segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Luto! Atacante gaúcho que fez sucesso em times do Nordeste morre na Paraíba; Ele foi campeão várias vezes pelo América de Natal!


Segunda feira, 03 de fevereiro de 2020.
Trata-se de Jangada, que encantou as torcidas do América de Natal-RN, Sport-PE e Ceará-CE, além de ter sido ídolo na Paraíba.

O futebol nordestino perdeu no último dia 19 de janeiro de 2020 um atacante que fez sucesso nos anos 1970. É Jangada, que encantou as torcidas do América de Natal-RN, Sport-PE e Ceará-CE, além de ter sido ídolo na Paraíba. Jangada tinha 69 anos e morreu vítima de um AVC na cidade de João Pessoa-PB.
Jangada, primeiro jogador agachado, campeão no Rio Grande do Norte em 1974
Apesar de ter muito prestígio no Nordeste, a notícia da morte de Jangada foi pouca divulgada e após o Sport, em seu site oficial, registrou a morte do ex-jogador.

NASCEU NO RIO GRANDE DO SUL E FEZ SUCESSO NO NORDESTE
Nascido em Canoas-RS no dia 19 de agosto de 1951 e batizado Luiz Carlos Alves Oliveira, Jangada tinha 69 anos e foi revelado pelo Inter-RS, onde teve poucas oportunidades. Após passagens por empréstimo pelo Pelotas-RS, Juventude-RS, Colorado (hoje Paraná Clube) e Figueirense-SC, Jangada foi negociado com o América de Natal, onde seu futebol decolou e passou a fazer sucesso e ganhar títulos.

Ponta Direita de velocidade e ótimos cruzamentos, Jangada destacou-se tanto no América, onde foi campeão do Rio Grande do Norte em 1974, que foi vendido para o Sport-PE participando da "Seleção do Nordeste" como ficou conhecido o time do Sport nos anos 1970. Foi campeão pernambucano em 1975 ao lado de jogadores consagrados como o goleiro Tobias, Lula Pereira, Cláudio Mineiro, Luciano, Assis Paraíba, Dadá Maravilha, Miltão, entre outros.
 Inter em 1973:- Em pé: Ponte, Schneider, Jorge Andrade, Figueroa, Tovar e Edson Madureira.  Agachados: Jangada, Djair, Claudiomiro, Paulo César Carpegiani e Escurinho
Inter de 1973: Em pé: Pontes, Schneider, Jorge Andrade, Figueroa, Tovar e Edson Madureira; Agachados: JANGADA, Djair, Claudiomiro, Paulo César Carpegiani e Escurinho.

JANGADA JOGOU NOS TRÊS PRINCIPAIS TIMES DA PARAÍBA
Do Sport, passou a ser um cigano em times do Nordeste jogando no Botafogo-PB, Treze-PB, Campinense-PB, Ceará-CE, Ferroviário-CE e América de Recife-PE, onde encerrou a carreira em 1988.
Após parar de atuar como atleta, o gaúcho Jangada optou em continuar residindo no Nordeste onde chegou a trabalhar nas categorias de base de algumas equipes.
Fonte: Agência Futebol Interior (AFI).