domingo, 29 de dezembro de 2013

FNF confirma abertura do Campeonato Potiguar para o dia 12!

SÁBADO, 28 DE DEZEMBRO DE 2013.
José Vanildo, presidente da FNF (Foto: Tiago Menezes)
José Vanildo confirmou que primeira rodada será disputada no dia 12 (Foto: Tiago Menezes).
A primeira rodada do Campeonato Potiguar será disputada no dia 12 de janeiro. A informação foi confirmada nesta sexta-feira pelo presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo. A mudança ocorreu após a mudança de data da inauguração da Arena das Dunas, que seria no mesmo dia 12, mas foi remarcada para 26 de janeiro. De acordo com a tabela divulgada inicialmente pela FNF, o confronto ABC x Palmeira abriria o campeonato no dia 9. Já no dia 11, seriam disputados três jogos: Globo FC x Alecrim, Sport Clube Santa Cruz x Corintians, e Baraúnas x Assu. Agora, as quatro partidas serão jogadas no dia 12, todas às 17h. Com o adiamento na inauguração da arena, o amistoso entre ABC e América-RN que estava previsto foi cancelado e, em seu lugar, o estádio de Natal para a Copa do Mundo de 2014 abrigará uma rodada dupla. 

América-RN e Confiança se enfrentarão pela Copa do Nordeste, enquanto ABC e Alecrim farão clássico pelo Estadual. A FNF ainda definirá a ordem destes jogos, em comum acordo com a CBF. O campeonato estava previsto para se iniciar no dia 12. O jogo entre ABC e Palmeira, válido pela primeira rodada do Estadual, teria uma antecipação para o dia 9 devido à possibilidade da partida entre ABC e América na Arena das Dunas no dia 12, enquanto as outras partidas da rodada aconteceriam no dia 11. Como o fato não ocorreu, e a inauguração da Arena das Dunas foi adiada, a rodada será integral no dia 12 - afirmou José Vanildo ao GLOBOESPORTE.COM. 

O presidente da FNF ainda falou sobre o novo formato do torneio, que separa clubes da capital e do interior em dois grupos regionalizados. Quanto às reclamações de alguns dirigentes de clubes do interior, sobre um tempo muito curto desde o início do torneio até o rebaixamento, Vanildo disse compreender, mas ressaltou que a mudança pode ser benéfica para clubes com problemas financeiros. O mandatário culpa o calendário apertado em função da Copa do Mundo como principal responsável pela mudança. É um modelo diferente, mas eu acredito que todos ficaram satisfeitos. 

A Copa do Mundo reduziu nosso calendário e impôs uma mudança. Vamos ter um grupo na capital e outro no interior. O lado positivo é a realização de clássicos regionalizados. Sabemos que a dificuldade econômica que a maioria dos clubes atravessa é grande, e, na maioria das vezes, disputam muito mais para não serem rebaixados do que para conquistar o títulos. A Federação reconhece que reduziu o número de jogos, mas reduziu também as despesas que são altas para se colocar um time de futebol para disputar o Estadual - explicou.

Nogueirão preocupa!
Potiguar de Mossoró, pior campanha do Campeonato Brasileiro (Foto: Wilson Moreno/Gazeta do Oeste)
Estádio Nogueirão sofre com interdições em vários setores (Foto: Wilson Moreno/Gazeta do Oeste)
José Vanildo voltou a demonstrar sua preocupação com o Estádio Nogueirão, em Mossoró. Segundo o presidente, todos os laudos estão praticamente vencidos e nada tem sido feito para reverter a situação. O estádio vai abrigar os jogos do Potiguar pela Copa do Nordeste.
Potiguar de Mossoró, pior campanha do Campeonato Brasileiro (Foto: Wilson Moreno/Gazeta do Oeste)Estádio Nogueirão sofre com interdições em vários setores (Foto: Wilson Moreno/Gazeta do Oeste)
Persiste a nossa preocupação principalmente com o Estádio Nogueirão, onde todos os laudos estão praticamente vencidos. Até o dia 2 a Federação deve se posicionar em relação a esses fatos. Não havendo essa regularização, certamente que a FNF irá adotar uma decisão para preservar o conforto do público e não permitir a utilização desse estádio de forma que não se adeque ao Estatuto do Torcedor - destacou José Vanildo. Caso o Noguerão não seja liberado, o Potiguar terá que encontrar outro estádio para mandar suas partidas na Copa do Nordeste. Nas três primeiras fases, a CBF libera o clube a jogar em um estádio com qualquer capacidade. Já na final, é exigido que o estádio tenha a capacidade mínimo para 10 mil espectadores.A partida entre Potiguar e Treze, pela primeira rodada do torneio, foi antecipada para o dia 17 de janeiro, no Nogueirão. Além do alvirrubro, o estádio também será a casa do Baraúnas pelo Estadual.
Por GloboEsporte.com/Natal

Nenhum comentário: