Terça-feira, 23 de setembro de 2025.
O Botafogo mira afastar a pressão sobre o técnico Davide Ancelotti e emendar sua segunda vitória consecutiva nesta quarta-feira. Após vencer o Atlético-MG por 1 a 0, o clube carioca enfrenta o Grêmio, que chega em alta depois de vencer o clássico contra o Internacional por 3 a 2. O duelo é atrasado, válido pela 16ª rodada do Brasileirão e tem como palco o Estádio Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A bola rola a partir das 19h30.
O triunfo no Gre-Nal mudou o clima internamente no Grêmio de olho nos próximos compromissos da temporada. O clube gaúcho, que assim como o Botafogo viveu fase de altos e baixos recentemente, mira seguir se afastando da parte de baixo da tabela. O time de Mano Menezes é o 12° colocado, com 28 pontos, seis à frente do Vitória, que abre a zona de rebaixamento.
Depois de passar por um momento turbulento com eliminação na Copa do Brasil para o Vasco e um empate frustrante por 3 a 3 com o Mirassol, o Botafogo tenta ‘entrar nos eixos’ para lutar por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores do ano que vem. A equipe ocupa a quinta posição, com 39 pontos, três atrás do próprio Mirassol, que abre o G-4 no campeonato.
GRÊMIO
O Grêmio conta com o retorno do zagueiro Walter Kannemann. O argentino cumpriu suspensão no Gre-Nal e disputa uma vaga na defesa tricolor com Noriega e Wagner Leonardo, dupla utilizada no clássico.
Os volantes Alex Santana e Dodi devem ser novidades no meio-campo nas vagas de Arthur Melo, que cumpre suspensão após ser expulso na última rodada, e Cuéllar, que fica fora por controle de carga.
O atacante André Henrique também deve ganhar uma oportunidade entre os onze iniciais na vaga de Carlos Vinícius. O autor de um dos gols no triunfo sobre o Colorado se recupera de um edema na coxa e não está entre os relacionados para o confronto.
Além dos desfalques dentro da quatro linhas, o técnico Mano Menezes não estará à beira do campo porque recebeu o terceiro cartão amarelo, enquanto o auxiliar-técnico Sidnei Lobo não está disponível pois recebeu cartão vermelho direto e cumpre suspensão.
Thiago Kosloski, considerado o terceiro auxiliar gremista, pediu liberação da seleção brasileira sub-20, onde exerce a mesma função, e será o treinador do Grêmio nesta quarta-feira.
BOTAFOGO
O Botafogo tem dois reforços importantes para o setor ofensivo. Arthur Cabral e Artur, desfalques nos últimos dois jogos por conta de um edema ósseo e uma lesão na panturrilha direita, respectivamente, voltaram a treinar com o grupo e estão presentes na lista de relacionados para o confronto. A dupla tem chance de aparecer no time titular.
A comissão técnica teve uma baixa de última hora. O volante Allan e sua esposa perderam o bebê que estavam esperando e o atleta foi liberado pela diretoria para permanecer com a sua família.
O Botafogo tem desfalques importantes no ataque. O centroavante Chris Ramos, que recebeu um cartão vermelho na última rodada, cumpre suspensão. O lateral-esquerdo Marçal e os meias Álvaro Montoro e Santiago Rodríguez estão fora porque receberam o terceiro cartão amarelo.
Além dos suspensos, o técnico Davide Ancelotti não conta com o meia Savarino e o atacante Joaquín Correa, ambos com dores musculares, e Gonzalo Mastriani, em tratamento de uma conjuntivite. O goleiro Neto, o zagueiro Bastos e o atacante Nathan Fernandes, que já estavam no departamento médico, seguem longe dos gramados.
Diante da longa lista de desfalques, o goleiro Rhyan Luca, o zagueiro Marquinhos, o meia Cauã Zappelini e os atacantes Kauan Toledo e José Kadir, todos da base alvinegra, foram relacionados. Fonte: AFI
Onde assistir - O jogo entre Grêmio e Botafogo, nesta quarta-feira (24), às 19h30 (de Brasília), terá transmissão ao vivo no Premiere (pay-per-view).