quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

NOTICIÁRIO DA FEDERAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DE FUTEBOL.


PRESIDENTE DA FNF FAZ BALANÇO DE 2008 E AVISA: QUEM DESISTIR SERÁ PUNIDO.

Fazendo o balanço do futebol no Rio Grande do Norte, no ano de 2008 o Presidente da FNF, José Vanildo, fez questao de dizer que este ano foi um ano para reorganizar a casa , " De cara, a primeira missão do homem é conduzir a FNF a uma situação de normalidade, de regularidade, em termos funcionais, de atividades e financeiros - e torná-la adimplente, sem uma dívida ou "prego" que seja, dando assim azo à busca de alternativas e investimentos, algo que a entidade não vê há tempos.

"Até hoje a FNF vem trabalhando nesse sentido, de se organizar para 2009. Para isso, foram feitas reuniões, alterou-se o estatuto, a sede social mudou de endereço - do estádio Juvenal Lamartine passou para um prédio em Lagoa Nova. Foi preciso até fazer um corte de pessoal - a FNF hoje trabalha com 12 funcionários a menos". a firmou o dirigente.

Revitalizar a história do JL.

Falando no lendário JL, o estádio do Tirol, a FNF tem novos planos, sim, para a área. Nada de vender o terreno, história que vai e vem reaparece como um fantasma recorrente nos noticiários (e quem espalha sempre esquece que o terreno é do Estado e foi cedido para a prática do esporte)- a idéia é outra: revitalizar o JL, por que não?
"A fase de arquitetura do novo JL já está concluída. O projeto contará com um museu, auditório, lanchonete, restaurante, 30 lojas, as sedes da FNF e do TJD, além de novas arquibancadas, estacionamento...", anima-se. Para tanto, a entidade está se preparando para buscar recursos federais junto aos ministérios da Educação, do Esporte e da Cultura.

Organização com antecedência!

ABC, América, Potiguar, Baraúnas... neste momento todos estão se preparando para o Estadual. A quantas está a competição? "O Estadual 2009 está com a base fechada desde o mês de agosto, mesmo se a gente observar com as pendências" - no caso, a pendenga envolvendo o Potiguar de Parnamirim e o São Gonçalo sobre quem ficaria na divisão principal, questão vencida esta semana pelo São Gonçalo.

"Mas isto não impede o início do Estadual que será no dia 21 de janeiro de 2009", afirmou, lembrando que tanto o regulamento quanto a tabela foram montadas prevendo a participação do ABC, do Potiguar de Mossoró e (provavelmente) do América na Copa do Brasil; e também a realização dos "clássicos" regionais, indo além do ABC x América - "Os clássicos do Potiguar x Baraúnas, dos times de Caicó, Corintians e Indepedente. Isso vai permitir clássicos em todos os lugares onde vão haver jogos. Isto implica mais renda e mais clássicos, diferente do que ocorreu este ano".
A interiorização do futebol!
Falando em jogos, e o que dizer das equipes mais novas a participarem do Estadual - caso, por exemplo, do Real Sociedade Independente, o "Concris do Seridó", de Jardim de Piranhas ? "Um dos maiores fatores de desenvolvimento é a interiorização" - caminho, aliás, que tem sido percorrido pelo pessoal do ciclismo, da musculação e do xadrez, só para ficar em três esportes (ditos) amadores.
"Quando esta interiorização é planejada, como este ano, onde o resultado é a participação de Jardim de Piranhas, estimula inclusive o retorno de outras cidades, como Pau dos Ferros (que tem a Sociedade Pauferrense), O Caicó E.C, e o ingresso de mais outras, como Antônio Martins (que tem um estádio bem qualificado para competições, por exemplo. Está comprovado: a cidade onde ocorre o jogo investe! Veja os casos de várias cidades do interior de São Paulo, como Barueri e Cachoeira Paulista (que participam de diversas divisões do Campeonato Paulista e até têm jogos transmitidos para todo o país)".
Estimular o retorno dos filiados!
Por conta disso, o trabalho tem sido grande para tornar a FNF adimplente - sem dívidas, permitindo à entidade captar recursos e firmar convênios. De quebra, busca-se estimular o "retorno" dos filiados à FNF - muitos ainda estão um tanto ausentes. Vanildo lamenta que o futebol ainda seja um tanto mal visto por estes lados por quem poderia investir no mesmo. "Ainda hoje, o futebol profissional é tratado pelo poder público e pelos empresários com... preconceito. Isso deveria ser banido definitivamente, pois o futebol é um ramo de atividade como qualquer outro, que gera emprego e renda" - e lembra que o investimento no setor se assemelha aos investimentos em turismo e comércio, em virtude de sua força econômica e social (que, aliás, não é pouca).
Amadorismo está perto do fim!
Já que estamos tratando das equipes interioranas, é preciso lembrar ainda que algumas equipes têm ameaçado desistir do Estadual - os últimos casos mencionados pela imprensa são os do Coríntians de Caicó, do Macau e do São Gonçalo. É o tipo de assunto que deixa Vanildo um tanto aborrecido, e com razão.
Quem desistir do estadual 2009 será Punido!
Vanildo admite: não gostaria de ser tão duro com os clubes de futebol, mas a situação exige grande firmeza. Todo ano, a mesma ladainha? Aí lasca! "A Federação, até o momento, não recebeu oficialmente pedidos de desistência de participação. Se isso ocorrer" - isto é, se algum clube desistir mesmo, e entregar a papelada oficializando a saída da competição - "(a FNF) vai tomar medidas enérgicas, pois o fato (a desistência) poderia causar transtornos no desenrolar do campeonato; e vai-se encaminhar o caso ao TJD, para aplicar as sanções previstas nos regulamentos!", considerou, lembrando que a própria FNF está devidamente certificada para adotar providências operacionais, se for o caso.

Árbitros que errarem no Campeonato Estadual serão punidos!

Em meio aos escândalos que voltaram a abalar o futebol brasileiro neste final de temporada, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (Ceaf-RN), Francisco Armando Falcão, disse estar tranqüilo quanto a lisura dos árbitros potiguares e anunciou uma grande novidade para temporada que está por se iniciar. O Rio Grande do Norte será o primeiro estado do país a criar uma comissão com poderes para avaliar os erros e punir os árbitros durante a realização do Campeonato Estadual.
Embora tenha uma aparência ditatorial, uma vez que a figura dos árbitros sempre estiveram acima de tudo e de todos, sendo eles os únicos membros dentro de uma partida de futebol que não estariam sujeitos a qualquer tipo de punição, a medida, segundo Falcão, visa fazer com que os membros da Ceaf-RN intensifiquem os estudos e treinem a aplicação das regras para buscar uma redução drástica no número de erros. "Realmente essa pode e deve ser encarada como uma medida moralizatória. Eu já tinha essa idéia em mente e a reforcei com uma solicitação do presidente da FNF, José Vanildo, que pensava dessa mesma forma. Sempre disse para os árbitros locais que o livro de regras do futebol deveria ser a Bíblia deles e, na prática, vamos apenas começar a cobrar isso", salientou Francisco Armando Falcão.
Ele descarta que a implementação da "comissão de avaliação de arbitragem" seja um critério de perseguição aos juízes e auxiliares, e acredita que a novidade virá contribuir ainda mais para o enaltecimento do nível das pessoas que hoje se encontram no quadro da Comissão de Arbitragem. "Ninguém será perseguido, nem protegido. Essa comissão será criada para avaliar o desempenho dos árbitros dentro de campo. Os erros comuns que não afetem o resultados dos jogos resultarão em algum tipo de advertência. Mas aqueles erros grosseiros serão punidos com rigor e nos casos de reincidência, o infrator pode ser afastado do quadro a ser obrigado a fazer um curso de reciclagem", antecipou.
Outra novidade é que junto com a nova comissão será criado um ranking estadual, onde os árbitros de melhores conceitos passarão a encabeçar a lista de postulantes ao quadro nacional. O ranking será semelhante ao que hoje existe na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mediante o qual, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol pretende acabar com a possibilidade de nomeação por apadrinhamento político, que se tornou um fato bastante corriqueiro no futebol do RN em épocas passadas.
"Não tenho rabo preso com ninguém e não aceito ingerência política em minha administração. Não fui colocado aqui (Ceaf) pelo presidente José Vanildo para agradar a quem quer que seja, ele me chamou para realizar um trabalho de organização do nosso quadro de árbitros e estou procurando fazer isso da melhor forma possível. Com o ranking vai passar a integrar o quadro nacional da CBF aqueles que se dedicarem. Tudo será realizado dentro da maior transparência possível", ressalta Falcão.
Denúncias!
Quanto as denuncias envolvendo tentativas de suborno a árbitros nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro, Francisco Armando Falcão encara o caso com tristeza. "Infelizmente ainda existem pessoas inescrupulosas dentro do futebol, com proximidade a alguns árbitros de mente fraca e essa pratica ainda não foi banida do meio esportivo. Espero que as denuncias sejam todas apuradas e que os culpados acabem punidos com bastante rigor. Não tem comissão no mundo que evite essas coisas de acontecerem e nós temos de contar e confiar na segurança dos nossos árbitros", afirmou.
Sobre a possível tentativa de suborno relatada pelo árbitro potiguar João Alberto Duarte a Comissão Nacional de Arbitragem, Falcão disse não ter sido procurado oficialmente em nenhum momento e que todo contato ocorreu diretamente com Sérgio Corrêa, o encarregado dentro da CBF a tratar de assuntos ligados a arbitragem. "Sinceramente só espero que o João Alberto possua provas contundentes sobre o caso que relatou a CBF e divulgou na imprensa. A acusação é muito séria e só se pode fazer isso diante de uma grande segurança. Particularmente não conheço detalhes sobre o caso, só o que saiu na imprensa e agora também não desejo mais me meter no assunto, porém, desejo que ele se saia bem", frisou Armando Falcão.

FNF atropela o estatuto do torcedor!

Marcelo Silva - Cidadão Repórter
A nova fórmula do Campeonato Potiguar é uma afronta à legislação Brasileira. O Estatuto do Torcedor (Lei Nª 10.671/2003) prevê no inciso II, do quinto parágrafo, que as alterações no regulamento das competições esportivas profissionais só ocorra após dois anos de vigência do regulamento anterior.
O Campeonato Potiguar de 2007 foi diferente do 2008, que por sua vez é diferente do de 2009. Ou seja o regulamento do Estadual deste ano só vigorou durante 12 meses e já sofreu alterações, e que não é permitido pelo o estatuto do torcedor.
Em 2009, o Campeonato Potiguar será disputado em dois turnos, com os jogos sendo realizados em ida e sem volta, no primeiro, e com volta, no segundo. Se for preciso, haverá uma decisão em jogo único. A competição começa no dia 21 de janeiro e três clubes serão rebaixados para a segunda divisão, esse ano apenas uma equipe caiu, que será disputada no mesmo ano e os clubes rebaixados poderão disputá-la.
Essas mudanças ainda podem provocar uma grande confusão lá na frente. As equipes que forem rebaixadas na 10ª e 11ª posição pode entrar com uma ação no TJD pedindo que apenas uma equipe seja rebaixada, pois o regulamento de 2007, que não poderia sofrer alterações, prevê que apenas o lanterna jogue a Segunda Divisão.
Cidadão Repórter - Autor da matéria - Marcelo Silva Farias DN Online - Crédito - Divulgação.