domingo, 8 de dezembro de 2013

Copa 2014: a vez das praças esportivas de Natal!

DOMINGO, 08 DE DEZEMBRO DE 2013.
A Copa do Mundo de 2014 começa apenas no dia 12 de junho, mas os envolvidos na organização correm para deixar tudo pronto para quando as seleções desembarcarem no Brasil para a disputa do maior torneio de futebol do planeta. Em Natal a situação não é diferente. Se, a cada dia que passa a Arena das Dunas fica mais próxima da sua conclusão, os dois locais escolhidos para serem centros oficiais de treinamentos das equipes, Frasqueirão e UFRN, começam a realizar melhorias nas suas estruturas para se adequarem ao padrão exigido pela FIFA, órgão responsável pela organização da Copa do Mundo. O complexo esportivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, já vem se adequando desde o início do ano e está praticamente pronto para ser entregue. Além do campo, que foi todo reformado, uma pista de atletismo moderna foi construída e o espaço é todo visando a preservação do meio ambiente, com a reutilização da água utilizada na drenagem do local em época de chuvas.
Júnior Santos.
O gramado do Frasqueirão vai passar por uma ampla reforma para receber as seleções que virão disputar jogos do Mundial em Natal
O gramado do Frasqueirão vai passar por uma ampla reforma para
receber as seleções que virão disputar jogos do Mundial em Natal
No Frasqueirão a situação é diferente. A direção do ABC espera a chegada de uma máquina especial de cortar grama, para começar a reformar o gramado do estádio, para deixá-lo  com os padrões exigidos pela FIFA. Os trabalhos deveriam ter sido iniciados na semana passada, mas, esse atraso, o prazo de início ainda não foi definido. A entrega, caso o trabalho seja iniciado ainda esta semana, deve acontecer no dia 9 de janeiro, data da estreia do ABC no campeonato potiguar, diante do Palmeiras, no Maria Lamas Farache. “Estamos na dependência da chegada dessa máquina especial de corte para o gramado do Frasqueirão. Além disso, precisamos de um aporte financeiro para iniciarmos todo esse processo de adequação do estádio para se transformar em centro oficial de treinamento para a Copa do Mundo de 2014”, afirmou o vice presidente de patrimônio do ABC, Paulo Tarcísio. A princípio, de acordo com o dirigente, não vai ser necessário a retirada de todo  gramado do Frasqueirão. O que vai acontecer, é que cerca de 250 metros quadrados de uma determinada área do gramado, vai ter que ser trocada, para que o local fique todo uniforme.

UFRN com obras adiantadas!
O gramado do campo da UFRN foi completamente reformulado
O gramado do campo da UFRN foi completamente reformulado.
Foto: Joana Lima
Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, as obras no complexo esportivo seguem em ritmo acelerado. Devido a um entrave burocrático, os serviços sofreram um atraso, que forçou ao departamento de infraestrutura da UFRN, adiar, em 30 dias, a entrega do campo de futebol, que vai receber seleções durante o Mundial de 2014, como Centro Oficial de Treinamento da Fifa. O superintendente de infraestrutura da  Universidade, Gustavo Coelho, explica a atual situação das obras no complexo esportivo. “A nossa pista de treinamento está 100% pronta, inclusive já tivemos competições lá. Em relação ao gramado, estamos com 85% das obras concluídas. Faltam alguns detalhes, como o corte da grama, irrigação, essas coisas. Por isso, decidimos adiar o prazo de entrega, que era para ter sido concluído em novembro, para o final desse mês. A empresa responsável pelas obras confirmou que vai entregar tudo dentro desse novo prazo estabelecido”, informou Coelho.
Por Felipe Gurgel - Repórter/TN

Nenhum comentário: