domingo, 15 de junho de 2008

ARBITRAGEM - DÚVIDAS E EXPLICAÇÕES

Recebí, de Natal, um e-mail, ou melhor dois, do árbitro de futebol pertencente aos quadros da FNF e da CBF, o jovem Suelson Diogenes de França.
Assunto: dúvidas e explicações com relação a arbitragem no Brasil e Mundo.
Bom dia Amigo lulinha,

Nestes últimos dias tivemos em algumas partidas de futebol, lances polêmicos, o primeiro caso foi na partida no dia 09/06/08 entre Atlético Paranaense x Goiás, quando o meia Amaral do Goiás pegou com as mãos a bola dentro de sua própria área penal, após o árbitro aplicar a lei da vantagem ao ocorrer uma falta no lance anterior.

Outro lance bem discutido e polemizado foi no jogo entre Cruzeiro x Vasco, quando o árbitro marcou um tiro livre indireto corretamente contra o Vasco, dentro de sua área penal, isso decorrente da falta de conhecimento da regra por parte de seu Goleiro, quando preferiu repor a bola em jogo ao invés de defende-la e posteriormente voltou a pega-la com as mãos novamente antes que outro jogador a tenha tocado.

Por fim tivemos um lance no jogo da Eurocopa entre Holanda e Itália quando em um lance de disputa de bola o goleiro da Itália se choca-se contra o seu defenssor e o mesmo cai fora de campo e permanece lá (contundido), este fato do jogador ter saído de campo decorrente de uma jogada e não ter retornado, fez com que o atleta atacante Van Nisteroy ficasse em posição legal, validando assim o gol da Holanda.

Segue as informações e explicações sobre os lances ocorridos.

Informações e explicações (conforme a regra da FIFA)

1º caso CRUZEIRO x VASCO

De acordo com a Regra 12, "FALTAS E INCORREÇÕES", no item INFRAÇÕES DE GOLEIRO, em instruções às "Regras do jogo e diretrizes para árbitro", o texto é o seguinte:


" O GOLEIRO NÃO PODE TOCAR A BOLA COM SUAS MÃOS EM SUA PRÓPRIA ÁREA PENAL, NAS SEGUINTES CIRCUNSTÂNCIAS:

* SE ELE VOLTA A TOCAR A BOLA COM AS MÃOS, DEPOIS DE TÊ-LA POSTO EM DISPUTA E ANTES DE A BOLA TER TOCADO EM OUTRO JOGADOR.

- CONSIDERA-SE QUE O GOLEIRO CONTROLA A BOLA AO TOCÁ-LA COM QUALQUER PARTE DE SUAS MÃOS OU BRAÇOS, EXCETO SE A BOLA REBATE ACIDENTALMENTE NELE, POR EXEMPLO DEPOIS DE HAVER EFETUADO UMA DEFESA;

- POSSE DE BOLA INCLUI O ATO DE O GOLEIRO AMORTECER INTENCIONALMENTE A BOLA;

Pode dominar e não o faz...
Tiro livre indireto
Um tiro livre indireto é concedido à equipe adversária se um goleiro
comete uma das seguintes quatro faltas dentro de sua própria área
penal:
· demora mais de seis segundos para repor a bola em jogo enquanto a
controla com suas mãos
· volta a tocar a bola com as mãos depois de tê-la colocado em jogo e
de nenhum jogador tê-la tocado
· toca na bola com as mãos depois que a mesma lhe foi
deliberadamente chutada por um companheiro
· toca na bola com as mãos depois de tê-la recebido diretamente de um
arremesso lateral executado por um companheiro

2º CASO ITÁLIA x HOLANDA

Uefa confirma que primeiro gol holandês contra a Itália foi legal.
Determinação da Fifa diz que jogador fora de campo também conta.

Van Nistelrooy festeja o polêmico gol

O lance mais polêmico da Eurocopa até agora, o primeiro gol da Holanda na vitória por 3 a 0 sobre a Itália, nesta segunda-feira, em Berna, foi legal. Quando o atacante holandês Ruud van Nistelrooy toca para a rede, o lateral-direito italiano Cristian Panucci encontra-se caído do lado de fora do campo, mas, por determinação da Fifa, sua participação na jogada deve ser considerada como o segundo jogador de defesa a dar condições ao adversário - o outro era o goleiro italiano Gianluigi Buffon.
O caso é tão raro e criou tanta polêmica que mereceu um comunicado do secretário-geral da Uefa, David Taylor, na manhã desta terça-feira, na Basiléia.
- Sabemos que é um caso inusitado e controverso, mas a decisão da arbitragem foi correta - diz Taylor.
De acordo com o artigo 11.11 das recomendações da Fifa aos árbitros, o jogador que está fora de campo sem a autorização do árbitro deve ser considerado como se estivesse em cima da linha e, portanto, participando do jogo. A determinação era desconhecida até mesmo por alguns jogadores.
O holandês Dirk Kuyt disse após a partida que pensava que Van Nistelrooy estivesse impedido. O próprio atacante olhou para o auxiliar, o sueco Stefan Wittberg, para se certificar de que seu gol havia sido validado. Nesse mesmo instante, o goleiro Buffon questionou Wittberg, que fez um sinal apontando na direção onde Panucci estava caído.
- Essa regra foi criada por uma questão de praticidade, para evitar que um jogador saia de campo de propósito para deixar um adversário em posição de impedimento. Esse era o caso de jogadores que se posicionam sobre a linha do gol em cobranças de escanteio, por exemplo.
Era impossível para um árbitro ou auxiliar observar se o atleta estava ou não sob a linha. Por isso, decidiu-se por esta mudança - acrescenta Taylor.
O dirigente admite, porém, que Panucci encontrava-se fora de campo sem a intenção de provocar o impedimento, e sim por ter se chocado com Buffon. No entanto, diz que cabe à Uefa ou aos árbitros somente seguir as determinações da Fifa e da International Board, órgão que regula as leis do futebol.
- Não estamos falando se foi justo ou não. É uma questão prática e de amplo conhecimento dos árbitros. Foi um caso exemplar para mostrar como a regra funciona. Se é justo ou não, cabe à International Board discutir - conclui.
Veja o que diz a regra
"O defensor que deixa o campo durante uma jogada e não retorna imediatamente deverá ser ainda considerado como estivesse no campo de jogo, caso algum jogador de ataque esteja em posição de impedimento. Este defensor será considerado como se estivesse sobre a linha de fundo. O defensor que deixar o campo com a permissão do árbitro (e que portanto precisará de autorização para regressar) não estará incluído nesta determinação de impedimento. Se um jogador de defesa sair para trás de sua própria linha de fundo com o intuito de colocar um oponente em posição de impedimento, o árbitro permitirá que a partida continue e dará uma advertência ao jogador que tentou provocar tal situação de jogo".


Esperamos assim clarear e tirar as dúvidas que surgiram.

E-mail II
Informo que na madrugada do dia 16/06/08 segunda feira, estarão embarcando rumo ao Rio de Janeiro, mas especificamente a Granja Comary em Teresópolis, casa da nossa seleção canarinho, mais um grupo de árbitros e assistente do quadro nacional (CBF) de vários estados brasileiros. Esse programa visa o aprimoramento e aperfeiçoiamento de nossa arbitragem, realizado pela comissão de árbitros da CBF em nome de seu presidente, senhor Sérgio Correa, buscando a unificação de critérios adotados pela comissão.

Do estado do Rio Grande do Norte estará indo os seguintes árbitros, que foram escolhidos por serem os únicos que ainda não tinham participado deste curso de aperfeiçoamento.

1 Paulo Jorge - Natal
2 Izac Márcio - Natal3 José Valdo - Mossoró
4 Reginaldo Gomes - Caicó

árbitros assistentes

1 Luís Carlos - Natal
2 Ubiratm Bruno - Natal
3 Lorival Cândido - Ceará Mirim
4 José Sobrinho - Eloi de Souza

Suelson Diogens de França (Curraisnovense da gema e árbitro de futebol da CBF).
Meu querido amigo, Suelson, o ESCRETE DE OURO agradece muito pelas suas informações.
Continui nos informando.
Um Abraço!

Nenhum comentário: