sábado, 10 de outubro de 2020

Atlético-MG vence Goiás e garante liderança do Brasileiro por mais uma rodada!

Sábado, 10 de outubro de 2020.

O líder Atlético-MG conquistou mais uma vitória no Campeonato Brasileiro neste sábado, 10/10. O Galo recebeu o Goiás no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 14ª rodada, e venceu pelo placar de 3 a 0. Keno e Nathan marcaram no primeiro tempo, enquanto Marrony balançou as redes na etapa final.

Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Jorge Sampaoli chega a 30 pontos conquistados na ponta da tabela e não pode ser ultrapassada na rodada. O Esmeraldino, por sua vez, segue na lanterna da competição nacional com apenas nove pontos.

Agora, o Atlético-MG entra em campo na quarta-feira (14), às 21h30 (de Brasília), quando recebe o Fluminense, novamente no Mineirão. Já o Goiás encara o Flamengo na terça-feira (13), às 18h, no Maracanã, em confronto adiado da 11ª rodada. Fonte: Gazeta Esportiva.

Brasileirão: Fora de casa, Fortaleza empata com Coritiba pela Série A!

Sábado, 10 de outubro de 2020.

Fora de casa, o Fortaleza empatou com o Coritiba em 0 a 0 neste sábado (10) no Couto Pereira, em Curitiba (PR). O duelo foi válido pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O resultado deixa o Leão em 8º colocado, com 21 pontos. O Coritiba segue em 18º, com 13.

No Couto Pereira, em Curitiba, Coritiba 0x0 Fortaleza. Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza.

O Jogo. 

Mesmo atuando como visitante, o Fortaleza iniciou a partida pressionando a saída de bola dos donos da casa. A estratégia fez o time ter a posse e as principais chances, mas desperdiçou grandes oportunidades.

No um contra um pela esquerda, Osvaldo teve vantagem contra Natanael e criou espaço para três arremates. Wellington Paulista, aproveitando um passe, carimbou o travessão de Wilson aos 22.

O momento de perigo do rival, que tinha postura bem reativa, foi de desatenção da defesa tricolor. Em bola esticada, Robson aproveitou que nenhum zagueiro protegeu a bola e conseguiu ficar livre com Felipe Alves. No arremate, parou no goleiro tricolor.

Na volta do intervalo, o Fortaleza tentou segurar ainda mais a posse, mas teve baixa velocidade na transição. Assim, o Coxa conseguiu uma bola na trave com Jonathan e um lance em que Robson perdeu livre na pequena área, tudo antes dos 15 minutos.

Com a queda de ritmo, a partida ficou com menos intensidade. Yan Sasse, aos 40, não conseguiu dominar na grande área e deixou a bola sair em lance com Felipe Alves. No fim, empate no Couto Pereira. 

Ficha técnica

Coritiba 0x0 Fortaleza
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Arbitragem: Ricardo Marques (MG) 
Competição: 15ª rodada da Série A
Data: 10/10/2020
Horário: 19h00
Cartão amarelo: Nathan (Coritiba).
Equipes:
Coritiba: Wilson; Natanael (Jonathan), Nathan, Sabino e Wiliam Matheus; Hugo Moura, Matheus Sales, Giovanni Augusto e Gabriel (Nathan); Ricardo Oliveira (Yan Sasse) e Robson. Técnico: Jorginho.
Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Roger Carvalho, Jackson e Bruno Melo; Ronald (Mariano Vázquez) e Juninho (Marlon); Wellington Paulista (Tinga), Romarinho, Yuri César (Carlinhos) e Osvaldo (Fragapane). Técnico: Rogério Ceni.
 
Próximos jogos! 
 O próximo compromisso é contra o São Paulo, quarta-feira, dia 14, às 19h15, na Arena Castelão, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No Brasileirão, o time volta a campo no domingo (18), às 20h30, diante do Palmeiras, em casa.

O Coritiba segue em 18º, com 13. O time paranaense encara o Palmeiras, quarta (14), às 18h, em São Paulo. Da Redação do Diário do Nordeste / Fortaleza.

Série A: Flamengo vence de virada o Vasco em São Januário!

Sábado, 10 de outubro de 2020.

O Flamengo voltou a São Januário na tarde deste sábado (10/10) de olho na liderança do Campeonato Brasileiro, mas também para defender uma invencibilidade de 15 jogos diante do Vasco, o seu maior rival. Após sair atrás no placar, o Rubro-Negro virou a partida para 2 x 1 e cumpriu ambos os objetivos, mas não sem polêmica.

Três anos após a confusão generalizada nas arquibancadas de São Januário, o Clássico dos Milhões voltou ao local, mas desta vez sem as torcidas. Assim como em 2017, o Flamengo saiu vencedor – tinha vencido por 1 x 0 na última oportunidade -, mas graças ao auxílio da tecnologia.

Aos 41 minutos do segundo tempo, o argentino Germán Cano marcou o gol que seria do empate por 2 x 2. Após árbitro e auxiliar validarem a bola na rede, o VAR flagrou a posição irregular no início da jogada e anulou o lance, para os protestos dos vascaínos. Já no primeiro tempo, o time da casa também cobrou a expulsão do meio-campista Diego, que já tinha cartão amarelo e fez uma falta dura.

Polêmicas à parte, o Flamengo chega aos 27 pontos e divide a liderança do Campeonato Brasileiro com o Atlético-MG, que ainda joga na rodada. Já o Vasco chegou à terceira derrota consecutiva, estacionado nos 18 pontos, e na 10ª colocação. Por Redação S1

Série D: Dupla de ataque marca, América-RN vence a segunda e passa o Globo FC na tabela!

Sábado, 10 de outubro de 2020. 

Alvirrubro vence com gols de Augusto e Wallace Pernambucano e chega aos oito pontos na Série D. Globo FC emplaca terceiro jogo sem vitória.

Augusto e Wallace Pernambucano marcaram os gols (Foto: Canindé Pereira/América FC)

Subindo na classificação

O América-RN bateu o Globo FC por 2 a 0 neste sábado, 10/10 no estádio Barretão, chegou à segunda vitória seguida na Série D e ultrapassou o time de Ceará-Mirim na tabela. Os gols da partida foram marcados pela dupla de ataque Augusto e Wallace Pernambucano. O América-RN conseguiu sair na frente logo na primeira etapa com Augusto e depois controlou o jogo, oferecendo poucos espaços ao Globo FC, que não teve nenhuma oportunidade clara de gol no duelo. Num contra-ataque no segundo tempo, o time definiu o jogo com Wallace Pernambucano e depois conseguiu dominar ainda mais as ações no meio de campo e na defesa, com a entrada de mais um zagueiro.

Primeiro tempo

Com ideias semelhantes de manutenção de posse de bola, as duas equipes começaram o jogo disputando esse domínio para tentar impor o próprio estilo de jogo. O América-RN se deu melhor e começou a pressionar em uma sequência de lances depois dos 10 minutos. Em um deles, Augusto conseguiu chutar bem dentro da grande área para abrir o placar. A partir daí, o Globo FC passou a ter mais a bola, mas não conseguia infiltrar na defesa do América-RN e não ofereceu perigo. O Alvirrubro esperava mais, apesar de não ter recuado o time efetivamente. Mas também encontrava dificuldades para sair jogando com a marcação alta do time de Ceará-Mirim. Ainda assim encontrou alternativas pelo lado do campo, como na saída rápida de Everton Silva que cruzou na cabeça de Wallace Pernambucano. O atacante cabeceou, na pequena área, no travessão.

Segundo tempo

O América-RN seguiu esperando mais o Globo FC, que não conseguiu oferecer perigo. E a estratégia deu certo aos 17 minutos, quando em contra-ataque, Everton serviu Wallace Pernambucano, que tocou para o gol. Logo após o gol, Kobayashi colocou o zagueiro Alisson Brand na vaga de Anderson Paraíba, deixando o time com três zagueiros, opção que havia feito na estreia da Série D. A defesa, então ficou mais reforçada e dificultou as ações do Globo FC.

América-RN venceu a segunda seguida (Foto: Canindé Pereira/América FC)

Segunda vitória seguida. 
Depois de começar a Série D sem vencer nas três primeiras rodadas, o time de Paulinho Kobayashi chegou a sua segunda vitória seguida na competição.

Terceiro jogo sem vitória
Já o Globo FC, depois de um início com duas vitórias seguidas, chegou à sua terceira partida sem vitória - com duas derrotas e um empate.

Surpresa no gol. 
O técnico Paulinho Kobayshi optou por Vitor Paiva no gol do América-RN na vaga de Ewerton. Foi a primeira vez que o goleiro foi titular nesta Série D. Ewerton tem sido dono da posição no time americano desde o estadual de 2019.

Como fica?

O América-RN chegou aos oito pontos conquistados e vai dormir o sábado na liderança do Grupo 3. Apesar disso, no domingo Salgueiro e Afogados se enfrentam e qualquer resultado deste duelo tira a liderança do Alvirrubro, que por sua vez, vai seguir entre os quatro primeiros. O Globo FC segue com sete pontos na terceira posição. Confira a tabela.

Próxima rodada

Os dois times voltam a campo na quarta-feira (14). o Globo FC pega o Floresta fora de casa às 15h30, enquanto o América-RN encara o Guarany de Sobral em Natal, às 20h30. Fonte: Ge/Natal

Histórias da bola: 90 anos do futebol currais-novense!

Sábado, 10 de outubro de 2020.

De 1930 à 2020, um breve resumo da evolução do esporte “paixão nacional” em Currais Novos/RN.

Segundo o escritor Celestino Alves em “Retoques da História de Currais Novos”, o primeiro time de futebol foi organizado em 1930 por um grupo de amigos do “Tiro de Guerra 217”, como Joel Galvão, Salustiano, Procópio, Dr José Bezerra, Casusa, João Barro, Ribeiro, Manoel Moura, Tota Assunção e Pigmeu. Não tinha técnico e todos sabiam a posição de jogar. O calção do uniforme tinha que ser comprido para mostrar respeito.

Ao mesmo tempo surgiu o “União Esporte Clube”, e os times enfrentavam-se no campo de várzea ao lado do Rio São Bento, no bairro Paizinho Maria. Em 1934 foi criado mais uma equipe, o “Currais Novos Esporte Clube”, que posteriormente tornou-se a base do “Seridó Esporte Clube”, uma de nossas melhores equipes, organizada por Canguçu e Oscar Flamengo.

Após sua chegada à Currais Novos em 1937, Monsenhor Paulo Herôncio incentivou a prática do futebol no município, tanto que seu nome batizou este primeiro campo, “estádio” de futebol. Dr. Sílvio Bezerra iniciou a construção do Estádio Municipal (o atual), em 1953, sendo inaugurado na administração de Gilberto Lins em 1957, que assumiu o cargo por 10 meses após o afastamento por motivos de saúde e pessoais do Prefeito Francisco Leônis e do Vice-Prefeito, Bitamar Bezerra.

Inicialmente, o Estádio Municipal foi batizado de “Dr. Sílvio Bezerra”, e posteriormente, de “Coronel José Bezerra”. Em 1973, o Governador Cortez Pereira realizou uma grande reforma e ampliação da praça esportiva.

Muitas equipes foram formadas em Currais Novos para disputa de campeonatos locais e estaduais (Matutão, Interiorano, Estadual, etc), e a lista não caberia aqui. Mas, podemos citar um deles, o Potyguar, que em 1976, após um plebiscito antes de uma sessão no Cinema Tomaz Salustino, recebeu este nome da liga desportiva.


Pesquisa: Retoques da História de Currais Novos (Celestino Alves); Jornais O Poti e Diário de Natal; Revista de Currais Novos (2ª edição, 1977). Fonte: José Bezerra Júnior

Definidos datas e horários dos confrontos das Oitavas de Final da Copa do Brasil 2020!

Sábado, 10 de outubro de 2020.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) definiu, na noite de quarta-feira (7), as datas e horários dos confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil.

Athletico terá pela frente o Flamengo, com o primeiro jogo sendo na Arena da Baixada, no dia 28 de outubro, às 21h30. Já a volta acontece em 4 de novembro, também às 21h30, no Maracanã.

Os dois clubes vão estrear na competição nessa fase, uma vez que estão na Libertadores. Relembre aqui todos os duelos das oitavas de final.

Confira as datas e horários dos confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil:


Fortaleza x São Paulo - 14/10, às 19h15
São Paulo x Fortaleza - 25/10, às 20h30

Botafogo x Cuiabá - 27/10, às 21h30
Cuiabá x Botafogo - 03/11, às 19h
 
Santos x Ceará - 28/10, às 16h
Ceará x Santos - 03/11, às 21h30
 
Atlético-GO x Internacional - 28/10, às 19h
Internacional x Atlético-GO - 04/11, às 19h
 
Athletico-PR x Flamengo - 28/10, às 21h30
Flamengo x Athletico-PR - 04/11, às 21h30
 
Corinthians x América-MG - 28/10, às 21h30
América-MG x Corinthians - 04/11, às 21h30
 
Red Bull Bragantino x Palmeiras - 29/10, às 19h
Palmeiras x Red Bull Bragantino - 05/11, às 19h
 
Grêmio x Juventude - 29/10, às 21h30 
 Juventude x Grêmio - 05/11, às 21h30

Neste sábado, no Barretão, tem Globo x América pelo Grupo A3 da Série D!

Sábado, 10 de outubro de 2020.

Divulgação.

Neste sábado, dia 10 outubro, tem Globo FC x América, pelo Grupo A3 da Série D do Campeonato Brasileiro. O jogo vai começar às 15 horas no estádio Barretão, em Ceará Mirim. 

De forma oficial, o América já enfrentou o Globo 18 vezes. Apenas um confronto válido por competição nacional, Copa do Brasil de 2015. Nesse duelo, o América venceu de 5 a 1, em Ceará-Mirim.

Os outros 17 confrontos, foram válidos pelo Estadual Potiguar. O América tem duas vitórias de vantagem no histórico de confrontos entre 2014 e 2020. Confira abaixo o resumo dos números:

Jogos – 18

Vitórias do América – 08

Vitórias do Globo – 06

Empates – 04

Gols do América – 23

Gols do Globo – 18

Saldo pro América – 05 (positivo).

Por Marcos Trindade (Natal).

Brasil estreia nas Eliminatórias com goleada contra a frágil Bolívia em Itaquera!

Sábado, 10 de outubro de 2020.

A Seleção Brasileira iniciou na noite desta sexta-feira, 09/10, sua caminhada nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Na Neo Química Arena, o time comandado pelo técnico Tite impôs seu futebol com facilidade para vencer a frágil Bolívia por 5 a 0.

O time canarinho saiu na frente por meio de Marquinhos e Firmino no primeiro tempo e aumentou a vantagem na etapa complementar com Firmino, Carrasco (contra) e Philippe Coutinho. Com alguns de seus principais jogadores poupados para enfrentar a Argentina, a Bolívia não ofereceu grande resistência.

Pela segunda rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, com força total, a Bolívia volta a campo para enfrentar a Argentina às 17 horas (de Brasília) desta terça-feira, 13/10, no Hernando Siles. Já o Brasil encara o Peru às 21 horas do mesmo dia, no Estádio Nacional de Lima.

Neymar não marcou mais foi um dos grandes destaques da partida.

O Jogo - Antes do primeiro minuto de partida, Renan Lodi cruzou da esquerda, Lampe desviou e Everton Cebolinha, com o gol vazio, completou para fora. Pouco depois, Marquinhos recebeu cruzamento de Cebolinha da esquerda e cabeceou com muito perigo.

Após dar dois sustos logo nos primeiros instantes de partida, o Brasil saiu na frente aos 15 minutos da etapa inicial. Em jogada ensaiada por Tite, Danilo recebeu cobrança curta de escanteio pela direita e cruzou. Marquinhos, livre, cabeceou firme para inaugurar o marcador.

Sem forçar, a Seleção Brasileira aumentou sua vantagem aos 24 minutos do primeiro tempo. Jogando de maneira ofensiva, Renan Lodi tabelou com Neymar pela esquerda e cruzou. Firmino mostrou presença de área e completou para o fundo das redes.

O panorama da partida disputada em Itaquera não mudou no segundo tempo, e o Brasil marcou novamente logo aos 3 minutos. Em jogada construída pelo lado esquerdo do campo, Neymar recebeu de Renan Lodi e cruzou rasteiro. Com um toque sutil, Firmino colocou a bola entre as pernas de Lampe.

Aos 20 minutos do segundo tempo, Philippe Coutinho desceu pela direita e cruzou para cabeçada de Rodrygo, colocado pouco antes no lugar de Everton Cebolinha. A bola desviou em Carrasco e o goleiro Lampe não conseguiu evitar o quarto gol da Seleção Brasileira.

O quinto do time canarinho saiu aos 27 minutos, quando Neymar cruzou da esquerda na medida para Philippe Coutinho completar de cabeça. A Seleção Brasileira, amplamente superior, ainda perdeu algumas chances para aumentar a goleada, apenas assistida pelo goleiro Weverton. 

Zagueiro Marquinhos atuou muito bem e marcou o 1º gol da goleada.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 5 x 0 BOLÍVIA

Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Data: 09 de outubro de 2020

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Leodan González (URU)

Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Richard Trinidad (URU)

VAR: Esteban Ostoich (URU)

Cartões amarelos: Thiago Silva (BRA); Carrasco, Campos, Zabala e Cespedes (BOL)

Gols: Marquinhos (15min 1º Tempo), Firmino (24min do 1º Tempo e 3min do 2º Tempo), Carrasco (20min do 2º Tempo), Philippe Coutinho (27min do 2º Tempo

Equipes:

BRASIL: Weverton; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva (Felipe) e Renan Lodi (Alex Telles); Casemiro, Douglas Luiz e Philippe Coutinho (Everton Ribeiro); Everton Cebolinha (Rodrygo), Neymar e Roberto Firmino (Richarlison) Técnico: Tite

BOLÍVIA: Lampe; Jesús Sagredo, Carrasco, Valverde e José Sagredo; Bustamante (Franz Gonzales), Wayar (Zabala) e Arabe (Cardozo); Menacho (Campos), Saldias (Cespedes) e Bruno Miranda Técnico: César Farias.