quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Série B: Vitórias de potiguares na rodada reduzem risco de queda para a Série C!

TERÇA FEIRA, 04 DE NOVEMBRO DE 2014.
ABC e América retomam os trabalhos após o final de semana de vitória para ambos na Série B do Brasileiro. De olho no mesmo objetivo, a permanência na Segundona da temporada 2015, as duas equipes comemoram bem mais do que os três pontos no final de semana. As estatísticas do site Chance de Gol, pela primeira vez em muito tempo, colocam as duas equipes fora do grupo com maior chance de queda.

É fato que o ABC, em momento algum dentre as 33 rodadas já disputadas, chegou a frequentar a temida zona de descenso, inclusive no grupo estatístico. O time é o 13º colocado na classificação da competição com 41 pontos, apenas cinco a menos do que os estatísticos apontam como suficiente para evitar qualquer susto. O Alvinegro, entre os clubes com risco real de queda, tem apenas 4,6% de probabilidade.

Enquanto isso, o América vinha de uma sequência em que aparecia entre aqueles com maior chance, antes da rodada passada, à frente apenas da já rebaixada Portuguesa-SP e do virtualmente ‘degolado’ Vila Nova-GO. Agora, após duas vitórias em três partidas, o time aparece em muito tempo, fora do grupo com maior chance de queda.

Apesar de ainda ameaçado, o América, segundo os cálculos do site Chance de Gol, é o quinto com maior probabilidade de rebaixamento com 45,9%. O time tem 36 pontos conquistados até aqui. Icasa-CE e Oeste-SP aparecem imediatamente à frente na classificação, mas com maior risco de queda, com respectivamente 65,3% e 54,5%.

Os números publicados no site Chance de Gol são obtidos com base nas probabilidades calculadas para cada um dos resultados possíveis (vitória, empate e derrota) de cada jogo. A partir de milhares de simulações de todos os jogos ainda não realizados do campeonato em questão, são calculadas todas as possibilidades de cada uma das equipes se classificar à fase seguinte, ir para a repescagem etc.

Matar ou morrer
ABC terá pela frente, nos próximos cinco jogos, dois rebaixados e um dos ameaçados pela queda. Os dois primeiros, Portuguesa e Vila, fora de casa, enquanto encerrará sua participação contra o Bragantino-SP. O time ainda enfrenta Vasco e Ceará.

Já o América, em cinco jogos, tem ao menos dois confrontos diretos, respectivamente contra Icasa e Paraná, o primeiro fora, o segundo e último da sua participação na Série B deste ano, fora. Além da dupla ameaçada pela degola, os americanos ainda encaram Boa Esporte-MG, Ponte Preta-SP e Náutico-PE.

Risco de queda após 33 rodadas;
Náutico-PE: 0,2%;
ABC: 4,6%;
Paraná: 5,7%;
Bragantino-SP: 23,7%
América-RN: 45,9%
Oeste-SP: 54,5%;
Icasa-CE: 65,3%;
Vila Nova-GO: Quase 100%;
Portuguesa-SP: 100%. 
Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário: