segunda-feira, 15 de abril de 2024

CBF divulga lista de “clubes formadores” com sete do Nordeste; veja relação de 2024

Segunda-feira,15 de abril de 2024.


 Por  - NE45

A CBF divulgou a primeira lista de times com documentos válidos sobre o processo de “Certificado de Clube Formador” em 2024. Embora o país tenha 850 clubes profissionais em atividade, de acordo com o relatório da própria Confederação Brasileira de Futebol, apenas 54 têm este documento oficial em dia – veja abaixo. E olhe que a lista geral, atualizada em 12 de abril, tem 21 nomes a mais que que a relação no início de 2023. Esse Certificado de Clube Formador, cuja validade costuma ser anual, é emitido pela entidade desde 2011.

Dois anos após a criação, Pernambuco chegou a ter seis clubes! Porém, a representatividade do Nordeste foi minguando a partir das exigências estruturais e de pessoal – como técnicos, preparadores, médicos, pedagogos etc. Na temporada passada, apenas quatro nordestinos começaram com registro ativo. Todos permaneceram neste ano. No caso, Ceará, pela 7ª vez seguida, Bahia, Bahia de Feira e Retrô. Outros três conseguiram recuperar o CCF nos últimos meses, com a confirmação do Fortaleza em 07/03, do Sport em 12/07 e do Náutico em 14/12. Desses, o timbu vinha com a maior defasagem, com oito anos sem renovação.

  • Bahia (2): Bahia e Bahia de Feira

  • Ceará (2): Ceará e Fortaleza

  • Espírito Santo (1): Porto Vitória

  • Goiás (1): Goiás

  • Mato Grosso (1): Cuiabá

  • Minas Gerais (7): América, Atlético-MG, Boston City, Coimbra, Cruzeiro, Dínamo e Internacional de Minas

  • Paraná (4): Athletico-PR, Azuriz, Coritiba e PSTS

  • Pernambuco (3): Náutico, Retrô e Sport

  • Rio de Janeiro (7): Botafogo, Flamengo, Fluminense, Nova Iguaçu, Resende, Vasco e Volta Redonda

  • Rio Grande do Sul (3): Grêmio, Internacional e Juventude

  • Santa Catarina (6): Avaí, Barra, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Hercílio Luz

  • São Paulo (17): Audax, Botafogo de Ribeirão Preto, Bragantino, Comercial, Corinthians, Desportivo Brasil, Ferroviária, Guarani, Ibrachina, Ituano, International Academy, Metropolitano, Novorizontino, Palmeiras, Santos, São Paulo e Sfera

  • Santa Cruz espera resposta há quase 1 ano

Portanto, os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco são os únicos do NE presentes na nova lista – ao todo, doze federações conseguiram emplacar clubes, com a paulista tendo 17. Dentre os estados nordestinos contemplados, duas ausências de peso. O Vitória, um histórico formador de talentos, segue fora pela segunda temporada seguida. O leão baiano, aliás, é um dos poucos da atual edição Série A sem o documento válido. Enquanto isso, o Santa Cruz segue aguardando a oficialização. Já são dez meses de análise.

O tricolor pernambucano, que obteve o certificado pela última vez em 2018, encaminhou o pedido de renovação em 13 de junho. Na ocasião, a volta foi tida como certa pelo presidente da FPF, Evandro Carvalho, que inclusive transmitiu ao então mandatário coral, Antônio Luiz Neto, “as congratulações do presidente da CBF”. Para solicitar a reinclusão, o Santa encaminhou as comprovações de sua regularidade financeira, com salários em dia, além das intervenções estruturais no Arruda e no Centro de Treinamento Ninho das Cobras.

        Proteção burocrática na base

Podendo ser emitido também pelas federações estaduais, mas com o aval da CBF, o “Certificado de Clube Formador” serve como reforço sobre os direitos de atletas formados no clube, com a oficialização de contratos sobre os primeiros anos na base. Assim, facilita a burocracia para garantir a indenização financeira sobre a saída de atletas entre 14 e 16 anos, mesmo anos depois. E serve como prova para o “mecanismo de solidariedade” da Fifa, que garante até 5% da venda para os formadores. Abaixo, alguns pontos necessários para o CCF.

Exigências para o Certificado de Clube Formador da CBF

1) Técnicos e preparadores físicos exclusivos
2) Participação em competições oficiais
3) Programa de treinamento (local*, horários, faixa etária, atividade escolar etc)
4) Assistência educacional
5) Assistência médica
* Com laudos técnicos (Bombeiros, Vigilância Sanitária e alvará para uso do alojamento)

Nenhum comentário: