terça-feira, 6 de maio de 2008

FUTEBOL DO RN - "CASO ANAILTON" AINDA PODE MUDAR DE RUMO NO STJD

06/05/2008
O Campeonato Potiguar 2008 está encerrado em termos, pois o ‘‘Caso Anailton’’ segue a passos lentos, aguardando julgamento no STJD, o que pode ainda mudar os rumos da competição - para desespero de alguns dirigentes, pode mudar mesmo.

Já existe, dentro do STJD, um entendimento que não há exigência de divulgação do nome de atletas no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para que possam atuar em competições estaduais se a mesma não estiver prevista no regulamento do campeonato.
Um caso semelhante está em andamento no Centro-Oeste: o TJD goiano recebeu há uma semana queixa do Goiás-GO que o Itumbiara - que sagrou-se campeão no último domingo - teria relacionado dois jogadores em condição irregular no primeiro jogo da decisão.

A queixa deverá ter o processo formado, mas dificilmente vai dar em punição: para o procurador-geral do STJD, Paulo Mendes Schmitt, se o regulamento geral ou específico do campeonato não prevê a divulgação dos nomes dos atletas no BID, então não há exigência.
E a divulgação, no caso específico, não é exigida por nenhum dos regulamentos que regem o Campeonato Goiano; a exigência é restrita a competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
É o que o radialista, estatístico e pesquisador esportivo Marcos Trindade (Rádio Clube de Natal) explicou há mais de um mês para quem quisesse (e principalmente ‘‘soubesse’’) ler; é, aliás, uma das razões para, em seu entender, não ver irregularidades no contrato de Anailton - ‘‘Não é obrigado ele ser inscrito na CBF. O regulamento geral das competições da FNF não exige isso. Para disputar competições organizadas pela FNF (Campeonato Estadual, Copa RN, Torneio Assis de Paula, Torneio Oeste-Seridço e Torneio Incentivo) é necessário apenas se inscrever na FNF.

Agora, para disputar competições organizadas pela CBF (Séries A, B e C e Copa do Brasil) aí é necessário estar inscrito na CBF’’, considerou Trindade. ‘‘Uma coisa é certa. O jogador Anailton está inscrito na FNF. E isso basta!’’
Só para lembrar: o chamado ‘‘Caso Anailton’’ é a questão envolvendo o atleta Anailton ‘‘Xole’’, da equipe do ASSU. O atleta foi acusado pelo América de ter atuado de forma irregular no segundo turno do Estadual, (por enquanto) encerrado, e a alegação era que o mesmo não teve o nome divulgado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF; a equipe interiorana perdeu a causa em duas ocasiões no TJD, e resolveu recorrer ao STJD.
E quem registra?
De acordo com Schmitt, as federações têm autonomia no momento de registrar atletas e dar-lhes condições de jogo para suas competições; a CBF tem responsabilidade de registro, mas pode delegá-la (e o fez em ofício) às federações. Lembra que alguns campeonatos estaduais, em especial no Nordeste, exigem publicação dos atletas no BID por não haver estrutura satisfatória nas respectivas federações para o registro dos mesmos.
Há a tendência futura de unificar os registros na CBF e exigir os nomes dos atletas no BID - mas isso deve ocorrer, no mínimo, a partir de 2010. De momento, só quem precisa registrar atletas na CBF são os clubes participantes de competições nacionais.
Fonte: Fábio Pacheco - DN ONLINE by Miquéas Capuxú.

DETALHE - O julgamento do "Caso Anaílton" será realizado no próximo dia 15 às 17 hs. no STJD do Rio de Janeiro. Dirigentes do Assu estão confiantes e acreditam numa vitória. O Potyguar de Currais Novos também está de olho neste julgamento.

Nenhum comentário: