segunda-feira, 6 de abril de 2009

XÔ, ZEBRA! GRANDES NÃO DÃO MOLE E DOMINAM FASE DECISIVA DA TAÇA RIO.

05-04-2009 - Globo.esporte.com
Flamengo x Fluminense e Vasco x Botafogo definem os finalistas!
Nada de zebra ou TJD. Acabou neste domingo a fase de classificação para as semifinais da Taça Rio e só os grandes seguem com chances de título. Flamengo x Fluminense e Vasco x Botafogo decidem no próximo fim de semana uma vaga na decisão do segundo turno. As datas dos jogos ainda não foram definidas pela federação.
Ao contrário de outros campeonatos, o Carioca não dá vantagem para ninguém nas partidas decisivas. As semifinais acontecem em jogo único e qualquer vacilo será fatal. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. No domingo seguinte, acontece a final, e o campeão do turno terá pela frente o Botafogo na disputa do campeonato. Se o Glorioso levar a melhor novamente, fica com o título direto.

Com uma campanha irretocável, o Vasco superou o trauma da eliminação no tapetão no primeiro turno e confirmou com uma vitória categórica por 4 a 0 contra o Bangu, em São Januário, a primeira colocação do Grupo A. Os 24 pontos e os 100% de aproveitamento fizeram do time da Colina a grande sensação da segunda metade do Carioca. O rival na semi é o Botafogo, segundo do Grupo B. A dupla já se enfrentou nesta Taça Rio e os vascaínos deram show: 4 a 1.

Na ocasião, no entanto, Ney Franco bateu no peito e disse que o Botafogo tem, sim, condição de despachar o Vasco, e vencendo bem. Agora o treinador terá a oportunidade de confirmar suas palavras. Pela oitava rodada, o Glorioso fez 4 a 0 no Resende, em Édson Passos, e ficou com a segunda colocação de sua chave, com 16 pontos. Na última vez que brigou com o Vasco por uma vaga na decisão da Taça Rio o Alvinegro levou a melhor: em 2007, vitória por 4 a 1 nos pênaltis após empate por 4 a 4 no tempo normal.

Na outra semifinal, o clássico que nasceu “antes do nada”. Flamengo e Fluminense se enfrentaram neste domingo, no Maracanã, e já têm encontro marcado para o próximo fim de semana no mesmo local. O empate por 1 a 1, gols de Alan e Emerson, foi apenas uma prévia.

A cabeçada do “Sheik” rubro-negro no minuto final garantiu não somente a igualdade, mas também a liderança do Grupo B ao Rubro-Negro. Com 17 pontos, o Flamengo deixou o Botafogo para trás e segue firme na busca do quinto tri estadual de sua história. Antes da semifinal, entretanto, Cuca e seus comandados viajam até o Norte do país, onde encaram o Remo, em Belém, pela segunda fase da Copa do Brasil.

Com a semana livre para treinamentos, o Fluminense conta com o acerto de suas estrelas para despachar o rival. Se diante dos reservas do Fla Thiago Neves, Conca e Fred não fizeram a diferença, a brecha no calendário serve como uma ajuda extra.

Na última vez que enfrentou o rival por uma fase decisiva da Taça Rio, o Tricolor levou a melhor: 4 a 1 na final de 2005, com direito a olé e Cuca no banco de reservas rubro-negro.

Nenhum comentário: