segunda-feira, 15 de abril de 2024

CBF divulga lista de “clubes formadores” com sete do Nordeste; veja relação de 2024

Segunda-feira,15 de abril de 2024.


 Por  - NE45

A CBF divulgou a primeira lista de times com documentos válidos sobre o processo de “Certificado de Clube Formador” em 2024. Embora o país tenha 850 clubes profissionais em atividade, de acordo com o relatório da própria Confederação Brasileira de Futebol, apenas 54 têm este documento oficial em dia – veja abaixo. E olhe que a lista geral, atualizada em 12 de abril, tem 21 nomes a mais que que a relação no início de 2023. Esse Certificado de Clube Formador, cuja validade costuma ser anual, é emitido pela entidade desde 2011.

Dois anos após a criação, Pernambuco chegou a ter seis clubes! Porém, a representatividade do Nordeste foi minguando a partir das exigências estruturais e de pessoal – como técnicos, preparadores, médicos, pedagogos etc. Na temporada passada, apenas quatro nordestinos começaram com registro ativo. Todos permaneceram neste ano. No caso, Ceará, pela 7ª vez seguida, Bahia, Bahia de Feira e Retrô. Outros três conseguiram recuperar o CCF nos últimos meses, com a confirmação do Fortaleza em 07/03, do Sport em 12/07 e do Náutico em 14/12. Desses, o timbu vinha com a maior defasagem, com oito anos sem renovação.

  • Bahia (2): Bahia e Bahia de Feira

  • Ceará (2): Ceará e Fortaleza

  • Espírito Santo (1): Porto Vitória

  • Goiás (1): Goiás

  • Mato Grosso (1): Cuiabá

  • Minas Gerais (7): América, Atlético-MG, Boston City, Coimbra, Cruzeiro, Dínamo e Internacional de Minas

  • Paraná (4): Athletico-PR, Azuriz, Coritiba e PSTS

  • Pernambuco (3): Náutico, Retrô e Sport

  • Rio de Janeiro (7): Botafogo, Flamengo, Fluminense, Nova Iguaçu, Resende, Vasco e Volta Redonda

  • Rio Grande do Sul (3): Grêmio, Internacional e Juventude

  • Santa Catarina (6): Avaí, Barra, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Hercílio Luz

  • São Paulo (17): Audax, Botafogo de Ribeirão Preto, Bragantino, Comercial, Corinthians, Desportivo Brasil, Ferroviária, Guarani, Ibrachina, Ituano, International Academy, Metropolitano, Novorizontino, Palmeiras, Santos, São Paulo e Sfera

  • Santa Cruz espera resposta há quase 1 ano

Portanto, os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco são os únicos do NE presentes na nova lista – ao todo, doze federações conseguiram emplacar clubes, com a paulista tendo 17. Dentre os estados nordestinos contemplados, duas ausências de peso. O Vitória, um histórico formador de talentos, segue fora pela segunda temporada seguida. O leão baiano, aliás, é um dos poucos da atual edição Série A sem o documento válido. Enquanto isso, o Santa Cruz segue aguardando a oficialização. Já são dez meses de análise.

O tricolor pernambucano, que obteve o certificado pela última vez em 2018, encaminhou o pedido de renovação em 13 de junho. Na ocasião, a volta foi tida como certa pelo presidente da FPF, Evandro Carvalho, que inclusive transmitiu ao então mandatário coral, Antônio Luiz Neto, “as congratulações do presidente da CBF”. Para solicitar a reinclusão, o Santa encaminhou as comprovações de sua regularidade financeira, com salários em dia, além das intervenções estruturais no Arruda e no Centro de Treinamento Ninho das Cobras.

        Proteção burocrática na base

Podendo ser emitido também pelas federações estaduais, mas com o aval da CBF, o “Certificado de Clube Formador” serve como reforço sobre os direitos de atletas formados no clube, com a oficialização de contratos sobre os primeiros anos na base. Assim, facilita a burocracia para garantir a indenização financeira sobre a saída de atletas entre 14 e 16 anos, mesmo anos depois. E serve como prova para o “mecanismo de solidariedade” da Fifa, que garante até 5% da venda para os formadores. Abaixo, alguns pontos necessários para o CCF.

Exigências para o Certificado de Clube Formador da CBF

1) Técnicos e preparadores físicos exclusivos
2) Participação em competições oficiais
3) Programa de treinamento (local*, horários, faixa etária, atividade escolar etc)
4) Assistência educacional
5) Assistência médica
* Com laudos técnicos (Bombeiros, Vigilância Sanitária e alvará para uso do alojamento)

ABC anuncia Álvaro Brito como vice-presidente de futebol

Segunda-feira,15 de abril de 2024.

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

O ABC anunciou nesta segunda-feira (15) a chegada de Álvaro Brito para o cargo de vice-presidente de Futebol. Ele estará a frente do Departamento do clube e será um elo entre a diretoria e o elenco do Mais Querido.

Álvaro é um velho conhecido do torcedor, e vestiu a camisa do Alvinegro em 1982. Com a aposentadoria no futebol, ele se formou em Administração e atua no clube como coordenador da Equipe Master. Ele também trabalha como vice-presidente da AGAP-RN- Associação de Garantia ao Atleta Profissional.

Executivo de futebol no ABC

A função de Álvaro não será de um Executivo de Futebol, já que ele não terá contato direto nas contratações do clube. A função dele será intermediar nas conversas entre a presidência e os atletas.

Sobre o cargo de Executivo, o ABC segue no mercado na busca por um novo nome, após a recusa com Gustavo Cartaxo. Mas a procura deve diminuir com o passar das semanas, já que o foco é organizar para disputar a Série C.

Francisco Diá ainda não foi anunciado, mas segue em trabalho no clube. O técnico exerce o cargo de coordenador técnico, um consultor que ajuda o Mais Querido na contratação de novos jogadores.

CT do Bahia é visitado por Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira.

Segunda-feira,15 de abril de 2024.

O Bahia recebeu uma visita ilustre nesta segunda-feira (15), no Centro de Treinamento Evaristo de Macedo. O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, visitou as instalações do Tricolor de Aço e reencontrou Rogério Ceni, hoje companheiro de profissão e atual comandante do Esquadrão.

Dorival também encontrou atletas que trabalharam com ele em outros clubes, como o meia Éverton Ribeiro, seu comandado no Flamengo na conquista da Copa do Brasil e Libertadores de 2022.

A visita faz parte da agenda do treinador da Amarelinha, que tem feito um “giro” pelo país acompanhando as performances de jogadores de times da Série A e de alguns da Série B, para ampliar sua observação visando a convocação para a Copa América, a ser realizada entre junho e julho, nos Estados Unidos.

Antes de visitar o CT Evaristo de Macedo, Dorival Júnior esteve presente no duelo do Vitória contra o Palmeiras, onde o Rubro-negro perdeu por 1 x 0 no domingo (14). Ele também seguirá em Salvador para assistir ao duelo do Esquadrão contra o Fluminense nesta terça-feira (16), na Fonte Nova, pela 2ª rodada da Série A.

O comandante da Seleção Brasileira também tem aproveitado esse período de observação para estreitar laços com os clubes. A ideia é ter mais detalhes sobre os atletas observados e, assim, mantê-los no radar durante o período em que ele estiver no cargo. Fonte: NE45

Atleta Currais-novense, Flávio Barbosa, sagrou-se Campeão do Nordeste de Atletismo!

Segunda-feira,15 de abril de 2024.

No último final de semana (13 e 14/04), o velocista  Currais-novense Flávio Barbosa competiu, no Campeonato Estadual de Atletismo Adulto, em Recife/PE e se sagrou campeão na prova de 100 metros e no Revezamento 4x100 metros, representando o Projeto de Atletismo Campeão, da capital pernambucana. 

Fonte: Jodson José 

Sorteio da 3ª FASE da COPA BETANO DO BRASIL será quarta-feira,dia 17/04.

Segunda-feira,15 de abril de 2024

A CBF anunciou nesta segunda-feira (15) que o Sorteio dos confrontos da Terceira Fase da Copa do Brasil 2024 será realizado na próxima quarta-feira (17), a partir das 14h30, na sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ).

Representante do RN nesta fase, o América de Natal está no Pote 2, juntamente com Goiás, Vasco, Juventude/RS, Sport, CRB/AL, Vitória/BA, Criciúma/SC, Sampaio Corrêa/MA, Operário-PR, Botafogo-SP, Brusque/SC, Ypiranga-RS, Amazonas, Águia de Marabá/PA e Sousa-PB.

A partir desta fase, os jogos serão realizadas em sistema de ida e volta.

CBF publica Regulamento Geral de Competições para 2024.

Segunda-feira,15 de abril de 2024.

A CBF publicou nesta sexta-feira (12) o Regulamento Geral de Competições (RGC) de 2024. O documento estabelece as normas e regras gerais para a disputa de todos os campeonatos organizados pela entidade nesta temporada. Além do RGC, cada competição possui o seu Regulamento Específico.

Dentre as principais alterações em relação à edição de 2023, destaque para a regra que protege os clubes durante todos os deslocamentos das delegações para a disputa de partidas. Mais uma medida da CBF para o combate à violência no futebol e que endurece as penalidades.

Outra alteração relevante foi a adequação do RGC à Lei das Apostas Esportivas, reforçando as ações de integridade e combate à manipulação de resultados, e regulamentando a publicidade nas competições da CBF.

O RGC 2024 foi enviado pela Diretoria de Competições da CBF às federações e aos clubes do futebol brasileiro.

REGULAMENTO GERAL DE COMPETIÇÕES

DIRETRIZ TÉCNICA

Futebol Feminino: No Brasileirão A3, União/RN empata e traz decisão para Natal.

Segunda-feira,15 de abril de 2024.

Foto: Divulgação/S.E. União 

O União estreou no Campeonato Brasileiro Série A3 neste domingo, 14/04, em jogo contra o R4 em Barbalha, no Ceará. 

O placar ficou em 1 a 1. Gabi marcou gol de falta para deixar o União na frente, mas Katiele empatou para o time cearense logo em seguida.

Com o resultado, a decisão sobre quem avança para a segunda fase ficou para o jogo de volta. O União recebe o R4 no Frasqueirão no dia 28, às 15h00. O vencedor avança para a segunda fase da competição. Fonte: FNF

Atleta de Cerro-Corá/RN, Regiclecia Silva, é convocada para Seleção Brasileira de Atletismo!

Segunda-feira,15 de abril de 2024.

A Cerro-coraense, Regiclecia Silva, tem sua primeira convocação para Seleção principal do Brasil de Atletismo para disputar o Ibero Americano 2024. 

A atleta Regiclecia Silva teve na tarde de hoje, 15/04, sua primeira convocação para seleção brasileira de atletismo. Regiclecia irá participar do IBERO AMERICANO, na categoria adulta. A menina da Comunidad  Baixa Verde (Zona Rural de Cerro Corá/RN), teve sua iniciação no Projeto de iniciação  da AESC, que migrou para São Paulo em 2022. A mesma treina com os técnicos técnicos  olímpicos Nélio e Tânia Moura, na cidade de São Bernardo dos Campos/SP. Parabéns Regiclecia, sucesso sempre.

Trânsito intenso entre Acari e Povoado Gargalheiras neste domingo (14)

Segunda-feira,15 de abril de 2024.

Moradores e visitantes enfrentaram um trânsito intenso na manhã deste domingo (14) ao se deslocarem entre Acari e o Povoado Gargalheiras. Autoridades de trânsito estão coordenando o fluxo de veículos, enquanto um amplo estacionamento foi providenciado em um terreno próximo à entrada da comunidade.

Para quem deseja ver a linda sangria do Açude Gargalheiras (Foto) é preciso paciência e cuidado no trânsito. Fonte: Blog de Ismael Medeiros / Currais Novos/RN

PLACAR ESPORTIVO: Confira todos os resultados deste DOMINGO, 14 de abril de 2024.

Segunda-feira,15 de abril de 2024.
A bola rolou neste domingo nos gramados do Brasil e do mundo. Com direito a rodada de estreia do Brasileirão e estaduais sendo definidos. 

Confira os RESULTADOS deste domingo, 14-04-24:

FUTEBOL NO BRASIL:

CAMPEONATO BRASILEIRO: SÉRIE A – 1ª RODADA

Vasco 2 x 1 Grêmio

Corinthians 0 x 0 Atlético-MG

Athletico/PR  4 x 0 Cuiabá-MT

Atlético-GO 1 x 2 Flamengo

Cruzeiro 3 x 2 Botafogo

Vitória-BA 0 x 1 Palmeiras

ESTADUAIS:

CAMPEONATO AMAZONENSE – FINAL

Amazonas 1x1 Manaus. Nos pênaltis, Manaus 4x2 – Manaus campeão

ACREANO: 2º TURNO – 2ª RODADA

São Francisco 1 x 2 Galvez

Humaitá 2 x 1 Independência

SUL-MATO-GROSSENSE: FINAL – JOGO DE IDA

Dourados 1 x 0 Operário

PARAENSE – FINAL

Paysandu-PA 1 x 1 Remo-PA. Jogo de ida, Paysandu 2x1 – Paysandu campeão

RONDONIENSE: 1ª FASE – 8ª RODADA

Barcelona 0 x 2 União Cacoalense

Vilhena 1 x 1 Genus

PAULISTA SUB-20 – 1ª DIVISÃO: 1ª FASE – 1ª RODADA

Grêmio Prudente 2 x 1 Presidente Prudente

BRASILEIRÃO FEMININO – A1: 1ª FASE – 5ª RODADA

São Paulo 3 x 0 Botafogo/RJ

Ferroviária/SP 2 x 1 Fluminense/RJ

BRASILEIRÃO FEMININO – A2: 1ª FASE – 1ª RODADA

AD Taubaté-SP 4 x 0 Doce Mel-BA

São José/SP 0 x 2 Juventude/RS

Bahia 2 x 0 Minas Brasília-DF

UDA-AL 5 x 1 Recanto da Criança-AM

JC-AM 1 x 4 Sport/PE

BRASILEIRÃO FEMININO – A3: 1ª FASE – 1ª RODADA

Rio Negro-RR 3 x 0 Tarumã-AM

Mixto-PB 1 x 0 Botafogo-PB

Confiança-SE 1 x 6 Vitória-BA

Sobradinho 0 x 0 Cresspom-DF

Fluminense de Joinville-SC 0 x 5 Brasil de Farroupilha-RS

Ypiranga-AP 1 x 1 Paraíso-TO

Em Barbalha/CE - R4-CE 1 x 1 União/RN - Gols no 1º tempo: Katiele para o R4 e Gabí, aos 32 para o União.

FUTEBOL NA EUROPA

ALEMÃO – 29ª RODADA

Darmstadt 0 x 1 Freiburg

Bayer Leverkusen 5 x 0 Werder Bremen - Bayer Leverkusen campeão Alemão pela 1ª vez.

FRANCÊS – 29ª RODADA

Le Havre 0 x 1 Nantes

Clermont 1 x 1 Montpellier

Lyon 4 x 3 Brest

ITALIANO – 32ª RODADA

Napoli 2 x 2 Frosinone

Sassuolo 3 x 3 Milan

Internazionale 2 x 2 Cagliari

INGLÊS – 33ª RODADA

Liverpool 0 x 1 Crystal Palace

West Ham 0 x 2 Fulham

Arsenal 0 x 2 Aston Villa

ESPANHOL – 31ª RODADA

Las Palmas 0 x 2 Sevilla

Granada 2 x 0 Alavés

Athletic Bilbao 1 x 1 Villarreal

Real Sociedad 2 x 2 Almería

PORTUGUÊS – 29ª RODADA

Estrela Amadora 2 x 2 Rio Ave

Arouca 2 x 1 Boavista

Portimonense 2 x 2 Casa Pia

Benfica 3 x 0 Moreirense.