Luiz Eduardo e Didi Parelhas.






Heptacampeão do Seridó - 1964/ 1969/1985/1987/1988/1989/1990.

Campeão da Taça da Amizade - 1964

Campeão da Copa Aluizío Alves - 1968

Campeão da Copa AM-Parelhas - 1991

Bicampeão da Taça RN/PB: 2008/2009

Tricampeão do Matutão -  1988/1989/1990

O Centenário Esporte Clube era conhecido na época como "Esquadrão de Aço Seridoense".

  

 

Fonte: Diário de Natal/Jornal a Ordem/Jailson Pelele.