quarta-feira, 16 de junho de 2010

ABC DE NATAL: TECNOLOGIA A SERVIÇO DA PREPARAÇÃO FÍSICIA.

16-06-2010

A preparação física abecedista vem atingindo um nível extraordinário. Além dos cursos de atualização e captação de novos conhecimentos realizados pelos preparadores físicos e fisiologistas Flávio Paiva e Ranielle Ribeiro, o Departamento de Preparação Física e Fisiologia conta com novos equipamentos que estão auxiliando na preparação do elenco alvinegro.

O departamento adquiriu aparelhos de GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global), que tem ajudado e otimizado o trabalho dos profissionais abecedistas, sendo o ABC um dos poucos clubes do Nordeste brasileiro que trabalha com essa tecnologia.

O método é o seguinte: o atleta utiliza uma cinta e um GPS de pulso, que armazena os dados durante a atividade física. Ao término do trabalho, via sinal de rádio, os dados são transferidos para o computador, proporcionando inúmeros resultados, assim como, um gráfico do percurso do atleta, captado via satélite através da internet.

“Com o GPS, temos condição de ter um controle fidedigno do volume e intensidade dos treinamentos e jogos. Isso porque o equipamento nos dá a metragem que o atleta percorreu durante a atividade (volume do trabalho), nos dá a freqüência cardíaca média e máxima (intensidade do trabalho), a velocidade média e máxima e o número de estímulos que o atleta realiza”, explicou o preparador físico Ranielle Ribeiro.

Com todas estas informações, os preparadores físicos passam a ter dados necessários para nortear os treinamentos a serem desenvolvidos. “De posse de todos esses resultados, a comissão técnica fica bem mais embasada e convicta do que está fazendo, pois os dados vêm facilitar a prescrição, distribuição e controle das cargas de treinamento”, ressaltou o também preparador físico Flávio Paiva.

Isso vem comprovar o trabalho sério que está sendo desenvolvido pelo Departamento de Futebol do Mais Querido, que além da busca contínua pela profissionalização e alto nível dos membros da comissão técnica, tem investido no uso de novas tecnologias para auxiliar a preparação do elenco.


Mais informações:
Rafael Morais (Equipe de Comunicação do ABC FC) - (84) 9955-0766

Nenhum comentário: