domingo, 30 de abril de 2017

Duelo de gerações marca choque entre técnicos de ABC e Globo na final!

Domingo, 30 de abril de 2017.
Experiência de Geninho contra juventude de Luizinho Lopes são destacadas nas campanhas dos clubes no estadual deste ano. Técnicos analisam o trabalho do rival.

O sexto confronto entre ABC e Globo FC mostra que o futebol potiguar teve uma bipolaridade em campo em 2017. De um lado, a experiência e os títulos nacionais e internacionais de Eugênio Machado Souto, 68 anos, natural de Ribeirão Preto, no interior paulista, tratado simplesmente como Geninho. Do outro, a juventude e a disciplina tática de Luiz Júnior de Souza Lopes, 35 anos, nascido em Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, que é chamado pelo apelido no diminutivo, em razão de ter o mesmo nome do pai, Seu Luiz, e que também tem idade para ser filho do adversário desta decisão, devido aos 33 anos de diferença entre os dois.
Luizinho Lopes Geninho ABC x Globo FC (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)
Luizinho Lopes e Geninho duelam entre juventude e experiência na final
(Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)
Os dois treinadores protagonizaram as melhores campanhas dos oito clubes que disputaram o estadual deste ano. A Águia venceu o primeiro turno, mas não repetiu o rendimento na segunda fase e ficou fora da final. O Alvinegro perdeu a Copa Cidade do Natal para o Tricolor de Ceará-Mirim, mas se recuperou no returno e levou o caneco. Outro detalhe é que a decisão põe frente a frente o melhor ataque do campeonato, o do ABC, contra a melhor defesa, a do Globo.

Geninho e Luizinho Lopes são os únicos técnicos que permaneceram nos cargos desde o início do estadual, que teve ao longo da competição outros 15 treinadores: Felipe Surian e Flávio Araújo, no América-RN; Athirson Mazzoli, Edson Alves e Valdierre Jota, no  Alecrim; José Cortina e Barata, no Assu; Barata e Ronaldo Bagé, no Baraúnas; Zé Roberto, Dário Lourenço, Emanoel Sacramento e Pedrinho Albuquerque, Potiguar de Mossoró ; e Higor César, Lorival dos Santos e Júlio Terceiro, no Santa Cruz de Natal.

Para Geninho, o perfil didático do adversário desta decisão, que se debruça sobre estatísticas e números desempenhados pelos jogadores, reforça o modelo atual do técnico de futebol brasileiro. Indagado se daria algum "pitaco" no trabalho de Luizinho Lopes antes da decisão, caso ele fosse seu filho, o experiente treinador preferiu destacar a competência e o maior conhecimento do rival.
- Eu acho que ele (Luizinho Lopes) é uma pessoa muito inteligente, uma pessoa estudiosa, que está tentando se formar bem e ganhar conhecimento. Ele conhece bem melhor o time dele do que eu e quem sou eu para dar palpite no time dele. Acho que ele deve estar fazendo de tudo, deve estar traçando vários planos para tentar surpreender o ABC. Acho que ele é muito competente dentro do trabalho dele e conhece bem o time dele. De maneira nenhuma em poderia dar um pitaco no trabalho dele - contou Geninho.
Geninho Luizinho Lopes ABC Globo FC (Foto: Rhuan Carlos/Divulgação)

A reverência ao adversário foi destacada por Luizinho Lopes, que ressaltou a experiência e o currículo de Geninho entre os técnicos brasileiros em atividade. Pelo ABC, Geninho mostrou pulso firme na conquista do Campeonato Potiguar de 2016 e na campanha que levou o Alvinegro à Série B do Brasileirão. Mesmo assim, o técnico do Globo ressaltou que não pediria conselhos ao adversário, que tem idade para ser seu pai, porque "cada um vai lutar pelo seu espaço" na decisão.

- O Geninho é uma referência, é muito bom tê-lo no nosso estado como treinador. Mas, se tratando de uma final, de um jogo de estratégia, eu não pediria nenhum conselho a ele. Talvez, em uma situação após esse jogo, em alguns encontros, ele tem as estratégias dele com a experiência e eu, ainda como jovem, também tenho as minhas. A questão é psicológica neste jogo, de motivação, de espírito. Estrategicamente, eu não pediria nenhum conselho, até porque ele não iria dar. Ele é um cara experiente, acostumado a jogar em jogos decisivos. Nesse momento, eu não pediria nenhum conselho, porque somos adversários e cada um vai lutar pelo seu espaço - disse Luizinho.
O treinador campeão potiguar deste ano será conhecido nesta segunda-feira, dia 1º, a partir das 17h, no Estádio Frasqueirão. A vantagem é do ABC, que venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e entra em campo por um empate. Se o Globo FC devolver uma vitória por um gol, a decisão será nos pênaltis. O clube de Ceará-Mirim garante o título inédito do estadual em caso de vitória por uma diferença de dois gols no tempo normal.

Por GloboEsporte.com/Natal

Nenhum comentário: