quinta-feira, 28 de março de 2013

Os três clubes do RN na Copa do Brasil 2013!

QUINTA FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2013.


COPA DO BRASIL 2013 – 1ª FASE

O ABC F.C estreia na Copa do Brasil na próxima quarta feira dia 03/04 em Parnaíba/PI contra o Parnaíba local. O jogo vai começar às 20h30.

O América F.C joga dia 10/04 em Rondônia contra o Ji-Paraná, a partida começará às 17 horas em Ji-Paraná.

O Sport Clube Santa Cruz estreia dia 10/04 às 20h30 no Ibezerão, em Santa Cruz. O adversário é o ASA de Arapiraca/AL vice-campeão da Copa do Nordeste deste ano.

Por Luiz Sátiro - Escrete de Ouro.

Regulamento! Sistema de disputa do Campeonato Potiguar 2013.


QUINTA FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2013.
REGULAMENTO ESPECÍFICO
CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL DA PRIMEIRA DIVISÃO DE
PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO NORTE - 2013

DO SISTEMA DE DISPUTA:

Art. 2º - O Campeonato será disputado em duas fases, da seguinte forma:

a) A 1ª Fase, FASE PRELIMINAR, denominada Copa FNF.
b) A 2ª Fase, FASE FINAL, composta de dois turnos, denominados Copa Rio Grande do Norte e Copa Cidade de Natal.

DA PRIMEIRA FASE

Art.3º - A Primeira Fase (FASE PRELIMINAR) será disputada por 8 (oito)  agremiações, excluindo-se, dentre as equipes participantes nominadas no Art. 1º deste Regulamento, o ABC Futebol Clube e o AMÉRICA Futebol Clube que estarão disputando a Copa do Nordeste 2013.

Art.4º - A Primeira Fase será disputada em Turno Único, composto de quatorze  rodadas (rodadas UM a QUATORZE), com todas as agremiações jogando entre si no sistema de IDA e VOLTA.

 § 1º – Ao final dessa Primeira Fase as 06 (seis) agremiações melhores  colocadas (1º ao 6º lugares) estarão automaticamente classificadas para a disputa do Segunda Fase, juntamente com as agremiações do ABC Futebol Clube e do AMÉRICA Futebol Clube..

§ 2º – Ao final das quatorze rodadas da Primeira Fase a agremiação melhor colocada (1º lugar) será declarada Campeã da Copa FNF e estará automaticamente classificada para a disputar a Copa do Brasil 2013, e a agremiação classificada em segundo lugar será declarada Vice Campeã da Copa FNF e estará classificada para a disputar a Copa do Brasil 2014.

§ 3º - Ao final das quatorze rodadas da Primeira Fase a agremiação última  colocada (8º lugar) será rebaixada para a Segunda Divisão de Profissionais de 2014.

DA SEGUNDA FASE

Art. 5° – A Segunda Fase (FASE FINAL) será disputada por 8 (oito) agremiações, com as 06 (seis) agremiações melhores colocadas (1º ao 6º lugares) na Primeira Fase juntando-se ao ABC Futebol Clube e ao AMÉRICA Futebol Clube, que estavam disputando a Copa do Nordeste 2013.

Art. 6° - A Segunda Fase será disputada em dois turnos, composto de sete rodadas cada, com todas as agremiações jogando entre si no sistema de IDA (1º Turno - denominado Copa Rio Grande do Norte) e VOLTA (2º Turno - denominado Copa Cidade de Natal), e com os pontos zerados no inicio de cada turno.

§ 1º - Ao final das sete rodadas do Primeiro Turno (rodadas UM a SETE) da Segunda Fase (FASE FINAL), serão realizadas 02 (duas) partidas no sistema ida e volta, entre as equipes classificadas em 1º e 2º lugares, para se conhecer a equipe Campeã da Copa Rio Grande do Norte que estará automaticamente classificada para disputar a decisão do Campeonato Estadual 2013, a Copa do Brasil 2014 e a Copa do Nordeste 2014.

§ 2º - Para estas partidas previstas no §1º acima, a equipe classificada em 1º (primeiro) lugar, terá mando de campo na segunda partida, e ainda, jogará com vantagem de dois resultados iguais, considerando apenas os dois jogos da final, obedecido os critérios estabelecidos no artigo 8º deste Regulamento.

§ 3º - Ao final das sete rodadas do Segundo Turno (rodadas OITO a QUATORZE) da Segunda Fase (FASE FINAL) serão realizadas 02 (duas) partidas no sistema ida e volta, entre as equipes classificadas em 1º e 2º lugares, para se conhecer a equipe Campeã da Copa Cidade de Natal que estará automaticamente classificada para disputar a decisão do Campeonato Estadual 2013, a Copa do Brasil 2014 e a Copa do Nordeste 2014.

§ 4º - Para estas partidas previstas no §3º acima, a equipe classificada em 1º (primeiro) lugar, terá mando de campo na segunda partida, e ainda, jogará com vantagem de dois resultados iguais, considerando apenas os dois jogos das finais, obedecido os critérios estabelecidos no artigo 8º deste Regulamento. 

§ 5º - Caso a agremiação Vice Campeã da Copa FNF venha a conquistar também a Copa Rio Grande do Norte e/ou a Copa Cidade do Natal, a vaga remanescente destinada a Copa do Brasil 2014 ficará para a agremiação melhor colocada na Classificação Geral do Campeonato (Art. 10º), excluídas aquelas que já tenham conquistado vaga para a mesma competição.

DA DECISÃO DO CAMPEONATO

Art. 7º - A Decisão do campeonato estadual será disputada em duas partidas, pelo sistema de ida e volta, pelas associações vencedoras, respectivamente, do Primeiro (Copa Rio Grande do Norte) e do Segundo (Copa Cidade de Natal) Turnos da Segunda Fase (FASE FINAL), sendo a vencedora deste confronto, considerando, inclusive, o saldo de gols nesses dois jogos, declarada Campeã Estadual 2013, com mando de campo da segunda partida para a agremiação com melhor índice técnico em toda a Segunda Fase (FASE FINAL), considerando-se o total de pontos ganhos obtidos no Primeiro e Segundo Turnos da FASE FINAL e os critérios técnicos estabelecidos no Art. 8º deste regulamento.  

§ 1º - Ao final da segunda partida da Decisão do Campeonato, ocorrendo empate em pontos ganhos e saldo de gols entre as equipes, computados somente os dois jogos da Decisão, a definição do Campeão Estadual 2013 dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti, na forma prevista pela FIFA para as competições internacionais.

§ 2º - Caso uma mesma agremiação seja vencedora do Primeiro e do Segundo Turnos da Segunda Fase (FASE FINAL), será declarada Campeã Estadual de 2013 e a agremiação com melhor índice técnico em toda a Segunda Fase (FASE FINAL), excluindo-se a Campeã Estadual 2013, considerando-se o total de pontos ganhos obtidos no Primeiro e Segundo Turnos dessa FASE FINAL e os critérios técnicos estabelecidos no Art. 8º deste regulamento, declarada Vice Campeã Estadual 2013, e ambas estarão automaticamente classificadas para disputar a Copa do Brasil 2014 e a Copa do Nordeste 2014.