segunda-feira, 4 de maio de 2009

MESMO COM CONFUSÕES, MAURÍCIO NEVES VENCE O RALLY RN 1500.


Largada em Currais Novos

Neves/ Capoani ficaram com a vitória no RN 1500
Foto: Thiago Padovanni/ www.weventure.com.br


Direto de Natal (RN) - Após as confusões na etapa de hoje com a largada dos carros, o piloto Mauricio Neves, e seu navegador Leandro Ferrarini, levaram o título de campeões do Rally RN 1500. Antonio Franciosi/ Rafael Capoani ficou com a segunda colocação seguido por Felipe Bibas/ Emerson Cavassin, em terceiro.

Enquanto acontecia a especial das motos, os pilotos de carros se reuniram e decidiram por não entrarem na especial, o que foi acatado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Alguns pilotos não concordavam com a decisão e queriam fazer o trecho de dunas, como foi o caso de Jean Azevedo. “Como eu já tinha conversado com alguns pilotos de moto que já haviam feito a especial de hoje e me disseram que a mesma estava segura, fui a favor de realizar a etapa de hoje. Para ter certeza do cancelamento, entrei em contato com os organizadores que me confirmaram, na largada da especial pelo rádio, que não haveria competição hoje. Acatei a decisão já que era um pronunciamento oficial. Sou a favor da segurança da prova, antes de tudo”, comentou Jean.

Pelo rádio da organização, Deco Muniz, diretor de prova, confirmou que havia segurança necessária para a realização da especial mas, mesmo assim, os pilotos insistiram com o cancelamento. Neves manteve seu carro no início do trecho, impedindo que outros veículos tentassem realizar a prova, o que gerou um mal estar entre alguns competidores.

Após uma longa reunião entre os comissários técnicos da CBA, Kleber Tinoco, organizador da prova, Deco Muniz e Mauricio Neves, foi mantido o cancelamento da especial e dada a vitória do rali à Neves, que obteve menor tempo nas especiais que foram realizadas.

Pedido de desculpas - Durante a premiação, Mauricio Neves fez um pronunciamento onde pediu desculpas pela atitude e disse que não foi bem compreendido, já que estava preocupado em arriscar os equipamentos, pois está próximo o Rally dos Sertões.

O Dr. Haroldo, responsável médico pela prova, também fez questão de explicar seu trabalho, seu currículo, e detalhar o conteúdo de suas viaturas, que são equipadas com tudo o que é necessário para fazer um resgate em caso de acidente, confirmando a segurança da competição.

PRESIDENTE DA FNF, JOSÉ VANILDO, FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DO ESTADUAL 2009.

04-05-2009


Para o presidente da FNF, José Vanildo, o Estadual foi um sucesso. O dirigente disse ao blog que "fizemos um regulamento onde os critérios adotados foram os mais justos, e ficou comprovado que a questão do rebaixamento da forma como foi estabelecida no regulamento era necessário".

José Vanildo também falou sobre as campanhas de ABC e América. "As duas equipes tem que se planejar com bases fortes para alçar vôos maiores. Fizeram um Estadual ruim e vão ficar fora da Copa do Brasil. Eu acredito que diferente deste ano, os dois não vão fazer do Estadual um laboratório como fizeram em 2009".

O dirigente reconheceu que a competição tem dificuldades financeiras. "O campeonato pode não ser atraente do ponto de vista financeiro, mas sem dúvida é a grande base para uma equipe crescer".

Projetos para 2010 " A federação está totalmente adequada ao projeto do vale-lazer e temos tempo para montar um planejamento e vender o produto Campeonato Estadual para 2010. Outro ponto que já estamos trabalhando é o lançamento de um edital para comercializar os direitos de transmissão do Estadual para a televisão aberta, o que vai dar uma maior visibilidade ao campeonato e por extensão aos patrocinadores e aos clubes. O projeto de revitalização do estádio Juvenal Lamartine já está concluído e agora vamos apresentá-lo para a governadora Wilma de Faria. Nós vamos também vamos firmar parcerias com a Prefeitura e com o Governo para o apoio às equipes que disputam competições em nível nacional".

Alguns questionamentos estão sendo feitos em relação ao campeonato. Um deles, é o afastamento do presidente da CEAF/RN Francisco Armando Falcão Leal. Para o presidente da FNF, a atitude tomada foi a de maior bom senso. “Assim que tomamos conhecimento das denuncias, não tínhamos outra coisa a fazer a não ser afastar Falcão. O Ministério Púbico esta apurando os fatos e assim que se chegar a um denominador comum, resolveremos esta questão” diz Vanildo.

Como todo mundo sabe, em todos os campeonatos estaduais, antes de seu inicio, o Estatuto do Torcedor em seu Artigo 5º parágrafo único diz que em todas as competições promovidas pelas federações e confederações, as tabelas e o regulamento devem ser publicados com pelo menos sessenta dias antes de seu inicio no site da entidade. No caso do estadual 2009, José Vanildo seguiu à risca o que manda a lei. É do conhecimento de todos que foi realizada assembléia promovida pela FNF (Conselho Arbitral) com a participação de todos os clubes que participaram do certame.

Por unanimidade, o regulamento, a tabela e a forma de disputa foram aprovadas pelos dirigentes. Em nenhum momento houve imposição da direção desta entidade para que fosse aprovado este ou aquele artigo. “A Federação atua como mediadora nesta questão. Obviamente que também damos nossa opinião, mas, os dirigentes têm prioridade na defesa de seus argumentos. Não se podem fazer acusações depois do término da competição. Se algumas equipes paralisaram suas atividades mais cedo por não conseguirem classificação para o segundo turno, não podemos ser responsabilizados pelo que foi decido em conjunto. Como todo mundo sabe, a CBF determina às federações que seus campeonatos têm que terminar no mês de maio, período que se iniciam as competições das séries A e B. O fato de alguns jogadores terem ficados parados por muito tempo já era previsto. Os clubes têm que se planejar” finalizou Vanildo.

Com informações do blog de Marcos Lopes.

03/05/2009 12:53