segunda-feira, 8 de abril de 2013

Futebol do RN: Notabilizado por lançar Marinho Chagas no futebol profissional, Riachuelo A.C de Natal ressurge após 20 anos de inatividade!


SEGUNDA FEIRA, 08 DE ABRIL 2013.
O Riachuelo Atlético Clube, time que revelou para o mundo o maior lateral-esquerdo do futebol brasileiro de todos os tempos, está de volta. Após 20 anos de inatividade, o mítico RAC – clube com história ligada à Base Naval de Natal e que teve como grande ídolo a bruxa Marinho Chagas – vai se filiar novamente à FNF para disputar o Campeonato Potiguar Sub-20 neste ano, mas já tem como meta jogar o Estadual da categoria profissional do ano que vem e voltar a incomodar, principalmente, a dupla ABC e América.
O Riachuelo nunca foi um time vencedor de títulos no futebol do Rio Grande do Norte, mas sempre carregou consigo um forte apelo histórico que permanece até hoje, duas décadas após seu fim. Dono de um espontâneo carinho por parte dos que viveram sua época, o RAC tinha até bem pouco tempo sua memória preservada apenas na memória e nas rodas de conversa dos mais antigos, sendo sempre citado como um exemplo de contraposição aos paradigmas do futebol nos anos de guerra, mesmo sendo um time ligado as Força Armadas, já que tinha sede na Base Naval e formado, naquela época, basicamente por militares e civis da Marinha.
Quem percebeu tudo isso foi o segundo sargento fuzileiro naval e desportista Valdir Duarte, carioca que tem história ligada ao futebol local desde 1989, quando foi transferido para a capital potiguar e participou das direções do clube Atlântico, Seleção do RN, Atlético Potiguar, CDF, dentre outros.
“De tanto eu fazer pelos outros clubes, as pessoas diziam: ‘você é da Marinha, então por que não fazer pelo nosso time?’ E tinha também o capitão Alen, que é um gaúcho louco por futebol, que também tinha esse sonho de reimplantar o Riachuelo, mas não via como. Daí ele procurou a federação e aconselharam ele a me procurar”, conta Valdir. “Na primeira conversa a gente já se empolgou e ele garantiu todo o apoio para a volta do clube”, completa.
O próximo passou foi mergulhar numa pesquisa histórica para juntar o que ainda restava de material na história do Riachuelo para, então, iniciar o trâmite para reativar o clube. A pesquisa, segundo Valdir Duarte, foi árdua, porém proveitosa. Além de, por exemplo, a ata da última reunião realizada pela diretoria do RAC e o estatuto do clube, um grande tesouro foi achado pelo desportista: “A vontade que as pessoas têm de ver de volta o Riachuelo. Várias pessoas se emocionaram de verdade quando ficaram sabendo que a gente estava querendo reativar o time”, ele conta.
O apoio destas pessoas era o que faltava para a decisão de retomar as atividades do Riachuelo fosse tomada. Depois de uma série de procedimentos burocráticos, uma junta governativa que contou com a presença de um dos membros da última diretoria do clube foi formada e elegeu Valdir como presidente do RAC.
Com sede própria, estatuto sendo reformulado e diretoria composta, o próximo passo agora é filiar novamente o clube à federação de futebol. Num primeiro momento, apenas o time sub-20 será inscrito, mas os militares já iniciaram os trabalhos para brigar pelo retorno do Riachuelo à elite do futebol nacional em 2014.
MARINHA!
A estrutura que o Riachuelo Atlético Clube irá dispor para treinar e jogar será basicamente a mesma dos seus tempos de fundação: a Base Naval de Natal e o Grupamento de Fuzileiros da Marinha. A diferença, claro, é o avanço tecnológico e estrutural que veio junto com esses 65 que se passaram desde a fundação do clube dos marinheiros.
Por garantia da Marinha, o RAC terá à sua disposição três campos para treinamentos, sendo um deles com dimensões oficiais para receber os jogos do time no Campeonato Potiguar. Além disso, segundo Valdir Duarte, os militares cederão departamento médico, área de lazer e alojamento para todos os jogadores, inclusive os que irão disputar o Estadual Sub-20 neste ano.
A nova diretoria do RAC é formada basicamente por militares da Marinha. Além de Valdir, eleito presidente pela Junta Governativa, o vice-presidente do clube é o tenente Alen e o diretor de futebol é o marítimo Getúlio Nunes dos Santos.
Ícone do RAC, Marinho Chagas será o ‘relações públicas’
Marinho Chagas foi a maior revelação e o maior ídolo da história do Riachuelo. Trocado pelo clube por dez pares de chuteiras dados pelo ABC, o lateral-esquerdo que ganhou projeção mundial agora vai retribuir a oportunidade dada quando ele ainda tinha 15 anos e ingressou para o quadro de juvenis do RAC: será o relações públicas do clube, emprestando sua imagem para abrir novamente as portas do futebol para o Riachuelo.
Marinho está feliz. Aos 61 anos e morando de frente para o mar da Praia do Meio, a “bruxa” não esconde a empolgação pela volta do time por onde ele começou sua caminhada no futebol. “Eu nunca esqueci do Riachuelo nem nunca vou esquecer na minha vida”, diz.
Assim como no seu tempo, Marinho diz que vai tentar fazer reviver o espírito do RAC, que ficou conhecido pela disciplina de seus jogadores e pelo fato de usar a mão-de-obra local para montar suas equipes. “Vamos montar um time caseiro e jovem, que vai servir também como vitrine para estes jovens. Não vamos trazer esse pessoal de fora, como ABC e América fazem. Teremos jogadores daqui mesmo, da Marinha, e vamos fazer um time bom, time com padrão de jogo”, comenta o ex-lateral.
Ele também faz questão de ressaltar a importância do trabalho de base que está sendo pensado pela nova diretoria do RAC, que pretende criar escolinhas para crianças a partir dos sete anos de idade. “A gente tem que formar jogadores nossos aqui. Jogadores de Natal mesmo, da região, para que sejam aproveitados no Riachuelo. Tem que fazer como antigamente, que você primeiro olhava o que tinha em casa e só depois partia para contratar alguém de fora. A ideia da gente não é ficar trazendo jogador de outros estados, mas sim usar a força que a gente tem por aqui”, diz.
O fator histórico da volta do Riachuelo também é citado por Marinho como um estímulo ao resgate da história do futebol local. Segundo ele, o renascimento do Riachuelo pode ter um forte apelo entre desportistas ligados direta ou indiretamente a outros times extintos do cenário futebolístico potiguar.“Essa volta do Riachuelo vai ser muito boa para Natal e para o futebol. Acredito que isso vai ser muito importante para todos nós e eu, inclusive, estou torcendo muito para que voltem também Ferroviário, Atlético de João Machado e tantos outros times. Essas aí são nossas raízes do futebol e a gente tem que sempre valorizar”, salienta.
Clube resgata história do futebol local!
Constituída no mês passado, a diretoria do Riachuelo iniciou um trabalho de reconstituição histórica do clube. A primeira ação do novo corpo diretivo, além de apresentar a reinvenção do RAC, foi homenagear pessoas que entraram para a história do clube.
Além de diretores, alguns em homenagens póstumas, dois ex-jogadores receberam o troféu de “Amigos do Rac”: Marinho Chagas e Ribamar Cavalcante. Este último, desportista e pesquisador do futebol, acredita que a volta do Riachuelo pode estimular o resgate dos times de Natal.
“Quem sabe não chega um empresário para seguir esse exemplo e refundar um Atlético, um Santa Cruz”, espera Ribamar, que aponta o Riachuelo como o maior entre os times tidos como menores em toda a história do futebol do RN. “Eu fiquei muito feliz com essa volta do Riachuelo, ainda mais recebendo essa homenagem da diretoria, ainda por cima junto com Marinho Chagas”.
Fonte: Novo Jornal (Natal).

Nenhum comentário: