quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Sorteio da Copa do Nordeste de 2017 vai acontecer em outubro, na Paraíba!

Quinta feira, 11 de agosto de 2016.
Festa de lançamento da competição será em João Pessoa, em data próxima ao jogo Brasil x Bolívia, pelas Eliminatórias. Ausência do Ceará é a mais sentida no Nordestão.
Amadeu Rodrigues, presidente FPF, (Foto: Edgley Lemos / GloboEsporte.com/pb)
Amadeu Rodrigues confirmou que João Pessoa
 será a sede do sorteio da Copa do NE
(Foto: Edgley Lemos / GloboEsporte.com/pb)

Os grupos da Copa do Nordeste de 2017 serão definidos em sorteio em João Pessoa, provavelmente no mês de outubro. A informação foi do presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues, que participou nesta quarta-feira de uma reunião da Liga do Nordeste, em Salvador. Será a primeira vez que a Paraíba vai sediar a festa de lançamento da competição.
A edição de 2017 terá a mesma fórmula deste ano - cinco grupos de quatro, classificando o campeão de cada um deles e mais os três melhores segundos colocados. Os nove estados do Nordeste estarão representados.
De acordo com Amadeu Rodrigues, a reunião desta quarta-feira em Salvador serviu para os presidentes de federações e a Liga do Nordeste discutirem o calendário do ano que vem, especialmente a redução de datas para os estaduais. Alguns estados devem iniciar os campeonatos ainda em 2016.
- Discutimos datas da Copa do Nordeste e também a situação dos estaduais. Mas posso adiantar que o sorteio será em João Pessoa. Foi um pleito nosso e contamos com a abertura da Federação Alagoana de Futebol, já que era para ser em Maceió. Conversamos com o Felipe Feijó (presidente da FAF) e ele nos deu essa oportunidade - explicou Amadeu Rodrigues.
A ausência mais sentida da Copa do Nordeste de 2017 é a do Ceará, campeão em 2015 e vice em 2014. O Vozão não chegou à final do Campeonato Cearense e dará lugar ao Uniclinic, atual vice-campeão estadual.
A cúpula da CBF e os presidentes de todos os clubes participantes e federações nordestinas deverão estar presentes no sorteio. A data ainda não foi divulgada, mas deverá ser em outubro para aproveitar a passagem dos dirigentes por Natal, para o jogo Brasil x Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
- O sorteio da Copa do Nordeste deve acontecer numa data próxima (o jogo contra a Bolívia deve ser no dia 7 de outubro). É uma questão de logística para a CBF. O mais importante é que essa é uma forma de apresentar e divulgar o futebol paraibano para o país - acredita Amadeu Rodrigues.
O atual campeão da Copa do Nordeste é o Santa Cruz, que este ano bateu o Campinense na grande final. O título valeu vaga para o time pernambucano na Copa Sul-Americana.

Times participantes da Copa do Nordeste de 2017
AL: CRB e CSA
BA: Bahia, Vitória e Juazeirense.
CE: Fortaleza e Uniclinic
MA: Moto Club e Sampaio Corrêa
PB: Campinense e Botafogo
PE: Santa Cruz, Sport e Náutico.
PI: River e Altos
RN: ABC e América
SE: Sergipe e Itabaiana
Por GloboEsporte.com/Salvador 

Nenhum comentário: