quinta-feira, 10 de julho de 2014

Projeto de futebol de amputados de Natal é destaque no site da Fifa!

QUINTA FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014.
Equipe formada por 15 jogadores se encontra semanalmente e conta com apoio de fisioterapeutas e educadores físicos. Projeto existe desde 2011 e é aberto ao público.
futebol de amputados Natal vídeo Fifa (Foto: Reprodução/Fifa)
Além do goleiro, seis jogadores compõem o time no futebol de amputados (Foto: Reprodução/Fifa).

Em meio à realização da Copa do Mundo no Brasil, a Fifa conheceu um clube de futebol especial na cidade de Natal. A visita resultou em um vídeo divulgado no site oficial da entidade (veja o vídeo completo  aqui). Imagens e depoimentos mostram um pouco do Projeto Melhorando, que faz um trabalho voltado para o futebol de amputados e atende hoje 15 jogadores em processo de reabilitação. A ideia surgiu em 2011 e os treinos semanais são abertos ao público. Além de ajudar na reabilitação do amputado, um dos principais objetivos é promover a inclusão social através do esporte mais popular do país.
futebol de amputados Natal vídeo Fifa (Foto: Reprodução/Fifa)
Nós entendemos que o esporte é uma extensão dessa reabilitação. O projeto é importante porque possibilita a vivência com outros atletas e cada um pode ver como outras pessoas com a mesma deficiência, ou em situação pior, podem ser felizes - explicou Ronnie Peterson, um dos idealizadores do projeto e fisioterapeuta do Comitê Paralímpico Brasileiro.
A equipe, que já participou do Campeonato Brasileiro da categoria em 2012, conta com fisioterapeutas e educadores físicos. Os treinamentos acontecem todos os sábados, no Aeroclube do Rio Grande do Norte, em Natal.
Por GloboEsporte.com/Natal

Bolas das finais da Copa do Mundo, já estão personalizadas!

QUINTA FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014.
A artista principal da grande final da Copa do Mundo já está pronta para ganhar o gramado do Maracanã, no domingo. A Adidas, fornecedora oficial de material esportivo da FIFA, gravou na bola da Copa do Mundo ontem (09) os nomes das duas seleções que disputarão a final: Alemanha e Argentina.

O item ainda leva a data e o nome do estádio que receberá o grande evento. O tempo? Apenas dez minutos para que os grandes adversários estivessem lado a lado no objeto de desejo das redes do templo do futebol. E a bola da disputa do terceiro lugar, entre Brasil e Holanda, também já está pronta para ser usada no Mané Garrincha, em Brasília, no sábado.

Neymar se juntará a delegação da Seleção Brasileira!

QUINTA FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014.
O atacante Neymar vai se juntar à delegação da seleção brasileira que seguirá para Brasília para a disputa do terceiro lugar, neste sábado (12) no estádio Mané Garrincha.
A informação foi confirmada nesta quarta-feira (9) pelo chefe do Departamento de Comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, durante a entrevista coletiva da comissão técnica da Seleção.
Lesionado, Neymar deve se reintegrar ao grupo ainda na Granja Comary e seguir viagem com os jogadores para a Capital Federal onde será disputada a partida contra a Holanda.

Fonte: No Minuto

Missão Rússia 2018: Brasil inicia ciclo em busca de goleiro e centroavante!

QUINTA FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014.
Logo depois da goleada de 7 a 1 sofrida diante da Alemanha, Luiz Felipe Scolari disse que até 15 jogadores desta seleção brasileira poderão disputar a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Mas será difícil que a previsão do treinador se confirme. Daqui a quatro anos, 18 atletas do grupo terão pelo menos 30 anos de idade. Entre eles, o goleiro e o centroavante, duas posições-chave de uma equipe de futebol que iniciam o novo ciclo como as maiores incógnitas do Brasil.
 
Júlio César terá 38 anos no próximo Mundial e já disse, após a vexatória eliminação, que essa foi sua terceira e última participação no torneio. Fred é quatro anos mais jovem que ele, mas as limitações físicas que demonstrou em 2014 e o histórico de problemas clínicos não indicam que ele esteja apto na Rússia.

A interrogação é ainda maior ao se constatar que os reservas não são tão mais jovens assim. Victor e Jefferson, os goleiros, terão 35 anos, mais do que Júlio nessa Copa de 2014, enquanto Jô estará com 31. Para ele, mais do que a idade, superar a desconfiança geral e a frustrante participação como suplente de Fred será o principal desafio.

A média de idade da Seleção que sucumbiu diante dos alemães na semifinal é de 27,8 anos. Apenas Neymar, Oscar, Paulinho, Willian e Bernard estarão abaixo dos 30 em 2018. A dupla de zaga que se mostrou ponto forte da equipe durante o Mundial, com Thiago Silva e David Luiz, estará numa idade considerada boa para jogadores da posição, de maturidade. O capitão com 33 e seu carismático companheiro, único aplaudido após a eliminação, com 31.

Passará pelos defensores e jovens já mais amadurecidos, como Neymar, que terá 26 anos, o início da construção de um novo time, ainda sob comando indefinido. O acordo de Luiz Felipe Scolari com a CBF termina ao fim da Copa. Antes do início, o presidente José Maria Marin havia manifestado desejo de continuar com o treinador, que não falou sobre o futuro. É bom lembrar que Marin, em janeiro, volta a ser vice-presidente, numa troca de cargos com Marco Polo Del Nero, vencedor da última eleição para comandar a entidade.

Os laterais não brilharam em 2014. Marcelo, o mais regular deles na Copa, terá 30 anos, o que não parece um obstáculo à sua permanência. Já do lado direito, há problemas: Maicon e Daniel Alves, além de não terem jogado bem, estarão com 36 e 35, respectivamente. Dificilmente suportarão mais um Mundial.

Apontar novos nomes é arriscado por vários aspectos. Em 2010, apostava-se em Alexandre Pato e Paulo Henrique Ganso como alicerces de talento do time de 2014, mas nenhum deles resistiu ao ciclo de quatro anos. Surgiram outros candidatos, como Lucas e Philippe Coutinho, que não foram à Copa, mas têm gás e muito tempo de carreira pela frente.

Quando Felipão anunciou os 23 convocados para a Copa do Mundo, não houve chiadeira. Falava-se no nome de Miranda, zagueiro de destaque no Atlético de Madrid, mas nenhum excluído causou clamor popular. Kaká, Robinho, Luis Fabiano, Ronaldinho... São veteranos que, muito provavelmente, não terão outro Mundial no currículo.

Depois da decisão do terceiro lugar, no sábado, em Brasília, contra a Holanda, o Brasil só voltará a campo no início de setembro, ainda sem datas confirmadas, mas em prováveis amistosos contra Colômbia e Equador. Será o primeiro passo da Seleção, que levará para a Rússia o sonho do hexacampeonato.


Por Alexandre Lozetti - Belo Horizonte

Polêmica: 'Marin e Del Nero tinham que estar presos', diz Romário!

QUINTA FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014.
Herói do tetra, Romário hoje é deputado federal pelo Rio e um dos principais críticos da gestão de José Maria Marin à frente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nesta quarta-feira, um dia depois de o Brasil levar 7 a 1 da Alemanha, no Mineirão, na semifinal da Copa, o ex-jogador foi às redes sociais para, mais uma vez, cobrar mudanças no comando do futebol brasileiro.

"Marin e Del Nero tinham que estar era na cadeia! Bando de vagabundos!", escreveu o perfil oficial Deputado Federal Romário, pertencente ao ex-jogador. "Nosso futebol vem se deteriorando há anos, sendo sugado por cartolas que não têm talento para fazer sequer uma embaixadinha. Ficam dos seus camarotes de luxo nos estádios brindando os milhões que entram em suas contas. Um bando de ladrões, corruptos e quadrilheiros!", postou.

No longo texto, Romário, desafeto de Felipão na época de atleta, só cita o treinador uma vez na postagem, quando pergunta se o leitor acredita que o problema é só dos jogadores ou do treinador. "Nem de longe", responde Romário, para começar a criticar a direção da CBF.

O deputado reclama que está "há quatro anos pregando no deserto sobre os problemas da CBF, uma instituição corrupta gerindo um patrimônio de altíssimo valor de mercado, usando nosso hino, nossa bandeira, nossas cores e, o mais importante, nosso material humano, nossos jogadores".

Ele lembra, porém, que o problema não está somente na gestão da CBF. "(Os clubes) também são responsáveis por essa crise. Gestões fraudulentas, falta de investimento na base, na formação de atletas. Grandes clubes brasileiros estão falindo afogados em dívidas bilionárias com bancos e não pagamentos de impostos como INSS, FGTS e Receita Federal", aponta.

Romário reforça o pedido de instauração da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da CBF, mas critica sete deputados que "fizeram os gols que desclassificaram nosso futebol e nos tirou a chance de moralizar nosso esporte". O ex-jogador cita Rodrigo Maia (DEM -RJ), Guilherme Campos (PSD-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), José Rocha (PR-BA) , Vicente Cândido (PT-SP), Jovair Arantes (PTB-GO) e Valdivino de Oliveira (PSDB-GO) como membros da "Bancada da CBF".

Fonte: Agência Estado de São Paulo.

Ministro cobra mudanças após 7 a 1 e defende intervenção estatal no futebol!

QUINTA FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo (Foto), classificou nesta quinta-feira (10) a derrota por 7 a 1 sofrida contra a Alemanha, na semifinal da Copa, como uma "marca profunda", cobrou mudanças na estrutura do futebol brasileiro e defendeu uma intervenção estatal para que essa revolução aconteça. "O futebol brasileiro precisa de mudanças. A derrota para a Alemanha expõe, evidencia mais essa necessidade", afirmou o ministro, durante entrevista coletiva organizada pela Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) do Mundial no Maracanã. Segundo o ministro, o tamanho da goleada que tirou da seleção a possibilidade de ser hexa em casa foi um acidente, que não aconteceria novamente se as duas equipes se encontrassem mais uma vez, mas que merece ser analisado para o bem do futuro do futebol brasileiro. "Precisamos examinar o motivo e a causa do acidente. É uma marca profunda. A melhor reação é ver as causas mais duradouras daquele desastre. Precisamos extrair lições para que o Brasil reponha a seleção no status que ela deve ter. As mudanças são necessárias". Rebelo defendeu ainda que essa revolução pela qual o esporte precisa passar deve ter o governo como protagonista, com a confecção de leis e pressão sobre dirigentes esportivos. O presidente da CBF, José Maria Marin, e o presidente eleito da federação, Marco Polo del Nero, ainda não foram a público falar sobre a eliminação brasileira. Já o técnico da seleção, Luiz Felipe Scolari, disse que "o trabalho não foi de todo ruim". Segundo Rebelo, o governo não pretende nomear cartolas, mas quer ter um papel mais ativo na CBF e em outras federações esportivas. "O Estado não pode ser excluído da competência de zelar pelo interesse público dentro do esporte". "A Lei Pelé tirou do Estado qualquer tipo de poder de atribuição e poder de intervenção. Se depender de mim, não teríamos tirado o Estado completamente dessa atribuição. Se depender de mim, parte dessa atribuição deve voltar". O regulamento da Fifa proíbe a ingerência dos governos nos rumos das federações nacionais filiadas à entidade. A federação nigeriana, por exemplo, foi suspensa na quarta-feira (9) porque o Estado decretou o afastamento de toda a cúpula da entidade depois da queda nas oitavas de final da Copa do Mundo.
Proposta
Entre as possibilidades de intervenção estatal nos rumos do futebol brasileiro, o ministro citou a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. O projeto do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) propõe um refinanciamento das dívidas dos clubes em troca do que Rebelo chamou de ações de "modernização dos clubes", como o rebaixamento para quem não prestar contas das dívidas e punições para quem não manter salários dos atletas e funcionários em dia. Rebelo também pediu por uma legislação que permita que jovens menores de 14 anos possam morar em centros de treinamento dos clubes (o que é proibido hoje) e adoção de medidas que diminuam o fluxo de garotos brasileiros indo jogar, ainda nas categorias de base, no exterior. "Nós importamos mão de obra e exportamos da Europa serviços do futebol. Não pode ser assim. Exportamos nossos craques, muitos ainda em formação. Fiquei sabendo que parte importante da nossa geração sub-15 já está no exterior. Nossa legislação facilita isso".

Fonte: Folhapress

Copa do Mundo de Medicina: Natal está sediando a 20ª edição do Mundial de futebol de médicos!

QUINTA FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014.
medicos
Natal está sediando a 20ª edição do campeonato Mundial de futebol de médicos. A competição, que reúne profissionais de 16 países, começou no último dia 06 e prossegue até sábado dia 12 de julho.
Ontem, quarta feira, foram disputadas as partidas de quartas de final. O Brasil, que tenta o quarto título da competição, encara a República Tcheca. Os outros duelos são Hungria x Suécia, Alemanha x Ucrânia e Grã-Bretanha x Venezuela.

Os jogos estão sendo disputados no Estádio Frasqueirão e nos campos da UFRN e Sesi Clube.

São dois tempos de 40 minutos, com intervalo de 10 minutos. A competição é realizada anualmente. A atual campeã é a Alemanha. Este ano iniciaram os jogos as seleções do Brasil, Austrália, Áustria, Bielorrússia, República Tcheca, Alemanha, Grã-Bretanha, Hungria, Lituânia, Rússia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Ucrânia, Estados Unidos e Venezuela.

Fonte: Sou mais RN.
PARCEIROS

Futebol do RN: ABC não terá João Paulo na reestreia!

QUINTA FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014.

Com a reestreia na série B do Brasileirão marcada para próxima terça-feira, o ABC já não vive mais nenhum clima de Copa do Mundo. Tanto que a delegação do clube sequer terá oportunidade de ver a final da competição que ocorrerá no domingo, às 17 horas. Neste período o alvinegro estará em viagem para a cidade de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, onde vai enfrentar a Luverdense/MT. Na equipe potiguar, do elenco que está à disposição do treinador Zé Teodoro, apenas o atacante João Paulo não tem condições de jogo, ele ainda não foi regularizado.
João Paulo está se preparando para voltar a vestir a camisa do alvinegro, no jogo contra o Joinville
João Paulo está se preparando para voltar a vestir
a camisa do alvinegro, no jogo contra o Joinville.
Como a janela de transferência internacionais da Fifa só será aberta no dia 14 de julho, a diretoria do clube potiguar  passou a trabalhar a estreia do atacante, apenas, no confronto diante do Joinville, marcado para sexta-feira, dia 18, às 19h30 no Frasqueirão. “Todos os jogadores que chegaram ao clube durante esse período de recesso estão registrados na CBF e prontos para atuar. Como a transferência de João Paulo é internacional, nós temos de esperar abrir a janela de transferências da Fifa. Por isso, trabalhamos com a hipótese de ter João apenas no jogo contra o Joinville. O fato positivo é que a estreia vai ocorrer num jogo no Frasqueirão, o que deve ser mais marcante”, disse Stênio Dantas. O problema de armação de jogadas no meio-campo, que vinha sendo apontado como uma das deficiências do grupo na parte inicial do campeonato nacional, deve ser solucionado com o retorno do meio-campista Júnior Timbó. Ele está recuperado da cirurgia no joelho e já participou dos jogos treino realizado pelo ABC, marcando inclusive gol. O mesmo ocorreu com lateral-direita Renato, que também passou um longo período em tratamento médico. Na quinta colocação, o ABC faz uma campanha equilibrada, com cinco vitórias, dois empates e três derrotas. Zé Teodoro agora pretende melhorar esse percentual de aproveitamento e não está satisfeito apenas com os reforços que já chegaram. O clube ainda deve realizar mais três contratações para o restante desse primeiro turno. A negociação com lateral-esquerda do Bahia, Raul, deu uma esfriada. Mas como a posição é considerada carente pela comissão técnica, a diretoria ainda não desistiu do atleta. A situação de Octávio, emprestado pelo Botafogo, também está indefinida. O empresário do atleta pediu liberação do jogador para repassá-lo a Fiorentina, mas o clube carioca não está ciente dessa negociação. O meio-campista está em Natal e pode ser reintegrado ao elenco alvinegro.
Por Alex Régis - Tribuna do Norte/Natal.

A nossa CULTURA ou a falta dela!

QUINTA FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014.

CULTURA BRASILEIRA
A nossa cultura infelizmente nos ensina que é hora de tirar as bandeiras do carro, da moto, da janela... da árvore.
Quando estávamos ganhando éramos "Brasileiros, com muito orgulho e com muito amor", o nosso selecionado seria o campeão e quando o Brasil entra em campo não tem para ninguém "SOMOS OS MELHORES".

De repente tudo mudou. A seleção foi atropelada e o amor pátrio eterno se desfez, o BRASIL que era NOSSO, nunca teve nossa simpatia e já sabíamos que seria uma vergonha mundial. O jogo rolando com o resultado adverso e apontamos o culpado do fracasso. Esqueço o herói da rodada passada e o elejo como o vilão que jamais deveria ter sido convocado por um treinador incompetente.
É hora de substituir a bandeira por fotos de candidatos que mudarão o município, o estado e transformará o Brasil no tão sonhado país do futuro. Após as eleições iremos "descobrir" que tudo que o salvador da pátria falou foram apenas promessas e é chegada a hora de descartar as fotos e se arrepender do voto de confiança depositado no cidadão.
Então montaremos o cenário para uma nova copa e elegeremos os locais que são ideais para colocarmos as nossas bandeiras que representa o nosso "amor" pátrio.
Se deu certo fomos nós, se deu errado é hora de apontar um culpado.
Infelizmente essa é a nossa cultura, ou a falta dela.

Por Nildo Ângelo – Blog SEI Tangará.
PARCEIROS

Futebol do RN:Globo FC vence América e Natal em amistoso no Estádio Nazarenão!

QUINTA FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014.
O Globo FC vingou a perda do título estadual e bateu o América de Natal por 2 a 1, em amistoso realizado no Estádio Nazarenão, em Goianinha. Ramon e Ricardo Lopes marcaram os gols da Águia de Ceará-Mirim na noite desta quarta-feira, enquanto Marcelinho descontou para o Alvirrubro, que teve a estreia do meia Morais, ex-Vasco e Corinthians. O duelo entre os finalistas do Campeonato Potiguar deste ano - na oportunidade, o Mecão garantiu o título com uma vitória no Barretão e um empate na Arena das Dunas - serviu como preparação para as duas equipes. O América-RN mira o retorno da Série B do Brasileirão, na próxima terça-feira, quando enfrenta o Bragantino, enquanto o Globo estreia na Série D no dia 20, diante do Porto, em Caruaru.
Globo comemora vitória em amistoso contra o América de Natal (Foto: Canindé Pereira).
O jogo
Após um primeiro tempo morno, onde o Globo foi mais incisivo e levou mais perigo, a rede só balançou depois do intervalo. Aos 15 minutos, o volante Ramon arriscou de fora da área e Fernando Henrique não alcançou. Com a vantagem no placar, o time de Ceará-Mirim ampliou cinco minutos depois. Ricardo Lopes foi lançado pela direita e bateu cruzado, sem chances de defesa. O América diminuiu aos 37, com gol de Marcelinho em cobrança de falta. O América jogou com Fernando Henrique, Digão (Marcelinho), Cléber, Roberto Dias e Thiago Cristian (Wanderson); Márcio Passos, Jean Cléber (Morais), Fabinho e Arthur Maia (Jéferson); Isac (Max) e Rodrigo Pimpão (Alekito). Já o Globo teve Rafael; Geovane (Glaubinho), Mersinho (Anselmo), Robson e Nininho (Itto Cruz); Ramon (Leomir), Jozicley (Alemão), Miller (Da Silva) e Renatinho (Romarinho); Ricardo Lopes e Vavá (Índio Oliveira).
Por GloboEsporte.com/Natal.

Justiça do Trabalho vai leiloar o Nogueirão em Mossoró!

QUINTA FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014.
estadio nogueirao
Juiz Décio Teixeira de Carvalho Júnior
determinou que o estádio fosse leiloado
(Foto: Wilson Moreno/Jornal Gazeta do Oeste)
Uma dívida de R$ 172.841,62 da Liga Desportiva de Mossoró (LDM) com a Justiça do Trabalho pode levar a leilão o estádio Leonardo Nogueira, que está penhorado desde setembro de 2011. A origem dessa dívida é uma ação que tramita na 3ª Vara do Trabalho de Mossoró, desde 2010, e que tem como reclamante um ex-funcionário da LDM. Nela, o empregado pleiteia a assinatura de sua Carteira de Trabalho e o pagamento de algumas verbas rescisórias que não foram quitadas quando de sua demissão, horas extras, domingos trabalhados em dobro, insalubridade e 1/3 de férias. A Liga recorreu da penhora com um embargo e um agravo, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) negou os recursos. Com a negativa do tribunal, o processo retornou à 3ª Vara de Mossoró e, diante da falta de pagamento da dívida por parte da Liga, o juiz titular Décio Teixeira de Carvalho Júnior determinou que o estádio fosse leiloado. Antes disso, porém, o estádio passará por uma nova avaliação para que o seu valor seja atualizado. A dívida da Liga nesse processo já foi bem maior, mas do ano passado para cá, já foram abatidos R$ 63.645,06 em penhoras das rendas dos jogos disputados no Nogueirão. Do valor atual da dívida, o reclamante tem direito a R$ 112.052,56. A Previdência Social ficará com R$ 57.516,02 e serão descontados mais R$ 3.273,04) de custas processuais. Para agravar ainda mais a situação da Liga Desportiva de Mossoró, o mesmo reclamante desse processo tem outra ação trabalhista tramitando na mesma Vara contra ela. O processo já está em fase de execução e o valor dessa segunda ação chega aos R$ 40 mil.
Fonte: Blog do Vt/Gazeta do Oeste (Mossoró).