quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Morre técnico Rubens Minelli, tetracampeão e referência no futebol.

Quinta-feira, 23 de novembro de 2023.

Ele foi o 1º a faturar três títulos seguidos no Brasileiro nos anos 70

Da Redação da Agência Brasil.

Referência no futebol brasileiro, o ex-técnico Rubens Minelli morreu nesta quinta-feira (23), aos 94 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi revelada. O treinador foi campeão brasileiro em 1969, e depois seria o primeiro a faturar três títulos seguidos títulos seguidos (de 1975 a 1976) e depois, em 1989, levantaria a taça da primeira edição da Copa do Brasil. Nascido na capital paulista, Minelli comandou grandes equipes como Palmeiras, Internacional, São Paulo e Grêmio, além de passar pelo Al Hilal (Arábia Saudita), onde também foi campeão (1980).

Foi um grande treinador do futebol brasileiro, tinha um estilo muito forte de trabalhar. Suas esquipes marcavam bem, eram muito competitivas. Ele foi um técnico que mudou muito a maneira de jogar. O futebol gaúcho passou a ser conhecido como um futebol de pegada, de marcação, de picotar o jogo, de muita faltinha, porque esse era o estilo do Minelli. Na época se comentava que ele era um treinador de muito diálogo, mas que também cobrava muito”, disse o comentarista Waldir Luiz, comentarista esportivo da Rádio Nacional.

Em nota oficial a CBF lamentou a partida do treinador, que completaria 95 anos no próximo dia 19 de dezembro. “Neste momento de imensa tristeza, a CBF se compadece do falecimento de um dos grandes treinadores da história do futebol brasileiro e presta suas condolências aos familiares e amigos de Rubens Minelli", diz o comunicado.

Vários clubes também usaram as redes sociais para prestar homenagens a Minelli e se solidarizar com amigos e parentes do treinador. Entre eles o Internacional, São PauloPalmeirasCorinthians, Grêmio e Atlético-MG.

Hoje, o mundo do futebol perdeu o ex-técnico Rubens Minelli. Comandante do inesquecível time Bicampeão Brasileiro (1975 - 1976), Minelli será sempre exaltado com carinho por todos os colorados. Nossos pensamentos estão com a família, amigos e todos os fãs neste momento difícil. Descanse em paz, Rubens Minelli

Rubens Minelli teve uma curta trajetória como jogador, antes de iniciar a carreira de técnico. O primeiro trabalho foi no comando do América Mineiro (1963). Passou ainda por Botafogo-SP, Sport e Guarani até assumir o Palmeiras em 1969, quando foi campeão brasileiro pela primeira vez, com reconhecimento da CBF, quando a competição se chamava Taça de Prata/Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Depois Minelli viveu o período de glória como técnico. Faturou o bicampeonato no Internacional (1975 e 1976), no comando de um elenco estrelar Manga, Figueroa, Paulo César Carpegiani, Falcão e Valdomiro. No ano seguinte, em 1977, migrou para o São Paulo, e levantou a taça nacional mais uma vez.

Em 1975 ele comandou um timaço no Internacional. Naquele ano o Colorado venceu o Corinthians na final. Depois ele venceu de novo em 1976. Além do bi, o grande feito do Inter do técnico Minelli foi eliminar no Maracanã o Fluminense, considerado a máquina do futebol brasileiro, cuja equipe contava com Rivelino, Paulo Cézar “Caju”, Gil, Edinho, e outros grandes nomes.O Inter despachou o Flu com o placar de 2 a 0. Em 1977 foi dirigir o São Paulo, e quando ninguém esperava, o Tricolor acabou sendo campeão brasileiro em um jogo histórico contra o Atlético-MG no Mineirão. O Galo tinha um grande time, era uma equipe muito melhor do que a do São Paulo. No entanto, os mineiros foram eliminados nas penalidades”, recorda o comentarista Waldir Luiz.

Depois do São Paulo, Minelli foi para a Arábia Saudita comandar o Al-Hillal em 1979 e lá permaneceu até 1980, conquistando o Campeonato Saudita. Voltou para o Brasil em 1982 e enfileirou passagens pelo Atlético Mineiro, Corinthians e Grêmio. E foi no Tricolor Gaúcho, em 1989, que Minelli conquistou a primeira edição da Copa do Brasil.

A longa lista de conquistas de Minelli tem ainda 11 títulos de campeão estadual: Portuguesa (1973), Internacional (1974, 1975 e 1976), Grêmio (1985, 1988 e 1989) e Paraná (1994, 1995, 1996 e 1997).

Lamentamos o falecimento do ex-técnico Rubens Minelli, que comandou o Tricolor nos anos de 1985 e 1989. Aqui, conquistou o Torneio de Rotterdam, o Troféu Palma de Mallorca e também o Gauchão. Nossos sentimentos aos familiares e amigos de um dos maiores treinadores brasileiros.

Futebol do RN: Segundona - Mossoró EC reconhece erro e não irá recorrer da decisão que deu título ao Baraúnas!


Quinta-feira, 23 de novembro de 2023.

O Mossoró Esporte Clube assumiu a responsabilidade pelo erro na mudança do estatuto social e reconheceu a decisão que deu título de campeão da Segunda Divisão estadual de 2023. O clube se posicionou por meio de nota, reforçou compromisso com o FairPlay e a ética esportiva, além de confirmar que não recorrerá da medida.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (23) pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). A entidade considerou uma alteração no estatuto social, datada de outubro de 2013, que descrevia a prática de futebol de campo da agremiação como amadora.

Por entendermos que o direito não pode perder para o erro e para não prejudicar o campeonato e os demais clubes filiados, decidimos não recorrer e reconhecer o Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas como campeão da 2ª divisão de 2023”, escreveu o clube.

Na nota, o clube ainda pediu desculpas aos torcedores, jogadores, familiares, comissão técnica e patrocinadores.

Fonte: Tribuna do Norte / RN

Futebol do RN: Baraúnas é declarada Campeã Potiguar Segunda Divisão 20231

Quinta-feira, 23 de novembro de 2023.

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol emitiu resolução nesta quinta-feira, 23 de novembro, que determina a desclassificação do Mossoró Esporte Clube do Campeonato Potiguar Segunda Divisão 2023. 

A decisão foi tomada após a informação de que o Mossoró Esporte Clube registrou atualização do seu Estatuto Social em outubro de 2013, se propondo a praticar o futebol em caráter amador, o que torna o clube inadequado a participar do Campeonato Potiguar Segunda Divisão, competição profissional.

Com a desclassificação do Mossoró E.C., primeiro colocado na competição, foi declarada Campeã da Segunda Divisão do Campeonato Potiguar 2023, a Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas, equipe classificada no segundo lugar geral.

RESOLUÇÃO Nº 031/2023-FNF

ESTÁ CHEGANDO A HORA DA NOITE MAIOR DO ESPORTE CURRAISNOVENSE!!

Quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Solenidade de entrega de Certificados e comendas dos Destaques do Esporte Curraisnovense 2023, acontecerá  nesta quinta-feira (23), na Câmara Municipal de Currais Novos-RN. 

A coordenação do Blog Terra da Xelita, com apoio do vereador Cleyber Trajano, promoverá a noite dos destaques do Esporte Curraisnovense 2023. A premiação “Destaques do Esporte” marca o reconhecimento do trabalho desenvolvido anualmente por vários atletas de várias modalidades esportivas na Terra da Xelita. 

Méritos Esportivos

Djalma Félix (Futebol)

João Jair (Repórter Esportivo)

Francisco Hipólito (Atletismo)

Manoel Galdino Soares (Futsal e Futebol)

Tereza Cristina (Handebol)

                Academias Destaques 2023

        Academia Nova Store Fitness é uma das  destaques em 2023

A academia Noova Store Fitness foi escolhida este ano de 2023 como  Destaque. A mesma vem fazendo a diferença no ramo de academias que tem o propósito de levar a seus clientes o que a de mais moderno em termos de equipamentos e estrutura além, de profissionais formados em todos os horários é mais legal aulas coletivas para os mais variados gostos.

Sempre se atualizando na questão de maquinário, capacitação de funcionários, atualização do quadro de aulas, mais de 100 coletivas de graça inclusa na mensalidade do aluno, não fecha para o almoço, tem vestiários prontos para o banho para sai do trabalho ou vai para ele.

A Nova Store Fitness teve sua inauguração em Currais Novos no dia 18 de abril de 2018. 

                           Academia Cross Experiense

A academia Cross Experiente também se destacou no ano de 2023 com seus circuitos funcionais  e muitas inovações com atividades que abrange força e condicionamento físico por meio da junção de exercícios aeróbicos, calistênicos e outros. A academia mostra uma opção diferente de condicionar  somente com o peso do próprio corpo.

           Destaques na arbitragem 2023

                                   Danilo César Pereira Silveira ( Futsal e Futebol)

                                              Janderson Daniel da Silva ( Futebol Society)

Os destaques da arbitragem no ano de 2023 ficou com os árbitros Janderson Daniel da Silva (Futebol Society) e  Danilo César Pereira Silveira ( Futsal e Futebol). Os mesmos repetem o feito de 2022. 

Futebol 

Igor Belmiro

Igor Belmiro foi grande destaque no ano de 2023 conquistando os títulos de vice Campeão Carioca e Capixaba na série B,  pela equipes do Sampaio Corrêa-RJ e Rio Branco-SC.  O Igor ainda vestiu a camisa do Potyguar fazendo grandes atuações.

Erick Felipe de Souza

O atacante Erick Felipe foi um dos destaques do Potyguar sub 20 em 2023. O jovem  garoto do bairro Sílvio Bezerra, além de ajudar bastante o "Leão do Seridó" no estadual deste ano, foi um dos artilheiros do Potyguar na grande fina.

José Arliedson Roseno Da Silva (Pelezinho)

O Arleilson, ou Pelezinho, foi o grande destaque do futebol amador de Currais Novos em 2023. O garoto da Comunidade Cachoeira, fez a diferença vestindo as camisas do Criciúma e Seleção do Totoró, conquistando o primeiro título de ambas equipes no futebol da Terra da Xelita.

 Sueid Rusk Bezerra Lins

O  Presidente interino do  Potyguar de Currais Novos, Sueid Rusk, foi escolhido o Dirigente destaque do ano na Terra da Xelita. O mesmo assumiu a direção do "Leão do Seridó" e em menos de um ano, já levou o Tricolor Seridoense a uma final inédita de  categoria de base no Estadual de futebol no RN.

O Potyguar ao comando do Sueid Rusk, pela primeira vez na história, participou de todas as categorias no futebol de base e profissional no RN. 

DESTAQUES ESPORTIVOS 2023

Beach Tennis - BT

   Allyne Arli Medeiros Souza

     Marco Augusto Silva Santos

O Beach Tennis surgiu em 1987 e em 1996 já começou a se profissionalizar como esporte.

A modalidade chegou no Brasil em 2008 e desde então veio crescendo nas cidades litorâneas e mais tarde, nas cidades não praianas também.

Aqui na cidade de Currais Novos em 2023, os dois destaques são os atletas Marco Augusto Silva e Alline Arli, vencendo vários torneios e competições em Currais Novos e região. 

Atleta Paralímpico


Ícaro Gabriel( E. E. Capitão Mor Galvão)

O aluno atleta da Escola Estadual Capitão Mor Galvão,  Ícaro Gabriel, foi o grande destaque Paralímpico Curraisnovense em 2023. O Ícaro conquistou quatro medalhas nos Jogos Paralímpicos Escolar sendo medalhista de prata nos  100m livre, 50 metros livre e 100 metros costa, O mesmo ainda conquistou medalha de prata no Juvers nos 100metros costas. O Ícaro é acompanhado pelo professor Umerson Assis(foto) 

Artes Marciais

 Aparecida Luana

A atleta Currais-novense  Aparecida Luana, conquistou no mês de outubro  medalhas de ouro no Kumitê e prata no Kata, no Campeonato Brasileiro que aconteceu na cidade de Parauapebas-PA, conquistando vaga no mundial que acontecerá na Inglaterra.

A atleta chegou a vender dindin (geladinho) e receber ajuda financeira de colegas, para comprar sua passagem e chegar a competição. 

A delegação do RN ficou na 4ª colocação geral na competição.


 George Costa

O atleta e professor técnico de Jiu-Jitsu, George Costa, foi um dos destaques do Esporte Curraisnovense em 2023. O mesmo além de participar em várias competições regionais e até Nacional, comanda um Projeto Social importante onde leva vários garotos a prática do Esporte, na modalidade de Jiu-Jitsu. 

Cinthia Beatriz Freire  de Souza ( Escola de Nossa Senhora)

A aluna Cinthia cursa o 6º ano na Escola de Nossa Senhora e começa se destacar na arte Marcial do Karatê. A mesma conquistou medalhas de Ouro e prata nos Jogos Escolares do RN e outras competições regionais.

Futsal

Raul Moisés Dantas de Oliveira ( Camilo Toscano)

O garoto Raul Moisés foi um dos destaques do futsal 2023. O garoto conquistou uma Copa regional como a Copa JUV de Parelhas, Copa Intercolegial e Jerns Currais Novos 2023, além várias boas participações em outras competições.de outra Copa 

 Pedro Gustavo da Silva Pinheiro (Colégio CIVE)

O jovem talento do Colégio CIVE em 2023 foi campeão JERNS de Currais Novos além de artilheiro na categoria infantil masculino, campeão Municipal de Lagoa Nova, vice campeão na Copa da Juventude em Florânia, e medalha de bronze no Estadual de futsal, Copa Caruaru e Copa Acari-RN.


Luiz Guilherme da Silva Santos ( Colégio CIVE) 

O garoto Luiz Guilherme do Colégio CIVE foi um dos destaques na modalidade de futsal no ano de 2023. O mesmo sagrou-se Campeão na Copa Projeco, vice no Intermunicipal de futbol de base em Tangará-RN, vice Campeão da Copa LDC de base e artilheiro do Estadual Potiguar de futsal sub 11, além de ficar entre os 4 melhores do RN no futsal. 

Técnico Destaque de futsal 2023


O professor de Educação Física e técnico de futsal Elisson Silva De Souza (Ecinho), ficou como o grande destaque de 2023. O mesmo além de mostrar com suas equipes um futsal técnico e de muito conjunto, também foi  Campeão  da Taça campina 2023 futsal sub17 realizada em Campina Grande-PB, como auxiliar técnico do  Estrela do Amanhã-Parelhas. Campeão Infantil masculino Jerns Currais Novos, Campeão sub-11 da Copa de base LDC, Campeão sub 11 na Projecopa de futsal, vice Campeão Estadual de futsal na categoria sub-10 e medalhas de bronze no Estadual de futsal nas categorias sub-8 e sub 12.

Projeto Currais Futsal foi Destaque no ano de 2023

Projeto de futsal da Associação Currais Futsal, foi destaque por levar o nome de Currais Novos em 9 categorias no Estadual de futsal 2023, além de boas participações em competições regionais e até intermunicipais.

Voleibol 

Maria Luiza Silva Gomes (Camilo Toscano)

A atleta Maria Luiza sagrou-se campeã brasileira e melhor jogadora na competição sub 16. A mesma ainda foi convocada para Seleção Brasileira sub-16.

Maria Valentina Araújo Azevedo de Oliveira

  A atleta foi uma dos destaque do voleibol com boas participações em eventos esportivo na região e campeã Brasileira pela Seleção do Rio Grande do Norte.

Afrânio Aurélio Silva
O professo Afrânio Aurélio foi o grande destaque no voleibol como auxilia técnico em Saquarema RJ e Campeão Brasileiro pela Seleção de Voleibol do Rio Grande do Norte, além do 4º  em Ribeirão Preto-SP, como técnico do RN.

Handebol

Pedro Henrique Santos de Souza( E.E.Tristão de Barros)

Campeão JUVERNS REGIONAL
VICE CAMPEÃO DO JUVERNS FASE FINAL
CAMPEÃO DOS JERN’S
4 colocado Copa Nordeste de seleções juvenil- Recife

Bernardo Estrela Silva Godinho ( E.E. Tristão de Barros)

Seleção do Rio Grande do Norte

Campeão JUVERNS REGIONAL
VICE CAMPEÃO DO JUVERNS FASE FINAL
CAMPEÃO DOS JERN’S
4 colocado Copa Nordeste de seleções juvenil- Recife

Emanuele Sahama Bernade dos Santos (E.E. Tristão de Barros)

Seleção do Rio Grande do Norte

Brasileiro em São Paulo 2023

Campeã Juverns -Regional Currais Novos

Vice Campeão dos Jogos FNDE 

Tetra Campeã JERNS Currais Novos.

Atletismo

Fred Martins de Araújo Júnior (Colégio Camilo Toscano)

Fred Martins de Araújo Junior,  atleta do atletismo, medalhista de ouro em campeonatos escolares do Rio Grande do Norte( jerns , jomec e juverns), campeão  brasileiro na seletiva dos jogos escolares mundiais gymnasia de 2023 em Brasília , medalhista de bronze no campeonato dos jogos escolares da juventude em Rubeirao preto/SP , campeão brasileiro no campeonato loterias caixa interclubes em Aracaju/sergipe, e Campeão Ibero-Americano neste ano de 2023 em Lima/Peru. Liderando o rank brasileiro na categoria sub 18 e participando da seleção brasileira representando o Brasil em lima no Peru. 

Ingryd Luana ( Colégio LOGOS)

Campeã nos Juverns - Fase final, nas provas do arremesso do peso, lançamento do dardo e salto em distância; Campeã nos Jern's, com recordes nas provas de salto em distância, arremesso do peso e lançamento do dardo; Medalha de prata, na prova do salto em distância e medalha de bronze, na prova do arremesso do peso, no Campeonato Brasileiro Escolar, em Brasília/DF; Campeã do Troféu Norte/Nordeste sub-18, nas provas do salto em distância, arremesso do peso e Melhor Índice Técnico da Competição, em Natal/RN; Campeã Brasileira Interclubes Sub-18, na prova de salto em distância, em Aracaju/SE; Campeã na prova do salto em distância e medalha de Bronze na prova do arremesso do peso, nos Jogos da Juventude, em Pirassununga/SP; Medalha de bronze na prova do salto em distância e campeã na prova do arremesso do peso, Campeonato Mundial Escolar, Rio de Janeiro/RJ. 

Marciel Miranda de Almeida Silva

O Marciel foi vice campeão brasileiro de Cross Country Adulto, vários títulos em corridas de ruas em todo Nordeste e convocação para Seleção brasileira de Atletismo.


María Lucia de Araújo França - Professora De Educação Física Destaque 2023

A professora Lúcia foi destaque com vários títulos nos JERNS Currais Novos, conquista no Ibero-Americano de Atletismo e convocação para Seleção Brasileira de Atletismo. 

Projeto Esportivo Destaque 2023 

O Projeto de Iniciação ao Atletismo Curraisnovense foi o grande destaque em 2023. O mesmo com a coordenação do professor de Educação Física Judson José de Lima, revitalizando um projeto que outrora teve seu grande momento, volta a ser forte e com uma visão realmente de iniciação na base.   

FUTEBOL SOCIETY


Josenildo Alan Da Silva Alexandrino ( E.E. Tristão de Barros)

O jovem talento Allan ou Alanzinho, foi o grande destaque do futebol Society 2023. Allan fez a grande diferença jogando na equipe do Tristão de Barros e sendo o nome da modalidade nos JERNS Currais Novos. O mesmo ainda participou este ano em outra modalinade em competições interestadual.

Fonte: Blog Terradaxelita - Currais Novos/RN