terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

MÁFIA - Esquema de resultado de jogos prejudicou o Potiguar de Mossoró!

Terça feira, 28 de fevereiro de 2017.

Semana passada, o Globo Esporte trouxe de volta o assunto da máfia dos resultados no futebol, com foco no Campeonato Paulista. Com ele, a lembrança do que ocorreu no Rio Grande do Norte, ano passado, com pelo menos um jogo tendo o resultado manipulado.

A máfia queria a vitória do Globo por 5 gols contra o Palmeira, na última rodada da fase classificatória do primeiro turno. Não deu outra: 5×1. Antes, o Palmeira já havia perdido para o América por 7×0. Na última rodada do segundo turno, já rebaixado, o Palmeira venceu o mesmo Globo por 2×1, aumentando a desconfiança de que algo de muito errado vinha acontecendo naquela competição.

Como um time que perdeu para todos, venceria em sua despedida aquele que não havia perdido para ninguém e que seria o finalista do turno?

Apesar de não haver quaisquer indícios de participação dos clubes adversários, aquela postura do Palmeira, terminou prejudicando o Potiguar de Mossoró, que perdeu a vaga na Copa do Brasil para o Globo exatamente no saldo de gols.

Após empatarem em número de pontos (26) e número de vitórias (8), foi o saldo de gols que definiu a terceira posição, com 10 a 8 para o time de Ceará Mirim. Então, o placar do jogo do Palmeira alterou diretamente a classificação. E isso é fato.

Máfia
A confirmação da manipulação dos resultados no estadual de 2016 veio na mesma temporada, porém, estranhamente, não houve qualquer manifestação da FNF, TJD ou até mesmo do Ministério Público, para que a justiça fosse reestabelecida, afinal, alguém foi comprovadamente prejudicado. Tudo ficou como estava, como se nada de anormal tivesse ocorrido.

Máfia II
Resta saber se o silêncio de todos permanecerá, entendendo que a manipulação resultou apenas na simples diferença numérica de placar para ficar nas estatísticas e história. Viverão o pecado da omissão?

Máfia III
Também, com a palavra, o próprio Potiguar, para dizer se aceitará a situação passivamente ou se pretende recorrer à Justiça para ser ressarcido dos prejuízos que lhes foram causados, que por baixo, ficaram em torno de R$ 350 mil.

Máfia IV
O prejuízo do Potiguar com aquele resultado manipulado foi de R$ 250 mil, o equivalente à cota de participação dos clubes do grupo III, na primeira fase da Copa do Brasil de 2017, mais a renda do jogo que seria contra o Fluminense, e possíveis patrocinadores pontuais, vez que foi um jogo de tv para todo Brasil.

Máfia V
O treinador do Palmeira na época, Marcos Ferrari, que está preso desde o ano passado, acusado de participação no esquema, chegou a acertar com o Mossoró EC para dirigir a equipe na segunda divisão de 2016. Sorte do Carcará que a bomba estourou antes de seu desembarque por aqui.

Pesar
Minha solidariedade ao ex-presidente do Baraúnas, João Dehon, pela perda de sua esposa, Vânia Morais da Rocha, na sexta-feira (24). Ela lutava há anos contra um câncer. Quem conviveu com Dehon no período sabe de sua devoção para cuidar de sua companheira nesses momentos difíceis.

A semana na história
Na sexta-feira, dia 3, o ex-jogador Onesimar Carneiro, completa 56 anos de idade. Zagueiro que impunha respeito, defendeu entre outros clubes, Potiguar, Baraúnas e ABC, além de ter sido Seleção do RN. Parabéns!

Por Fábio Oliveira – Portal f9.net.br/ (Mossoró).

Nenhum comentário: