quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Copa do Brasil: Com emoção: na volta da torcida à Arena, Furacão vence, mas América-RN passa!

QUARTA FEIRA, 03 DE SETEMBRO DE 2014.
Atlético-PR x América-RN (Foto: Joka Madruga / Futura Press)
Weverton subiu ao ataque no último minuto e quase marcou
para o Atlético-PR. Restou a lamentação e o consolo do adversário
(Foto: Joka Madruga / Futura Press)
Foram mais de mil dias de espera. Durante os quase três anos de peregrinação por dez casas diferentes, o torcedor do Atlético-PR sentia cada vez mais a falta de seu verdadeiro lar. Nesta quarta-feira, os rubro-negros mataram a saudade da Arena da Baixada, mas a noite foi mais histórica para o América-RN. O Furacão até venceu por 2 a 0, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, mas não foi o suficiente para garantir a classificação. A vantagem obtida na ida, com a vitória por 3 a 0 em Natal, deu aos potiguares a inédita vaga entre os oito melhores da competição. A derrota sofrida no Rio Grande do Norte não desanimou os rubro-negros. Nem mesmo os preços salgados dos ingressos - o menor valor era de R$ 150. A vontade de voltar para casa era maior. A torcida lotou a Arena. Alguns sócios não conseguiram entrar a tempo, e a diretoria chegou a liberar o acesso dos que esperavam fora do estádio. O último contato entre o time e seus fanáticos seguidores na casa rubro-negra foi no Brasileirão de 2011, no clássico Atletiba. O retorno à Arena da Baixada foi postergado com a punição imposta pelo STJD devido à confusão em Joinville, no jogo contra o Vasco, na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. Foram cinco jogos longe de Curitiba e quatro com portões fechados. Sob o olhar do novo técnico Claudinei Oliveira, que estava nas tribunas da Arena da Baixada, Deivid abriu o placar do jogo desta quarta logo no início da partida e encheu os atleticanos de esperança. A pressão rubro-negra foi intensa durante todo o resto do jogo, mas não foi suficiente para passar pelo goleiro Andrey, um dos melhores em campo. Marcelo só conseguiu marcar o segundo aos 42 da segunda etapa. O América-RN se fechou, garantiu o avanço histórico e agora espera por Flamengo ou Coritiba. Para o Atlético-PR, restou o alento de ter findado a série de cinco jogos sem vencer. A torcida reconheceu o esforço da equipe a aplaudiu ao final do cotejo.
A CBF ainda marcará as datas dos confrontos das quartas de final. Antes de pensar em seguir fazendo histórica na Copa do Brasil, o América-RN se preocupa em se recuperar na Série B. Em 15º, o Mecão encara o Avaí neste sábado, na Ressacada. O Atlético-PR também tenta se reerguer. É o décimo e tem o Corinthians pela frente, neste domingo, novamente na Arena da Baixada.
Pressão rubro-negra e festa colorada
O Atlético-PR precisou de poucos minutos para mostrar que estava disposto a recompensar seu torcedor. E era necessário muito esforço para superar os três gols tomados em Natal. O jogo acontecia apenas no campo de defesa do América-RN, principalmente pelo lado direito. Aos sete minutos, Deivid arriscou de longe, a bola desviou no meio do caminho e balançou as redes. Um lance despretensioso que aumentou as esperanças rubro-negras. Com cruzamentos na área e chutes de longe, o Furacão se arriscava. Marcelo perdeu grande oportunidade de deixar os donos da casa mais tranquilos. O América-RN, por sua vez, não avançava. Com Morais – que seria substituído no intervalo – apagado, o contra-ataque era a única arma do Mecão. Max até assustou aos 32 minutos, mas Weverton evitou a frustração precoce da festa atleticana. Mas a emoção seria maior na segunda etapa. Usando muito os dois laterais Natanael e Mário Sérgio, o Furacão mantinha firme a blitz. A bola na trave de Marcelo, aos sete minutos, foi o sinal de que não seria fácil. Os donos da casa usavam de todos os artifícios, mas esbarravam na falta de pontaria e nas boas defesas de Andrey. Mário Sérgio, Marcos Guilherme e Dellatorre também perderam ótimas oportunidades. No entanto, a torcida voltou a se incendiar quando Paulinho Dias, em seu primeiro lance após entrar em campo, pôs a bola nos pés de Marcelo para fazer o segundo gol do Atlético-PR. Aos 42 minutos. Parecia tarde, mas Mosquito ainda conseguiu obrigar Andrey a fazer um milagre. O drama seguiu até o último minuto, mas o goleiro colorado assegurou o resultado para os visitantes.
Ficha técnica:
ATLÉTICO-PR 2 x 0 AMÉRICA-RN
Local: Arena da Baixada, em Curitiba-PR - Data: 03 de setembro de 2014, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Marielson Alves Silva-BA
Assistentes: Clovis Amaral da Silva (Asp. Fifa-PE) e Luiz Carlos Silva Teixeira -BA
Cartões amarelos : Thiago Dutra, Lázaro e Arthur Henrique (América-RN)
Gols: Deivid, 07 do primeiro tempo e Marcelo, aos 43 do segundo tempo.
Equipes:
ATLÉTICO-PR: Weverton; Mário Sérgio (Paulinho Dias), Cleberson, Dráusio e Natanael; Deivid, João Paulo, Nathan e Marcos Guilherme; Marcelo e Cléo (Mosquito). Técnico: Leandro Ávila (interino)
AMÉRICA-RN: Andrey, Marcelinho, Cléber, Lázaro e Arthur Henrique; Tiago Dutra (Jean Cleber), Val, Fabinho e Morais (Andrezinho); Rodrigo Pimpão (Thiago Cristian) e Max. Técnico: Oliveira Canindé
Por GloboEsporte.com Curitiba

Nenhum comentário: