quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Morre o jornalista Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos

Quinta-feira, 03 de outubro de 2024. 

Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos.

Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, desde o dia 4 de setembro, quando deu entrada com insuficiência renal crônica — antes, vinha tratando de uma pneumonia em casa. O quadro piorou, e às 8h desta quinta Cid morreu de falência múltipla dos órgãos. 

Segundo o Memorial Globo, Cid Moreira,  apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes.

Até a última atualização desta reportagem, ainda não havia informações sobre velório e enterro. 

Vida e carreira

Cid Moreira nasceu em, Taubaté,  no Vale do Paraíba, em 1927 — ele completou 97 anos no último domingo (29).

O jornalista iniciou a carreira no rádio em 1944, depois de ser descoberto por um amigo que o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Nos anos seguintes, entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.

Em 1951, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Foi lá que, entre 1951 e 1956, começou a ter suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na TV Rio.

Sua estreia como locutor de noticiários aconteceu em 1963, no “Jornal de Vanguarda”, da TV Rio, o que marcou o início de sua carreira no jornalismo televisivo. Nos anos seguintes, trabalhou nesse mesmo programa em várias emissoras, como Tupi, Globo, Excelsior e Continental, consolidando sua presença na televisão. 

Fonte: G1 / Rio de Janeiro/RJ

Copa do Brasil: Flamengo 1 x 0 Corinthians - Sem Tite, Mengão larga na frente...

Quinta-feira, 03 de outubro de 2024. 

Alex Sandro, aos 31 minutos do 1º tempo, marca o gol da vitória do Mengão.

Primeiro time a enfrentar o Flamengo depois da demissão de Tite, o Corinthians encontrou um adversário revigorado sob o comando de Filipe Luís, nesta quarta-feira, 02/10, e penou no Maracanã por ter começado o jogo com uma formação desequilibrada, muito aberta para desafiar um time da qualidade técnica dos rubro-negros. A partida, válida pela rodada de ida da semifinal da Copa do Brasil, terminou com derrota por 1 a 0 da equipe comandada por Ramón Díaz, mas poderia ser pior.

O goleiro Hugo Souza fez ótimas defesas e impediu que o placar fosse mais elástico, o que tornaria mais difícil a missão de tentar reverter o placar na Neo Química Arena, em jogo marcado para as 16 horas do dia 20 de outubro, data motivo de discórdia entre as duas equipes. A rodada de volta estava prevista para o dia 17, mas o Flamengo pediu alteração para não ser desfalcado pela Data Fifa que vai dos dias 7 a 15 deste mês e foi atendido pela Fifa. Inconformada, a diretoria corintiana acionou o STJD para que o calendário original seja restabelecido. 

O único gol da partida foi marcado aos 31 minutos do primeiro tempo, através do jogador Alex Sandro. A renda do jogo somou R$ 6.405.065,00, proporcionada pelo público pagante de 47.052 torcedores. Fonte: FI