segunda-feira, 3 de maio de 2010

PRESIDENTE DO FNF FALA DO JL E SEGUNDA DIVISÃO POTIGUAR.

03-05-2010

Disposto a escrever definitivamente o nome na história do futebol potiguar, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo (Foto), tem um plano ambicioso para realização de uma ampla reforma no estádio Juvenal Lamartine e devolver o equipamento esportivo para sociedade natalense. Nessa entrevista à Tribuna do Norte o dirigente conta detalhes desse seu projeto, bem como ressalta a importância da Copa do Nordeste, que na visão dele será a redenção para futebol da região, que a continuar penalizado pela CBF sofreria um processo de apequenamento e enfrentaria um grande risco de perder todas as posições na divisão de elite do futebol nacional. Mesmo se posicionando de forma crítica ao presidente Ricardo Teixeira, o dirigente potiguar disse que a atitude do cartola que digna de aplausos. José Vanildo também fala sobre a possibilidade de alteração no número de participantes do Campeonato Estadual, proposta sugerida pelos dirigentes de alguns clubes e que será analisada.

Parte da intrevista!!!

Presidente José Vanildo, em que pé está o plano para reforma do Juvenal Lamartine (JL)?

O projeto está concluído, é belíssimo está pronto há algum tempo e já fiz uma apresentação do mesmo para ex-governador Wilma de Faria e também já conversei sobre o mesmo com a prefeita Micarla de Sousa e com o atual governador Iberê Ferreira. Mostrei que a Copa do Mundo pode ser importante na revitalização do nosso mais antigo estádio. Além de servir a jogos e até como local para treino das seleções que virão a Natal, o equipamento também pode ser usado como uma ferramenta de inclusão social, abrindo espaços decentes para as bases, o futebol amador e o futebol escolar.

A FNF ficou satisfeita com andamento do Estadual?

A FNF aperfeiçoou as suas ações, o regulamento, a tabela da competição. Acho que o campeonato deu certo porque o torcedor compreendeu a fórmula de disputa, essa situação mostra que a fórmula foi simples mais eficiente no quesito emoção, já que a cada rodada deixava a expectativa da realização de jogos extras para final dos turnos.

Podem ocorrer alterações no Estadual em 2011?

Alguns detalhes eu acredito que devem ser revistos, a questão do número de participantes pode ser alterada. Os clubes querem discutir esse assunto.

Para reduzir ou para aumentar o número?

Para reduzir. A federação, em princípio, não raciocina dessa forma, mas vamos escutar as propostas. Temos de ver ainda a questão da segunda divisão, que esse ano será incrementada com a participação dos times “B” de América e ABC, o que acredito que dará um colorido diferente à disputa, mesmo que os dois maiores clubes do RN não sejam concorrentes ao título, uma vez que já se encontram na divisão de elite.

Esse tipo de participação especial estaria aberto aos demais clubes da divisão de elite?

Não, eu vejo que existe o aspecto de custo. Disputar uma série B requer certo gasto aos clubes. Essa solicitação partiu das diretorias de ABC e América. Eles sabem que terão custo de manutenção de atletas que não serão muito usados no Brasileiro e na Copa do Nordeste e necessitam mantê-los em atividade de alguma forma. As demais equipes não possuem essa mesma estrutura. Mas estamos planejando a realização de uma Copa entre as equipes profissionais que estão sem calendário.

A saúde financeira da FNF já permite um auxílio a segundona do RN?

Não. A FNF não tem ainda essa capacidade, embora a federação tenha auxiliado muitas equipes que disputaram a nossa divisão de elite, bancado as despesas com arbitragem e, em algumas situação, até despesas com transporte e hospedagens. Tudo dentro da condição dela de socorrer alguns de seus filiados em momentos difíceis. Seria leviano de minha parte chegar aqui e dizer que teríamos condições de bancar as despesas com a nossa série B.

Fonte: site da Tribuna do Norte (Natal).

Nenhum comentário: