domingo, 4 de maio de 2014

Potiguar de Mossoró frustra expectativas e encerra o ano com desempenho abaixo do esperado!

DOMINGO, 04 DE MAIO DE 2014.

Alvirrubro não conseguiu classificação para a Série D e volta a campo apenas no ano que vem - Foto Alcivan Costa
O Potiguar não conseguiu classificação para a Série D
                      Foto: Alcivan Costa 
As pretensões antes do início da temporada eram animadoras para os torcedores do Potiguar. O elenco que disputaria a Copa do Nordeste, Campeonato Estadual e Copa do Brasil, começou a ser montado no ano passado, prometia ser forte e lutar de igual para igual com os adversários. A estreia na Copa do Nordeste com uma vitória sobre o Treze de virada, por 2 a 1, em Mossoró, deixou a torcida ainda mais confiante. Porém, problemas na Justiça Desportiva, troca de técnicos e exibições inconstantes dos jogadores, fizeram com que as metas traçadas ficassem cada vez mais complicadas. Em cinco meses de atividade, foram sete vitórias, oito empates e nove derrotas. A equipe marcou 29 gols e sofreu 37. Quatro técnicos passaram pelo clube, desde a pré-temporada, até a quinta-feira passada. Confira um resumo do que deu errado na equipe mossoroense.

Técnicos
Quatro técnicos passaram pelo Potiguar em menos de um ano. Em outubro do ano passado, Arnaldo Lira foi anunciado, montou todo o elenco e comandou quase toda a pré-temporada com os jogadores. Porém, em uma confusão extracampo, acabou se desentendendo com dirigentes e foi demitido. No seu lugar veio Flávio Barros, que não agradou a torcida e foi demitido após a derrota para o CRB, em Mossoró, por 2 a 1, que acabou culminando praticamente com a eliminação do clube na Copa do Nordeste. A torcida pediu Celso Teixeira e a diretoria atendeu. O técnico campeão Estadual com o Potiguar não repetiu nem de longe o desempenho de 2013. Foram três derrotas, dois empates e apenas uma vitória. Por último, chegou Ubirajara Veiga, que teve o melhor desempenho entre os técnicos. Foram quatro vitórias, três empates e quatro derrotas.

Punição
Fora de campo, o Potiguar sofreu derrotas pesadas. Tudo começou quando o caso do goleiro Laênio veio à tona. O arqueiro atuou de forma irregular na vitória contra o Treze, pela Copa do Nordeste, e o Potiguar foi punido com seis pontos. A punição não teve muito peso, já que dentro de campo a classificação acabou não acontecendo. Só que, para piorar, o alvirrubro voltou a ser condenado pela esfera judicial esportiva, por conta também da utilização de forma irregular de mais um jogador. Dessa vez do volante Fidélis. O clube foi punido com mais oito pontos. Ao final, terminou a competição com -5 pontos.

Pífio
O Potiguar foi eliminado da Copa do Nordeste na primeira fase, mas deixou o torcedor esperançoso para tentar o tricampeonato estadual, já que no torneio regional, atuou bem diante de equipes tradicionais, como o Ceará (dois empates) e Treze (duas vitórias). Porém, dentro de campo o desempenho da equipe no primeiro turno do certame local assustava. O Time Príncipe venceu apenas um jogo, empatou dois e perdeu quatro vezes. Com destaque negativo para a goleada sofrida perante o Corintians de Caicó, por 3 a 0, em pleno Nogueirão. No segundo turno, o Potiguar melhorou. Venceu três partidas, empatou três e perdeu apenas uma. Mas, a boa campanha acabou sendo ofuscada pelo desempenho do América, que terminou na primeira colocação, com 19 pontos. Mesmo quando foi bem, o Potiguar ainda acabou surpreendo os torcedores, com uma goleada sofrida para o mesmo Corintians de Caicó, por 4 a 1, dessa vez no Estádio Marizão.

Série D
Com um primeiro turno para esquecer, onde somou apenas quatro pontos, de nada adiantou a campanha no segundo turno. O Globo, vice-campeão estadual, acabou ficando com a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro, que será disputado após a Copa do Mundo. Agora, o Potiguar volta a campo apenas no ano que vem, pelo Campeonato Estadual.

Irregular
Eliminado do Estadual, restava agora a Copa do Brasil. E o Potiguar começou bem a sua caminhada. Estreou contra a Portuguesa e venceu por 1 a 0, no Nogueirão. A equipe jogou bem e poderia ter feito até mesmo um resultado mais elástico. Na partida de volta, em São Paulo, perdeu por 2 a 1, mas se classificou pelo gol marcado fora. Na segunda fase, contra o Santa Rita, o alvirrubro voltou a demonstrar irregularidade. Na partida de ida, jogou 89 minutos com um jogador a mais, mas ainda sim, conseguiu perder por 2 a 0 e se complicar na partida de volta. No Nogueirão, a derrota arrasadora. A goleada sofrida por 5 a 2 para a equipe de Alagoas encerrou de forma bem abaixo do esperado o ano alvirrubro.
Fonte: Gazeta do Oeste (Mossoró) 

Nenhum comentário: