terça-feira, 3 de outubro de 2017

Matemática anti Série C: Figueira respira fora do Z-4 e vê chances de queda caírem!

Terça feira, 03 de outubro de 2017.
Alegria e alívio: Figueirense comemora vitória sobre o Paraná por 1 a 0 no Orlando Scarpelli (Foto: Luiz Henrique/Figueirense FC)
Alegria e alívio: Figueirense comemora vitória sobre o Paraná
por 1 a 0 no Orlando Scarpelli (Foto: Luiz Henrique/Figueirense FC)
A vitória do Figueirense sobre o Paraná não só tirou o Figueirense da zona de rebaixamento da Série B, como também ajudou a matemática da equipe na luta para escapar do rebaixamento. Com 32 pontos, o Furacão ocupa a 15ª posição e começa a respirar longe do grupo que cai para a Série C do Brasileiro. Foram mais de três meses entre os quatro últimos colocados, mas a sequência de três jogos sem derrota ajudaram na diminuição da porcentagem de queda.
Antes de vencer o ABC, por 2 a 0, pela 25ª rodada, o time do Estreito tinha 53,1% chances de cair, segundo o departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O triunfo sobre o time potiguar, o empate com o Criciúma, e a vitória sobre o Paraná, deixaram o clube em melhor situação: agora, são 23,8% de possibilidade de rebaixamento.
Para não ser rebaixado, o Figueirense deve chegar pelo menos aos 45 pontos na tabela. Esse é o número considerado "mágico" pelos clubes para evitar a queda. Para isso, os catarinenses precisam de mais 13 pontos em 11 jogos, ou seja, quatro vitórias e um empate.
Nas próximas duas rodadas, a equipe tem dois duelos diretos contra o rebaixamento e duas vitórias podem deixar a equipe com um pé na permanência. No sábado, o desafio é o Luverdense, 17º colocado, em Lucas do Rio Verde. Depois, é a vez de receber o Santa Cruz, 18º colocado, dia 14 de outubro.

Depois da folga no fim de semana, o Figueirense retomou os trabalhos na tarde desta segunda-feira no CFT do Cambirela. A equipe deve embarcar para o interior de Mato Grosso na quinta-feira. GE/SC

Nenhum comentário: