quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Ponte Preta faz 122 anos e diretoria solta carta à primeira democracia racial do futebol.

Quinta feira, 11 de agosto de 2022.

Por: Agência Futebol Interior

Estádio Moisés Lucareli.

Campinas, SP, 11 (AFI) – A Ponte Preta comemora 122 anos nesta quinta-feira com o orgulho de ser o clube mais antigo do Brasil e ter em sua história o fato de ser a primeira democracia racial do futebol brasileiro. A diretoria da Macaca publicou nas redes sociais uma carta lembrando da data do clube que segue em plena recuperação naSérie B do Campeonato Brasileiro.

A carta foi assinada por Marco Antônio Eberlin, que assumiu a presidência da Ponte Preta em novembro de 2021 com um discurso de apaziguamento político e foco na reorganização financeira.

A Ponte Preta foi fundada em 11 de agosto de 1900 por alunos do Colégio Culto à Ciência e por estudantes universitários de Campinas que estudavam na Europa, onde o futebol era praticado de forma inédita.

Um dos fundadores da Macaca foi Miguel do Carmo, um negro que também foi jogador da equipe e é considerado o primeiro atleta negro do futebol. Há a suspeita de que outros atletas negros fizeram parte dos primeiros anos, junto de Miguel, mas a falta de documentação atrapalha na apuração.

CONQUISTAS!

Ponte Preta faz 122 anos e diretoria solta carta à primeira democracia racial do futebol.

CONQUISTAS

Dentre as conquistas da Ponte Preta mais expressivas está a campanha de 2013, quando a Ponte Preta foi vice-campeã da Copa Sul-americana. Sete vezes vice-campeã do Campeonato Paulista, a Macaca é o clube do Interior Paulista com mais finais na elite do futebol de São Paulo.


CRAQUES

O clube é também conhecido por ser formador de jogadores ao longo de sua história, principalmente goleiros, zagueiros, volantes, meio-campistas e atacantes.

Dentre eles os goleiros Carlos, Waldir Peres, Alexandre Negri, Aranha, Lauro, Dênis, Ivan e tantos outros.

Muitos zagueiros também foram revelados, como Oscar, Polozzi, Juninho, Fabio Luciano, André Cruz e outros.

Dentre os atacantes que fizeram história estão Sabará, Washington, Luis Fabiano e Oswaldo.

Meio-campistas importante para o futebol foram revelados também pela Ponte Preta como Dicá, Chicão, Manfrini e Teodoro, além de outros que apareceram para o futebol com a camisa alvinegra, incluindo Mineiro, Marco Aurélio, Wanderlei e tantos outros.

Nenhum comentário: