sábado, 17 de maio de 2014

Em treinamento, voluntários da Copa passam mal devido ao calor em Natal!

SÁBADO, 17 DE MAIO DE 2014.
Alexandre Mulatinho, vice-presidente da Emprotur (Foto: Klênyo Galvão)Vice-presidente da Emprotur também passou calor na Arena das Dunas (Foto: Klênyo Galvão
Natal receberá 908 voluntários da Fifa para a Copa do Mundo. Dentre eles, serão 110 estrangeiros - alguns até já chegaram à cidade. Neste sábado, aconteceu na Arena das Dunas a última parte do treinamento presencial e foi o primeiro dia em que eles puderam se conhecer e saber com quem irão trabalhar durante o Mundial. Apesar da cobertura do estádio, os 487 voluntários que estiveram presentes reclamavam bastante do calor. Um deles chegou a desmaiar e precisou ser levado das arquibancadas para receber atendimento médico. O voluntário foi medicado e então liberado para ir para casa. Pelo menos cinco ocorrências foram registradas devido à alta temperatura. O encontro chamado de "Fun Day" acontece simultaneamente em cinco cidades-sede: Natal, Curitiba, Cuiabá, Rio de Janeiro e São Paulo. Os voluntários começaram a chegar ao estádio às 9h e à medida que o tempo ia passando, o calor ia aumentando. Garrafas de água eram distribuídas pelas equipe da Fifa, mas mesmo assim alguns voluntários passaram mal devido ao calor. Por volta de 13h, mesmo horário em que acontecem duas partidas da Copa em Natal, o diretor de operações de saúde da equipe falou ao microfone pedindo para os voluntários se hidratarem e se alimentarem ao longo do dia para evitar que passassem mal por causa do calor. 
Treinamento voluntários Copa Natal (Foto: Klênyo Galvão) 
Em Natal, voluntários carregam garrafas de água para tentar
aliviar o calor no estádio (Foto: Klênyo Galvão)
Na programação, palestras mostram o "padrão Fifa" de como servir e como ajudar os torcedores, e houve ainda uma explanação sobre experiência financeira, todas proporcionadas por parceiros do programa de voluntariado da Fifa. O trabalho em si começa no próximo dia 26, quando todos devem se apresentar. Caso haja desistência, a Fifa recorrerá ao cadastro reserva de voluntários.
A partir de hoje(sábado), eles se dividem em 20 equipes que atuam desde as interdições do perímetro Fifa até o acompanhamento das seleções nos hotéis e campos de treinamento, passando por toda a parte operacional dentro do estádio. Em tudo que envolve a competição, teremos voluntários. Serão 9h diárias de trabalho, com escalas de folga, a partir da próxima semana. Eles trabalham durante toda a fase de grupos e serão liberados dois ou três dias depois da última partida em Natal, no dia 24, entre Itália e Uruguai - explica Alexandre Mulatinho, vice-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).
Por Natal

Nenhum comentário: